Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Piscas Qua Nov 09, 2011 9:06 pm | |
| Pois é... neste caso... pela lógica se fosse térmico quando uma das lâmpadas se fundisse piscava mais lento a que ainda estava boa, ou não piscava... com apenas 21W demorava mais tempo a curvar a lamina para abrir o contacto... com é de condensador de descarga, faz com que pisque mais rápido quando uma se funde ABR | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Piscas Qua Nov 09, 2011 11:26 pm | |
| - angelo_lopes escreveu:
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Obrigado Edgar Eu mexo-me bem em electricidade doméstica e automóvel, mas não pesco nada de electrónica. Quando corria no Troféu POP Cross nos 2 CV todas as provas arrancava e fazia uma instalação eléctrica nova. Ainda agora fui eu que refiz a instalação eléctrica da XT.
Lá em casa, rádios, alarmes e kits mãos livres nos carros sempre fui eu quem montou. Umas relés como as de faróis, relés inversoras, mas isto não é electrónica. Em electrónica sei utilizar díodos para a electricidade não passar no sentido contrário, resistências para por exemplo LEDs não queimarem, e pouco mais.
Estava convencido que um condensador era como que um filtro, apenas para evitar que saltasse um arco eléctrico que danifica o equipamento. Como os condensadores dos pratos dos volantes magnéticos ou dos distribuidores dos carros para proteger os platinados, ou os que se ligavam antigamente para os rádios não fazerem ruído.
Nunca pensei que um condensador "ajudasse" a fazer pisca pisca
Um abraço,
Os condensadores são como uma pequena bateria que carrega e descarrega muito rapidamente por isso são usados nos antigos sistemas de ignição automóveis para evitar faíscas nos platinados a corrente carrega o condensador, deixando de haver carga suficiente para fazer o arco voltaico que faz a faísca, quando o condensador fica carregado completamente já passou alguns milisegundos e os platinados entretanto já estão suficientemente afastados que a faísca já não se dá. No caso dos piscas funcionam como uma bateria que carrega e quando está completamente carregado o circuito integrado que controla todo o funcionamento do relé detecta esta condição e faz passar corrente para as lâmpadas depois descarrega e o ciclo repete-se, quanto maior o condensador mais o tempo que fica aceso/desligado e versa-vice A alternativa a este sistema seria ter um contador para regular o tempo mas isso implica um circuito mais sofisticado Nuno | |
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inception
Moto : XTractor
| Assunto: Re: Piscas Qua Nov 09, 2011 11:42 pm | |
| - angelo_lopes escreveu:
- Nunca pensei que um condensador "ajudasse" a fazer pisca pisca
o condensador junto com uma resistencia demora um certo tempo até carregar completamente e a descarregar, essa constante de tempo determina a frequencia do pisca. ja sao contas mais usadas em electronica mas muito uteis tambem em electricidade e para inventar (convem saber inventar alguma vez ha-de sair bem ) Dai que na outra mota quando de mudei de lampadas para Leds, abri o rele e soldei-lhe mais resistencias em serie para demorar mais tempo a carregar e descarregar duplicando assim o tempo de aceso/apagado. EDIT: o webmonstro adiantou-se | |
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angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Piscas Qui Nov 10, 2011 12:13 am | |
| @ Edgar@ Nuno@ InceptionMuito obrigado. É simples, tipo ovo de colombo. Antigamente nas Motos Japonesas quando se ficava sem luz no farolim de trás, tirava-se uma lâmpada do pisca da frente, normalmente a esquerda, e a lâmpada de trás ficava sempre acesa para os carros nos verem. Normalmente num carro quando uma das lâmpadas de pisca está fundida, a outra pisca muito depressa. Há dias um Membro aqui do ClubeXTPortugal veio a minha casa endireitar umas coisas, e vimos que uma das lâmpadas de trás estava fundida. A outra não ficava sempre acesa. Com estas relais modernas acabou-se essa "funcionalidade" bem útil e a meu ver é pena... Abraço, | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Piscas Qui Nov 10, 2011 3:38 pm | |
| - angelo_lopes escreveu:
- @Edgar
@Nuno @Inception Muito obrigado. É simples, tipo ovo de colombo.
Antigamente nas Motos Japonesas quando se ficava sem luz no farolim de trás, tirava-se uma lâmpada do pisca da frente, normalmente a esquerda, e a lâmpada de trás ficava sempre acesa para os carros nos verem.
Normalmente num carro quando uma das lâmpadas de pisca está fundida, a outra pisca muito depressa.
Há dias um Membro aqui do ClubeXTPortugal veio a minha casa endireitar umas coisas, e vimos que uma das lâmpadas de trás estava fundida. A outra não ficava sempre acesa. Com estas relais modernas acabou-se essa "funcionalidade" bem útil e a meu ver é pena...
Abraço,
e é exactamente por essa razão de segurança que os reles de origem não funcionam independentemente da lampada que lá estiver mesmo nos veículos que vem de origem com led normalmente têm um sistema que detecta a falha de um dos ledes Nuno | |
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