Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Viagem Viseu - Marselha

Ir para baixo 
+10
paulodf1
webmonstro
NÉNATÉ
javleitao
rui durao
mariomcarvalho
Edgar
Jarod
Pmvpires
Tomás Borges
14 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
AutorMensagem
Tomás Borges
Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Star310
Tomás Borges


Moto : xt600

Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem Viseu - Marselha   Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Icon_minitimeSáb Abr 30, 2011 1:47 am

Então porque Fortuna?

Qual é o stress?

Nem que faças uma conta só para ver e depois apagas Neutral



tenho saudades da minha xt..... Viagem Viseu - Marselha - Página 5 735173

A xj é realmente fantástica mas.... não sei se a vou aguentar muito tempo... Para a sentir a "tremer" é preciso andar bem...

Quando começa a chegar aos 180km/h.... ai ai.... qualquer dia ainda vejo a velocidade max....

Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem Viseu - Marselha   Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Icon_minitimeSáb Abr 30, 2011 2:40 am

A XJ pouco passa do 200 se bem me lembro.

Quanto ao Facebook, a explicação que toda a gente entende é: teimosia.

Lamento mas o mais proximo que tou de redes sociais é o Twitter ou Linked In e mesmo assim...
Ir para o topo Ir para baixo
Tomás Borges
Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Star310
Tomás Borges


Moto : xt600

Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: 1.ª Etapa - Viseu - Marselha Partida dia 21 de Abril às 23:07   Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Icon_minitimeQua maio 04, 2011 12:43 am

Ora boas pessoal!
Como foi prometido da minha parte, cá vai uma espécie de “diário de bordo” desta aventura de 3 dias…
Como a viagem era bem longa, em vez das paragens de 200kms em 200kms, optei por mais paragens e menos kms… Assim o cansaço não se acumulava tanto. Apresento as principais paragens mas houve algumas (poucas) só para esticar as pernas que não achei relevante mencionar.

Ora cá vai:
Início da Etapa 1
Partida: Viseu
Horas: 23:07
Quilómetro: 0
Tudo pronto no “bichinho”, acordado desde as 7:30 da matina, depois de um dia de trabalho até às 20:30 e bem comido, montei e zarpei. Tive receio de algo acontecer visto ter metido um pneu novo ainda não há mais de 50kms e ter estado a chover, para além da previsão que era de chuva torrencial…
Comida, levei somente duas garrafas de água e um pacote de Belgas de chocolate (que ajuda a manter os níveis de glicogénio). Levo também 1litro de óleo “just in case”. Tenho as ferramentas da mota e levo mais um alicate.
Preparei o GPS que me emprestaram e pensei que era difícil alguma coisa correr mal….

1.ª Paragem
Local: Fronteira entre Espanha e Portugal
Horas: 00:21
Distância: 113kms
Consumo: 8.9L
Preço por Litro:
Total pago: €12.04
Até aqui, como também ainda não tinha a mota há muito tempo, tive que me habituar à condução. Principalmente em tempo de chuva. O piso estava escorregadio e, o GPS que me emprestaram apagou… Não sei o que se passou… Sabe bem sentir um pouco de solidão e sentir a rotina do dia-a-dia ser deixada para trás. Aprecei as luzes que veia da estrada, das pequenas povoações por onde passei..
Estou sem mapas.. Trouxe o itinerário da ViaMichelim mas a impressão não está grande coisa. Enfim… Continuemos viagem.

2.ª Paragem
Local: Estação de Serviço entre Salamanca E Valladolid
Horas: 02:45
Distância: 113+186kms
Consumo: 12,88L
Preço por Litro: €1,359
Total pago: €17,50
Até antes de chegar por aqui desesperei… Muitos kms sem saber ao certo para onde ia… Sempre que havia uma sinalização de Estação de Serviço, saía para meter combustível mas não conseguia encontrá-las… ou se encontrava, estavam fechadas.. Começou o desespero, pensamentos do género: “esta mer… vai ser sempre assim? Será que vou andar e corro o risco de não encontrar nada aberto?... Mas passou. Começei a aperceber-me de as estações de serviço abertas estavam mesmo à beira da estrada mas as sinalizações para as apanhar eram terríveis.
Resultado? Parar em todas!!

3.ª Paragem
Local: Após Valladolid
Horas:
Distância: 113+186+68kms
Consumo:
Preço por Litro:
Total pago:
Estes 64 km foi de uma paragem obrigatória. Não porque precisava de combustível mas porque começou a ficar frio, chuva e as mãos começaram a gelar. Encontrei uma Estação de Serviço fechada que me abrigou da chuva durante um pouco. Aproveitei para descansar 20 minutos. Não marquei as horas. Aqui, comecei a ter a sensação que nada mais existia sem ser a paisagem que me rodeia e a estrada que me aparece pela frente. A sensação de sentir o motor e rasgar pela estrada fora “no matter what” faz uma descarga fantástica de adrenalina e de prazer inigualável! As terras ao longe dão-nos uma paisagem fantástica, mesmo de noite. Salamanca vista vindo de Portugal é sem dúvida uma lufada de ar fresco pela mente!

4.ª Paragem
Local: Burgos (Estação de Serviço)
Horas: 05:10
Distância: 113+186+166kms
Consumo: 9,57L
Preço por Litro:
Total pago: €12,88
Mais uma paragem… depois de umas horitas de viagem. Sentei-me um pouco e não me preocupei com nada! Comi um pedaço de tortilha por €1,5.. Pelo sabor já tinha uns dias. Mas em Espanha a mim tudo me parece ser cozinhado há uns dias e aliás, aquela hora também não poderia pedir um luxo, ainda por mais aquele preço.
Confirmei o nível do óleo, estava OK, nem mexeu!
As costas começaram-me a doer ligeiramente na região cervical visto não ter o lenço bem colocado e me entrar algum frio pelo capacete. Começo a sentir os primeiros sinais de cansaço. Pensei em me concentrar melhor no tipo de posição que deveria assumir para me cansar menos. Lembrei-me da minha xt…. 
Na cabeça, uma única coisa: LIBERDADE!
Próxima paragem – Vitoria

5.ª Paragem
Local: Perto de São Sebastião
Horas: 07:05
Distância: 113+186+166+158kms
Consumo: 10,84L
Preço por Litro: €1,346
Total pago: €14,59
Afinal não parei em Vitoria mas sim depois… Comprei um mapa de Espanha, desviei-me da rota da ViaMichelim. Como o GPS não estava a funcionar e a rota que tinha da via mais económica era um pouco mais complicada, lembrei-me as análises que fiz dos vários caminhos que poderia percorrer e, pelo norte de Espanha seria o melhor (mas mais caro).
Para quem se quer aventurar, à noite saia somente nas Estações de Serviço que dizem 24horas. Elas demoram a aparecer, mas aparecem!
Até agora tudo fantástico!! O prazer da condução levou o cansaço para 2.º plano.. Será?!

6.ª Paragem
Horas: 07:56

Bem.. do cansaço falei cedo demais.. Já estou acordado há pouco mais de 24horas.. Tenho que descansar um pouco… Tirei as fotos que apresentei a moto de frente e de trás entre Vitoria-Gasteiz e San Sebastien, considerado o 1.º descanso real!
A paisagem nesta zona é algo de divinal! Estive pela auto-pista mas gostava de fazer a viagem pela estrada nacional. Gostava de apreciar melhor a paisagem lá em baixo e a vista que tem por esta zona geológica acidentada. Ao virar de cada curva a paisagem muda, não cansando. Forças recuperadas, vamos que se faz tarde!

7.ª Paragem
Pequena paragem a perto de PAU.. Não me perguntem onde.. Meti-me por estradas nacionais!
Na fronteira de Espanha-França, alta confusão!!! Não percebi um cara… do que eles têm para lá como sinalização! Andei perdido mais isto e mais aquilo até que perguntei direcções. Assim que pude, como o cansaço já se acumulava e o pessoal andava pelas estradas, optei por estrada nacional para quebrar a monotonia da viagem e apreciar França de outra forma.
Tenho duas fotos aqui perto de um rio onde digo “70 kms de PAU”

8.ª Paragem
Local: Perto do mesmo local anterior
Horas:
Distância: 113+186+166+158+178kms
Consumo: 9,59L
Preço por Litro: €1,511
Total pago: €14,48
Depois de ter andado perdido pelas nacionais desde a última foto (ultrapassei um camião e não vi a placa de direcção, resultado – voltar para trás) resolvi parar para comprar um mapa de França. O tempo desde Burgos começou a melhorar lentamente e depois de Vitória estava fantástico!
O preço do combustível aqui, “Jesus, Credo!”… Até parece que estamos em Portugal!
O que vale é a paisagem que é lindíssima!

9.ª Paragem
Local: PAU
Horas: 11:00
Só me lembrei e só escrevi:
“12 horas desde a partida
PAU . 12 horas para chegar ao PAU!
A vida de um gajo é tramada!!! Vou comer um MCPAU.. .Deve ser a especialidade da casa…”
Da experiência que eu tenho da comida no estrangeiro, abençoado sejam os fast foods que, apesar de eu não gostar muito, nestas terras dão muito jeito!

10ª Paragem
Local: a 70 kms de Foix
Horas: 13:14
Distância: 113+186+166+158+178+205kms
Consumo: 13,69L
Preço por Litro: €1,485
Total pago: €20,38
Bem.. O calor aperta e aperta bem… O corpo começa-se a ressentir.. Altura para começar a abrir a roupa que trago e deixar o corpo respirar… Sinto-me a desidratar..

11.ª Paragem
Local: Depois de Foix
Horas: 15:20
Distância: 113+186+166+158+178+205+146kms
Consumo: 9,3L
Preço por Litro: €1,61
Total pago: €14,70
Apanhei uma ventania danada… Cheguei ao ponto de inclinar a mota em recta como se estivesse a fazer uma curva apertada para a direita.. Os carros mal andavam mas a menina portava-se bem! Foix é uma terra que aconselho parar e descansar apreciando o palácio ou castelo que tem! Tirei foto antes de sair.. Pena que tenha sido da parte mais feia. Como o tempo não estava a ficar de feição, resolvi entrar de novo em auto-estrada.

12.ª Paragem
Local: Estação de Serviço entre Montpellier e Nimes
Horas:
Distância: 113+186+166+158+178+205+146+182kms
Consumo: 12,91L
Preço por Litro: €1,65
Total pago: €21,30

A viagem aumentou de ritmo. O cansaço já fazia parte da viagem que me trazia um gozo enorme! Tudo me passou pela cabeça, desde:
- Isto é duro!;
- Isto é mais do que eu pensava que era!;
- Fogo que ainda falta..;
- Raios partam os espanhóis mais as indicações..
- etc..

O maior gozo disto tudo foi que NUNCA me passou pela cabeça em desistir ou que não deveria ter feito o que estava a fazer!

13.ª Paragem
Local: MARSELHA
Horas: 19:05
Distância: 113+186+166+158+178+205+146+182+116kms
Consumo:
Preço por Litro:
Total pago:

FINALMENTE CHEGUEI!!!!
Começou a chover torrencialmente.. Lembrei-me que a maior parte dos acidentes se davam perto da chegada ao destino e agarrei-me a esse pensamento!
Fui ainda mais cauteloso a partir daí! Só acelerava se via que podia travar em segurança!
Dito e feito: numa aproximação a uma rotunda apanhei óleo e travar foi para o tecto!!!
Como era reacção minha na XT de quando a mota não travava, levantava-me, fiz o mesmo! A mota começou a embicar para o lado direito, quase batendo no passeio e eu consegui desviá-la para a rotunda. O pessoal dos carros viram-me em pé e deram conta que tinha perdido o controlo e pararam. Assim, galguei a rotunda sem danos nenhuns e acabei a parar no cascalho que lá havia sem cair nem nada….
Uma enorme sensação de frustração me caiu em cima!! “então tinha feito o brilharete, tinha-me lembrado de tudo e vou borrar a escrita toda agora??!?!?!?....
Senti-me na mer…
Mas pronto, nada aconteceu de grave!
O que é certo é que cheguei e vou é comer e descansar!

Pessoal, esta foi a 1.ª etapa da viagem
Tenho da volta mas ainda não passei.. está tudo em rascunhos!
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem Viseu - Marselha   Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Icon_minitimeQua maio 04, 2011 1:14 am

Viagem Viseu - Marselha - Página 5 444520

Eu já estive em PAU (le-se Pô se bem me lembro) Dai para Bordéus ha uma estrada com um piso brutal e SO CURVAS. Eu estava de carro com a mulher grávida... nunca sofri tanto.

A segunda parte da viagem, por favor. E não precisas dizer que tá tudo OK. Voltaste, logo não podia estar melhor Viagem Viseu - Marselha - Página 5 37087

Viagem Viseu - Marselha - Página 5 444520



Última edição por Fortuna em Qua maio 04, 2011 12:38 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Pmvpires
Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Star310
Pmvpires


Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem Viseu - Marselha   Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Icon_minitimeQua maio 04, 2011 12:37 pm

Excelente relato...
Viagem Viseu - Marselha - Página 5 919911 Viagem Viseu - Marselha - Página 5 919911 Viagem Viseu - Marselha - Página 5 919911

Ficamos a aguardar o resto...
Viagem Viseu - Marselha - Página 5 444520 Viagem Viseu - Marselha - Página 5 444520
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
rui durao
Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Star310
rui durao


Moto : Yamaha XT660Z tenere

Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem Viseu - Marselha   Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Icon_minitimeQui maio 12, 2011 12:05 am

E as fotos Question Question

Viagem Viseu - Marselha - Página 5 444520 Viagem Viseu - Marselha - Página 5 444520
Ir para o topo Ir para baixo
Marco constantino
Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Star310
Marco constantino


Moto : Yamaha XT 660Z ténéré + Yamaha TTR 250 Raid

Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem Viseu - Marselha   Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Icon_minitimeQui maio 12, 2011 12:43 am

Viagem Viseu - Marselha - Página 5 444520 Viagem Viseu - Marselha - Página 5 444520 Viagem Viseu - Marselha - Página 5 444520
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem Viseu - Marselha   Viagem Viseu - Marselha - Página 5 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Viagem Viseu - Marselha
Ir para o topo 
Página 5 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
 Tópicos semelhantes
-
» IV Passeio TT - BV Tarouca (Viseu)
» Apresentação - Rafael - Viseu - XT660Z
» XXI Concentração Motard Viseu (30 Agosto a 2 Setembro)
» seguro de viagem
» Comunicação em viagem

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: