Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Consumo elevado XT 660 R

Ir para baixo 
+3
Fortuna
vitorcosta
lpc007
7 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
lpc007
Consumo elevado XT 660 R Star310
lpc007



Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitimeSex Out 22, 2010 3:30 pm

Viva,
Tenho uma XT 660 R com 4 meses e 1260Km. Faço uma condução tranquila sem grandes velocidades, aliás, como vivo em São Miguel Açores, faço pouca via rápida por isso nunca ando muito tempo a mais de 120Km/h.
Tipicamente quando faço 125 Km aparece a luz de reserva. Isto aconteceu com todos os depositos que já fiz até ao momento.
Hoje por exemplo a mota estava com 126Km e acendeu a luz. Fui colocar gasolina e meti 9,08 Litros. O que perfaz uma média de 7,138 litros aos 100Km. Parece-me muito alto. Ah, a luz acende quando faltam 6 litros e seria suposto acender quando faltariam 5.
Enviei email à yamaha Portugal que me indicou que tipicamente o deposito devia dar, em andamento misto, para 160Km até aparecer a luz. Assumindo que são 10 litros para os 160Km dá uma média de 6,25 l/100Km. Disseram-me para ir ao concessionário para verificar fugas de combustivel ou mossas no deposito.

Fui ao concessionário que me vendeu a mota e disseram-me que está tudo ok.... mal olharam para a mota. Disseram que o consumo é normal e que depois da acamação o consumo deverá reduzir um pouco.

Será que tenho o relanti acima das 1500rpm e por isso consome mais? Não consigo ver as rpm por isso nao sei. Li num forum brasileiro que há umas configs ao nivel do computador de bordo que permitem mais potencia mas consome mais, será que a minha está assim?

Venho perguntar a vossa opinião e sugestões para o que devo fazer.

Abraço e obrigado!
LPC
Ir para o topo Ir para baixo
vitorcosta
Consumo elevado XT 660 R Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitimeSex Out 22, 2010 4:32 pm

...é estranho mas ás vezes acontece coisas do genero em motas novas...e realmente depois da 1ª revisao tudo normaliza. Mas a 1ª revisão ( de apertos e afinações) costuma ser aos 1000Km´s. e depois é que entra no sistema rotineiro de 6 em 6 mil ou mediante indicação de periodicidade de fabrica.

Eu há muitos anos que não compro motas novas pelo que penso que ainda seja assim. O pessoal que comprou motas recentemente que se pronuncie.

Não te esqueças que mesmo que seja algo mal com a mota tens uma garantia de 2 anos...ou seja tens dois anos para verificar se realmente há problema ou é uma coisa normal.
Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
Consumo elevado XT 660 R Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitimeSex Out 22, 2010 5:02 pm

relanti às 1500???? porra. tenho 200% de certeza que isso não é normal. Todas as Yamahas que conheço o relanti anda entre as 900-1100rpm

Só por curiosidade, essa mota ainda tem aquela cena do ar ou já é automagico?

EDGAARRRR :lol!:

Ir para o topo Ir para baixo
lpc007
Consumo elevado XT 660 R Star310
lpc007



Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitimeSex Out 22, 2010 5:10 pm

Viva,
no Manual do proprietário é que indica o relanti entre as 1400 e 1500 rpm. Eu não faço ideia a que rpm é que a minha está.

Envio foto do manual.

Obrigado
LPC
Consumo elevado XT 660 R Relantimanual
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Consumo elevado XT 660 R Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitimeSex Out 22, 2010 6:04 pm

Boas

Fortuna:
1400 rpm é normal para uma Monocilindrica...
a XT600E é as 1200 rpm 1400 rpm e quando tem o motor quente baixa para as 1100 rpm

A melhor forma de verificar o ralenti Consumo elevado XT 660 R 546328
sem a utilização de aparelhos e visto que ela não tem RPM...
é com outra mota igual (modelo) lado a lado, e pela frequência do barulho vê-se bem... mas tem que estar as duas a mesma temperatura (no motor)... a temperatura influencia o ralenti...


Ter o ralenti alto (na minha opinião) aumenta o consumo, mas nada por ai além...

A XT a ralenti gasta +/- 3 L por cada hora... e em andamento já gasta quase 5 ou mais por cada hora...
(desde que não passes metade do tempo, ou quase metade do tempo, parado em semáforos e parado por outras razões)

Uma mota dum carteiro que para muitas vezes e fica a ralenti enquanto ele distribui as cartas... temos que juntar o consumo do numero de Kms, mais uns 2 Litros por cada hora a ralenti...
Ou seja: 2 horas de trabalho...
1 hora a andar e fazia 100kms ( Dava 5Litros)
e outra hora a ralenti (2 Litros)...
tudo somado dava 7 Litros
Mas não deve ser o caso.........



O que pode aumentar em muito os consumos é rotações altas em mudanças baixas... e o para arranca das cidades...

Eu se andar a 120km/h faço uns 6,5L na minha XT600E (carburadores)
se andar a 100Km/h baixa para 5 L
Acima dos 130km/h passa dos 7L

mas numa condução normal fica-se pelos 5,5L


Para uma XT660R parece-me muito ( 7 Litros)

A XT660Z Ténéré acho que tem consumos a baixo dos 5 L Consumo elevado XT 660 R 546328

Consumo elevado XT 660 R 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Marco F.
Consumo elevado XT 660 R Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitimeSex Out 22, 2010 6:38 pm

Nem eu com a ST gasto tanto , tem de existir ai outro factor que esteja a influenciar o resultado final . Lembra-te que podes tambem estar a sofrer com erro de dados , pode existir algum erro no velocimetro e estar a marcar menos por exemplo (facil de confirmar com um GPS ou entao sabendo as distancias exactas entre povoaçoes ou entao a sinalizaçao das estradas) , ou entao algum problema a nivel mecanico , seja de funcionamento do motor ou dos perifericos .
Se fosse a ti insistia com a Yamaha e exigia um checkup aprofundado a centralina e restantes componemtes de captaçao de dados ( sensores de gases , massas de ar , etc ... ) , olhar para a mota e dizer que esta boa nao chega , tanto que se a mota te esta a gastar tanto algo esta errado .
Em ultimo caso pode ser o tipo da gasolineira , anda-te a enganar com a gota que tas a usar Consumo elevado XT 660 R 796959

Cumps e boa sorte na resoluçao do problema Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
lpc007
Consumo elevado XT 660 R Star310
lpc007



Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitimeSex Out 22, 2010 7:03 pm

Boas,
Envio os emails que troquei com a Yamaha Portugal:

LPC:

Boa tarde,
O meu nome é Luis Cabral e sou proprietário de uma yamaha XT660R que tem neste momento 4 meses e 1200Km.

Faço uma condução normal sem grandes exageros, sendo que durante a semana, faço uma condução mais citadina. Como vivo em São Miguel - Açores mesmo a condução citadina é fluida.

Tipicamente aos 125Kms acende-se a luz da reserva. Tinha ficado com a noção que a mota tinha um consumo mais baixo. É normal esses valores?

Será que tenho a mota com o relanti muito elevado e por isso consome mais gasolina?

Agradeço desde já a atenção que possam dispensar.

YAMAHA PORTUGAL_______________________//________________________________________
Ex.mo Senhor,

Agradecemos o seu contacto e preferência.

O consumo é um factor altamente variável. Depende em grande parte do tipo de condução e utilização exercida.
Apesar de não haverem dados divulgados oficiais da Yamaha, podemos informar que essa quilometragem parece ser reduzida.
Nas nossas fazíamos cerca de 160km com um depósito cheio até acender a luz de reserva, em utilização mista com auto estrada.

Esse modelo, tem um ralenti mais elevado do que outros monocilindricos, para mitigar a eventual quebra do mootr que o leva a parar.

Recomendamos que se dirija ao Concessionário da sua zona para verificar se existe alguma fuga no sistema de combustível, ou dano no depósito (amolgado).
Consulte o Manual do Proprietário para verificar quantidades e procedimentos para atestar a sua moto.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Tiago Fernandes
Service Manager
YAMAHA MOTOR PORTUGAL S.A.

LPC ___________________//______________________________________

Boa tarde,
Agradeço desde já a rapidez da sua resposta. A mota tem mapas de injecção?

É suposto um concessionário oficial saber verificar se a mota está com o mapa correcto e que nao prejudique o consumo?


Fui ao meu concessionário que me indicou que os 125km que faço até acender a luz de reserva é normal...

Julgo que vou ter que ir lá novamente e indicar que só saio de lá depois de verificarem realmente o que se passa com a mota, porque a opinião de toda a gente que falei é que o consumo que a minha mota esta a fazer é excessivo...

Gostava de ouvir a sua opinião e saber se posso indicar ao concessionário que foi a yamaha Portugal que recomendou que eles verificassem o que poderá estar a causar o consumo elevado. O meu receio é que o concessionário nao tenha know-how para o fazer.

Aguardo o seu feedback,

Mais uma vez agradeço a rapidez com que me respondeu.


[center]

YAMAHA PORTUGAL ____________________________//____________________________

Ex.mo Senhor,

A moto tem de facto um mapa para o ECU saber o quê e quando injectar. Esse mapa não é editável e a moto não tem mapas alternativos seleccionáveis como a YZF-R1 2010 e a XT1200Z 2010.

Em primeiro lugar queira fazer a média manualmente.
1) ateste ao nível máximo
2) coloque o parcial a zeros, e utilize a moto normalmente
3) após acender a reserva, ateste ao nível máximo novamente e NESSE momento
3a) veja a quilometragem do parcial
3b) anote os litros que colocou

Faça a média com base no quilómetros que fez e os litros que colocou em 3).

Média [l/km] = 100 * qtdade litros(3b) / km percorridos (3a)

Repita este processo 2 ou 3 vezes, e depois comunique-nos esse resultado.

(Informo-lhe que durante a semana seguinte, eu não estarei na empresa, mas poderá contactar o meu colega Nuno Carimo (em CC))

O Concessionário na sua zona será a firma Horácio da silva Garcia, na Rua Praia da Vitória em Ponta Delgada.
Claro que poderá mencionar que nos contactou o que recomendámos, mas queira informar a mádia antes.

Com os melhores cumprimentos,

Tiago Fernandes
Service Manager
YAMAHA MOTOR PORTUGAL S.A.

__________________________________//_____________________________________________


Conclusão:
Vou preparar um ficheiro com as médias e numero de km dos proximos 3 depósitos. Vou enviar para a Yamaha Portugal e verificar o que eles dizem para depois agir de acordo.

Obrigado pela vossa ajuda! De facto o consumo está elevado e eles têm que me resolver a situação.
Abraço
LPC


Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Consumo elevado XT 660 R Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitimeSex Out 22, 2010 7:11 pm

Boas

Encontrei isto:

Citação :
Nossa viagem começou ... .... .... ... ... a 120 km. ..., a XT rodou com garupa pela Rodovia dos Bandeirantes
e pilotada pelo Leandro.
O apetite por asfalto e o peso extra do garupa teve um preço alto para a XT ao fazer a pior média de consumo: 13,35 km/litro. ... ...

Podem ver AQUI Consumo elevado XT 660 R 37087


Se fizeste 126 com 9,1L é igual a 13,85 Km/Litro

Está dentro e abaixo da media daquele teste da MOTO ON LINE Neutral


Mas é um consumo altíssimo... mas também é possível de acontecer a 120Km/h Consumo elevado XT 660 R 130953
Ou talvez com rotações perto de 5000RPM em 3ª ou 4ª (máximo é 6000RPM e uns pozinhos)...

ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Fortuna
Consumo elevado XT 660 R Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitimeSex Out 22, 2010 7:46 pm

Por acaso não andas sempre a esticar as mudanças, não?
Ir para o topo Ir para baixo
lpc007
Consumo elevado XT 660 R Star310
lpc007



Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitimeSex Out 22, 2010 8:11 pm

Viva, não costumo esticar muito as mudanças. Lá de vez em quando puxo mais pela 3ª mas estamos a falar de esticar tipo 2 ou 3 segundos... Aproveito para adicionar mais uma informação que vou também passar à yamaha. Tinha a mota à cerca de uns 45 dias (meio de Agosto de 2010) e quando ia a uns 110Km/h sentia-se a mota a "tipo" desligar, parecia que morria, e de repente já ficava tudo bem. Uma das vezes isso aconteceu-me a uns 50Km/h em curva e a mota até foi abaixo e tudo sendo que quase fui ao chão. Depois disso apareceu no mostrador a indicação de erro nº15. Pesquisei na net o erro diz respeito a"Error Number 15 : Throttle position sensor error - DIAG mode 01", em brasileiro "15 Erro no sensor de posicionamento de aceleração. (Throtlle position)".
Ficou sempre com o icone de problema no motor a laranja no mostrador. Isto aconteceu num Domingo. Fui logo na 2ªfeira ao concessionário. Verificou qual a peça que provocou o problema. Desligou-a e volta a conecta-la novamente, fez reset aos erros e disse-me para ver se voltava a fazer esse problema, o que até ao momento nao aconteceu.
No entanto será que esse sensor de posicionamento de acelaração estará com algum problema que possa provocar este aumento de consumo?

Vou perguntar à yamaha Portugal se será melhor o concessionario mudar a peça por uma nova.

Abraço
LPC
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre
Consumo elevado XT 660 R Star310
Alexandre



Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitimeSex Out 22, 2010 10:10 pm

Boas!!

Este consumo realmente está muito alto. No uso urbano com trânsito pesado, minha 660R faz em torno de 17 e na estrada com alguma carga e garupa, em torno de 20 km/l.

Para verificar como está a regulagem da sua marcha lenta, a 660R possui um conta-giros no painel, porém ele fica oculto. Podes verificar como fazer a leitura e o ajuste das RPM no tutorial abaixo:

http://xt660.com.br/showthread.php?1144-Como-ajustar-as-RPM-da-marcha-lenta-na-XT660

Se puder ajudar de alguma forma, vamos falando!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Consumo elevado XT 660 R Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitimeSex Out 22, 2010 11:51 pm

Alexandre escreveu:
Boas!!

Este consumo realmente está muito alto. No uso urbano com trânsito pesado, minha 660R faz em torno de 17 e na estrada com alguma carga e garupa, em torno de 20 km/l.

Para verificar como está a regulagem da sua marcha lenta, a 660R possui um conta-giros no painel, porém ele fica oculto. Podes verificar como fazer a leitura e o ajuste das RPM no tutorial abaixo:

http://xt660.com.br/showthread.php?1144-Como-ajustar-as-RPM-da-marcha-lenta-na-XT660

Se puder ajudar de alguma forma, vamos falando!

Abraço

Isto tira já as duvidas como sobre o relanti Consumo elevado XT 660 R 12626 Consumo elevado XT 660 R 12626 Consumo elevado XT 660 R 12626


Aqui neste manual de serviço também da para ver essa operação na pag: 3:16
(eu não consigo transformar a pagina em imagem Neutral )
http://rapidshare.com/files/418142520/XT660_R_X_2004.pdf

E explicam esse processo de ver o relanti
mas dizem que é possível ajustar o CO (gases do escape) Consumo elevado XT 660 R 680704

Quando activamos o RPM... e depois liga-mos o motor...

se carregarmos no botão de RESET, baixamos o valor do CO
e se carregarmos no SELECT, aumentamos o valor do CO
e para memorizar basta desligar a chave...




Alexandre: sabes se o valor do CO estiver errado... se pode alterar os consumos Consumo elevado XT 660 R 680704



ABR Consumo elevado XT 660 R 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Fortuna
Consumo elevado XT 660 R Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitimeSex Out 22, 2010 11:55 pm

Nas Yamaha mais recentes O CO pode ser alterado. Desde 2005 se bem me lembro... Entra-se no modo dIAG, passa-se para o CO mas tem truque nas R6, FZ1 e agora nesta.

Tá explicado nos manuais de serviço mas nunca decorei. Uma coisa é certa, mexer nisso sem na realidade medir o CO não sei se é boa ideia...
Ir para o topo Ir para baixo
lpc007
Consumo elevado XT 660 R Star310
lpc007



Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitimeSáb Out 23, 2010 12:00 am

Pois...
Confesso que tenho algum receio de mexer nessa componente sob pena de depois o concessionário indicar que à custa disso já não dá garantia.

Alguém sabe se a questão daquele erro nº15 poderá ter algo a ver?

Cumps
LPC
Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
Consumo elevado XT 660 R Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitimeSáb Out 23, 2010 12:05 am

So vendo a tabela de erros de diagnostico no manual de serviço...

EDGAARRR Consumo elevado XT 660 R 571849 :lol!:

PS: Não sei se é verdade ou não mas dentro da garantia, QUALQUER tipo de manutenção TEM que ser feito na marca sob pena de perca da garantia. Eu tenho esse hábito durante o período de garantia dos meus veículos mas fica a dica.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Consumo elevado XT 660 R Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo elevado XT 660 R   Consumo elevado XT 660 R Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Consumo elevado XT 660 R
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Consumo da XTZ 750
» Consumo na XTZ 750 - Super Ténéré
» Consumo excessivo de Oleo !!
» consumo da minha xt
» Consumo de oleo excessivo devido á má filtragem de pó pelo filtro de ar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: