Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Má Figura no lés a lés.

Ir para baixo 
+14
javier.dercole
claudiosilva
pedro.spa
motopi22
Jorge Baleizao
webmonstro
Fortuna
Edgar
NÉNATÉ
Johnny_1056
rui braz
Ricardo Brântuas
Jarod
cansado
18 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
cansado
Má Figura no lés a lés. Star310




Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitimeSeg Jun 27, 2011 1:42 pm

Bom dia a todos. Parece que as teneres xtz 660 de 2008 para a frente não aguentam um portugal de lés a lés, pois é rapaziada, a minha moto e mais 2 que eu conheça tiveram de acabar a lés a lés de reboque. O problema foi o reteficador e a ficha, a moto aquecia e derretia a ficha do reteficador e consequentemente tambem o retificador, este problema foi geral nestas 3 motos. Agora gostaria de saber se alguem sabe onde comprar reteficadores da concorrencia e qual a melhor solução para este problema. Obrigado pela atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
Jarod
Má Figura no lés a lés. Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Re: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitimeSeg Jun 27, 2011 1:50 pm

Problema marado... Não se poderão queixar à Yahama? 3 casos semelhantes já me parece mais do que coincidencia...

Comprar material da concorrência só pode piorar as coisas, digo eu...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
Ricardo Brântuas
Má Figura no lés a lés. Star310
Ricardo Brântuas


Moto : XT600E

Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Re: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitimeSeg Jun 27, 2011 1:52 pm

lamento o teu contratempo e que não tenhas desfrutado de todo o evento

na minha opinião, antes de gastares dinheiro e tendo em conta que não foi um problema de utilização da moto, fala com a Yamaha pois normalmente assumem os custos deste tipo de problemas mesmo depois da garantia terminar

boa sorte

abraço
Má Figura no lés a lés. 919911


Última edição por Ricardo Brântuas em Sáb Nov 19, 2016 12:28 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
cansado
Má Figura no lés a lés. Star310




Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Re: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitimeSeg Jun 27, 2011 2:05 pm

Pois tem razão, não sei se conseguirei algo, mas desde já aviso para nao andarem com as motinhas para cima de 35 graus. Se não ja sabem, começa por acender a luz amarela do motor, depois começa a falhar, depois desliga-se o mostrador, depois o conta rotações e xau, ardeu, ja nao pega mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Jarod
Má Figura no lés a lés. Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Re: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitimeSeg Jun 27, 2011 2:08 pm

cansado escreveu:
Pois tem razão, não sei se conseguirei algo, mas desde já aviso para nao andarem com as motinhas para cima de 35 graus. Se não ja sabem, começa por acender a luz amarela do motor, depois começa a falhar, depois desliga-se o mostrador, depois o conta rotações e xau, ardeu, ja nao pega mais.

Não me parece que seja tão linear quanto isso... Ainda recentemente vieram de Marrocos duas Tenerés e nem por isso derreteram nada... Mas que é um problema chato lá isso é!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
Ricardo Brântuas
Má Figura no lés a lés. Star310
Ricardo Brântuas


Moto : XT600E

Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Re: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitimeSeg Jun 27, 2011 2:16 pm

uma moto tem de aguentar calor, se não aguenta a marca tem de resolver o problema e a Yamaha não costuma fugir destas responsabilidades...

havia de ser giro chamar Tenere a um modelo e depois dizer que não aguenta climas quentes... aperta com eles



Má Figura no lés a lés. 919911
Ir para o topo Ir para baixo
rui braz
Má Figura no lés a lés. Star310
rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Re: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitimeSeg Jun 27, 2011 2:18 pm

Ás bms não acontece nada .............. Má Figura no lés a lés. 225406 Má Figura no lés a lés. 225406


Tente fazer o que disse o Ricardo, passe pela Yamaha ( se não foi já lá ! ) , antes de comprar algo .





Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Má Figura no lés a lés. Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Re: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitimeSeg Jun 27, 2011 3:10 pm

Boas;
Antes de mais lamento o azar. Há muito pouca coisa que nos consiga destroçar tanto como uma avaria na estrada quando o que se pretendia era diversão.

Não aconselho a montagem de reguladores de tensão da concorrência. Quem o fizer arrisca-se a piorar o problema.
Um elemento a verificar deve ser a bateria e o seu estado. Baterias em mau estado oui "chinocas" costumam ser a fonte de alguns problemas no regulador de tensão.

Como o Ricardo Brântuas referiu, seria irónico chamar Ténéré a um modelo que se dá mal com climas quentes. E não acredito que tal seja um problema generalizado, senão o que seria de países mais quentes que o nosso e ddaqueles que já se meteram em aventuras com motos semelhantes??!! Má Figura no lés a lés. 546328
Ir para o topo Ir para baixo
NÉNATÉ
Má Figura no lés a lés. Star310
NÉNATÉ


Moto : XT 660 Z

Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Re: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitimeSeg Jun 27, 2011 3:18 pm

Boas agora encontro-me em Valencia em Espagna, fiz 1000 e tal km com uma temperatura de 40 graus a velocidades economicas nao acenteceu-me este problema so um cheiro mais intenso a gasolina Má Figura no lés a lés. 546328. E uma situaçao curiosa que vale a pena clarificar, eu so de aqueles que pensa que este tipo de situaçoes devem se falar com a marca, do qual tem interesso a servir bem os clientes e resolver futuros problemas de serie das futuras meninas.
Enfim, espero que as coisas melhorem, viva as motas velhas é a conclusao que estou a chegar independamente a marca.

Má Figura no lés a lés. 919911


Última edição por NÉNATÉ em Seg Jun 27, 2011 4:12 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Má Figura no lés a lés. Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Re: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitimeSeg Jun 27, 2011 3:22 pm

Ora bolas...
isso deve ter sido um prejuízo do caneco Neutral

pagar inscrição e etc etc etc... e depois ficar de fora desta maneira, deve ser algo que manda qualquer um a baixo...
e isto sem falar do que deixamos de ver ou curtir o LaL...

eu acho que explodia de raiva...

cansado escreveu:
Bom dia a todos. Parece que as teneres xtz 660 de 2008 para a frente não aguentam um portugal de lés a lés, pois é rapaziada, a minha moto e mais 2 que eu conheça tiveram de acabar a lés a lés de reboque. O problema foi o reteficador e a ficha, a moto aquecia e derretia a ficha do reteficador e consequentemente tambem o retificador, este problema foi geral nestas 3 motos. Agora gostaria de saber se alguem sabe onde comprar reteficadores da concorrencia e qual a melhor solução para este problema. Obrigado pela atenção.


Procurar a solução na concorrência, pode ser má politica...
e digo isto porque a honda ou suzuki vende mais rectificadores (devido a avarias) que a Yamaha Má Figura no lés a lés. 353512
(em relação ao numero de motas que existe, é claro)


Sou da opinião que os problemas devem ser analisados, e devemos sempre tentar perceber porque isso aconteceu...

Se o material for fraco (como nas ST anteriores a 1994) então deve ser trocado...


Eu sou um adepto das XT e XTeneres, e normalmente passo a vida bisbilhotar os foruns e viagens de XTs...
e não tenho lido nada de pontos fracos com rectificador original da nova Ténéré...


O ponto fraco que parece existir no rectificador é a ligação do mesmo visto estar exposta a agua que salta da roda da frente e de toda a porcaria que é projectada para a zona abaixo do radiador...

Como podemos ver nesta foto, está deveras exposto a tudo o salta da roda...
e terem escolhida a posição vertical para a ficha ainda pior...
(isto devia de estar na posição horizontal, ou seja com a ficha de lado como na BMW 800GS)
e na XT660Z sem manutenção (limpeza dos contactos) estamos a mercê dum mau contacto...

Má Figura no lés a lés. Img0759s



Nalguns países como a Inglaterra ou mesmo na Espanha, devido ao sal que metem na estrada para a neve, aumenta as hipóteses de tornar esse ponto fraco ainda mais fraco...

Mas se a fixa for bem isolada, ou limpa de vez em quando com um spray próprio para a limpeza de contactos eléctricos, esse ponto fraco deixa de existir...

Neste caso optaram por fazer um isolamento em borracha com um gel qualquer anti humidade...
e fica pronta para o que der e vier...

Má Figura no lés a lés. Img0761pd




Outra coisa que devemos ter em conta...
Se a fixa derreteu, foi porque criou uma resistência tal na fixa que aqueceu até derreter Má Figura no lés a lés. 964551
para termos uma resistência deste nível, então certamente foi um mau contacto, que originou isso Rolling Eyes

Não interessa a temperatura ambiente, mas sim o tempo seguido e sem intervalos que estamos a usar o rectificador...
ou seja o tempo que temos o motor a trabalhar... e este vai ser o factor que vai procurar esse ponto fraco dum contacto semi isolado ou sujo Má Figura no lés a lés. 353512

Ou seja... se tiver sujo, vai aquecer a ficha, depois vai criar mini faiscas, vai sujar ainda mais o contacto, vai aquecer ainda mais e vai acabar por derreter...
em conclusão o rectificador vai levar por tabela assim como a bateria da mota que deixa de receber carga...
tudo por um mau contacto na ficha...

Esta é a minha teoria para este problema... mas não passa duma teoria...
e também não sou mecânico...
mas arrisco que foi isso que aconteceu e foste vitima do ponto fraco que falei no inicio da mensagem Má Figura no lés a lés. 353512


Quanto aos outras 2 teneres, muito se fala, e normalmente quando se passa uma mensagem por boca, todos lhes aumentam qualquer coisa... Má Figura no lés a lés. 964551
por isso é ouvir na 1ª pessoa Má Figura no lés a lés. 353512

@CANSADO
estás a par disto http://www.clubextportugal.com/t1974-problema-na-nova-xt660z-tenere

Má Figura no lés a lés. 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Fortuna
Má Figura no lés a lés. Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Re: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitimeSeg Jun 27, 2011 9:35 pm

Se há mota eleita para tudo e mais um par de botas é a Tenere em qualquer lado e exemplos delas a andar em condições mais... exigentes não faltam.

E se o problema fosse calor não se vendiam na Australia :)

Mas agora tou curioso para saber o que dirá a Yamaha.

Quanto ao desgosto, o bom do LaL é que para o ano há mais. Má Figura no lés a lés. 919911
Ir para o topo Ir para baixo
cansado
Má Figura no lés a lés. Star310




Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Re: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitimeTer Jun 28, 2011 11:26 am

Pois pessoal, tudos parecem ter um pouco de razão, mas eu não sei quantos klm tem as vossas motas, mas o que é certo é que as 3 motas que aconteceu isto tinham entre 30000 e 35000 klm, tb é muita coincidência não acham ? Bem a moto ainda não chegou á yamaha, depois eu dou novidades, mas já agora vcs não acham que colocar um retificador junto ao escape e ao pé do motor e com uma tampa de ferro á frente a tapar a ventilação não está um pouco mal pensado ? A mim parece-me que sim. UM abraço fiquem bem. Olha já agora quem estiver interessado em ficar com a minha moto, eu vendo-a, depois de arranjada claro.
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Má Figura no lés a lés. Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Re: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitimeTer Jun 28, 2011 11:50 am

Boas;
Como o Cansado refere, aquele não é sítio onde se coloque um regulador de tensão. Não cabe na cabeça de ninguém colocar um elemento tão sensível num sítio onde passa a apanhar com todo o tipo de lixo.
Custa-me muito admitir que a marca de que eu tanto gosto faça asneira, mas esta é uma delas.
Espero que resolvas o problema com brevidade e que não seja muito caro.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Má Figura no lés a lés. Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Re: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitimeTer Jun 28, 2011 11:54 am

cansado escreveu:
mas já agora vcs não acham que colocar um retificador junto ao escape e ao pé do motor e com uma tampa de ferro á frente a tapar a ventilação não está um pouco mal pensado ?

Boas...

Não Amigo esse é um ponto forte Má Figura no lés a lés. 353512
esse foi muito bem executado...

o que chamas tampa de ferro na realidade é um dissipador de calor...
e todo o calor que o rectificador gera é dissipado para esse ferro que posteriormente vai ser arrefecido pela deslocação do ar...

na minha mota (XT600E) o rectificador esta dentro duma espécie de estufa e nunca aquece por ai a alem...
e não recebe ar fresco ou quente nenhum...

no caso da XT660Z nova está perfeito... o que não esta perfeito foi terem montado uma ficha no rectificador sem protecção...


O rectificador não aqueceu... a fixa é que aqueceu Má Figura no lés a lés. 964551 (porque devia ter os contactos sujos)


A XT660Z Tenere do Odama tem mais de 30mil e já fez uns 1300 kms seguidos (em menos de um dia) sem parar e sem problemas...


Eu acredito que com uma simples latinha de WD40 tinha evitado isso Má Figura no lés a lés. 353512
embora eu uso um spray próprio para a limpeza de contactos

uso este da Philips, e até se pode ser as fichas ainda escorrerem spray
e não basta querer fazer quilómetros, tenho sempre este cuidado de manter os contactos todos limpos antes duma voltinha grande

Má Figura no lés a lés. CIMG1867


Má Figura no lés a lés. 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
Má Figura no lés a lés. Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Re: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitimeTer Jun 28, 2011 12:05 pm

Boas,
Edgar, permite-me discordar ligeiramente contigo.
Não cabe na cabeça de ninguém colocar um regulador de tensão num sítio daqueles, principalmente numa moto com aptidões para andar fora de estrada.
O regulador de tensão deve estar numa zona alta da moto e protegido dos elementos naturais.
A questão da temperatura não é a mais preocupante, apesar de haver sítios mais frescos para o colocar e quanto mais fresco melhor. O problema é mesmo o modo como está exposto aos elementos adversos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Má Figura no lés a lés. Empty
MensagemAssunto: Re: Má Figura no lés a lés.   Má Figura no lés a lés. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Má Figura no lés a lés.
Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: