Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
| | Má Figura no lés a lés. | |
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+14javier.dercole claudiosilva pedro.spa motopi22 Jorge Baleizao webmonstro Fortuna Edgar NÉNATÉ Johnny_1056 rui braz Ricardo Brântuas Jarod cansado 18 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. Ter Ago 16, 2011 11:32 am | |
| Boas; Este forum começa a ficar saturado de problemas de reguladores de tensão...
Cláudio Silva, estás mesmo com azar... Isso desmoraliza qualquer um. Já agora, que bateria tens montada e qual o seu estado?
Webmonstro, dá para adaptar o regulador da XT600 na NX4? Já confirmaste as ligações e os valores? Por norma, os reguladores da Honda costumam ser bastante resistentes, porque aconselhas o da XT600? Pelo preço? A XT 600 não costuma dar problemas de regulador de tensão, mas na TDM é um problema frequente e tem exactamente o mesmo regulador. O que tens a dizer disso??? | |
| | | Ricardo Brântuas
Moto : XT600E
| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. Ter Ago 16, 2011 1:08 pm | |
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| | | NÉNATÉ
Moto : XT 660 Z
| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. Ter Ago 16, 2011 1:18 pm | |
| Ainda nao aconteceu-me este dilema na minha nina e espero nao acontecer tao cedo. Boa sorte na resoluçao do mesmo. | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. Ter Ago 16, 2011 2:18 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Este forum começa a ficar saturado de problemas de reguladores de tensão...
Cláudio Silva, estás mesmo com azar... Isso desmoraliza qualquer um. Já agora, que bateria tens montada e qual o seu estado?
Webmonstro, dá para adaptar o regulador da XT600 na NX4? Já confirmaste as ligações e os valores? Por norma, os reguladores da Honda costumam ser bastante resistentes, porque aconselhas o da XT600? Pelo preço? A XT 600 não costuma dar problemas de regulador de tensão, mas na TDM é um problema frequente e tem exactamente o mesmo regulador. O que tens a dizer disso??? Já confirmei as ligações e são 3 fases + positivo e massa na honda nx4 portanto dá para apdtar a da xt 600 Os da nx4 queimam bastante e o meu amigo infoumou-se na hona e pediram-lhe salvo erro 260€ por um regulador Os da XT 600 antes de 95 são iguas ao das TDM (ou seja sem arrefecimento ) e tambem se queimam com alguma frequencia, os postrior a 95 são diferentes(com didssipador) e não costumam dar tantos problemas. Dei-lhe essa sugestão porque é aquilo que conheço ( e com uma peça yamaha a mota dele fica logo valorizado ! :) ) Quando medi a tal nx4 dava-me 11.3-11.5 v com o farol ligado (motor a trabalhar ) e 12.5 com o farol desligado e de quando em vez surgia uns picos de 16-18volts ! Medi na mesma altura a minha(xt600) e dava constantes 13,4 - 13.5 Teoricamente a mota dele tambem pode ter problema no estator mas não tive tempo de fazer medições e por aquilo que li na internet é um problema MUITO commum nas Honda NX4 (pelo menos no brasil) queimarem este regulador O regulador em causa tem um dissipador bastante grande e parece bem localizado para poder arrefecer Se ele comprar e adpatar o regulador xt veremos se a coisa resulta De referir que a mota é (salvo erro) de 2007 e tem poucos quilometros 8 mil +/- e ele colocou uma bateria nova. Nuno | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. Ter Ago 16, 2011 2:54 pm | |
| Boas; Webmonstro, em princípio se tens as mesmas ligações, deve dar para adaptar o regulador de tensão da XT. Quanto ao preço do original da NX4 é um verdadeiro absurdo. Não andará aí ninguém a tentar meter a mão?! O regulador da TDM de 1992 já tem alhetas para dissipação de calor (igual ao da XT de 1995) e mesmo assim costuma dar problemas, enquanto na XT isso raramente acontece. Em relação aos da TDM de 1991 nem vale a pena falar... Esses 13.4V - 13.5V não são um valor demasiado baixo? São esses os valores apresentados no Manual de Serviço? Tinha ideia que passavam ligeiramente os 14V... Atenção à informação recolhida relativa a modelos de outros continentes, por vezes há diferenças significativas nalguns componentes. Além do Brasil, a Honda também tem linhas de produção desse modelo na Espanha e Itália, penso eu... Se a moto é de 2007, tem actualmente cerca de 4 anos e se só tem 8000 km, arrisco-me a afirmar que passa demasiado tempo parada. A bateria pode ter carga para pôr o motor a funcionar, mas obriga a sobrecarregar o regulador. Mais uma vez chamo a atenção para as baterias chinocas!!!! são cada vez mais comuns os problemas provocados por estas baterias!! | |
| | | claudiosilva
| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. Ter Ago 16, 2011 5:06 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
Cláudio Silva, estás mesmo com azar... Isso desmoraliza qualquer um. Já agora, que bateria tens montada e qual o seu estado?
Boas. A moto tem tudo de origem pois só tem 10.000 kms e não instalei nenhum extra eléctrico que pudesse provocar algum anomalia. É uma anomalia com uma causa difícil de localizar. Todos os valores entre a bobina, o rectificador e a bateria estão conforme os parâmetros informadas pela Yamaha. A moto esteve parada há quatro dias e ontem medi novamente e o valor está correcto 12.8V. A 5.000 rpm a tensão máxima no rectificador está em 14.8 V, ou seja dentro da faixa de operação que eh entre 14.1V e 14.9V. Vou esperar que a Yamaha faça todas as suas verificações e trocas necessárias. Hoje estou com ela e ando com um multímetro na bolsa para verificar a tensão da bateria. Abraços
Última edição por claudiosilva em Ter Ago 16, 2011 9:17 pm, editado 2 vez(es) | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. Ter Ago 16, 2011 6:52 pm | |
| Boas; Claudio Silva, tendo já levado 2 baterias e 2 reguladores de tensão como descreveste anteriormente, ainda não foi detectada a anomalia?! Afinal o que se passa com a moto??? O que é que aconteceu às baterias e reguladores anteriores?? | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. Ter Ago 16, 2011 7:07 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Webmonstro, em princípio se tens as mesmas ligações, deve dar para adaptar o regulador de tensão da XT. Quanto ao preço do original da NX4 é um verdadeiro absurdo. Não andará aí ninguém a tentar meter a mão?! O regulador da TDM de 1992 já tem alhetas para dissipação de calor (igual ao da XT de 1995) e mesmo assim costuma dar problemas, enquanto na XT isso raramente acontece. Em relação aos da TDM de 1991 nem vale a pena falar... Esses 13.4V - 13.5V não são um valor demasiado baixo? São esses os valores apresentados no Manual de Serviço? Tinha ideia que passavam ligeiramente os 14V... Atenção à informação recolhida relativa a modelos de outros continentes, por vezes há diferenças significativas nalguns componentes. Além do Brasil, a Honda também tem linhas de produção desse modelo na Espanha e Itália, penso eu... Se a moto é de 2007, tem actualmente cerca de 4 anos e se só tem 8000 km, arrisco-me a afirmar que passa demasiado tempo parada. A bateria pode ter carga para pôr o motor a funcionar, mas obriga a sobrecarregar o regulador. Mais uma vez chamo a atenção para as baterias chinocas!!!! são cada vez mais comuns os problemas provocados por estas baterias!! Boas o valor da peça honda foi ele que me disse, ele até já sabia que no brasil se consegue por 100€ + portes o intresse de por um yamaha é o medo de voltar a acontecer o mesmo com a peça honda e tambem o tempo de espera pela peça do brasil para cá (quer ir a gois no próximo fim de semana) A mota quando ele a comprou tinha a bateria de origem A bateria foi colocada na honda em viseu (como a de origem tinha uns anos assumiu que estava velha) só quando esta coltar a não dar arranque é que ele a levou ao concessionario e ele andaram a medir e a ver as bobines (ele que me disse) e chegaram à conclusão que era do regulador e deram-lhe esse valor De resto a mota parece saido de um stand nem riscos nem sujudade tudo limpinho e nunca deve ter viso chuva quanto mais lama Quanto aos valores do multimetro são relativos pois o meu multimetro é um pouco marado em termos de valores de voltagem -já passou por muito coitado-, por isso usei a minha mota para ter um valor de comparação. Os sintomas eram de pouca carga (baixa velocidade a mota descarrega a bateria) , mas o que me chamou a atenção eram os picos de corrente até aos 18v que indicam que o regulador é o culpado e não as bobines. Já no ano passado uma xt 600 (3tb)de um amigo meu queimou o regulador (fritou uma bateria) e por pouco não ia fritar uma segunda até que eu estive a medir e a voltagem ia por aí acima 18-19v e até mais. Nuno | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. Ter Ago 16, 2011 7:22 pm | |
| Boas; Actualmente não tenho grandes conhecimentos no "meio Honda", mas acho esse valor demasiado caro.
Quando surgem problemas deste tipo, o primeiro componente a verficar é a bateria e saber se esta tem carga e está a aceitar carga. Quanto à moto estar em bom estado, isso não significa rigorosamente nada. O que mais aí há é motos com pouquíssimos km a precisar de imensa coisa para voltar a circular enquanto há por aí outras todas "coçadas" e fartas de fazer km que até a bateria é de origem.
Verificar instalações eléctricas com multímetros marados pode dar direito a valentes dores de cabeça.
Valores de 18V são demasiado altos. | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. Ter Ago 16, 2011 7:40 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Actualmente não tenho grandes conhecimentos no "meio Honda", mas acho esse valor demasiado caro.
Quando surgem problemas deste tipo, o primeiro componente a verficar é a bateria e saber se esta tem carga e está a aceitar carga. Quanto à moto estar em bom estado, isso não significa rigorosamente nada. O que mais aí há é motos com pouquíssimos km a precisar de imensa coisa para voltar a circular enquanto há por aí outras todas "coçadas" e fartas de fazer km que até a bateria é de origem.
Verificar instalações eléctricas com multímetros marados pode dar direito a valentes dores de cabeça.
Valores de 18V são demasiado altos. Tambem a mim me parece caro mas só estou a repetir o que me disseram, e como disse a bateria e restantes componentes foram verificados (já depois de substituída a bateria ) e foi o stand que disse que o problema era o regulador eu só estive a confirmar e nem era preciso pois ele já sabia da situação, os valores são relativos pois se o valor é superior ao valor da bateria com o motor desligado o sistema carrega, se é inferior (como neste caso ) é obvio que a bateria se descarrega tal como estava a acontecer. Para mim este tipo de sistema é fraco para começar pois usar um curto-circuito para dissipar o excesso de corrente é pouco eficiente e quanto mais potencia se gera pior, este tipo de motas mereciam um sistema de carga semelhante aos dos automóveis em que a corrente é regulada na origem e na medida que é necessária é produzida mais ou menos e pouco ou nada é desperdiçada. Para mim com tantos casos de avaria (yamaha honda etc ), em tantas situações, em motas com tão diferente tipo de uso umas bem tratadas e outras em condições mais difíceis e situações tão diferentes a avariarem com tanta frequência, só pode querer dizer que há uma solução fraca de início que é agravada pela utilização de material de fraca qualidade. Nenhuma mota nova ou quase nova devia ter tanto problema repetidamente sem que a marca encontre solução. Isto é como a situação das falanges do carburador, gosto muito da yamaha e da xt mas este é um dos pouco defeitos que a marca nunca consegui resolver e ainda por cima vende a mesma peça de má qualidade a um preço completamente absurdo , quando o material de concorrência (tão bom ou melhor qualidade é bem mais barato)! Nuno | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. Qua Ago 17, 2011 10:44 am | |
| Falei agora com o meu amigo da NX4 e ele confirmou que o preço que lhe pediram pela peça honda era de 260€ Ele já comprou um regulador xt por 50€ e já o colocou na mota
Está a funcionar bem (+/-14.3-14.5v medido com outro voltimetro) Ele tambem esteve a verificar e o regulador que ele tinha antes apenas começa a perder voltagem quando aquecia, em percursos curtos de pouca duração o regulador funcionava bem quando andava mais tempo aquecia e a voltagem baixava a ponto de descarregar a bateria
Com este regulador XT a mota para já está a manter a carga apenas me referiu que o regulador aquecia bastante
Vai continuar a verificar a situação mas para já parece resolvido
Desculpem o off-topic
Nuno | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. Qua Ago 17, 2011 10:59 am | |
| Boas; Esses valores de 14.3V / 14.5V já me parecem mais de acordo com o correcto. Pelo menos são valores semelhantes aos da TDM que usa o mesmo regulador de tensão. Ainda bem que o teu amigo já tem a moto a rodar. Mas o regulador não devia aquecer... Verifiquem a bateria. Mais uma vez insisto, caguem nas baterias chinesas!! | |
| | | claudiosilva
| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. Qui Ago 18, 2011 12:03 am | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Claudio Silva, tendo já levado 2 baterias e 2 reguladores de tensão como descreveste anteriormente, ainda não foi detectada a anomalia?! Afinal o que se passa com a moto??? O que é que aconteceu às baterias e reguladores anteriores?? Gostava eu de saber o que se passa com a moto. o 1º rectificador, segundo a Yamaha, deixou de carregar a bateria. Presumo que tenha queimado ou estava com valores inferiores aos parâmetros standards . O 2º ainda se mantém mas não sei até quando. A 1ª bateria foi-se abaixo duas vezes. A 1ª vez foi por causa do rectificador. A 2ª vez, logo após substituirem o rectificador, foi abaixo novamente e a Yamaha não tem idéia do que provocou isto. Pensam ser a bateria que com as descargas já não está boa, logo enviaram outra pela qual estou a espera. Em resumo, não sabem o que se passa...É o método empírico através da tentativa e erro. Vão instalar a 2ª bateria mas confesso que estou céptico quanto a isto. Se ela for abaixo novamente talvez troquem as bobinas. Depois poderá ser a cablagem e assim por diante... Daqui ha pouco tenho uma moto mais nova ainda A Yamaha está a fazer o despiste da anomalia e espero que encontrem a causa. Utilizar uma moto que não inspira confiança é desagradável. Esta "gaja" nova está a dar dor de cabeça. A "velha" e boa FJR ainda está aí para as curvas com 160.000 kms sem nenhum problema. Como diz o ditado "panela velha é que faz comida boa" Agora eh ter paciência que a causa da anomalia vai aparecer, mais cedo ou mais tarde e assim aproveitar a Tenere como deve ser. Até final de setembro este problema tem que estar resolvido para permitir a minha viagem a Marocos sem mais celeumas. Abraços | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. Qui Ago 18, 2011 9:19 am | |
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| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. Qui Ago 18, 2011 10:26 am | |
| Boas; Esse método de tentativa e erro não parece estar a dar resultados... Quando é que finalmente podes contar com a moto em condições?? Nem tu sabes nem os mecânicos que lhe estão a mexer... Acho estranho estarem a trabalhar desse modo, a marca disponibiliza todos os elementos necessários para se diagnosticar a anomalia. Um regulador de tensão, tal como uma bateria ou estão bons ou não, não estão assim assim. Uma lâmpada ou estão boa ou está fundida, não pode estar meia boa/meia fundida. Se o problema for da bobine, consegue detectar-se; mas não creio que seja esse o caso. Senão nunca terias a moto a funcionar correctamente e pelos visto até ficares apeado, a moto funciona normalmente. Aperta com os gajos e que o problema fique resolvido. Não há nada pior que a falta de confiança no veículo que conduzimos. E se estãs a pensar ir a Marrocos convém que fique tudo a funcionar perfeitamente. Ânimo e boa sorte. | |
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| Assunto: Re: Má Figura no lés a lés. | |
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| | | | Má Figura no lés a lés. | |
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