Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Mudança de transmissão Tenere

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
rv45
Mudança de transmissão Tenere Star310
rv45



Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitimeDom Fev 19, 2012 5:15 pm

Viva pessoal!

Tenho a minha Té encostada já desde Novembro porque o kit transmissão morreu. As saudades já apertam e está na hora de por a mota fora da garagem.

Inicialmente ponderei entregar a mota a oficina para fazer a troca, mas penso ser pessoa para fazer em casa. A questão que me preocupa é somente o pinhão de ataque. Para o tirar basta desapertar a porca, tirar o pinhão e colocar o outro? Quanto a corrente, arranjo a peça para tirar o pino por forma a diminuir o tamanho (se necessário) e a cremalheira já a tirei noutras situações.

Se possível esclareçam-me o procedimento para a troca do pinhão pois essa troca nunca efectuei!

Um abraço a todos e boas curvas Mudança de transmissão Tenere 919911

PS: fiz uma pesquisa no fórum mas não encontrei nenhum tópico que me esclarecesse.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Mudança de transmissão Tenere Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitimeDom Fev 19, 2012 7:33 pm

A porca é o mais difícil Mudança de transmissão Tenere 449138

1º temos que endireitar a anilha...

Mudança de transmissão Tenere 41649503


A porca deve ser uma chave 30mm
ou 32mm

das duas Mudança de transmissão Tenere 546328 uma é...


Temos que ter a corrente ainda montada para desapertar a porca do pinhão Mudança de transmissão Tenere 964551

engatamos a mota... e travamos a roda de trás com o travão de pé...
e desapertamos a porca...

as vezes é preciso comer um granda bife antes Mudança de transmissão Tenere 796959

mas faz-se bem...


Já fiz isso umas 6 ou mais vezes Mudança de transmissão Tenere 353512 e só custa a 1ª vez


ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Marco F.
Mudança de transmissão Tenere Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitimeDom Fev 19, 2012 7:45 pm

tens uma forma mais facil de soltar a porca e com um esforço minimo ... colocas a chave na dita porca , depois colocas a alavanca a fazer força na pesseira esquerda e engatas a 1ª ... depois é so trabalhar com a embriagem e voila Mudança de transmissão Tenere 296550 Mudança de transmissão Tenere 296550 Mudança de transmissão Tenere 24863 Mudança de transmissão Tenere 24863

(isto parece mesmo coisa do Tony Mudança de transmissão Tenere 122298 )

Cumps Mudança de transmissão Tenere 919911

(p.s. - brincadeira rapaziada Mudança de transmissão Tenere 294891 )
Ir para o topo Ir para baixo
rv45
Mudança de transmissão Tenere Star310
rv45



Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 7:05 pm

Extremamente agradecido! Aparentemente será uma tarefa simples.

Já agora, o Marco F sugeriu uma maneira mais prática e será que não haverá um maneira "caseira" de acertar o tamanho da corrente, isto é, de colocar, retirar o "pino" entre os elos (espero que me faça entender)?

Eu arranjo a peça necessária ou secalhar até a compro, mas se pudesse evitar esta despesa, melhor ainda!

Obrigado pela a ajuda. As saudades já apertam de dar umas boas voltas Mudança de transmissão Tenere 730351
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Mudança de transmissão Tenere Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 7:32 pm

Há um elo de ligação com freio Mudança de transmissão Tenere 546328

é o que eu uso Mudança de transmissão Tenere 546328
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
rv45
Mudança de transmissão Tenere Star310
rv45



Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 6:17 pm


Edgar, não percebi essa do elo de ligação.... Mudança de transmissão Tenere 546328
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Mudança de transmissão Tenere Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 10:45 pm

rv45 escreveu:

Edgar, não percebi essa do elo de ligação.... Mudança de transmissão Tenere 546328

O elo de ligação com freio é assim:

Trás um elo, e 4 origns...
mais um pouco de massa consistente

Mudança de transmissão Tenere CIMG3978


e tem uma coisa parecida com isto...
que é o freio...

Mudança de transmissão Tenere CIMG3979


e fica montado assim na corrente... Mudança de transmissão Tenere 353512

Mudança de transmissão Tenere CIMG4407
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
sergio_XT24
Mudança de transmissão Tenere Star310
sergio_XT24


Moto : XT 600 E (2004)

Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 11:15 pm

Eu na minha não uso esse chamado "elo de engate", uso a corrente cravada. Mas isso é o mecânico que faz com a ferramenta própria. Eu como uso uma transmissão mais longa tenho que tirar sempre alguns elos à corrente.
Ir para o topo Ir para baixo
rv45
Mudança de transmissão Tenere Star310
rv45



Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 11:44 pm


Edgar, desconhecia isso!

