Assunto: Re: Motor a Trabalhar na Agua... !?!? Ter Dez 29, 2015 11:54 pm
Edgar escreveu:
ACordeiro escreveu:
... Não dá para colocares aí uma foto disso montado? ...
Fica assim... Um pouco abaixo da altura da cuba ou seja permite a mota andar até tapar o disco de travão da frente
de qualquer das formas, o tubo está identificado e pode ser fixo junto ao quadro por cima da peseira e depois de posto nesse local dá para andar quase com a roda da frente submersa e fica a respirar acima do nível dos bornos da bateria. Também tem uma pequena borracha que desloca-se caso queira para tapar o furo de 2mm
Obrigado mestre!
É isso mesmo sempre a melhorar o que já é bom. Tenho que fazer isso, apesar de andar pouco de moto. Tão pouco que agora mesmo estive formatar uma bateria. E onde foi buscar informação? Pois claro onde havia de ser! http://vadiodaxt.blogspot.pt/2013/11/formatar-trocar-bateria.html
Já agora, sem querer estragar o tópico, depois de andar à procura na net e lojas de motos, encontrei uma Yuasa na norauto mais barata 5€ que no site mais barato. E ainda descontei um cheque prenda de 10€.
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Motor a Trabalhar na Agua... !?!? Qua Dez 30, 2015 2:12 pm
webmonstro escreveu:
Podias simplesmente deixar o tubo aberto a essa altura
Sim... sim... pensei nisso
andei a tentar perceber para que serve este tubo e não consegui ainda descobrir
e se ele também for um dreno de gasolina (além de ar) iria pingar para o motor quente
IMPORTANTE IMPORTANTE é que a "treta" do tubo está identificado, ou a causa de tantos desgostos aquáticos
OBR
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Motor a Trabalhar na Agua... !?!? Qua Dez 30, 2015 2:16 pm
@ACordeiro
OBRIGADO
Eu não me preocupava muito com isso se andasse muito raramente na agua pois podemos simplesmente desviar o tubo como o @Webmonstro fez naquela video
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Motor a Trabalhar na Agua... !?!? Qua Jan 13, 2016 1:28 am
Fiz um resumo do: do problema, dos testes, da conversa, e da solução...
com umas fotos novas... nasceu um tutorial sobre esta situação: http://vadiodaxt.blogspot.pt/2016/01/motor-versos-agua.html
Obrigado ao Joel que levantou o véu à solução ao Webmonstro e Malta em geral do CXTP é claro
Duncan
Moto : XT 350 e FZ6s
Assunto: Re: Motor a Trabalhar na Agua... !?!? Qua Jan 13, 2016 3:35 pm
Já podes atravessar uns ribeiros mais descansado!
Moutinho
Moto : BWS
Assunto: Re: Motor a Trabalhar na Agua... !?!? Qua Jan 13, 2016 4:41 pm
Edgar escreveu:
Fiz um resumo do: do problema, dos testes, da conversa, e da solução...
com umas fotos novas... nasceu um tutorial sobre esta situação: http://vadiodaxt.blogspot.pt/2016/01/motor-versos-agua.html
Obrigado ao Joel que levantou o véu à solução ao Webmonstro e Malta em geral do CXTP é claro
Muito, muito, mas muito bom!!
Vou ponderar copiar
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Motor a Trabalhar na Agua... !?!? Qua Jan 13, 2016 5:07 pm
Já agora para complementar a informação, a razão de ter 3 tubos : os dois de cima são respiros e tem dois porque se a mota caír para um dos lados a gasolina vai sair por lá e não enche o motor, logo tem de ter um de cada lado pois obviamente a mota pode caír para a esq ou dtr
O terceiro é alem de respiro o "tubo ladrão" se a agulha da boia encravar sai por lá 1º
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Motor a Trabalhar na Agua... !?!? Qua Jan 13, 2016 7:00 pm
webmonstro escreveu:
Já agora para complementar a informação, a razão de ter 3 tubos : os dois de cima são respiros e tem dois porque se a mota caír para um dos lados a gasolina vai sair por lá e não enche o motor, logo tem de ter um de cada lado pois obviamente a mota pode caír para a esq ou dtr
O terceiro é alem de respiro o "tubo ladrão" se a agulha da boia encravar sai por lá 1º
Pois... mas tenho algumas dificuldades em perceber para que servem na realidade o numero 5 e o nº 2 eu conheço bem mas os outros dois eu não sei
então fiz isto:
Existem 3 tubos (3) (4) (5) e ambos saem do carburador primário,
o tubo (2) tem um filtro (1) e vem do carburador secundário (ver foto)
(5) Purga da Cuba tem a função de drenar a gasolina se algum problema ocorrer e é comum sempre que a mota cai, esse tubo fazer uma poça de gasolina... e é importante que assim seja, e que esse tubo esteja sempre sem obstrução.
o (4) é o que foi identificado como o tubo que faz parar o motor na agua. (é o tubo que sai entre os dois carburadores)
Resumindo e concluindo: o tubo que nos interessa é o que sai entre os dois carburadores (4)
Moutinho
Moto : BWS
Assunto: Re: Motor a Trabalhar na Agua... !?!? Qua Jan 13, 2016 7:44 pm
Estás com dúvidas no tubo n5, como assim?
Então mas esse tubo não é apenas o dreno da cuba do carburador? Eu iso-o como tal, para tirar gasolina velha do carburador, para ter acerteza que tenho gasolina na cuba. Ou o 5 está a referenciar outra coisa qualquer???
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Motor a Trabalhar na Agua... !?!? Qua Jan 13, 2016 8:14 pm
O tubo 5 tem dois canais internos, um é a purga da Cuba, controlado pelo parafuso que o Moutinho refere, o outro canal é um tubo interno que em caso de encravamento da bóia, serve para evitar que o motor enche de gasolina
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Motor a Trabalhar na Agua... !?!? Qui Jan 14, 2016 12:02 am
Moutinho escreveu:
Estás com dúvidas no tubo n5, como assim?
Então mas esse tubo não é apenas o dreno da cuba do carburador? Eu iso-o como tal, para tirar gasolina velha do carburador, para ter acerteza que tenho gasolina na cuba. Ou o 5 está a referenciar outra coisa qualquer???
webmonstro escreveu:
O tubo 5 tem dois canais internos, um é a purga da Cuba, controlado pelo parafuso que o Moutinho refere, o outro canal é um tubo interno que em caso de encravamento da bóia, serve para evitar que o motor enche de gasolina
Segundo sei o nº5 é a purga da cuba que deita gasolina em caso de queda, ou de a bóia não fechar a válvula da cuba ou seja o tubo nº5 sai deste tubo metalico da cuba e depois existe um parafuso com acesso por fora para vazar a cuba ou para ajustar a bóia que segundo parece tem dupla função como o Web disse...
Acho que estamos todos a dizer a mesma coisa com palavras parecidas
depois existe aquele furinho que alimenta o outro carburador
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Motor a Trabalhar na Agua... !?!? Qui Jan 14, 2016 11:31 am
Agora é testar a ver se não volta acontecer...
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Motor a Trabalhar na Agua... !?!? Qui Jan 14, 2016 5:50 pm
Já não volta a acontecer (teoricamente não volta eheheh )