Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Travão Mole e Esponjoso (XT600E)

Ir para baixo 
+4
Clube.XT
javleitao
m84xt
NJ
8 participantes
AutorMensagem
NJ
Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Star310
NJ


Moto : XT600 hibrid a 3tb de 96

Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Travão Mole e Esponjoso (XT600E)   Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Icon_minitimeTer Nov 02, 2010 12:13 pm

boas ppl

nao sei se este é o melhor sitio para colocar a questao...
mas ca vai.

a minha xt tem os discos e as pastilhas em bom estado, e o estado do oleo travoes tb esta bom.
foram verificados nun stand da Yamaha em queluz o Motostand passo a publicidade...

( o sr. ja tem uma certa idade e certamente muita experiencia, é uma joia de pessoa e muito atencioso, coisa fina. ***** )

bom, o que noto é o travao da frente muito mole e esponjoso...
nao sei se terei o disco vidrado¿...

com a manete bem acionada noto que a mota afucinha mas depois vai... vai... vai... paeece que nao trava bem... tenho de fazer mm muita força para sentir o travao... senao parece esponja, ou que o disco esta molhado... fnx
nao transmite muita segurança e tenho sempre de ajudar com o de traz para sentir a travagem...

...os discos nao tem gordura nenhuma.

...o travao de traz trabalha bem, nao noto nada disto.

o que sera isto¿

sera mm assim, e é uma questao de habito.

xt so andei na minha nunca experimentei outra para notar diferenças.

alguem ja sentiu coisa semelhante¿

cumps
NJ

Ir para o topo Ir para baixo
m84xt
Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Star310



Moto : XT600E - 1997

Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Travão Mole e Esponjoso (XT600E)   Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Icon_minitimeTer Nov 02, 2010 12:33 pm

NJ escreveu:
boas ppl

nao sei se este é o melhor sitio para colocar a questao...
mas ca vai.

a minha xt tem os discos e as pastilhas em bom estado, e o estado do oleo travoes tb esta bom.
foram verificados nun stand da Yamaha em queluz o Motostand passo a publicidade...

( o sr. ja tem uma certa idade e certamente muita experiencia, é uma joia de pessoa e muito atencioso, coisa fina. ***** )

bom, o que noto é o travao da frente muito mole e esponjoso...
nao sei se terei o disco vidrado¿...

com a manete bem acionada noto que a mota afucinha mas depois vai... vai... vai... paeece que nao trava bem... tenho de fazer mm muita força para sentir o travao... senao parece esponja, ou que o disco esta molhado... fnx
nao transmite muita segurança e tenho sempre de ajudar com o de traz para sentir a travagem...

...os discos nao tem gordura nenhuma.

...o travao de traz trabalha bem, nao noto nada disto.

o que sera isto¿

sera mm assim, e é uma questao de habito.

xt so andei na minha nunca experimentei outra para notar diferenças.

alguem ja sentiu coisa semelhante¿

cumps
NJ


Tambem nao andei noutra XT mas sim, eu ja na minha! E bem pior, do genero carregar a fundo a manete e a mota continuar a andar como se nada fosse Travão Mole e Esponjoso (XT600E) 572882858 hehehe mas pelos vistos (alem de precisar disco novo) tenho um problema na bomba (borrachas ou assim) que espero ser resolvido nao tarda nada.

No teu caso pode ser a mesma coisa que eu, borrachas velhas na bomba, ou a mangueira dilatada... Como 'e habitual, o amigo Edgar 'e que te pode dar ajudinha mais detalhada e melhor :)

ABr
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Travão Mole e Esponjoso (XT600E)   Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Icon_minitimeTer Nov 02, 2010 1:59 pm

Boas

Eu também achava que travava mal, mas pensando bem, a suspensão mole e os duzentos e tal quilos ou mais (mota mais condutor) penso que têm influencia.