Já agora só a título de curiosidade: a corrente já vem com o tamanho correcto ou será necessário proceder à remoção de alguns elos?

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Mudança de transmissão Tenere Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 11:55 pm

rv45 escreveu:

Edgar, desconhecia isso!

Já agora só a título de curiosidade: a corrente já vem com o tamanho correcto ou será necessário proceder à remoção de alguns elos?

Cumps

Normalmente compra-se com o numero de elos correctos...
não sei ao certo quantos elos são para a tua 660... Mudança de transmissão Tenere 680704

mas tirar elos é muito fácil Mudança de transmissão Tenere 964551
mas devemos evitar isso comprando a corrente de origem ou igual à de origem...

O caso do Sérgio é diferente porque tem dentes a menos na cremalheira Mudança de transmissão Tenere 353512
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
sergio_XT24
Mudança de transmissão Tenere Star310
sergio_XT24


Moto : XT 600 E (2004)

Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitimeQua Fev 22, 2012 12:03 am

Edgar escreveu:
rv45 escreveu:

Edgar, desconhecia isso!

Já agora só a título de curiosidade: a corrente já vem com o tamanho correcto ou será necessário proceder à remoção de alguns elos?

Cumps

Normalmente compra-se com o numero de elos correctos...
não sei ao certo quantos elos são para a tua 660... Mudança de transmissão Tenere 680704

mas tirar elos é muito fácil Mudança de transmissão Tenere 964551
mas devemos evitar isso comprando a corrente de origem ou igual à de origem...

O caso do Sérgio é diferente porque tem dentes a menos na cremalheira Mudança de transmissão Tenere 353512


Exactamente, eu compro a corrente com a medida original, que de cor também não sei, depois só retiro elos pois tenho menos 3 dentes na cremalheira. Dava para montar na mesma sem tirar elos, só que o esticador ficava logo no máximo, ou seja, não servia para nada.

Mudança de transmissão Tenere 919911
Ir para o topo Ir para baixo
rv45
Mudança de transmissão Tenere Star310
rv45



Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitimeQua Fev 22, 2012 12:31 pm


Ok! Agradeço as ajudas. O kit de origem custa quase 150 aerius. Sei que a qualidade é boa, mas vou dar uma vista de olhos na concorrência.

Já agora se souberem de alguma marca da concorrência de qualidade e que seja mais barata que a de origem digam.

Obrigado Mudança de transmissão Tenere 919911
Ir para o topo Ir para baixo
rv45
Mudança de transmissão Tenere Star310
rv45



Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitimeDom Dez 21, 2014 6:51 pm

Boas pessoal! Desenterrando este tópico, acabei por nunca mais mexer na té...mas agora vou meter o canhão a andar Mudança de transmissão Tenere 353512

Já tentei desapertar a porca do pinhão de ataque mas já parti um roquete. Tentei com uma chave luneta, mas nao consigo, até com o pé a dar um jeitinho mas nada.

O que queria saber é se a porca desaperta para o lado esquerdo como normalmente é? Engatei, foi travada a roda de trás mas nada. As orelhas da anilha já estão direitas. A força é tanta que até tenho receio que estraga alguma coisa!

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Mudança de transmissão Tenere Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitimeDom Dez 21, 2014 8:32 pm

A porca é de rosca normal
fina mas normal
e é desapertada para o lado esquerdo como todas as outras roscas

normalmente quando isso acontece
de ela não querer desapertar, pedimos ajuda a alguem que tenha uma chave de impacto
daquelas pneumáticas que são usadas nas casas de troca de pneus

depois de desapertada, voltamos a apertar apenas para fazer a viagem para casa, para completar ou iniciar o trabalho da troca...

A ultima vez que troquei o kit da minha XT600E fiz um tutorial
http://vadiodaxt.blogspot.pt/2013/11/trocar-kit-de-transmissao.html
e serve para a XTZ660  Mudança de transmissão Tenere 353512

se a porca for apertada com 110Nm ou 11Kg da proxima vez não vai dar chatices desse aspecto


ABR Mudança de transmissão Tenere 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
rv45
Mudança de transmissão Tenere Star310
rv45



Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitimeDom Dez 21, 2014 10:01 pm

Já vi esse tutorial e está muito bom, muito bem explicado. É uma força brutal que tenho que fazer e ainda pensei que a porca fosse desapertada para o outro lado. Vou tentar ir a uma oficina perto de casa, talvez consiga safar isso.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Mudança de transmissão Tenere Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança de transmissão Tenere   Mudança de transmissão Tenere Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mudança de transmissão Tenere
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Kit transmissão 660 Tenere
» kit de transmissão xtz 750 super tenere
» Transmissão para a XTZ 660 Ténéré
» Kit transmissão xt660z tenere
» Transmissão Super Ténéré 750

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: