Assunto: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência) Sex Jan 07, 2011 10:19 pm
Boas
Depois de termos andando a discutir qual a melhor forma de Adaptar os 4 Piscas numa XT , foi possível arranjar uma solução viável
Então fica aqui um Tutorial sobre isso que é valido para todas as XTs - Z - K - E da 350 a 750cc
O material necessário é:
- 1 Metro de fio 1mm - 2 uniões - 1 interruptor - 1 suporte para o interruptor (neste caso o suporte é uma simples braçadeira de serrilha, e um pouco de plástico)
O interruptor vai ser instalado no guiador junto ao dos piscas... e deve ser a prova de agua Eu usei um normal que foi isolado com manga retráctil, e para garantir que estava bem isolado, foi mergulhado dentro do recipiente com agua visto que por vezes os maus caminhos onde a XT anda, têm poças de agua então quando caímos numa poça de agua a primeira coisa a ser mergulhada na agua é os punhos e este interruptor vai estar preparado para resistir a isso, e muito mais
O circuito para fazer está adaptação é muito simples e é este: (a adaptação esta feita a vermelho)
Este video ajudar a compreender a alteração necessária, e neste, video temos a teoria posta em pratica... e o ciclo de piscadelas por minuto mantém-se igual. Vamos usar os fios da lâmpada de sinalização para servir de interruptor para os 4 piscas e depois basta seleccionar esquerda ou direita para piscarem os 4 com o interruptor de origem Desligando o interruptor que fica junto a lâmpada de sinalização, volta tudo ao normal...
Os fios onde vamos adaptar o interruptor são no castanho escuro e o verde escuro da foto,
Basta seguir os fios da lâmpada verde sinalizadora dos piscas.
Ligamos os fios para o interruptor desta forma e neste local, porque é onde o circuito tem uma secção maior nos fios, e encontra-se próxima do guiador...
O local e a forma escolhida para por o interruptor... Parece estar frágil... mas na realidade ficou muito robusto e simples
Resultado Final:
A ferramenta necessária para fazer isto foi um alicate de pontas e corte e uma chave estrela (que está na foto)
Sobre a viabilidade desta alteração, podemos estar descansados em relação ao relé, pois como podem ver nas suas características ele aguenta e está preparado para esta alteração (4 lâmpadas de 21W)
Assunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência) Sex Jan 07, 2011 10:32 pm
Grande Edgar , ficou 5 estrelas...
Uma pergunta "parva", para instalar as uniões não é perciso fazer nada nos fios?
Figa5
Moto : tt600re
Assunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência) Sex Jan 07, 2011 10:50 pm
aquelas unioes, é so apertalas nos fios, que fica logo a fazer contacto... morde no fio.
Figa5
Assunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência) Sex Jan 07, 2011 10:52 pm
eu fiz isso tudo mas ainda nao arranjei o interruptor, anda sempre a 4piscas, lol :lol!:
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência) Sex Jan 07, 2011 11:01 pm
Opss... já tinha escrito a resposta mas o Figa adiantou-se a minha resposta
Pmvpires escreveu:
Grande Edgar , ficou 5 estrelas...
Uma pergunta "parva", para instalar as uniões não é perciso fazer nada nos fios?
Não Amigo
a união corta apenas um pouco do isolamento do fio mas não corta o cobre e fica a fazer contacto...
as uniões quando compramos vêm abertas e basta fecha-las que elas trincam o fio e ficam a fazer contacto... cada uma custa uns 20 centimos
Basta ires a uma casa que venda material eléctrico, e pedir uma "união fios auto" que não seja preciso cortar os fios
são estas peças azuis, mas também há com outras cores... A cor determina o grossura do fio que se destina, e para este trabalho o mais indicado são as vermelhas
Última edição por Edgar em Sex Jan 07, 2011 11:02 pm, editado 1 vez(es)
Assunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência) Sex Jan 07, 2011 11:04 pm
Obrigado, Edgar... És o maior...
frdsilva
Moto : XT 600E 2001 Azul!
Assunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência) Sex Jan 07, 2011 11:38 pm
Edgar a Presidente!!!
Grande trabalho!
Figa5
Assunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência) Sex Jan 07, 2011 11:42 pm
mas nao se esquecam que a patente ta registado no nome do Figa5
:lol!:
nao falhas edgar és uma maquina
Migpedro
Moto : XTZ 660 Ténere
Assunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência) Qui Ago 18, 2011 10:03 pm
Ora então é só para dizer que a minha também já tem este sistema de tecnologia de ponta instalado um extra que custa uma nota.......
Gracias pessoal.....
krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
Assunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência) Sáb Set 27, 2014 7:49 pm
Como hoje está um dia mesmo do pior ( até caiu um dose de granito das grandes) resolvi fazer a ligação para os 4 piscas na TA.
- O método utilizado foi igual só que:
- Fiz a ligação nos 2 fios que estão dentro da manga que vai ao manipulo/interruptor de piscas.
-Como não utilizei ligadores, resolvi somente descarnar esses 2 fios dos piscas que vão ao interruptor da moto e ligar lá os fios do interruptor novo.
-Isolei depois de ligados ao interruptor, com cola quente.
- O resultado foi igual. Ligar os piscas para a esq. ou dir. e depois ligar o interruptor instalado de novo e voilá:
4 piscas a acender à frente e atrás e no painel também ambos os indicadores.
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência) Sáb Set 27, 2014 8:41 pm
Parabéns pelo trabalho
Pena teres escolhido esse sistema "complicado", mas podia ser pior e ser necessário abrir o descanso, colocar em ponto morto, travar em ambos e depois fazer pisca para um dos lados e finalmente carregar no botão de emergência
Esse sistema para mim pequena por não funcionar de imediato, é preferível utilizar o sistema de dois diódos
Outra coisa importante para mim é poder acionar o botão de emergência com a embraiagem carregada, desta forma garanto conseguir fazê-lo em qualquer circunstancia, se é preciso tirar a mão do guiador para o acionar já não me parece tão eficaz!
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência) Sáb Set 27, 2014 8:56 pm
Muito Fixe
O meu interruptor deu o bérro tenho que arranjar outro... montei-o provisoriamente e depois comecei a acreditar que era eterno, e nem valia a pena trocar por outro mas vou ter que refazer este extra
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência) Dom Set 28, 2014 10:21 am
Eu na ST utilizei um interruptor identico ao do krieg colado na pinha esquerda com silicone para motores e usei o sistema de 2 diodos.
Aquele tipo de interruptores são bem mais resistentes do que o que tinhas na tua
partner
Moto : Aquela máquina XT 660 2005
Assunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência) Qua Jun 17, 2015 10:56 pm
boas e das velhinhas teneres alguem sabe qual são as cores dos fios?é que desmontei a minha e tem apenas uma ficha com varios fios e de cores quase iguais e se bem percebi para se saber basta ligar os dois fios corrretos um ao outro e temos logo os quatro piscas em simultaneo,mas se andar ali a tentar descobrir posso danificar algo
será nesta ficha para já só consegui queimar um fusivel,ao ligar o castanho ao verde escuro ligam os quatro mas só pisca de um dos lados do outro fica sempre ligado :.OK lá consegui os fios são castanho escuro e verde escuro só que estão no meio da ficha um em cada ponta,obrigado já andava com esta ideia a algum tempo acho que é muito util para podermos sinalizar a presença em caso mau tempo e em outras situações emergencia.obrigado aos mestres
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)