Não tou a dizer que não possas ter algum problema no sistema de travagem. Mas se estas a comparar com outra mota diferente, mais leve, suspensão mais dura, melhor sistema de travagem, etc,até pode ser normal.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
m84xt
Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Star310



Moto : XT600E - 1997

Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Travão Mole e Esponjoso (XT600E)   Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Icon_minitimeTer Nov 02, 2010 2:05 pm

javleitao escreveu:
Boas

Eu também achava que travava mal, mas pensando bem, a suspensão mole e os duzentos e tal quilos ou mais (mota mais condutor) penso que têm influencia.

Não tou a dizer que não possas ter algum problema no sistema de travagem. Mas se estas a comparar com outra mota diferente, mais leve, suspensão mais dura, melhor sistema de travagem, etc,até pode ser normal.

Cumps

Também tens razão, e no caso do NJ talvez seja assim. A XT não é conhecida pelos seus travões maravilha! Infelizmente no meu caso, aquilo esta bem lixado :( se não andar com ela um dia, já não tenho pressão nenhuma na manete. Tenho constantemente que dar 'bombadas' para ganhar alguma pressão semi decente ou deixar durante a noite a manete pressionada a fundo com umas braçadeiras para tirar qualquer ar que esteja na bomba...
Ir para o topo Ir para baixo
Clube.XT
Admin
Admin
Clube.XT


Moto : XT 660 Z de 2009

Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Travão Mole e Esponjoso (XT600E)   Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Icon_minitimeTer Nov 02, 2010 5:54 pm

Olá NJ

Eu usei as ferramentas da moderação para separar o teu Post do Post do m84xt.

Podíamos ter deixado tudo como estava, que não era problema.
Espero que concordem com a alteração.

V 8)
Ir para o topo Ir para baixo
http://clubextportugal.com
Edgar
Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Travão Mole e Esponjoso (XT600E)   Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Icon_minitimeTer Nov 02, 2010 6:26 pm

Boas

Eu só tive um episódio de falta de pressão no travão da frente (na minha 1ª XT)

Umas vezes travava bem ou normal...
mas por 2 ou 3 ocasiões fiquei sem travão da frente...
Qualquer coisa deste tipo: vou travar e a simplesmente não trava nada... o travão fica tal e qual a manete da embraiagem...

Era como jogar a roleta russa com os travões...

Simplesmente tinha o nível dos travões muito baixo... Perigosamente baixo...
não tinha fugas nem nado de errado... apenas tinha o disco muito gasto e as pastilhas no fim da vida...
para agravar a situação, quem tinha trocado o óleo dos travões da ultima vez... tinha deixado o nível muito baixo... Travão Mole e Esponjoso (XT600E) 141344
Enquanto tive pastilhas... não se notou o nível baixo... mas quando as pastilhas se gastaram, o óleo do deposito teve que compensar a posição dos êmbolos da pinça, e ficou a faltar óleo para a bomba da manete.

Bastava por pastilhas novas para reparar este problema...
mas para evitar que volta-se a acontecer (quando as pastilhas se gastassem novamente),
repus um pouco de óleo DOT4 no deposito...


Para tirar o ar dentro do tubo de travão ou pinças,
podemos usar o parafuso da purga em baixo (mas tem uma técnica, ou procedimento)

Se for pouco ar... do tipo pequenas bolhas sai sem necessitar de qualquer interversão... 2 ou 3 dias e fica a 101%
mas estou a falar daquelas bolhas de ar que se formam quando despejamos o óleo para o deposito,
e são minúsculas, mas vão acabar por se juntar numa ou em maiores e acabam por subir pelo tubo até ao deposito sozinhas...

Também há um fole no deposito para não deixar o ar chegar a bomba... tipo uma bexiga de ar... deve estar sempre em bom estado... e também existe um furo de lado no deposito para alimentar com ar esse fole, e esse furo deve estar sempre desentupido Travão Mole e Esponjoso (XT600E) 964551


Mas cuidado que eu não sou Mecânico de motas...
sou é bué da curioso e desenrascado com a XT Travão Mole e Esponjoso (XT600E) 796959

ABR Travão Mole e Esponjoso (XT600E) 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Marco F.
Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Travão Mole e Esponjoso (XT600E)   Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Icon_minitimeTer Nov 02, 2010 7:15 pm

A meu ver era coisa para se ver no proximo arregaça as mangas nao concordam , seguindo os nossos costumes sera no proximo sabado dia 6 de novembro (a ser confirmado pelo amigo Edgar) . Ja mudei tanto as pastilhas e oleo da ST e da Tengai nestes eventos e tudo o que o Edgar menciona foi verificado e acredita que sai da la com a mota a 200% , no caso da Tengai entao nem te digo nada , saiu a 1000% e as pastilhas ainda nem tinham acamado .
No meu caso (isto passou-se com a Tengai) as pastilhas de qualidade duvidosa estavam vidradas e o oleo dos travoes alem de ja terem muita humidade estava igualmente perigosamente baixo , isto depois de ter estado em duas oficinas , uma da suzuki e outra na casa mae , kawasaki , por isso começei a seguir o exemplo do Edgar e sou eu que faço a manutençao das minhas meninas Travão Mole e Esponjoso (XT600E) 296550 )

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Travão Mole e Esponjoso (XT600E)   Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Icon_minitimeTer Nov 02, 2010 7:22 pm

Edgar escreveu:
Mas cuidado que eu não sou Mecânico de motas...
sou é bué da curioso e desenrascado com a XT Travão Mole e Esponjoso (XT600E) 796959

E assim se formam bons mecânicos Travão Mole e Esponjoso (XT600E) 964551
Ir para o topo Ir para baixo
rv45
Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Star310
rv45



Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Travão Mole e Esponjoso (XT600E)   Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Icon_minitimeTer Nov 02, 2010 11:14 pm


Isso ja aconteceu na minha Té. No meu caso era ar no sistema, fiz a sangria e ficou um mimo. Fiquei com ar, pois substitui todo o óleo. Já no carro exactamente o mesmo. Em ambos os casos, travão muito esponjoso e pouco ou nada travava. Como já foi dito pode haver muitas causas para tal acontecer, mas comigo foi só mesmo ar que tinha.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
luis xt350
Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Star310




Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Travão Mole e Esponjoso (XT600E)   Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 10:46 am

na minha 350 sentia exactamente o mesmo, o travao era esponjoso e sem potencia.

tinha oleo, pastilhas OK, disco quase novo, sistema sem fugas.

decidi pôr malha de aço e....ficou do dia para a noite, agora tenho de ter cuidado na terra porque ficou bruto demais, ao minimo toque quase bloqueia, mas no asfalto está perfeito!

custou-me 40€ e dou por bem empregue o $$
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Travão Mole e Esponjoso (XT600E)   Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 10:48 am

luis xt350 escreveu:
na minha 350 sentia exactamente o mesmo, o travao era esponjoso e sem potencia.

tinha oleo, pastilhas OK, disco quase novo, sistema sem fugas.

decidi pôr malha de aço e....ficou do dia para a noite, agora tenho de ter cuidado na terra porque ficou bruto demais, ao minimo toque quase bloqueia, mas no asfalto está perfeito!

custou-me 40€ e dou por bem empregue o $$
Boas

Já devias ter o tubo de origem do travão na sucata Rolling Eyes

ABR Travão Mole e Esponjoso (XT600E) 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
luis xt350
Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Star310




Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Travão Mole e Esponjoso (XT600E)   Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 11:03 am

tb deves ter razao (como sempre) Travão Mole e Esponjoso (XT600E) 353512

o tubo devia ter a idade da moto...quiça 20 anos...
Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Travão Mole e Esponjoso (XT600E)   Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 8:45 pm

bem entoa ja estava na hora de os trocar ... lol (se for assim tenho de trocar em breve os da ST , mas ela ate tem potencia suficiente , no travao de tras entao ... )
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Travão Mole e Esponjoso (XT600E)   Travão Mole e Esponjoso (XT600E) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Travão Mole e Esponjoso (XT600E)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pinça travão dianteiro XT600E
» Travão de trás da drz 400 E bloqueia...
» XT600E - Travão da frente - Pistons da pinça não mexem.
» Luz travão não acende
» Discos de travão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: