- joaoc escreveu:
- ja fui á motoclasse e tenho de comprar uma peça para k fiquem a funcionar como deve de ser,mas para minha infelicidade tava esgotada a peça mas um cliente k la estava deu a soluçao para o desenrasca enquanto nao há peça,ligar uma lampada extra a um dos piscas k ficavam a funcionar,axim o fiz e voila estao a funcionar.
Então tem duas lâmpadas... uma para o lado direito e outra para o lado esquerdo... não é ???
Mas deves ter ainda o problema de estar a piscar com metade do tempo dos intervalos
ou seja muito rápido !!
Andei a informar-me sobre isso, e descobri que o relé dos piscas determina o intervalo entre piscadelas, consoante o consumo das lâmpadas...
Como os leds têm muito baixo consumo, o relé fica maluco :scratch:
o que descobri, é para substituir uma lâmpada de 21W temos que por uma resistência de 6,8 Ohms
ou seja o consumo duma lâmpada de 21W é 1,75 Amperes...
I = P / V
I = 21 / 12
1,75 A
Para podermos simular o consumo de 1,75 Amperes
R = V / I
R = 12 / 1,75
6,8 Ohms
mas como os leds tem algum consumo, podemos meter uma resistência de 0,5 ohms em cada pisca de leds...
também segundo parece esta resistência vai aquecer e deve ficar encostada ao quadro da mota para dissipar o calor, e não deve ficar em contacto com os outros fios...
Utilizei este site para calcular estas contas...
http://www.ibytes.com.br/eletronica.php?id=422
isto foram coisas que aprendi no liceu a uns 20 anos atrás...
e certezas sobre isto não tenho :scratch: :scratch:
Talvez o Diniz ou outra pessoa possa dar uma ajuda neste tópico...
podes comprar a tal peça na moto classe, mas uma resistência destas custa cêntimos :scratch: e deve sair mais barato as 4 resistências...
este tópico também pode ajudar quem quiser manter os picas originais, e trocar as lâmpadas convencionais por Lâmpada de leds
igual a esta: