Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Consumo elevado XT 660 R

Ir para baixo 
+3
Fortuna
vitorcosta
lpc007
7 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Alexandre
Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Star310
Alexandre



Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 23, 2010 12:09 am

Não sou muito conhecedor de mecânica, porém podemos tentar ajudar!

Sei que o valor padrão da CO é "0", se está abaixo a moto fica mais econômica porém perde em desempenho. Se está acima, é o contrário.

Ipc007, a verificação da relanti (aqui dizemos "marcha lenta") é muito simples, não haverá nenhum problema. Da mesma forma pode-se verificar e ajustar o CO. Eu pensava ser complicado, mas depois que fiz a primeira vez vi que é bem fácil.

No mesmo fórum tem um Roteiro de Verificação dessas funções ocultas do painel, se quiiserem posso procurar o link.






Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 23, 2010 12:19 am

Fortuna escreveu:
EDGAARRR Consumo elevado XT 660 R - Página 2 571849 :lol!:

Pois isto para mim é só novidades Neutral
Antigamente um gajo mexia e não havia problemas... Agora as coisas por vezes têm memoria e histórico...
Eu sou do tempo de enrolar o cabo Consumo elevado XT 660 R - Página 2 796959


Mas para ver o relanti não vai haver problema nem não pode haver problemas com a garantia...
ou até mesmo dar um cheirinho para mais ou menos, no parafuso da foto...
Alias: quando vou para a serra da estrela no inverno, tenho sempre que aumentar o relanti, porque se não o fizer ela vai a baixo...



Agora mexer no CO é que já pode ser diferente... e eu disso estou a ZERO... Neutral


Consumo elevado XT 660 R - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Alexandre
Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Star310
Alexandre



Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 23, 2010 12:22 am

Mexer no CO também é muito fácil, parecido com o ajuste da relanti, pelo painel.

Mas se existe a dúvida sobre a garantia, melhor não arriscar!! Consumo elevado XT 660 R - Página 2 314851
Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 23, 2010 12:23 am

Só chamei porque parece que encontras sempre os manuais dessas coisas chamadas XT Suspect
Ir para o topo Ir para baixo
lpc007
Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Star310
lpc007



Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 23, 2010 12:33 am

Pois. Vou esperar para ver o que a Yamaha Portugal diz sobre a questão do erro nº15 - Throttle position sensor error. Os próximos 3 depósitos vou anotar os km's feitos e litros consumidos para passar esses valores à yamaha Portugal. Depois vejo o que eles me dizem e vou ao concessionario para resolver esta situação....

Obrigado
LPC
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 23, 2010 12:38 am

Obrigada Alexandre Consumo elevado XT 660 R - Página 2 314851


Fortuna escreveu:
... ...
PS: Não sei se é verdade ou não mas dentro da garantia, QUALQUER tipo de manutenção TEM que ser feito na marca sob pena de perca da garantia. Eu tenho esse hábito durante o período de garantia dos meus veículos mas fica a dica.


Há muitas coisas que são da responsabilidade do condutor, e tem que ser verificadas e feitas semanalmente pelo condutor...
Esticar a corrente, olear a corrente...
nível do óleo do motor e travões...
liquido do radiador...
pastilhas de travão...
filtro de ar...
pressão dos pneus, e estado geral dos mesmos...

são coisas para serem feitas de 500 em 500 ou de 1000 em 1000 kms
ora não podemos ir a oficina todas as semanas :face:

há cerca de 26 itens para verificar de 10 em 10 Mil, e se acontecer algum problema com um item desses ou originado por um desses, e não foi verificado por um técnico autorizado... eles não activam a garantia...

Consumo elevado XT 660 R - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Fortuna
Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 23, 2010 12:46 am

Isso são verificações, não intervenções.

"nº15 - Throttle position sensor error" - Essa mota já tem o YCCT??? As 1as R6 da 3a geração tinham um problema no punho devido ao "pente" acumular sujidade no punho... Mas ACHO que se traduzia doutra formar em situações do tipo, de repente a rotação subia ou descia ou era errática.

Nunca me aconteceu e sinceramente, embora fosse conhecido, não encontrei reports de queixas na altura. E era precisa viver em zonas de pó intenso e a R6 é uma mota de estrada.. mas...
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre
Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Star310
Alexandre



Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 23, 2010 1:06 am

Senhores, o erro #15 Throttle Position Sensor erro, é referente ao ajuste do TPS.

Neste tutorial tem uma explicação de como se faz:

http://xt660.com.br/showthread.php?816-Ajustes-no-TPS-%28Sensor-de-Posi%E7%E3o-do-Acelerador%29&highlight=sensor


Porém, como a moto está na garantia, não convém arriscar mexer. Mas é bom termos conhecimento para argumentar com o mecânico.

Abraços!!
Ir para o topo Ir para baixo
lpc007
Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Star310
lpc007



Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 23, 2010 8:41 am

Viva,
Alexandre, obrigado pela informação. Começo a achar que quando fui à oficina verificar o problema do erro nº15, às tantas configuraram mal os valores. Tenho que ir lá e pedir para eles configurarem tudo como standard. Não vou mexer em nada por causa da garantia, mas assim já sei o que poderá estar a acontecer.

Obrigado
LPC
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 23, 2010 11:12 am


Este post deve ser muito útil para a XT660Z Ténéré de 2008 Consumo elevado XT 660 R - Página 2 546328

OBR Alexandre Consumo elevado XT 660 R - Página 2 314851

ABR Consumo elevado XT 660 R - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
lpc007
Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Star310
lpc007



Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitimeSeg Out 25, 2010 4:57 pm

Caros,
A Yamaha Portugal já me respondeu à questão do erro nº 15. Seguem os emails trocados:

___________________//_________________________
YAMAHA
Bom dia Sr. Luis Cabral,

De facto como menciona o erro mostrado no display da sua moto corresponde ao TPS.
O TPS é um sensor que indica ao ECU (vulga "centralina") o quanto a borboleta de admissão está aberta.
Se esse sensor estiver mal afinado/defeituoso, irá causar mau funcionamento do motor, por excesso ou falta de gasolina (emntre outros factores)

Assim poderá, digo "poderá" (!) haver uma explicação para o consumo algo anormal que a sua moto aparenta ter.
Certifique-se junto do Concessionário indicado no meu email anterior que o TPS está dentro da gama de valores especificados pela fábrica. Se não estiver, pode ser um simples ajuste da posição do TPS ou a sua substituição.

Depois leve a cabo a referida medida de consumo.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Tiago Fernandes
Service Manager
YAMAHA MOTOR PORTUGAL S.A.

_________________________________________//__________________________________-

LPC

Bom dia Caro Tiago Fernandes,
Quais são os valores especificados pela fábrica relativamente ao TPS? O concessionário sabe essa informação?

Se porventura for necessário a substituição do mesmo, não há custos para mim correcto?

Obrigado pela atenção,

________________________________________//___________________________________


YAMAHA

Ex. mo Sr. Luis Cabral,

Correcto para ambas as questões.
O concessionário sabe, e se for caso de substituição em garantia, será feitos sem quaisquer custos para si.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Tiago Fernandes
Service Manager
YAMAHA MOTOR PORTUGAL S.A.

__________________///_____________________________


Amanhã vou de manhã ao concessionário verificar a situação.

Assim que tiver mais novidades informo!

LPC
Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitimeSeg Out 25, 2010 5:05 pm

Acho que este assunto, não só importante para saber com resolver um problema como mostra que a Yamaha Portugal não descura os problemas dos seguidores da marca.

Mantém-nos informados.
Ir para o topo Ir para baixo
lpc007
Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Star310
lpc007



Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitimeQua Out 27, 2010 9:58 am

Caros,
Acabei de deixar a mota na oficina para verificação/calibração e/ou substituição do TPS. Vou buscá-la ao final do dia para perceber se de facto havia alguma problema de afinação ou da propria peça. Depois informo.

Se já tiver tudo ok, a ideia é fazer 3 depositos registando a média para enviar para a yamaha.

Cumps
LPC
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitimeQua Out 27, 2010 4:35 pm



Consumo elevado XT 660 R - Página 2 449138
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
lpc007
Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Star310
lpc007



Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitimeQua Out 27, 2010 7:08 pm

Caros,
Fui buscar a mota agora. A indicação do concessionário é que os valores estavam todos dentro do normal. Fizeram um self check e estava tudo ok... No entanto disseram-me que alteraram um valor mas que estava tudo normal e que a mota é normal consumir esses niveis de gasolina... Consumo elevado XT 660 R - Página 2 1520770646

Não fiquei muito convencido mas é o que tenho por cá.... :pale:

Será que o Rummi saberá indicar a moto dele no inicio quantos km's fazia antes de acender a reserva?

O passo seguinte é então verificar o consumo dela ao longo de 3 depósitos e enviar essa info à yamaha.

Vamos a ver o que dá.

À medida que for fazendo os depositos deixo aqui a média.

Cumps
LPC
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Consumo elevado XT 660 R
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Consumo da XTZ 750
» Consumo na XTZ 750 - Super Ténéré
» Consumo excessivo de Oleo !!
» consumo da minha xt
» Consumo de oleo excessivo devido á má filtragem de pó pelo filtro de ar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: