Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 xt 600e sem faisca na vela

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
lito_vitor
xt 600e sem faisca na vela Star310



Moto : warrior xt 600e

xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitimeTer Out 28, 2014 9:47 pm

Boas caros amigos,
Como disse na minha apresentação a minha "nova" moto esta-me a dar problemas com a instalação eléctrica. Quando comprei o motor da xt 600e ele veio com o chicote principal, cdi, retificador e 2 reles de pertencentes ao arranque do motor de arranque.
Atraves de vários esquemas eléctricos consegui colocar o motor de arranque a trabalhar correctamente mas  quando fui verificar se chegava corrente a vela... nada.. nem uma pequenina faisca. Ja perdi algumas horas de volta da instalação mas nao consigo dar com o problema. Tambem tive a moto num mecanico 2meses mas ele so olhou para ela nem lhe tocou.. mas sempre que eu ligava tinha mil e uma desculpas para nao lhe mecher...
Resumidamente  a vela e nova, o cabo da vela tembem, retificador ja esprementei 2 , bobine do motor nao testei  , e cdi tambem não.
Ir para o topo Ir para baixo
Mike MPC
xt 600e sem faisca na vela Star310



Moto : Yamaha XT

xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: Re: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitimeTer Out 28, 2014 9:54 pm

Ainda nunca olhei para um esquema de uma xt,mas o rectificador de corrente não serve para a vela (a não ser que estejas a dar o nome errado á peça certa ),apenas para os outros componentes eléctricos.Tens é a bobine da vela (julgo que se chama assim)aquela peça cilíndrica onde se liga o cabo da vela.Podes ver num esquema caso tenhas qual é o fio que vem da bobine responsável por levar a corrente á bobine da vela e ver se o problema está antes ou depois da bobine da vela.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
xt 600e sem faisca na vela Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: Re: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitimeTer Out 28, 2014 10:14 pm

A xte usa ignição por tci ou seja trabalha a 12v , logo o regulador é importante sim. De qualquer forma começa por ver os valores das bobines para ver se estão em bom estado, depois vê se o circuito de corta corrente esta bem ligado, provavelmente será um dos circuitos de corte que esteja a impedir a faísca
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Mike MPC
xt 600e sem faisca na vela Star310



Moto : Yamaha XT

xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: Re: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitimeTer Out 28, 2014 11:02 pm

Webmonstro tens toda a razão.Tens gerador,rectificador,unidade de ignição(cdi),tudo isso faz parte da ignição,não fazia ideia.Tive a dar ali uma olhada no esquema.Não vai ser fácil explicar.Talvez fosse boa ideia experimentar um cdi que funcione,mas antes ter a certeza que está tudo bem,não vá o cdi morrer.
Não vai ser nada fácil ajudar assim.
Eu começava por ver a bobina de ignição ou vela,se a corrente chega à entrada e ia indo dai pra trás

Tens um fio preto no CDI que liga na massa -

O azul/amarelo e o verde/branco que entram no cdi devem ter corrente + sempre que o motor rodar,vem do gerador.


Depois de ligares a chave tens :

No cdi o Azul/preto com massa - caso não chegue lá tens que verificar o interruptor de embraiagem e o de cavalete lateral (descanso )

Na bobina de ignição (vela) vermelho/branco com corrente +

O rectificador tem um cabo preto que liga na massa -

Eu começava por ai.Espero ter interpretado bem o esquema,pois tenho que estar sempre a passar a página para baixo e para cima no pdf para ler a legenda.
Espero pela opinião dos mais entendidos eu nunca mexi na instalação eléctrica de nenhuma Xt600.
Agora vou deitar-me que estou estafado de estar aqui em frente ao pc
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
xt 600e sem faisca na vela Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: Re: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitimeTer Out 28, 2014 11:16 pm

Eu estou no telemóvel e não tenho aqui o esquema mas os fios que vem do gerador não tem sempre corrente, tem um pulsar que da sinal, é difícil de medir, por isso se mede a resistência das bobines com as fichas desligadas, eu começava por ai depois verificava positivo e massa no cdi quando se liga a chave, depois o fio que faz o corta corrente do cavalete e sensor de ponto morto e manete de embraiagem. Atenção que o motor da 3tb e 4pt tem diferenças ao nível da instalação, a 3tb tem um rele que as posteriores não tem
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Mike MPC
xt 600e sem faisca na vela Star310



Moto : Yamaha XT

xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: Re: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitimeTer Out 28, 2014 11:22 pm

Sim é verdade que os fios que vêm do gerador não têm sempre corrente.Quando o volante magnético roda e o pick-up (não sei se é assim que se chama) detecta o íman que está no volante é que se gera corrente,que são tantas vezes quanto a rotação do motor,certo ?

Estou a tentar ajudar mas também a querer aprender.
Já vi que o webmonstro percebe disso é melhor fazeres mais caso dele do que de mim xt 600e sem faisca na vela 353512
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
xt 600e sem faisca na vela Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: Re: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitimeTer Out 28, 2014 11:28 pm

Toda a ajuda é válida, apenas penso ser mãos provável o problema esteja nos corta correntes, porque normalmente não se da tanta importância a esses circuitos, mas basta a luz do neutro não estar ligada que ela já não vai ligar. Alem disso há também uns diodos na instalação escondidos no lado esquerdo junto ao banco, podem estar desligados ou assim, mas sem uns testes com multinetro andamos as cegas
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
lito_vitor
xt 600e sem faisca na vela Star310



Moto : warrior xt 600e

xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: Re: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitimeQua Out 29, 2014 10:47 am

Desde ja agradeco a todos a ajuda.
Em relação a bobina da vela ja esprementei 4 bobines diferentes mas pertencentes ao motor xt 600.
A outras sugestões dadas por vos tem sentido mas nao no meu caso porque eu nao tenho qualquer tipo de comandos nem sensores, a unica coisa que vinha com o motor xt era o chicote principal , retificador, bobine, reles de start. Nao tenho cheves nem nada... :( :(
Se ouver alguem no fórum da jona de Coimbra que possa fazer o teste ao meu cdi , agradeço.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
xt 600e sem faisca na vela Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: Re: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitimeQua Out 29, 2014 11:17 am

precisas sempre de um interruptor ou chave , Mas já testaste se tens 12v quando esta ligado?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
xt 600e sem faisca na vela Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: Re: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitimeQua Out 29, 2014 12:17 pm

Testar 4 bobinas nem sempre é o melhor
o melhor é usar uma que foi testada e que sabemos que está boa
qualquer oficina tem um aparelho para testar a bobina e normalmente o teste dura 1 minuto e nunca se paga esse serviço.

Uma simples pergunta...
As luzes acendem? a buzina apita?
tudo funciona, e apenas não trabalha o motor?

Mike MPC escreveu:
... ...

O azul/amarelo e o verde/branco que entram no cdi devem ter corrente + sempre que o motor rodar,vem do gerador.


... ...

destes fios vem apenas um tímido sinal em voltes
pois vem do pickup
mas se um deles não tiver contacto é o suficiente para não haver faisca

ABR xt 600e sem faisca na vela 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
webmonstro
xt 600e sem faisca na vela Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: Re: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitimeQua Out 29, 2014 12:33 pm

espera aí já vi que colocaste um motor XT 600 numa moto 4 Warrior certo ?

Nesse caso vais sempre precisar de um interruptor ou um canhão de igniçao a não ser que faças aí uma grande alteração à instalação electrica , a instalação da warrior não deve dar grande compatibilidade

Pessoalmente fazia de raíz uma instalação nova.

Mesmo não tendo descanso nem sensor de embriagem tens sempre que fazer com que o CDI "pense" que está em ponto morto e descanso para cima , caso contrário não vai trabalhar
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
lito_vitor
xt 600e sem faisca na vela Star310



Moto : warrior xt 600e

xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: Re: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitimeQua Out 29, 2014 8:39 pm

webmonstro escreveu:
espera aí já vi que colocaste um motor XT 600 numa moto 4 Warrior certo ?

Nesse caso vais sempre precisar de um interruptor ou um canhão de igniçao a não ser que faças aí uma grande alteração à instalação electrica , a instalação da warrior não deve dar grande compatibilidade

Pessoalmente fazia de raíz uma instalação nova.

Mesmo não tendo descanso nem sensor de embriagem tens sempre que fazer com que o CDI "pense" que está em ponto morto e descanso para cima , caso contrário não vai trabalhar


Sim e isso caro amigo warrior com motor da xt 600e :) :)
Basicamente é o que estou a fazer. Tipo tirei todos os fios que nao tinha ligação e mantive so os do cdi, retificador, bobine..
Ir para o topo Ir para baixo
lito_vitor
xt 600e sem faisca na vela Star310



Moto : warrior xt 600e

xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: Re: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitimeQua Out 29, 2014 8:46 pm

 photo 20140628_193008.jpg





 photo 20140628_184241.jpg


 photo 20140628_193024.jpg
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
xt 600e sem faisca na vela Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: Re: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitimeQui Out 30, 2014 12:02 am

O regulador de corrente precisa de ter uma ligaçao de massa no corpo para funcionar

De que ano é o motor ? antes ou dpois de 96 ??
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
webmonstro
xt 600e sem faisca na vela Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: Re: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitimeQui Out 30, 2014 12:34 am

ok aqui tens o esquema :

xt 600e sem faisca na vela Xt600e9095grafik3tbedit


Atenção que a bobine tem dois ligadores (um laranja que liga ao CDI e outro Branco/Vermelho )
O e R/W no esquema em cima

O Vermelho/Branco tem de ser ligado a 12v
O laranja vai ao CDI

Ou seja duas ligaçoes de 12v uma na bobine e outra no CDI
O CORPO DA BOBINE TEM DE SER LIGADO A MASSA


No CDI tens de ter :

12v no fio Vermelho/Branco
R/W no esquema em cima

Dois pickups ligados Salvo erro azul/amarelo e verde/branco
L/Y e G/W no esquema acima

Alem disso há duas ligações que devem ser ligados à massa (os dos sensores de neutro e sensor de embriagem ) um preto e um preto/branco
B e B/W no esquema acima

eito isto tudo e deves ter faisca
Aqui o esquema "minimo" para funcionar :

xt 600e sem faisca na vela 11973d1394549544t-xt600e-cdi-cdi

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Conteúdo patrocinado





xt 600e sem faisca na vela Empty
MensagemAssunto: Re: xt 600e sem faisca na vela   xt 600e sem faisca na vela Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
xt 600e sem faisca na vela
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Vela não faz faísca !!!
» TT-R 600 sem faisca na vela
» FALTA DE CENTELHA (FAÍSCA) NA VELA
» Nao chega corrente a vela
» Escape para a faisca

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: