Ora bolas...
isso deve ter sido um prejuízo do caneco
pagar inscrição e etc etc etc... e depois ficar de fora desta maneira, deve ser algo que manda qualquer um a baixo...
e isto sem falar do que deixamos de ver ou curtir o LaL...
eu acho que explodia de raiva...
- cansado escreveu:
- Bom dia a todos. Parece que as teneres xtz 660 de 2008 para a frente não aguentam um portugal de lés a lés, pois é rapaziada, a minha moto e mais 2 que eu conheça tiveram de acabar a lés a lés de reboque. O problema foi o reteficador e a ficha, a moto aquecia e derretia a ficha do reteficador e consequentemente tambem o retificador, este problema foi geral nestas 3 motos. Agora gostaria de saber se alguem sabe onde comprar reteficadores da concorrencia e qual a melhor solução para este problema. Obrigado pela atenção.
Procurar a solução na concorrência, pode ser má politica...
e digo isto porque a honda ou suzuki vende mais rectificadores (devido a avarias) que a Yamaha
(em relação ao numero de motas que existe, é claro)
Sou da opinião que os problemas devem ser analisados, e devemos sempre tentar perceber porque isso aconteceu...
Se o material for fraco (como nas ST anteriores a 1994) então deve ser trocado...
Eu sou um adepto das XT e XTeneres, e normalmente passo a vida bisbilhotar os foruns e viagens de XTs...
e não tenho lido nada de pontos fracos com rectificador original da nova Ténéré...
O ponto fraco que parece existir no rectificador é a ligação do mesmo visto estar exposta a agua que salta da roda da frente e de toda a porcaria que é projectada para a zona abaixo do radiador...
Como podemos ver nesta foto, está deveras exposto a tudo o salta da roda...
e terem escolhida a posição vertical para a ficha ainda pior...
(isto devia de estar na posição horizontal, ou seja com a ficha de lado como na BMW 800GS)
e na XT660Z sem manutenção (limpeza dos contactos) estamos a mercê dum mau contacto...
Nalguns países como a Inglaterra ou mesmo na Espanha, devido ao sal que metem na estrada para a neve, aumenta as hipóteses de tornar esse ponto fraco ainda mais fraco...
Mas se a fixa for bem isolada, ou limpa de vez em quando com um spray próprio para a limpeza de contactos eléctricos, esse ponto fraco deixa de existir...
Neste caso optaram por fazer um isolamento em borracha com um gel qualquer anti humidade...
e fica pronta para o que der e vier...
Outra coisa que devemos ter em conta...
Se a fixa derreteu, foi porque criou uma resistência tal na fixa que aqueceu até derreter
para termos uma resistência deste nível, então certamente foi um mau contacto, que originou isso
Não interessa a temperatura ambiente, mas sim o tempo seguido e sem intervalos que estamos a usar o rectificador...
ou seja o tempo que temos o motor a trabalhar... e este vai ser o factor que vai procurar esse ponto fraco dum contacto semi isolado ou sujo
Ou seja... se tiver sujo, vai aquecer a ficha, depois vai criar mini faiscas, vai sujar ainda mais o contacto, vai aquecer ainda mais e vai acabar por derreter...
em conclusão o rectificador vai levar por tabela assim como a bateria da mota que deixa de receber carga...
tudo por um mau contacto na ficha...
Esta é a minha teoria para este problema... mas não passa duma teoria...
e também não sou mecânico...
mas arrisco que foi isso que aconteceu e foste vitima do ponto fraco que falei no inicio da mensagem
Quanto aos outras 2 teneres, muito se fala, e normalmente quando se passa uma mensagem por boca, todos lhes aumentam qualquer coisa...
por isso é ouvir na 1ª pessoa
@CANSADO
estás a par disto http://www.clubextportugal.com/t1974-problema-na-nova-xt660z-tenere