Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Vela não faz faísca !!!

Ir para baixo 
+6
Kleber Lima
Edgar
Paulo Neto
bmbelo
Jorge
Helder
10 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Helder
Vela não faz faísca !!! Star310




Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitimeQua Out 24, 2012 1:13 pm

Boas a minha Ténéré continua a não pegar mesmo depois do relay substituído.
Então fui verificar a vela (um grande filme para tirar a vela pois tive de arranjar quem me fizesse uma chave com medidas muito especificas).
Então tirei a vela fora e estava neste estado....

[img]Vela não faz faísca !!! PA240039[/img]

Dito por gente que percebe cá do forum, que para a moto trabalhar precisa de electricidade e combustível!!!
Fui verificar se havia electricidade no motor e fiz o seguinte, espero que não seja uma grande asneira:

Coloquei uma vela nova no cachimbo e accionei o botão start da moto (segurando no cachimbo com a mão)
Verifiquei que a vela não fazia faísca.

Será esta a causa da moto não pegar?

Como posso resolver este problema (qual será a causa da vela não fazer faisca?)?
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Vela não faz faísca !!! Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitimeQua Out 24, 2012 1:18 pm

Claro que se não houver faísca na vela, o motor não pega... mas pelo que percebi tu não encostas-te a vela à massa... Vela não faz faísca !!! 680704

Para resultar tens de encostar a vela por exemplo ao motor e ver se faz faísca... Vela não faz faísca !!! 353512

Ir para o topo Ir para baixo
Helder
Vela não faz faísca !!! Star310




Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitimeQua Out 24, 2012 1:26 pm

Jomatos escreveu:
Claro que se não houver faísca na vela, o motor não pega... mas pelo que percebi tu não encostas-te a vela à massa... Vela não faz faísca !!! 680704

Para resultar tens de encostar a vela por exemplo ao motor e ver se faz faísca... Vela não faz faísca !!! 353512



Vela não faz faísca !!! 546328 Não por acaso não tinha encostado, mas só por acaso Vela não faz faísca !!! 1130193320
porque não percebo nada de motos, nem de mecânica, nem de eletrica, apenas adoro por as mãos na massa e aventurar-me a fazer as coisas...


Já fui confirmar, mas desta vez com a vela encostada ao motor e ela faz faisca......

Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Vela não faz faísca !!! Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitimeQua Out 24, 2012 1:37 pm

Helder escreveu:
Jomatos escreveu:
Claro que se não houver faísca na vela, o motor não pega... mas pelo que percebi tu não encostas-te a vela à massa... Vela não faz faísca !!! 680704

Para resultar tens de encostar a vela por exemplo ao motor e ver se faz faísca... Vela não faz faísca !!! 353512



Vela não faz faísca !!! 546328 Não por acaso não tinha encostado, mas só por acaso Vela não faz faísca !!! 1130193320
porque não percebo nada de motos, nem de mecânica, nem de eletrica, apenas adoro por as mãos na massa e aventurar-me a fazer as coisas...


Já fui confirmar, mas desta vez com a vela encostada ao motor e ela faz faisca......


Olha que eu tambem só percebo um tiquinho a mais que tu... Vela não faz faísca !!! 796959

Quanto ao resto já não te posso ajudar... Vela não faz faísca !!! 300942

Ir para o topo Ir para baixo
Helder
Vela não faz faísca !!! Star310




Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitimeQua Out 24, 2012 1:41 pm

Jomatos escreveu:
Helder escreveu:
Jomatos escreveu:
Claro que se não houver faísca na vela, o motor não pega... mas pelo que percebi tu não encostas-te a vela à massa... Vela não faz faísca !!! 680704

Para resultar tens de encostar a vela por exemplo ao motor e ver se faz faísca... Vela não faz faísca !!! 353512



Vela não faz faísca !!! 546328 Não por acaso não tinha encostado, mas só por acaso Vela não faz faísca !!! 1130193320
porque não percebo nada de motos, nem de mecânica, nem de eletrica, apenas adoro por as mãos na massa e aventurar-me a fazer as coisas...


Já fui confirmar, mas desta vez com a vela encostada ao motor e ela faz faisca......


Olha que eu tambem só percebo um tiquinho a mais que tu... Vela não faz faísca !!! 796959

Quanto ao resto já não te posso ajudar... Vela não faz faísca !!! 300942



Mesmo assim obrigado Jomatos pela tua dica... já deu pelo menos para confirma que electricidade existe agora o problema pode ser..... Vela não faz faísca !!! 546328

Vou esperar pelos ponto de vista do pessoal que realmente percebe, e aproveitar e ir bebendo um pouco do vosso conhecimento
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Vela não faz faísca !!! Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitimeQua Out 24, 2012 1:53 pm

Helder escreveu:
Jomatos escreveu:
Spoiler:


Mesmo assim obrigado Jomatos pela tua dica... já deu pelo menos para confirma que electricidade existe agora o problema pode ser..... Vela não faz faísca !!! 546328

Vou esperar pelos ponto de vista do pessoal que realmente percebe, e aproveitar e ir bebendo um pouco do vosso conhecimento
Isso... Vela não faz faísca !!! 314851

Espero que consigas resolver o problema rápidamente para curtires com a tua menina... Vela não faz faísca !!! 84716

Ir para o topo Ir para baixo
bmbelo
Vela não faz faísca !!! Star310



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitimeQua Out 24, 2012 3:59 pm

Não ameaça sequer pegar? Se já verificaste a faísca e o motor tem compressão tem de faltar gasolina. Experimenta ver a alimentação de gasolina ao carburador...

Boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Neto
Vela não faz faísca !!! Star310
Paulo Neto


Moto : KLE 500

Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitimeQua Out 24, 2012 4:16 pm

verifica a embraiagem do motor de arranque. o motor de arranque pode rodar e o motor não rodar nas rotações ideais para fazer a combustão... na minha foi até roer os roletes da aranha.

encosta lhe uns cabos numa bateria de um carro a ver se ela pega com o carro a trabalhar.
experimenta só 2 ou 3 vezes e desliga logo os cabos, caso ela nao pegue...se pegar desliga na mesma. Vela não faz faísca !!! 122298

Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Vela não faz faísca !!! Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitimeQua Out 24, 2012 5:43 pm

Se tem faisca...
é ver a gasolina Vela não faz faísca !!! 964551
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Helder
Vela não faz faísca !!! Star310




Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitimeQua Out 24, 2012 10:21 pm

Mais uma vez muito obrigado a todos pelas preciosas e sabias dicas e pela paciência que demonstraram para com a minha igno.... desconhecimento da matéria.

Esta semana já não devo ter muito tempo para pegar na moto e continuar busca pela causa dela não pegar....Mas apartir do fim de semana já devo ter um tempinho para botar mãos á obra a ver se ponho isto a funcionar.

Já tenho algumas orientações: a vela afinal sempre faz faísca (logo o titulo do tópico já deixou de fazer sentido, mas vou continuar a comunicar com a comunidade através deste tópico, ok?)
Vou montar a vela e tentar perceber se passa combustível.

Até breve

Ir para o topo Ir para baixo
Helder
Vela não faz faísca !!! Star310




Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitimeQui Out 25, 2012 1:38 pm

Hoje de manha o meu companheiro de brico...o meu sogro (SR. Mario) chega cá a casa com o produto acabado.....A CHAVE DE VELAS....
È uma chave muito peculiar: sextavada de 18mmm, não há a venda em quase lugar nenhum (mais usuais 16mm e 21mm), com 90mm de comprimento (que sem o cachimbo entra totalmente na cavidade da vela) e não tem ponta onde se pegar para a desapertar.
Então eu e o meu sogro lá inventamos uma segunda peça (uma porca e duas femeas de 18mm) que encaixa na chave de tubo, tendo já altura suficiente para uma chave de bocas proceder ao aperto/desaperto da vela.
Saindo assim uma bela e funcional chave de velas para a Ténéré de 1997 "Tugatech".

[img]Vela não faz faísca !!! 2012_10_25_13_05_20[/img]

[img]Vela não faz faísca !!! 2012_10_25_13_04_52[/img]

Lá consigo colocar a vela nova
Chave na Ignição
Ar ligado
Embraiagem a Fundo
Ponto Morto
Botão de Star..........
E Pega Logo à primeira.... Vela não faz faísca !!! 992657858

Nas minhas mãos nunca esta moto pegou tão bem Vela não faz faísca !!! 1978086825 Deixaia a trabalhar durante alguns minutos, desligueia e lá fui trabalhar completamente com o dia ganho.

Agora é só esperar por um tempinho disponível para montar a menina e Vela não faz faísca !!! 84716 .

Uma palavra de agradecimento ao meu grande sogro Sr. Mário Vela não faz faísca !!! 919911
Ir para o topo Ir para baixo
bmbelo
Vela não faz faísca !!! Star310



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitimeQui Out 25, 2012 1:59 pm

Vela não faz faísca !!! 992657858

Estes motores têm pouca compressão. A qualidade da xispa conta muito....se conseguires, hás de medir a folga dos eléctrodos por curiosidade...

Ir para o topo Ir para baixo
Kleber Lima
Vela não faz faísca !!! Star310
Kleber Lima


Moto : XTZ 660 - 99

Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitimeQui Out 25, 2012 2:00 pm

Boas Helder!

Que bom que ja tens a moto a "bombar"! E que não era nada de grave!

Não tens o kit de ferramentas de origem da moto? É que faz parte deste kit a chave de vela e com esta chave muda-se a vela da XTZ 660, sem dificuldade alguma e sem desmontar nada na moto... Outra coisa que fiquei sem perceber: Porque carregar na embraiagem a fundo se a moto está em ponto morto?

Acho que o que a tua moto prescisa é de fazer quilometros... Vela não faz faísca !!! 3438063878



Ir para o topo Ir para baixo
Helder
Vela não faz faísca !!! Star310




Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitimeQui Out 25, 2012 2:14 pm

bmbelo escreveu:
Vela não faz faísca !!! 992657858

Estes motores têm pouca compressão. A qualidade da xispa conta muito....se conseguires, hás de medir a folga dos eléctrodos por curiosidade...


Bmbelo a folga da vela que substitui era de 1 mm
Ir para o topo Ir para baixo
Helder
Vela não faz faísca !!! Star310




Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitimeQui Out 25, 2012 2:23 pm

Kleber Lima escreveu:
Boas Helder!

Que bom que ja tens a moto a "bombar"! E que não era nada de grave!

Não tens o kit de ferramentas de origem da moto? É que faz parte deste kit a chave de vela e com esta chave muda-se a vela da XTZ 660, sem dificuldade alguma e sem desmontar nada na moto... Outra coisa que fiquei sem perceber: Porque carregar na embraiagem a fundo se a moto está em ponto morto?

Acho que o que a tua moto prescisa é de fazer quilometros... Vela não faz faísca !!! 3438063878




Boas Kleber quando comprei a moto não vinha com o kit de ferramentas original.
Por acaso não existem imagens de como é composto esse kit?

O facto de carregar na embraiagem ao ligar a moto ou carro, mesmo estando em ponto morto, foi um habito que adquiri baseado neste argumento: o motor de arranque tem que puxar pelo motor+embraiagem+caixa. Com a embraiagem a fundo, o motor de arranque só tem que puxar pelo motor.

Se faz sentido ou não, para te ser sincero nunca pensei bem sobre o assunto para ter a certeza, mas como já criei esse habito.....

Mas porquê faz algum mal??
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vela não faz faísca !!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vela não faz faísca !!!   Vela não faz faísca !!! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vela não faz faísca !!!
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» TT-R 600 sem faisca na vela
» xt 600e sem faisca na vela
» FALTA DE CENTELHA (FAÍSCA) NA VELA
» Nao chega corrente a vela
» Escape para a faisca

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: