Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Qual o melhor tipo de iluminação ?

Ir para baixo 
+15
António Martins
ricasbeiro
Pmvpires
Jarod
Gonçalo
red46
paulao
rui braz
Edgar
Fortuna
pedro.spa
Marco constantino
mariomcarvalho
Jorge Baleizao
touperdido
19 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
touperdido
Qual o melhor tipo de iluminação ? Star310
touperdido



Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitimeTer maio 24, 2011 6:34 pm

Andei à procura no fórum e não encontrei informação sobre este assunto.

Qual é no vosso entender o melhor tipo de iluminação ?

Halógeneo ? Xenon? Leds ?

Lanço esta pergunta pois circulei à pouco na estrada nacional 1 e reparei que na zona de Montejunto, a iluminação de origem da xtx 660 revelou-se insuficiente. Já li vários argumentos, mas gostava de saber a opinião dos xetetistas!

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Baleizao
Qual o melhor tipo de iluminação ? Star310
Jorge Baleizao


Moto : KTM 990 Adventure R

Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitimeTer maio 24, 2011 7:53 pm

Boas eu na minha Tenere montei um kit xenon e a diferença é BRUTAL!!!
De origem dava boa luz mas mesmo assim montei o kit e aconcelho,nos minimos montei umas lampadas de LED de cor branca.
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
Qual o melhor tipo de iluminação ? Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitimeTer maio 24, 2011 7:54 pm

boas. é assim. sem duvida que o xénon bate qualquer iluminacao. eu ja tive xenon na minha hayabusa e a diferenca era brutal. como trabalho de noite e a mim só me trouxe vantagens quando montei o xenon na minha antiga moto.a luz do xenon abafa completamente as lampadas normais pois pude comprovar isso muitas vezes em que fiz viagens nocturnas acompanhado de outras motos com lampadas normais. tive conhecimento de algumas situacoes em que o balastro do xenon atrofiava algumas partes electricas de motos. interferia nos manometros de algumas motos. nesse caso penso que que foi por terem os balastros montados junto aos manometros pois comigo nunca tive problemas desses. no entanto o senao do xenon é ser caro. a meu ver é só isso. hoje em dia já vendem meio kit slim adequado para as motos. eu tenho um contacto que vende isso e sempre me dei bem com o xenon.
em relação a minha nova montada ainda vou pensar se vou montar xenon ou nao mas possivelmente farei isso. relativamente a leds...nunca os usei a nao ser nos minimos. sei que já se vende lampadas de leds mas desconheço se as tem em médios e maximos.
Ir para o topo Ir para baixo
Marco constantino
Qual o melhor tipo de iluminação ? Star310
Marco constantino


Moto : Yamaha XT 660Z ténéré + Yamaha TTR 250 Raid

Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitimeTer maio 24, 2011 10:15 pm

Boas sem duvida o xenom é o melhor de todas elas, e o 6000k chega perfeitamente para uma boa iluminação nocturna, o kit de xenom slim k tem o balastro pequeno e é mais indicado para as motas tem uma montagem facil e pode ser um pouquito caro na sua compra mas a andar de noite vale todos os € k custa.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro.spa
Qual o melhor tipo de iluminação ? Star310
pedro.spa


Moto : XT660Z Ténéré - 2008

Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitimeQua maio 25, 2011 12:19 am

Jorge Baleizao escreveu:
Boas eu na minha Tenere montei um kit xenon e a diferença é BRUTAL!!!
De origem dava boa luz mas mesmo assim montei o kit e aconcelho,nos minimos montei umas lampadas de LED de cor branca.

Fiz o mesmo... e a minha instalação ficou igual á do Jorge... Qual o melhor tipo de iluminação ? 122298

Para teres uma ideia... em Auto Estrada, na faixa da esquerda, os carros desviam-se para passares pois como a intensidade luminosa é maior dá a sensação de circulares a uma velocidade maior...

A noite... parece que é de dia! Qual o melhor tipo de iluminação ? 631474
Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
Qual o melhor tipo de iluminação ? Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitimeQua maio 25, 2011 1:08 am

Se se afastam com a intensidade ou porque os farois estão demasiado altos é caso para estudo

A minha mota é perfeita para por xenon (não tem máximos não há misturas) porque tem a "pestana" que serve de regulador de "intensidade".

No entanto, os de 6000k quando procurei eram de difíceis de encontrar e agora a vida tá cara... Mas os minimos em LED teve que ser Qual o melhor tipo de iluminação ? 294891

Não sei quanto custará por xenon na tua mota mas se tiveres interessado em LED como luzes auxiliares (que devem fazer bem melhor que o teu farol...)

Pões os olhos nisto (eu tou a pensar nos novos D2)

Denali D1

Denali D2
Ir para o topo Ir para baixo
touperdido
Qual o melhor tipo de iluminação ? Star310
touperdido



Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitimeQui maio 26, 2011 2:17 pm

Agradeço as vossas respostas. Em parte vêem confirmar aquilo que já tinha lido, no entanto tenho visto alguns locais a referirem que nem todas as motas têm "potência" para levar luzes xenon, é verdade?

Em relação aos Leds que o "fortuna" refere parecem-me uma boa opção, mas funcionam como luz de nevoeiro ou como parte da luz dita principal da mota. Acha que esta questão das luzes a mais que se coloca, também pode ser problemática...
Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
Qual o melhor tipo de iluminação ? Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitimeSex maio 27, 2011 2:37 pm

Para esclarecer, as Denali trazem 2 conjuntos de lentes:

- Nevoeiro
- Estrada como luzes auxiliares

Tem a ver com o ângulo da lente para espalhar ou focar a luz respetivamente.

E as duas luzes daquelas acesas iluminam melhor que um par de farois de muito carro que por ai ainda (para não falar das motas...)

Como disse, não sei o valor dos Xenon actualmente, mas talvez aqueles LED saiam mais baratos... Os D1 pelo menos.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Qual o melhor tipo de iluminação ? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitimeSex maio 27, 2011 7:28 pm

touperdido escreveu:
no entanto tenho visto alguns locais a referirem que nem todas as motas têm "potência" para levar luzes xenon, é verdade?
... ...

Boas...

Acho que todas as motas têm potencia suficiente para esta alteração...
até porque o consumo é inferior em relação a uma lâmpada incandescente...

mas uma coisa é certa... o uso de Xenon nas motas é proibido...

e eu preferia usa-lo com farol auxiliar, e evitar estar dependente desta alteração...
acho que a XT é uma mota com uma vibração altíssima e ponho em questão a duração do xenon numa viagem de 2500kms em 4 dias (por exemplo) numa XT600 ou XT660 das antigas...

Eu ponho esta questão porque o Xenon foi desenvolvido para os carros... e comparar o Xenon numa mota monocilindria com 2 ou mais cilindros, não acho correcto...

e vierem dizer-me que é viável para uma XT600 depois de terem feito uns 700 kms num dia varias vezes e depois porem-lhe mais 50mil em cima... então eu acreditava que era resistente o suficiente...

Ir andar longe de casa a horas que não lembra a ninguém, ficar sem luz pode ter consequências graves...
e como a XT vem de origem, se ficarmos sem os médios, ainda nos resta os máximos... ou vice versa...
O xenon quando dá o berro... dá e pronto e não à nada a fazer... nem máximos nem médios acaba tudo...



Gosto dos leds com farol auxiliar... e suportam muito mais vibração e têm uma duração superior...
@Fortuna
Quanto custa isso???

ABR Qual o melhor tipo de iluminação ? 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
rui braz
Qual o melhor tipo de iluminação ? Star310
rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitimeSáb maio 28, 2011 11:07 am

Pela experiencia que tenho...

Gosto e aconselho o Xenon, tenho na FJR e tenho o medio na XT ...

Depois da ida a Marrocos e com toda a trepidação o medio continua de boa saude, alias, vou estudar meter tb o maximo .

