| Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 | |
|
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Pedro
Moto : XT 600e SM
| Assunto: Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 Seg Set 06, 2010 9:46 pm | |
| Pessoal recentemente o meu rectificador de corrente estoirou, já não andava nada bom e na minha ultima viagem ao Alentejo foi-se de vez. A questão é, a minha bateria é das baratas "chineses" , já tenho rectificador novo, devo trocar a bateria também para uma melhor ou chega só o rect. ??? Pergunto isto porque o sr. da riquexó disse-me que este rectificador vai estourar também na próxima viagem ao Alentejo, por causa da bateria não prestar.
Última edição por k2o3 em Dom Set 12, 2010 6:20 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Marco F.
Moto : XTZ 850 STrx
| Assunto: Re: Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 Ter Set 07, 2010 12:02 am | |
| Esse mesmo senhor disse-me o mesmo numa ida a Riquexo (presumo que tenhas ido a do Montijo) e de facto ate agora zero problemas . Respeito muito o que este senhor diz e nao é de forma nenhuma prudente desvalorizar os seus conhecimentos .
Cumps | |
|
| |
Pedro
| Assunto: Re: Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 Ter Set 07, 2010 10:13 am | |
| Pois, eu achei estranho mas o técnico é ele. Sim foi no Montijo Marco.
Obrigado
Abraço | |
|
| |
odracir
Moto : xt 600e super abelha
| Assunto: Re: Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 Ter Set 07, 2010 11:33 am | |
| covem sublinhar que esse mesmo senhor que é tecnico (pelo menos ele dis que sim) é tambem vendedor (leia-se papa :money3: ) e tem uma loja aberta ao publico que tambem precisa :money3: para subreviver. ora com tudo isto nao preciso de dizer mais nada. relato de uma das minhas experiencias ai com esse tecnico. saltou-me a corrente e fu -me o carter. foi la que mandei arranjar....... representante da yamaha e tal achei que era o melhor sitio, e acabei por pagar uma valente pipa de :money3: . quando sai de la (supostamente com o problema resolvido) guardei a burra na garagem e so lhe mexi passados dois dias para ir bulir. e para grande surpresa minha fique a meio da ponte vasco da gama, precisamente com a corrente fora embrulhada no pinhao de ataque e com o carter lodo lixado outra vez. fiquei quando la voltei a reclamar, ele disse que nao tinha visto a folga da corrente porque eu so tinha falado no carter, e disse-me que qualquer mota de enduro tinha um guia de corrente junto a cramalheira, e que tinha de por um na minha que nao tinha e paguei mais uma pipa de :money3: por um suposto guia de corrente que afinal nao é guia nenhum. e apenas aquela aba de plastico em forma de barabatana de tubarao que apenas serve para que nada se enrole na corrente. e ainda sai de la com o aviso de que poderia vir a saltar outra vez ora digam la se nao foi um trabalho chelente da parte do sr "tecnico" | |
|
| |
Pedro
| Assunto: Re: Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 Ter Set 07, 2010 11:39 am | |
| Infelizmente é o que temos , bem essa foi demais Ele a mim até me mostrou logo lá uma bateria para eu comprar, mas não fui na conversa dele.
Última edição por k2o3 em Ter Set 07, 2010 12:25 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Pedro
| |
| |
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 Dom Set 12, 2010 10:37 pm | |
| - k2o3 escreveu:
- Este é o actual aspecto do meu rectificador .
Têm tanta porcaria que os parafusos nem mexem, como não tinha spray nenhum para aplicar, não consegui tirar, tenho que voltar á garagem para lubrificar e tentar tirá-los novamente.
[ img ] https://2img.net/r/ihimizer/img836/3610/12092010021.jpg [ /img ]
Vou me esticar aqui um pouco mas desconfio que isso nunca foi limpo na vida não ? Aqui podem ver o problema a ficha do lado esquerdo não tem protecção contra entrada de humidade. Essa camada de lixo funciona como um casaco e impede o arrefecimento do regulador. Já agora para tirar isso o melhor é uma chave de impacto, se não tiveres, uma martelada com uma chave estrela velha faz maravilhas. Antes de colocares o novo, limpa bem a ficha (mergulha em diloente, gasolina, wd-40,contact-cleaner) verifica se não está já a começar a derreter os fios, se poderes isola a parte de tras da fcha com fita. Um abraço Nuno | |
|
| |
Pedro
| Assunto: Re: Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 Dom Set 12, 2010 10:50 pm | |
| Sim possivelmente nunca foi limpa Nuno, pelo menos por mim não. Obrigado pelas dicas, já dei umas pancada com referiste mas nada. Amanha volto á carga com oo sprays.
Cumpts Pedro | |
|
| |
webmonstro
| Assunto: Re: Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 Seg Set 13, 2010 11:34 pm | |
| - k2o3 escreveu:
- Sim possivelmente nunca foi limpa Nuno, pelo menos por mim não.
Obrigado pelas dicas, já dei umas pancada com referiste mas nada. Amanha volto á carga com oo sprays.
Cumpts Pedro Em ultimo caso caso não consigas desapertar podes sempre furar as cabeças dos parafusos e depois acabas de os tirar furando e fazendo nova rosca , mas só em ultimo caso. Se começas a moer as cabeças pára e arranja uma chave de impacto aquilo faz maravilhas (são aquelas chaves de fendas que se arrumam com um martelo e ao mesmo tempo que levam a pancada rodam fazendo desapertar ) tenho uma que comprei há uns 10 anos por 1000$ e digo-te foi do melhor dinheiro que já dei por ferramenta !! Nuno | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 Ter Set 14, 2010 11:13 am | |
| - webmonstro escreveu:
- ...
Aqui podem ver o problema a ficha do lado esquerdo não tem protecção contra entrada de humidade. ... Isso não é verdade A XT600E é um resultado de mais de 25 anos a fazer XTs (no caso da minha 30anos) e não tem pontos fracos Para todos tentarmos perceber que o rectificador da XT600E não está exposto a humidades e lixarada e lama... então tirei algumas fotos do meu... A minha mota anda mais de inverno que no verão... e o rectificador não apanhou nem vai apanhar com agua, enquanto a traseira estiver de origem... a única forma de a agua chegar ao rectificador, é submergir a traseira da mota ou então tirar o bacalhau que protege a parte eléctrica... No caso do Pedro ( K2o3) ele ou alguém retirou o bacalhauVER AQUI Como podem ver não há forma de a roda projectar coisas para a Rectificador... o pó que podem ver, são 5 anos de uso com 48mil e nunca foi limpo uma única vez... e é perfeitamente normal... Eu no ultimo fim de semana (Travel Event), tinha mais pó dentro dos bolsos das calças, que aquele que aparece no meu rectificador... Quando se tira o bacalhau então aquilo fica exposto, o bacalhau que eu falo é esta peça de plástico e por cima dela está o rectificador e o CDI depois de montar o guarda lamas de cima ainda fica tudo muito mais protegido... como podem ver na foto... e aqueles pequenos buracos dos lados são tapados pelo banco... Já agora retirei a ficha do rectificador e estava limpa e sem vestígios de humidades... e isto não é, uma mota dum "motard"... esta é dum motociclista que já fez 5 Invernos, e que posso dar como exemplo este ano: Em Janeiro fez 2500Kms e apanhei chuva todos os dias e em Fevereiro foi 3 vezes a Torre da Serra da Estrela, e levou com agua e sal ao ponto de arrancar a tinta do quadro junto ao deposito de oleo... mas no rectificador não chegou nada Uma foto das fichas ainda douradas como eram com zero quilómetros Por isso não podemos andar a dizer que a ficha rectificador apanha isto e aquilo, e é um ponto fraco... Normalmente quando se faz alterações na XT600E... é que a pode tornar fraca... e foi o que aconteceu na XT600E do Pedro ( K2o3) ABR | |
|
| |
Pedro
| Assunto: Re: Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 Ter Set 14, 2010 12:16 pm | |
| É verdade Edgar a minha não têm bacalhau mas tem uma protecção que a deveria proteger minimamente e até protege mas como não é de origem já se sabe. Bem depois de almoço vou lá tirar umas fotos da "protecção" da minha e ver se os meus contactos também estão dourados Abraço Pedro Conceição | |
|
| |
webmonstro
| Assunto: Re: Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 Ter Set 14, 2010 12:29 pm | |
| - Edgar escreveu:
- webmonstro escreveu:
- ...
Aqui podem ver o problema a ficha do lado esquerdo não tem protecção contra entrada de humidade. ... Isso não é verdade A XT600E é um resultado de mais de 25 anos a fazer XTs (no caso da minha 30anos) e não tem pontos fracos
ABR Boas Exacto, e a alteração do 3tb para o 4mw mostra essa evolução e melhorou este ponto. No caso do 3TB o regulador está mais exposto e com menos arrefecimento. Só é pena terem alterado nestes anos a rodas de alumínio por ferro e mas pronto o baixo preço de aquisição a isso obriga. Nuno | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 Ter Set 14, 2010 2:45 pm | |
| - webmonstro escreveu:
- ...
Só é pena terem alterado nestes anos a rodas de alumínio por ferro e mas pronto o baixo preço de aquisição a isso obriga. Podes crer Tenho as jantes por dentro todas ferrugentas... entre a câmara e a jante, onde temos aquela fita de protecção para os raios... Provavelmente vou ter que pintar as jantes por dentro Talvez vá usar aquela tinta para pintar por cima da ferrugem a pincel... ABR | |
|
| |
webmonstro
| Assunto: Re: Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 Ter Set 14, 2010 3:33 pm | |
| - Edgar escreveu:
- webmonstro escreveu:
- ...
Só é pena terem alterado nestes anos a rodas de alumínio por ferro e mas pronto o baixo preço de aquisição a isso obriga. Podes crer Tenho as jantes por dentro todas ferrugentas... entre a câmara e a jante, onde temos aquela fita de protecção para os raios... Provavelmente vou ter que pintar as jantes por dentro
Talvez vá usar aquela tinta para pintar por cima da ferrugem a pincel...
ABR Não vás por aí Já usei essa tinta (hmmermite) noutras coisas e não tive grande resultado Há no entanto um produto que não sendo tinta é um neutralizador de ferrugem, aquilo aplicas como a tinta mas reage quimicamente com o metal e muda de cor na ferrugem neutraliza e acaba com a reacção de oxidação. Não deixa de ser necessário por primário e tinta mas funciona bastante bem. Quando tive a minha XT600E tive o mesmo problema e quando troquei de pneus desmontei os velhos em casa e vi aquilo tudo cheio de ferrugem Optei por raspar tudo com escova de arame até sair tudo depois um primário zarcão (daquel cor de tijolo) a pincel e deposi uma camada de tinta Demora mais mas fica muito mais protegido. Quando trocares de pneus pede primeiro para te tirarem os pneus e faz esse tratamento. Outra coisa que sempre fazia quando troco de pneus opto por desmontar as rodas em casa e levá-los para ser trocado os pneus, assim antes de os montar limpo os rolamentos e echo de massa nova. É um pequeno truque que não custa quase nada e garante que os rolamentos durem para toda a vida. Faço isto em todas as minhas motas (estrada,tt moto4) nunca tive de substituir rolamentos Mesmo que sejam rolamentos selados, a massa evita que entre água nos rolamentos. Nuno | |
|
| |
Pedro
| Assunto: Re: Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 Ter Set 14, 2010 4:03 pm | |
| A ficha da minha moto não estava em grandes condições :pale: Esta é a "protecção" do rectificador mas tem algumas falhas. Na 2ª foto nota-se onde entra a sujidade, tem alguns buracos. Se calhar é melhor tentar arranjar maneira de tapar aquele buracos, não acham?? Abraço Pedro | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 | |
| |
|
| |
| Opiniões - Rectificador de corrente XT 600 | |
|