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| montar piscas de led´s | |
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+15D_Zaster sampaionuno MANiK_MiN3R rickyFMX Rykardu Rui Alves webmonstro Jordao rui braz inception Duncan M4rco Edgar Fortuna Figa5 19 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Figa5
Moto : tt600re
| Assunto: montar piscas de led´s Ter maio 31, 2011 11:15 pm | |
| boas pessoal, tentei meter uns piscas de led´s numa mota dum amigo, mas como era de esperar eles ficaram a piscar muito rapido, logo pos-se umas resistencias(esquezitas em ceramica) no positivo de cada pisca e nada, continuavam a piscar bues!!! axam que tenho k trocar o rele por outro? | |
| | | Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
| Assunto: Re: montar piscas de led´s Ter maio 31, 2011 11:18 pm | |
| Os piscas de LED normalmente trazem essas resistências e deviam ser o suficiente. São os 4 piscas ou só na frente/trás?
Pode ser necessário trocar o relé (tanto quanto me apercebi na FZ1) mas eu tinha os 4 piscas em LED | |
| | | Figa5
Moto : tt600re
| Assunto: Re: montar piscas de led´s Ter maio 31, 2011 11:23 pm | |
| 1º esperimentei so a traz e depois meti os 4 todos eles led´s, e nada, continua a piscar rapido... | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: montar piscas de led´s Qua Jun 01, 2011 1:18 am | |
| Boas... O funcionamento do relé dos piscas é muito básico... O que determina o intervalo de piscadelas dos piscas é o consumo das lâmpadas (é um relé de descarga... salvo erro, é este o nome técnico utilizado) ou seja como utilizamos lâmpadas de 21W e como são duas de 21W mais uma pequena do tablie de 3,4W faz com que o relé pisque com 85 ciclos por minuto... quando uma lâmpada se funde o consumo deixa de ser de 45,4W (21+21+3,4) e passa a ser de 24,4W o numero de piscadelas pode aumentar para o dobro 160 ciclos por minuto... por vezes quando pomos piscas de leds, o consumo é tão baixo que ficam sempre ligados... se depois de levar as resistências (que vão simular os "W"... o consumo das lâmpadas) continuar a piscar rápido ou acima dos 85 ciclos por minuto... é porque as resistências são dum valor baixo... ou seja... devia levar outra resistência mais forte A solução passa por montar umas resistências adequadas... o trocar o relé por um temporizado, e próprio para os leds... | |
| | | M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
| Assunto: Re: montar piscas de led´s Qua Jun 01, 2011 3:46 am | |
| Vou tentar complementar a informação do Edgar para que possas comprar as resistências certas !!! TABELA DA LEI DE OHM Esta tabela mostra os formulas para calcular corrente, resistência, tensão e potência (watts) usando a Lei de Ohm. Para usar a tabela, selecione a unidade a ser calculada, escolha então uma das três fórmulas que corresponda aos dois valores conhecidos. Exemplo 1: Para conhecer a corrente ( I ) quando a tensão ( E ) e a resistência ( R ) são conhecidas, a fórmula será : I = E / R . Exemplo 2: Para conhecer a Potência (wattagem) ( P ) quando a corrente ( I ) e a resistência ( R ) são conhecidas, a fórmula será : P = I² x R A Lei de Ohm define as relações entre potência ( P ), tensão ( E ), corrente ( I ), e resistência ( R ). Um ohm é o valor da resistência com que um volt manterá uma corrente de um ampère. ( I ) A corrente é o que flui em um fio ou em um condutor como a água que flui em um rio. A corrente flui dos pontos de alta tensão aos pontos de baixa tensão na superfície de um condutor. A corrente é medida em ampères (A). ( E ) A tensão é a diferença em um potencial elétrico entre dois pontos em um circuito. É o impulso ou a pressão atrás da corrente que corre através de um circuito, e é medida em volts ( V ). ( R ) A resistência determina quanta corrente correrá através de um componente. Os resistores são usados para controlar a tensão e níveis de corrente. Uma resistência muito elevada permite que pouca corrente flua. Uma resistência muito baixa permite que uma grande quantidade de corrente flua. A resistência é medida em ohms ( ). ( P ) A potência (ou wattagem) é a grandeza que define a quantidade de energia consumida por uma unidade de tempo, e é medida em watts ( W ). Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador Georg Simon Ohm, indica que a diferença de potencial (V) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente eléctrica (I) que o percorre: onde: V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou “voltagem”) medida em Volts R é a resistência elétrica do circuito medida em Ohms I é a intensidade da corrente elétrica medida em Ampères <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> | |
| | | M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
| Assunto: Re: montar piscas de led´s Qua Jun 01, 2011 3:51 am | |
| Faça você mesmo – LEDSterça-feira, 24 de junho de 2008 @ 8:05 | Faça Você Mesmo, Tecnologia Olá amigos do Autoblog. Depois de uma breve pausa por causa do trabalho, este que vos escreve volta a ativa. Espero continuar com matérias pelo menos uma vez por semana aqui. :lol: O post de hoje irá inaugurar a sessão de “Faça você mesmo”, ou em inglês DIY (Do it yourself). Nele irei explicar um pouco mais sobre os LEDS que foram comentados no post sobre avanços tecnológicos em nossos carros. Aqui não irei me deter às especificações de como eles funcionam, pois já foi explicado (cliquem no link acima caso não tenham lido :cool: ), mas sim como podemos usar os leds em infinitas funções. Primeiramente temos que conhecer com quem estamos trabalhando. Existem alguns modelos de LEDS no mercado, então primeiro precisamos escolher o mais específico para nossa aplicação. Hoje os leds de alto brilho de 5mm são os mais utilizados em qualquer tipo de personalização de iluminação, mas mesmo assim ainda existem leds de outros tamanhos e a principal especificação que você deverá cuidar é a medida de milicandelas do mesmo. Mas o que são milicandelas? É a medida usada para definir a potencia dos leds. A maioria dos LEDS que são vendidos hoje nos mercados nacionais são de 15.000mcd ou 20.000mcd, mas existem modelos à venda de até 100.000mcd (existem com maior número de microcandelas, mas são caros e difíceis de encontrar). Ótimo, já escolhi o modelo de LED e agora, como eu faço para ligar ele? Para os leds funcionarem, eles precisam de um resistor, pois trabalham com tensões mais baixas que o normal de uso diário, como por exemplo, 12V em fontes alternativas, 14V no carro em aceleração, 220V ou 110V em casa. Já os LEDS têm a sua tensão que varia entre 1,6V a 3,3V. Por isso a vida útil de um led é 100.000 horas ou mais. Para se calcular a resistência que deverá ser usada no led escolhido, utiliza-se a fórmula abaixo: [Tensão de Entrada(Volts)] – [Tensão do Led(Volts)] / [Corrente do Led(Ampéres)] = [valor do Resistor(Ohms)] Por exemplo, se formos aplicar um led de alto brilho de 5mm, que geralmente trabalha com uma corrente de 20 mA (0,02A) e a tensao de 3.2V (Leds azuis, brancos, verdes ou Ultravioleta) em nosso automóvel (que no momento de aceleração pode chegar a 14V) teremos o seguinte cálculo: 14 – 3,2 / 0,02 = 540 Ohms Sendo assim iremos utilizar um resistor de 560 Ohms (valor mais próximo dos 540 Ohms obtidos) para termos uma boa relação durabilidade/brilho de nosso LED. Mas e agora? Onde devo soldar os resistores no meu led? Confira abaixo uma representação da montagem dos leds e também dos pólos do mesmo: Repare no comprimento das pernas (terminais) do led e também no formato das “peças” internas do led É importante deixar claro que para uma boa durabilidade dos leds, os mesmos devem receber uma solda rápida, pois o aquecimento gerado pelo soldador poderá diminuir a vida útil de nosso diodo emissor de luz. Muito bem, já sei identificar um led, o seu resistor, soldar os 2, mas e agora como eu monto algo? Muito simples, agora ligue o terminal positivo no pólo positivo de uma fonte de energia e o terminal negativo no pólo negativo. Veja abaixo um exemplo de aplicação de leds para montagem de uma barra para iluminar os tapetes do seu carro: Outra questão para se destacar sobre os leds são os ângulos de emissão de luz. Dependendo a cabeça do led (e em alguns casos lentes), temos emissões de 12° até 180°. Quanto maior o ângulo, maior será a área iluminada, mas menor a intensidade da luz no foco. Portanto na hora de comprar leds para trocar a iluminação do seu painel ou fazer uma sinaleira nova para seu carro, prefira leds de cabeça chata que apesar de não terem tanta intensidade de luz no foco, espalham bem mais a luz. Por fim, conheça mais alguns tipos de LEDS e suas finalidades. Temos Leds normais (que trabalham na casa dos 2V), os super brilho (que trabalham na casa dos 3V) e os Super Leds, que trabalham em valores diferenciados de voltagem e necessitam normalmente de dissipadores de calor. Nos super brilho temos os Leds Ultravioleta que emitem uma luz (que o olho humano não capta) que ilumina ambientes escuros. Normalmente são usados em conjunto com câmeras de segurança ou filmadoras. Temos também os infravermelhos usados em controles remoto, celulares, etc. Eles também são leds, parecidos com os ultravioletas, que emitem impulsos de luz sincronizada para os receptores, como se estivessem simulando um código Morse. Quer ver um exemplo? Pegue o controle da sua TV, aponte para a câmera do seu celular e veja a luz que é emitida. E também não podemos esquecer-nos dos úteis LEDS tricolores que são compostos por uma espécie de “dual-led” interno, onde é possível fazer a combinação de cores e se obter uma nova ou ainda usar as cores puras, sem a necessidade da troca do diodo. Lembrando que esta variação de cor ocorre graças às mudanças de corrente de energia que o led recebe. Pessoal foi um prazer estar postando novamente, aguardo comentários e até a próxima. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: montar piscas de led´s Qua Jun 01, 2011 2:47 pm | |
| chiça... isto é que é informação da boa... OBR ABR | |
| | | Duncan
Moto : XT 350 e FZ6s
| Assunto: Re: montar piscas de led´s Qua Jun 01, 2011 4:08 pm | |
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| | | inception
Moto : XTractor
| Assunto: Re: montar piscas de led´s Qua Jun 01, 2011 4:58 pm | |
| se me permitem vou deixar aqui a minha experiencia neste assunto. - Edgar escreveu:
- O funcionamento do relé dos piscas é muito básico...
O que determina o intervalo de piscadelas dos piscas é o consumo das lâmpadas Este consumo de que o edgar fala é determinado pela resistencia que a lampada oferece à passagem da corrente. Os Srs. que desenham os relés fazem uns calculos para que esta resistencia aliada ao tempo de carga e descarga de um condensador determine o tempo de pisca. ora como ja foi citado o LED quase nao oferece resistencia o tempo de carga e descarga do condensador é super rapido.. o que da o efeito acender e apagar acelerado visivel. Na mota anterior que tinha, quando mudei para leds, abri e descasquei o relé... e soldei mais uma resistencia para dar o dobro do tempo de carga. Ficou a piscar igual como se fosse com lampadas. | |
| | | M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
| | | | Figa5
Moto : tt600re
| Assunto: Re: montar piscas de led´s Qua Jun 01, 2011 11:10 pm | |
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| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| | | | Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
| Assunto: Re: montar piscas de led´s Qui Jun 02, 2011 12:51 am | |
| Convem é saber ler as tiririnhas das resistencias e os Omhs que queremos (do que me lembro das aulas de electrotecnia há... er... "algum tempo" ) | |
| | | M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
| Assunto: Re: montar piscas de led´s Qui Jun 02, 2011 9:39 am | |
| Tabela de Cores de Resistencias Como calcular: Para se calcular a sua resistência, temos de ir à tabela de cores ver a valor das respectivas cores. Por exemplo: Vermelho = 2 Verde = 5 Preto = 0 A primeira cor representa o primeiro valor, a segunda cor representa o segundo valor, a terceira cor representa o número de zeros. Sendo assim o valor do exemplo apresentado é 25 Ohm. Publicada por anasofiacosta | |
| | | M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
| Assunto: Re: montar piscas de led´s Qui Jun 02, 2011 9:58 am | |
| Código de Cores Resistências A propriedade mais importante da Resistência é a sua resistência, que é a razão entre a tensão aplicada aos seus terminais e a intensidade da corrente que o atravessa. A unidade de resistência é o Ohm (). Os fabricantes atribuem um valor de resistência que se designa por nominal ou estipulado e estabelecem limites superiores e inferiores entre os quais o valor resistivo, que é denominado por banda de tolerância. A tolerância é dada em percentagem do valor estipulado e virá indicada no corpo da resistência, tal como o valor óhmico, geralmente através de bandas coloridas. Quanto mais baixa a tolerância, maior será a exactidão do valor óhmico nominal. Código de cores de resistências Resistências de maiores dimensões como as bobinadas ou as resistências de cápsula cerâmica têm os seus valores de resistência e de tolerância impressos no seu corpo. As resistências menores, como as de carbono moldado ou as de película metálica, são geralmente demasiado pequenas para terem os valores impressos. Por isso, são geralmente cobertas por uma camada de epoxy ou dum material semelhante, no qual são impressas várias bandas coloridas de forma radial. As bandas de cores permitem determinar o valor da resistência, da tolerância, do coeficiente de temperatura e, por vezes, da fiabilidade do componente. São sempre lidas a partir da esquerda, definindo-se a esquerda como o lado do componente que tiver uma banda mais próxima. O código de cores varia conforme as resistências sejam normais ou de precisão: as resistências normais são codificadas com quatro bandas, ao passo que as de precisão são codificadas com base num código de cinco bandas. Código de cores para resistências normais e de precisão: Exemplo: Se uma resistência tiver a sequência de cores: 1ª Banda – Verde 2ª Banda – Azul Multiplicador – Vermelho Tolerância – Dourado Resultado: Tolerância = ±5% Tabela de Led's | |
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| Assunto: Re: montar piscas de led´s | |
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