Depois é uma opção de escolha... a parte monetátria tb é importante cada instalação do xenon fica cara em relação a uma lampada normal, se compensa ??? eu digo que sim! a intensidade da luz é superior e logicamente que a visibilidade aumenta...




Qual o melhor tipo de iluminação ? 919911


Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Qual o melhor tipo de iluminação ? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitimeSáb maio 28, 2011 11:28 am

rui braz escreveu:
... ...
Depois da ida a Marrocos e com toda a trepidação o medio continua de boa saude, alias, vou estudar meter tb o maximo . ... ...

Assim já começo a acreditar que é fixe Qual o melhor tipo de iluminação ? 449138

mas não me referia a vibração do off road...
queria dizer a vibração mesquinha e continua de quando está a relantim por exemplo (XT600E)
e quando passamos para as 4500/5000 rpm até os espelhos deixam de funcionar...
é isto que me deixa desconfiado Suspect

Qual o melhor tipo de iluminação ? 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
paulao
Qual o melhor tipo de iluminação ? Star310
paulao



Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitimeSáb maio 28, 2011 12:55 pm

As lâmpadas xénon utilizam eléctrodos portanto bastante mais grossos que os filamentos das lâmpadas de halogéneo, os balastros também deverão ser à prova de água e de impacto. Estas características juntas servem em teoria para tornar o xénon mais resistente que as lâmpadas convencionais. Digo em teoria porque não se pode generalizar, existem produtos xénon com qualidade e também os que não a têm.

O que o Edgar disse é verdade, se alguma moto que use lâmpada h4 xénon e apenas uma, caso exista algum problema na lâmpada ou balastro, como só existe uma lâmpada que dá médios e máximos, fica-se completamente sem luz. Se for moto que use outro tipo de lâmpada xénon, isso não acontece porque os médios são independentes dos máximos.
Ir para o topo Ir para baixo
rui braz
Qual o melhor tipo de iluminação ? Star310
rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitimeSáb maio 28, 2011 1:15 pm

Ainda bem que respondeste Paulao

O Kit montado na minha Tenere comprei a ti ( desculpa o tratamento ) ... alias foi um Amigo meu que me foi buscar o Kit ( Julio da FJR )

Tenho uma duvida, que talvez me possas tirar ....como sabes a Tenere de 08 tem duas lampadas independentes, uma para medios e outra para maximos, para ter as duas ligadas tenho de pressionar o pass, o que não dá muito jeito...

A questão é ... posso colocar uma lampada de maximos que ela acende imediatamente quando pressiono o botão de pass ou demora a acender ( aquecer será??')

Se comutar só para maximos ela, supostamente , liga imediatamente .....Ou seja existe algum atraso na luz??????

Não sei se percebeste a minha duvida .....

Obrigado


Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Qual o melhor tipo de iluminação ? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitimeSáb maio 28, 2011 1:20 pm

@Paulao

Tens alguma coisa em Xenon... que se possa usar como farol auxiliar ??
assim deste tipo:
http://www.motoclasse.com/index.php?mod=catalog&action=viewProduct&product_id=2206

Tens aqueles leds gigantes que o Fortuna falou ??


OBR
ABR Qual o melhor tipo de iluminação ? 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
rui braz
Qual o melhor tipo de iluminação ? Star310
rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitimeSáb maio 28, 2011 1:27 pm

@Edgar se li bem esse material custa 116 euros ....comprei o kit xenon ao Paulao por 45......


Edit: mesmo que funda a lampada ficas sempre com o outro terminal na moto ....qualquer coisa colocas uma das lampadas normais............








Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Qual o melhor tipo de iluminação ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o melhor tipo de iluminação ?   Qual o melhor tipo de iluminação ? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual o melhor tipo de iluminação ?
Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Qual a melhor ST?
» Qual a melhor 1200 ?
» porque é que a minha xtx660 não conta rpm no mostrador?
» Pneus - Tipo de Utilização / Qual o mais indicado? OPINEM
» malta ninguem pode organizar um encontro tipo nacional das xt , tipo em leiria ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: