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| | Transmissão Super Ténéré 750 | |
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Autor | Mensagem |
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samurai19
Moto : XT600E XER
| Assunto: Re: Transmissão Super Ténéré 750 Ter Abr 15, 2014 3:05 pm | |
| - Jorge escreveu:
- Não te sei explicar porque, mas quem sabe diz que não se deve alterar o pinhão e só se deve fazer alterações na cremalheira.
Olha que depende, percebo que seja mais arriscado caso haja algum problema o lado do pinhão, talvez por isso quem te disse seja dessa opinião. Mas tb já "ouvi" aqui quem sabe (aka Webmonstro) a aconselhar o contrário, talvez por ser mais simples e na maioria dos casos não ser necessário alterar a corrente. - Edgar escreveu:
- Mas sabes o que eu penso desta coisa de aumentar dentes e arrancar dentes
É verdade que ninguém gosta de ir ao dentista. Mas se for na Mota, não acho que seja grave andar a mexer na relação de transmissão, na pior das hipóteses perdes tempo e sujas as mãos e a mota fica quase igual
Última edição por samurai19 em Ter Abr 15, 2014 3:20 pm, editado 1 vez(es) | |
| | | danfmc
Moto : XTZ 750
| | | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Transmissão Super Ténéré 750 Ter Abr 15, 2014 5:19 pm | |
| Boas; Danfmc, mas afinal o que é que pretendes?? A Super Ténéré 750, com a relação de transmissão de origem, a 120 deve ir à volta das 4500 - 5000 rpm. | |
| | | danfmc
Moto : XTZ 750
| Assunto: Re: Transmissão Super Ténéré 750 Ter Abr 15, 2014 7:01 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Danfmc, mas afinal o que é que pretendes??
A Super Ténéré 750, com a relação de transmissão de origem, a 120 deve ir à volta das 4500 - 5000 rpm. A Super Ténéré 750 a 120 vai a 5000rpm, realmente, e o que eu pretendo é que ela vá a 120 a menos ou a 4500rpm. A ideia é baixar a rotação para esta velocidade, para baixar os consumos quando vou em passeio. Será que a ideia está errada e só vou fazer ? | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Transmissão Super Ténéré 750 Ter Abr 15, 2014 7:46 pm | |
| Boas; Baixar os consumos... Ao alongares a relação de transmissão, rodas à mesma velocidade a rotações mais baixas, teoricamente tens consumos mais baixos; mas tudo depende da utilização que queiras dar à moto. Por exemplo, se rodas em estradas sinuosas, uma relação de transmissão mais curta pode também melhorar-te o consumo porque tens mais motor à saída das curvas, exploras melhor a caixa e rodas mais próximo da zona de binário máximo. Se for para rodar em zonas planas a ritmo tranquilo, alongar é efectivamente a melhor solução. E já agora, estás a fazer que consumos e a que ritmos? Queres baixar o consumo até quanto? Para a TDM 850 sei que há várias opções, mas não usa a mesma corrente da XTZ750. Só analisando o material... | |
| | | danfmc
Moto : XTZ 750
| Assunto: Re: Transmissão Super Ténéré 750 Ter Abr 15, 2014 8:00 pm | |
| Tenho a Super há pouco tempo,e só lhe consegui fazer a média uma vez. Fiz 7.5L/100km, sem me ralar em nada com o acelerador. O máximo que dei foi 160km/h, mas achei que o motor ia a "cantar" muito alto. Faço algumas vezes um percurso com ela em nacional, com quase nenhum trânsito e muita recta (estrada que vai de Vila de Rei para Abrantes), que para um dos lados é sempre em descida (sentido Vila de Rei - Abrantes) e na volta como é óbvio é ao contrário. Para fazer essa estrada a 100-120km/h, acho que a mota vai a cantar muito alto, daí a ideia de trocar algo. Aumentando um dente no pinhão será que lhe vai tirar muito nas recuperações, ou vai morrer muito nas subidas? A ideia não é dar 200km/h, é apenas, e se valer a pena, baixar um pouco o regime de rpm entre os 100-140km/h, velocidades a que provavelmente irei circular mais. Opiniões? | |
| | | Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Transmissão Super Ténéré 750 Ter Abr 15, 2014 8:00 pm | |
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| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Transmissão Super Ténéré 750 Ter Abr 15, 2014 11:33 pm | |
| Boas; Danfmc, deixa estar a relação como está. Nessa zona com estradas belíssimas e cheias de curvas é preferível ter uma moto com alguma aceleração. Eventualmente quando gastares esse kit, compras outro com uma a cremalheira mais pequena disponível (com menos um dente). Para manter os consumos em valores razoáveis, é preferível garantires que tens a carburação bem afinada e o filtro de ar limpo. Uma Super Ténéré em uso despreocupado chega a fazer 6 litros. | |
| | | danfmc
Moto : XTZ 750
| Assunto: Re: Transmissão Super Ténéré 750 Ter Abr 15, 2014 11:41 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Danfmc, deixa estar a relação como está. Nessa zona com estradas belíssimas e cheias de curvas é preferível ter uma moto com alguma aceleração. Eventualmente quando gastares esse kit, compras outro com uma a cremalheira mais pequena disponível (com menos um dente). Para manter os consumos em valores razoáveis, é preferível garantires que tens a carburação bem afinada e o filtro de ar limpo. Uma Super Ténéré em uso despreocupado chega a fazer 6 litros. Bom, os carburadores foram revistos há 500km, tendo levado kit completo de reparação da keyster, e os filtros de ar eram novos quando comprei a mota em janeiro, por isso têm mais a viagem que eu fiz no dia que a comprei e + poucos km que o anterior proprietário fez. Esse dente a menos na cremalheira vai fazer alguma diferença? | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Transmissão Super Ténéré 750 Ter Abr 15, 2014 11:59 pm | |
| Boas; A diferença é quase imperceptível, deve ser à volta de 150 - 200rpm... Mas é a única opção que tens disponível para a Super Ténéré... Quanto a carburação, nunca usei material da keyster, nem sem as especificações do mesmo. E depois ainda falta saber com que afinações ficou. Por este meio é impossível tecer qualquer comentário ao trabalho executado. E pelos vistos nem tu sabes se a moto está a gastar muito ou nem por isso... Roda mais uns km's e depois logo chegas a alguma conclusão. | |
| | | samurai19
Moto : XT600E XER
| Assunto: Re: Transmissão Super Ténéré 750 Qua Abr 16, 2014 9:36 am | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Danfmc, deixa estar a relação como está. Nessa zona com estradas belíssimas e cheias de curvas é preferível ter uma moto com alguma aceleração. Eventualmente quando gastares esse kit, compras outro com uma a cremalheira mais pequena disponível (com menos um dente). Para manter os consumos em valores razoáveis, é preferível garantires que tens a carburação bem afinada e o filtro de ar limpo. Uma Super Ténéré em uso despreocupado chega a fazer 6 litros. Concordo, até pq se alterares mais do que 1 dente na cremalheira vais ter de tirar elos na corrente quase de certeza. Se achares que não é suficiente, mete o pinhão com mais 1 dente (se houver) e depois logo vês se deixas a cremalheira original ou a com menos 1 dente. Ficas com hipótese de fazer as várias combinações e sem teres de alterar a corrente. | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Transmissão Super Ténéré 750 Qua Abr 16, 2014 10:07 am | |
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| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Transmissão Super Ténéré 750 Qua Abr 16, 2014 10:52 am | |
| - samurai19 escreveu:
Concordo, até pq se alterares mais do que 1 dente na cremalheira vais ter de tirar elos na corrente quase de certeza.
Se achares que não é suficiente, mete o pinhão com mais 1 dente (se houver) e depois logo vês se deixas a cremalheira original ou a com menos 1 dente. Ficas com hipótese de fazer as várias combinações e sem teres de alterar a corrente. Boas; Samurai19, o problema é que não há pinhões maiores para a XTZ 750... | |
| | | danfmc
Moto : XTZ 750
| Assunto: Re: Transmissão Super Ténéré 750 Qua Abr 16, 2014 1:03 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
Boas; Samurai19, o problema é que não há pinhões maiores para a XTZ 750... Por acaso encontra-se pinhões de 17 dentes para a XTZ 750 e para a corrente de origem, tem é que se procurar nas entranhas da net lol http://www.intobikes.co.uk/products/001560/002967/Afam-Steel-Front-Sprocket-suitable-for-Yamaha-XTZ750-Super-Tenere-1990 Tem entre 14 e 17 dentes. Quanto a médias, eu sei que o meu mamute está a gastar o normal, fez média de 7,5L/100 e a apertar com ela (tes** de nova montada). Eu acho é que 5000rpm para andar a 120km/h uma carrada de tempo seguido é rotação elevada, apesar de saber que ela deve aguentar e bem. Se conseguisse baixar 400 ou 500rpm a esta velocidade era fixe, ficava a gastar ainda menos e estimava o motor do mamute. | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Transmissão Super Ténéré 750 Qua Abr 16, 2014 2:35 pm | |
| - danfmc escreveu:
Por acaso encontra-se pinhões de 17 dentes para a XTZ 750 e para a corrente de origem, tem é que se procurar nas entranhas da net lol http://www.intobikes.co.uk/products/001560/002967/Afam-Steel-Front-Sprocket-suitable-for-Yamaha-XTZ750-Super-Tenere-1990 Tem entre 14 e 17 dentes.
Quanto a médias, eu sei que o meu mamute está a gastar o normal, fez média de 7,5L/100 e a apertar com ela (tes** de nova montada). Eu acho é que 5000rpm para andar a 120km/h uma carrada de tempo seguido é rotação elevada, apesar de saber que ela deve aguentar e bem. Se conseguisse baixar 400 ou 500rpm a esta velocidade era fixe, ficava a gastar ainda menos e estimava o motor do mamute. Então se existe e é isso que queres, só tens que comprar um pinhão com mais 1 dente... Qual é a tua dúvida?? | |
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