Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?

Ir para baixo 
+2
Johnny_1056
amota
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
amota
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Star310
amota



Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 1:53 am

Boas!
Eu andava à uns dias a sentir algo esquisito na XT... tipo um "roçar" que não era habitual associado a uma travagem .... chamemos-lhe... pouco linear em termos de comportamento, na roda dianteira. Neutral 
Hoje quando cheguei a casa levantei a roda da frente e estive a observar os calços e o disco dianteiro. Apercebi-me então que o disco aparentemente não apresenta empenos, tem pouco desgaste e o que tem é uniforme em toda a sua superfície. No entanto apresenta 3 zonas perfeitamente distintas: uma zona "activa" de travagem (bem brilhante), uma zona que já foi usada, mas actualmente parece que já nada lhe toca (está menos brilhante que a "activa") e finalmente uma zona que está virgem.
Passei então a atenção para os calços e apercebi-me que nem toda a sua superficie está em contacto com o disco! A tal faixa que se nota no disco que deixou de ser usada, é exactamente a faixa dos calços que "está no ar". Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? 546328
Depois de tirar as maxilas e desmontar os calços, confirmei que havia uma distância de cerca 6 ou 7 mm a contar do rebordo "superior" que tem um desgaste substancialmente inferior ao resto do calço..... :affraid:Algo como 1 ou 2 mm de espessura.  Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? 1130193320 

Não tirei fotos porque na altura não tinha lá telemovel ou máquina fotográfica, mas caso seja necessário, amanhã poderei tirar!

Há umas semanas atrás, a roda dianteira teve de ser tirada por forma a reparar o sem-fim do conta km's, mas foi novamente montada, conforme ela estava inicialmente (penso eu....) Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? 546328 
Hoje fui rever os esquemas de montagem e as vistas explodidas daquela zona e aparentemente está tudo bem.

Isto causa-me alguma estranheza... É normal que isto aconteça? Não deveria estar todo o calço em contacto com o disco? Há forma de "afinar" a posição do disco? Question Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? 680704 


Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Re: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 9:17 am

Boas;
Decididamente algo não está bem com a travagem da tua moto. As pastilhas devem ter contacto total com o disco.
Sem fotos ou outro tipo de informação visual é complicado diagnosticar onde pode estar o problema.

A roda estava devidamente alinhada com os casquilhos correspondentes a cada um dos lados?

Analisa bem a pinça de travão, se está tudo a funcionar correctamente, os êmbolos funcionam correctamente.

O disco não se "afina" a pinça é que se deve "ajustar" ao disco.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Re: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 9:29 am

provavelmente o disco já foi usado com pastilhas até mesmo ao fim e desgastou essa zona, ou então com pastilhas de formato /tamanho errado, entretanto já desgastou e já não volta.

Não terás trocado as as pastilhas (interior pela exterior e vis-versa) ?

Se a travagem não te satisfaz só mesmo com disco e pastilhas novas para assentarem bem de vez

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
amota
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Star310
amota



Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Re: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 11:26 am

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Decididamente algo não está bem com a travagem da tua moto. As pastilhas devem ter contacto total com o disco.
Sem fotos ou outro tipo de informação visual é complicado diagnosticar onde pode estar o problema.

A roda estava devidamente alinhada com os casquilhos correspondentes a cada um dos lados?

Analisa bem a pinça de travão, se está tudo a funcionar correctamente, os êmbolos funcionam correctamente.

O disco não se "afina" a pinça é que se deve "ajustar" ao disco.
Vou tentar responder às questões:
Aparentemente a roda estava alinhada e tem o casquilho do lado oposto ao disco, no local devido..... do lado do disco tem casquilho?? Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? 680704 

Como me apercebi que os calços tinham um desgaste diferente e eu tinha lá em casa calços novos, aproveitei para os trocar. Assim, para "libertar" os êmbolos, já depois de ter tirado os calços, travei, os êmbolos mexeram bem e depois recuei-os para poder montar os calços. Assim, aparentemente aquilo estava a funcionar bem! Para além disso, nunca achei que a mota travasse mal! (é claro que não trava como a minha YZF, mas trava razoavelmente bem).

webmonstro escreveu:
provavelmente o disco já foi usado com pastilhas até mesmo ao fim e desgastou essa zona, ou então com pastilhas de formato /tamanho errado, entretanto já desgastou e já não volta.

Não terás trocado as as pastilhas (interior pela exterior e vis-versa) ?

Se a travagem não te satisfaz só mesmo com disco e pastilhas novas para assentarem bem de vez

As pastilhas que lá andavam são exactamente iguais (em termos de tamanho) às que eu lá tinha em casa novas. Estas últimas, fui eu que as comprei e na altura foram-me vendidas na Dinamica em Viseu, como sendo para a XT600.
O disco não aparenta grande desgaste.... dá a sensação de ter sido montado pouco tempo antes de a mota me ter sido vendida. Passando os dedos, do centro do disco para a periferia, não se nota praticamente as transições entre os diversos níveis de desgaste..... mas já coloco as fotos para melhor se visualizar.
As pastilhas estão aparentemente bem aplicadas, a mola está no local e também não apresenta grandes sinais de desgaste....
A única coisa que me causa estranheza é mesmo o facto de ao fixar a pinça, o disco não chegar ao fim dos calços! Quase que dá a sensação que o disco não tem o diâmetro correcto. Rolling Eyes 


Aqui ficam umas fotos tiradas hoje de manha à pressa, com a roda e a pinça colocadas, mas com os parafusos só apontados e apertados À mão....

O meu "drama"..... o disco que não chega ao extremo da pinça
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? 8a02

os 3 níveis "visuais" de desgaste do disco
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Bpkk

O desgaste anormal dos calços que andavam na mota
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? P8cn

Se repararem, a parte que está menos gasta nos calços, corresponde praticamente ao 2ª nível de desgaste do disco. Parece que já lá esteve, mas deixou de estar!

Obrigado uma vez mais pela ajuda!

Cumps
André Mota
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Re: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 11:42 am

Agora não estou a o pé da minha mas mais logo vejo como está

Sei que da tua (3TB) para a minha (4pt) os discos são diferentes

a tua deve tem o disco mais pequeno

Não sei o que trocaram para usar um disco maior nas mais recentes ( se a maxila é diferente ou a jarra tem fixação diferente ??)

Nem sei se as pastilhas são iguais ? - pode ser isso - dissete o ano da mota quando compraste as pastilhas ?


Será que há aí uma maxila de disco maior (mais recente portanto) com um disco mais antigo ? (mais pequeno)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Jorge
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Re: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 12:07 pm


Também pode estar acontecer alguém ter colocado as suspensões de uma Tenere que tem os apoios da pinça maiores... Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? 546328
Ir para o topo Ir para baixo
Pmvpires
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Star310
Pmvpires


Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Re: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 2:01 pm

Amigo, tirei umas fotos à minha 3tb, pode ser que ajude

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? DSC05578

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? DSC05582

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? DSC05584
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Jorge
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Re: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 2:16 pm

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Bpkk
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? DSC05584

Nota-se bem a diferença nas jarras, e como o webmonstro já tinha referido antes, podem ter sido trocadas. Alguém colocou uma suspensão mais recente de XT ou Tenere e a solução agora é colocar um disco maior. O problema pode ser a furação ser diferente em termos de diâmetro nos furos dos parafusos mas faz-se bem... Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? 449138 
Ir para o topo Ir para baixo
amota
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Star310
amota



Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Re: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 2:26 pm

webmonstro escreveu:
Agora não estou a o pé da minha mas mais logo vejo como está

Sei que da tua (3TB) para a minha (4pt) os discos são diferentes

a tua deve tem o disco mais pequeno

Não sei o que trocaram para usar um disco maior nas mais recentes ( se a maxila é diferente ou a jarra tem fixação diferente ??)

Nem sei se as pastilhas são iguais ?  - pode ser isso - dissete o ano da mota quando compraste as pastilhas ?


Será que há aí uma maxila de disco maior (mais recente portanto) com um disco mais antigo ? (mais pequeno)
Na altura (foi no ano passado) tenho praticamente a certeza que tive de dar o ano da mota! Inclusivamente, aproveitei esse dia para marcar a revisão da mota.

Jorge. escreveu:

Também pode estar acontecer alguém ter colocado as suspensões de uma Tenere que tem os apoios da pinça maiores... Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? 546328
Pmvpires escreveu:
Amigo, tirei umas fotos à minha 3tb, pode ser que ajude

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? DSC05578

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? DSC05582

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? DSC05584
Obrigado pelas fotos, Pires..... foram bastante esclarecedoras!

Se calhar está aqui o problema! nos meus braços de suspensão penso que nem sequer estão lá os locais para apertar a proteção de disco..... facto que eu nunca tinha reparado! Para além disso, olhando para a tua foto e para a minha .... as jarras são diferentes! Aquela pretuberancia que tu tens, eu não tenho.... O que poderá bater certo com o que o Jorge. referiu.... as minhas foram trocadas por um outro modelo, possivelmente mais recente.

Vamos ver como é se há-de resolver a coisa!

Obrigado uma vez mais a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
amota
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Star310
amota



Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Re: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 2:29 pm

Jorge. escreveu:
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Bpkk
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? DSC05584

Nota-se bem a diferença nas jarras, e como o webmonstro já tinha referido antes, podem ter sido trocadas.  Alguém colocou uma suspensão mais recente de XT ou Tenere e a solução agora é colocar um disco maior. O problema pode ser a furação ser diferente em termos de diâmetro nos furos dos parafusos mas faz-se bem... Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? 449138 
Escreveste enquanto eu estava a escrever... Tudo aponta para que possa ter acontecido isso!
A ver se lhe meto então um disco adequado... já agora, alguém tem noção de quanto é que custa um disco para uma 4pt ou para uma teneré?

Obrigado!!
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Re: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 2:37 pm

Boas;
Algo se passa com essa moto...
A solução pode não ser tão simples... É preciso ter a certeza sobre qual é efectivamente a suspensão que está montada na moto, porque me parece que quer a XT600 quer a XTZ660 têm discos com o mesmo diâmetro, 282mmm...
Ir para o topo Ir para baixo
Pmvpires
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Star310
Pmvpires


Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Re: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 2:45 pm

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? 919911 Sempre disponível para ajudar Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? 919911 

Fotos da suspensão

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? DSC05584

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? DSC05585

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? DSC05586

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? DSC05587
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Pmvpires
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Star310
Pmvpires


Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Re: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 2:49 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Algo se passa com essa moto...
A solução pode não ser tão simples... É preciso ter a certeza sobre qual é efectivamente a suspensão que está montada na moto, porque me parece que quer a XT600 quer a XTZ660 têm discos com o mesmo diâmetro, 282mmm...

Tens razão, mas as 3tb o disco dianteiro é de 267mm

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? 353512 
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
webmonstro
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Re: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 2:52 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Algo se passa com essa moto...
A solução pode não ser tão simples... É preciso ter a certeza sobre qual é efectivamente a suspensão que está montada na moto, porque me parece que quer a XT600 quer a XTZ660 têm discos com o mesmo diâmetro, 282mmm...
As 3TB têm um disco mais pequeno que as 4PT e as 660 (salvo erro as antigas são 260)

Penso que a furação será diferente, ou tentas encontrar um disco da concorrencia "oversize"
para a furação da tua jante , isso ficava porreiro com um disco "Wave" :) Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? 294891 Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? 294891 


Vou ver na minha logo

Edit: estive a ver as tuas fotos, André e esses parafusos que seguram o teu disco não são de origem tambem

(costuma ter um Torque do catano com locktite azul ) portanto sem duvida que houve por aí alguma mexidela
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
webmonstro
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Re: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitimeQui Ago 29, 2013 7:51 pm

Estive a medir e são 73.9 mm do centro do eixo para o centro dos parafusos que seguram o disco  são seis parafusos
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? LjdgUploaded with ImageShack.us

portanto se o teu disco tiver as mesmas medidas dos parafusos de fixação , podes usar um disco de 4PT, que fica certo e ligeiramente melhor que a traagem original


Última edição por webmonstro em Qui Ago 29, 2013 10:42 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Conteúdo patrocinado





Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Empty
MensagemAssunto: Re: Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?   Calços dianteiros não assentam completamente no disco!? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Calços dianteiros não assentam completamente no disco!?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Disco da frente empenado na minha ST
» Pistão Disco Traseiro - Problema
» disco de embreagem xt 600 3tb
» Borracha do disco da frente
» OFEREÇO protecções de disco STen '91

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: