Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
| | Avaria XT600 ao acelarar | |
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+6Edgar krieg bmbelo Gonçalo webmonstro yoz46 10 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Qui Dez 13, 2012 10:25 am | |
| Boas; Acho que devemos ter calma. O tópico começou com alguém que tem problemas na moto e que não foi muito bem explicado. Por enquanto, ninguém tem ou teve acesso a toda a informação. Como tal, não se deve questionar a seriedade de quem não se conhece.
Quanto às experiências que alguns têm tido com mecânicos, só posso escrever: mudem de mecânicos. | |
| | | yoz46
Moto : XT600
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Sáb Dez 15, 2012 2:18 am | |
| Boas pessoal,
Agradeço os vossos comentários e o seguinte post que vou escrever, espero que não o tomem como ofensivo.
Ao expôr aqui o meu problema, procurava algumas luzes que me pudessem ajudar, desconheço por completo o funcionamento desta mota e os problemas mais cronicos que ela poderia ter.
Falha minha que n estudei o suficiente antes de a comprar.
Efectivamente que o que me foi transmitido, não foi totalmente escrito aqui, apenas revelei em dados gerais o que tem sido feito.
Tenho bastantes conhecimentos de mecânica que já me levaram a preparar uma LTR, que me ajudaram a definir toda a preparação de motor que a minha banshee foi alvo, entre outras aventuras.
Neste momento tenho um emprego que n me permite dispensar tempo para resolver problemas deste tipo, daí ter agarrado e ter colocado a mota numa pessoa da minha confiança.
Relativamente à questão da corrente, passando isto para um universo mais robusto mas não tão rotativo, existem vários relatos de motores de corrente, neste caso de carro, que do nada deixam de estar a ponto. Um grande exemplo disso são os motores que equipavam o bmw e36 325TDS, estive perante duas situações em que bastou dar a chave e voila... chocapic.
Mas tenho outro exemplo pessoal, dado o meu enorme gosto por carros e motas tenho alguns brinquedos, dos quais me alegro bastante, mas que podem por vezes ser problemáticos. Comparando então 2 modelos, de épocas diferentes, mas de uma mesma marca: BMW Z3 1.9 16v, motor fantástico, robusto, de correntes BMW 123D motor N47, muita potencia, muita adrenalina, mas um motor fraco e também de correntes. Tenho relatos de amigos com Série1's que com 10mil km apenas a corrente se partiu ou saltou de ponto, o meu neste momento tem 105mil e já começo a pensar fazer uma troca da mesma. No caso do Z3... LOL, um dia que faça 250mil logo penso nisso... neste momento com 100mil está óptimo.
Isto tudo para justificar que se calhar a mota até já tem o motor mto cansado, pode acontecer a corrente saltar um dente, assim como a vela se pode partir e furar o piston. Ainda assim este modelo n deixa de ser de guerra, só que infelizmente n é indestrutível.
Próxima semana espero receber a mota, contudo o caminho poderá realmente ser a venda (tudo depende do feedback que tiver do mecanico no final da intervenção), sendo substituída nesse caso por uma Trail GS800 ou 990 adv.
Mais uma vez obrigado a todos pelo feedback.
Abraço | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Sáb Dez 15, 2012 11:34 am | |
| boas Penso que ninguem se sentiu ofendido eu pelo menos não senti , apenas há por aí muito mecânico que gosta de se aproveitar e lança estes tipo de conversa quando quer enganar o cliente
Não tou a dizer que seja esta a situação , mas que há lá isso há.
No caso do motor 600 não posso dizer que seja possível ou não pois nunca o tentei fazer, agora em alguns motores como por exemplo a 350 , saltar um dente é IMPOSSIVEL, pois simplesmente não há espaço para a corrente se afastar das cames o suficiente para que passe um dente , pois existe uma guia que mantem a corrente no sitio no meio das cames, eu quando montei a minha, tentei avançar e mesmo sem o tensor no síito não foi possivel , tive de tirar a guia fora para poder avançar
Como não estou a ver o motor em questão, não digo que tal tenha acontecido, mas se realmente aconteceu tal coisa, será a primeira vez que ouvi falar de tal coisas nestes motores
Assumindo que o problema seja a corrente, a dita corrente nem é assim tão cara
Outra questão que me ocorre é que pode ser do estator e/ou do CDI o mecânico testou-os?
Nuno
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| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Sáb Dez 15, 2012 12:41 pm | |
| @YOZ46 Faço das palavras do Nuno (Web....) minhas também... mas acrescento mais algumas coisas Acho que os exemplos dos BMWs não são exemplos que se encaixem aqui neste tópico... porque têm mecânicas diferentes da XT... totalmente diferentes... é como comparar um barco com um avião Acho também que de mecânica deves saber muito muito pouco... porque recentemente afirmaste que a XT tinha correia de distribuição e não corrente. Correia de distribuição nas motas é uma coisa raríssima que salvo erro só é usada pela Ducati e pouco mais... Acho que reúnes todas as condições para ser vitima duma despesa que não existe MAS a verdade é que eu não sou ninguém para andar aqui a "achar" e talvez devesse estar calado Outra coisa que talvez seja importante... No Brasil há mais XT's com mais de 100 mil kms que XT's em Portugal e nunca li tal coisa nos foruns deles... li outras piores... porque eles têm ainda mais aldrabões que nós aqui (apenas por são mais milhões) Participo no Forum Club Trail Ténéré onde se junta vários países (Portugal, Espanha, Chile, Argentina, etc) e também nunca li tal coisa Boa sorte com isso a 990 ADV é do Best é #1 ... mas constipasse muito facilmente | |
| | | bmbelo
Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Seg Dez 17, 2012 10:10 am | |
| - yoz46 escreveu:
- Boas pessoal,
Agradeço os vossos comentários e o seguinte post que vou escrever, espero que não o tomem como ofensivo.
Ao expôr aqui o meu problema, procurava algumas luzes que me pudessem ajudar, desconheço por completo o funcionamento desta mota e os problemas mais cronicos que ela poderia ter.
Falha minha que n estudei o suficiente antes de a comprar.
Efectivamente que o que me foi transmitido, não foi totalmente escrito aqui, apenas revelei em dados gerais o que tem sido feito.
Tenho bastantes conhecimentos de mecânica que já me levaram a preparar uma LTR, que me ajudaram a definir toda a preparação de motor que a minha banshee foi alvo, entre outras aventuras.
Neste momento tenho um emprego que n me permite dispensar tempo para resolver problemas deste tipo, daí ter agarrado e ter colocado a mota numa pessoa da minha confiança.
Relativamente à questão da corrente, passando isto para um universo mais robusto mas não tão rotativo, existem vários relatos de motores de corrente, neste caso de carro, que do nada deixam de estar a ponto. Um grande exemplo disso são os motores que equipavam o bmw e36 325TDS, estive perante duas situações em que bastou dar a chave e voila... chocapic.
Mas tenho outro exemplo pessoal, dado o meu enorme gosto por carros e motas tenho alguns brinquedos, dos quais me alegro bastante, mas que podem por vezes ser problemáticos. Comparando então 2 modelos, de épocas diferentes, mas de uma mesma marca: BMW Z3 1.9 16v, motor fantástico, robusto, de correntes BMW 123D motor N47, muita potencia, muita adrenalina, mas um motor fraco e também de correntes. Tenho relatos de amigos com Série1's que com 10mil km apenas a corrente se partiu ou saltou de ponto, o meu neste momento tem 105mil e já começo a pensar fazer uma troca da mesma. No caso do Z3... LOL, um dia que faça 250mil logo penso nisso... neste momento com 100mil está óptimo.
Isto tudo para justificar que se calhar a mota até já tem o motor mto cansado, pode acontecer a corrente saltar um dente, assim como a vela se pode partir e furar o piston. Ainda assim este modelo n deixa de ser de guerra, só que infelizmente n é indestrutível.
Próxima semana espero receber a mota, contudo o caminho poderá realmente ser a venda (tudo depende do feedback que tiver do mecanico no final da intervenção), sendo substituída nesse caso por uma Trail GS800 ou 990 adv.
Mais uma vez obrigado a todos pelo feedback.
Abraço O problema da distribuição dos primeiros N47 é crónico e estava a começar a desabrochar quando deixei a BMW há uns anos atrás - problema de patim e tensor. Era a este caso em particular que me referia quando mencionei este tipo de problema mais atrás. Estes motores saíram fêmea das linhas de produção. Quanto aos da XT, pouco ou nenhuma experiência tenho, mas pelos relatos e bonecada que já vi duvido que haja espaço para dar um peidinho entre a corrente e o carreto e a própria caixa da distribuição :) A Adv é fascinante mas não se chega perto de uma XT nos factores fiabilidade e confiabilidade, tal como qualquer outra mota "modernizada", com EFI e mais que 1 cilindro. Isto só para dar continuidade ao conceito que mencionaste de "motor de guerra". Não há defesa de cores aqui, atenção. Só defendo as minhas...sou um simples consumidor. Estou apenas a atestar factos. Just my 2 cents Best of luck! | |
| | | yoz46
Moto : XT600
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Dom Jan 06, 2013 10:28 am | |
| Obrigado a todos pela ajuda dada.
A XT regressou a casa a cerca de 15dias.
O Problema foi descoberto e estava no cdi.
Entretanto foi validada a questão da folga na cambota.
N me senti de modo algum enganado pelo mecânico dado o preço que me foi cobrado (170€) onde foram realizados os seguintes trabalhos.
Afinação de válvulas tensor novo afinação do ponto de motor revisão do motor de arranque limpeza de carburadores Revisão parte eléctrica.
Até penso ter sido um valor justo.
De qualquer forma neste momento a mota já se encontra para venda, entretanto já tenho a nova companheira em casa.
Quero mais uma vez agradecer a todos o apoio e as criticas construtivas que me deram.
| |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Dom Jan 06, 2013 7:43 pm | |
| Boas; Ainda estou curioso acerca dessa "folga" na cambota, mas enfim... Tal "afinação" do ponto do motor, uma coisa que só pode estar bem ou mal, não pode estar assim assim. Entretanto, está À venda e pode ser que passe para as mão dum desgraçado que fica com um molho de brocas em casa... | |
| | | yoz46
Moto : XT600
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Dom Jan 06, 2013 7:53 pm | |
| A mota está a funcionar perfeitamente, aliás nos últimos 15 dias andei sempre com ela e 0 problemas.
Antes que venham com essas bocas, todos os detalhes referentes aos problemas da mota estão referidos no anúncio de venda.
Não pretendo enganar ninguem, quem a levar saberá aquilo que leva, se assim n fosse n estaria sequer a mostrar uma mota na minha residência, iria mostrar noutro local.
Realmente existe por aí muita gente a dar o "truque" aliás eu fui exemplo disso com esta mota, mas não faço aos outros o que n gosto que façam a mim. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Seg Jan 07, 2013 10:10 am | |
| - yoz46 escreveu:
- ... ...
O Problema foi descoberto e estava no cdi.
Entretanto foi validada a questão da folga na cambota.
N me senti de modo algum enganado pelo mecânico dado o preço que me foi cobrado (170€) onde foram realizados os seguintes trabalhos.
Afinação de válvulas tensor novo afinação do ponto de motor revisão do motor de arranque limpeza de carburadores Revisão parte eléctrica.
Até penso ter sido um valor justo.
De qualquer forma neste momento a mota já se encontra para venda, entretanto já tenho a nova companheira em casa.
Quero mais uma vez agradecer a todos o apoio e as criticas construtivas que me deram.
Não precisas de agradecer... o CXTP é que fica agradecido com a troca de experiências... mas deixa-me dizer (ou permite-me ser honesto e frontal) foste enganado no que está a amarelo... - o tensor dura uma vida ou mais... - a afinação do ponto do motor não existe (só se ele abriu o motor e o desmancharmos todo) - o motor de arranque não tem nada para visionar, e mexer nele é estragar... - limpar carburadores, e limpar por limpar... é mexer para o boneco e arriscarmos a estragar... Foste enganado... seguramente se o que escreveste e aquilo que fiz citação... é a prova descarada feita por uma pessoa que está a enganar a outra... ou então é um mecânico que não percebe disso, e nem se apercebeu que estava a enganar o cliente... - yoz46 escreveu:
- Antes que venham com essas bocas,
há por aqui alguns que devem ter o ADN dum hipopótamo | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Seg Jan 07, 2013 10:54 am | |
| Volto a escrever o que escrevi lá atrás, "A mota só mandava rateres, e o diagnostico da avaria começou pelo lado mais dificil".
O trabalho está feito, o valor até se pode dizer que é justo, mas simplesmente foi desnecessário.
É como mudares de pneus quando eles ainda estão a meio uso, o preço que pagas pelos pneus novos é justo, tu tens uns pneus novos, isso é mais do que certo, a questão é que ainda tinhas pneus bons e foram deitados fora. Tu foste à recauchutagem queixar-te que um pneu estava sempre a esvaziar-se, e o diagnostico, foi trocar o pneu, se trocas um, aproveitas e trocas todos, porque ficas mais bem servido, e não há duvida, ficas com o problema resolvido e os pneus novos. Mas podia-se ter resolvido o problema com um remendo num pneu. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Ter Jan 08, 2013 12:56 am | |
| | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Ter Jan 08, 2013 11:00 am | |
| O lema do Leitão está certo... Fazer m#rd@ por fazer faço eu... | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Qua Jan 09, 2013 12:46 am | |
| - Moutinho escreveu:
- O lema do Leitão está certo...
Fazer m#rd@ por fazer faço eu... Está certíssimo e até fica mais barato ABR | |
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| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar | |
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