| Motor não Pega ( XT600E ) | |
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+6NJ Fortuna webmonstro Figa5 Edgar Sub 10 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) Sex Fev 11, 2011 3:05 pm | |
| - webmonstro escreveu:
- Sub escreveu:
- sim johnny mas tem que se começar por algum lado.
Edgar como testo o start a ver se envia essa voltagem certa? Esquece os testes Abres o comando onde está montado o botão e limpas os contactos com um pouco de lixa montas tudo outra vez e limpa também a ficha que está atrás do farol Demoras mais tempo a ver a continuidade que pode ou não acontecer sempre do que a limpar os contactos e poes de parte esse assunto.
Nuno @Nuno quantos duma XT600E foram limpos por ti é que aquilo parece ser selado... ou pelo menos o da minha parece que é... E depois desmontar isto tudo com molinhas e coisinhas, deve ser mesmo nada fácil e pratico se a coisa estiver boa... ABR | |
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Sub
| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) Sex Fev 11, 2011 3:16 pm | |
| sim nuno é isso que acontece ele fica a dar ao motor de arranque e parece que não engata e faz esse barulho, e deixa de dar ao motor de arranque. As x pega a primeira outras a segunda etc.
O que é o bendix do motor de arranque e onde se encontra?
É que o motor de arranque foi aberto e limpo. | |
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odamA
Moto : XT 660 Z Ténéré 2008
| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) Sex Fev 11, 2011 3:32 pm | |
| Talvez seja uma pergunta sem resposta, mas, aqui vai: -Mas porque é que o kick deixou as motos ? -Mas não têm o kick porquê ?, e se o botão partir ? e se a bateria tiver um problema e não arrancar ? e quando está frio (o motor) temos de repetir até trabalhar, pois o "botão do ar tambem já desapareceu...... Se não colocam o kick, colocavam o "encaixe" e depois quem quizesse comprava-lo..... | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) Sex Fev 11, 2011 4:12 pm | |
| - odamA escreveu:
- Talvez seja uma pergunta sem resposta, mas, aqui vai:
-Mas porque é que o kick deixou as motos ? -Mas não têm o kick porquê ?, e se o botão partir ? e se a bateria tiver um problema e não arrancar ? e quando está frio (o motor) temos de repetir até trabalhar, pois o "botão do ar tambem já desapareceu...... Se não colocam o kick, colocavam o "encaixe" e depois quem quizesse comprava-lo..... Pois curiosamente a xt 600 e tem mesmo o local para o dito e até diz kick starter mas não tá lá ..... Enfim modernisses ... mas neste caso a xt 600 era mais fácil de por a kick do que de empurrão ..... Nuno | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) Sex Fev 11, 2011 4:25 pm | |
| - Sub escreveu:
- sim nuno é isso que acontece ele fica a dar ao motor de arranque e parece que não engata e faz esse barulho, e deixa de dar ao motor de arranque. As x pega a primeira outras a segunda etc.
O que é o bendix do motor de arranque e onde se encontra?
É que o motor de arranque foi aberto e limpo. Vamos por partes o bendix é o mecanismo que permite que o motor de arranque engate quando se carrega no botão e desengate quando se larga Há vários tipos mas o mais vulgar funciona por inercia ou seja quando se dá ao arranque a velocidade do motor faz recuar um carreto numa espiral e tranca no volante do motor O motor de arranque da XT 600 não conheço de cor e agora não tenho aqui o esquema (Edgar sff..) No entanto o mesmo acontece quando abateria tem pouca carga ou seja é quando o bendix engata o esforço sobre o motor de arrnque aumenta brutalmente e depois se a bateria não tem carga para isso desaacelera e desengata o bendix Nuno | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) Sex Fev 11, 2011 4:39 pm | |
| - Edgar escreveu:
- webmonstro escreveu:
- Sub escreveu:
- sim johnny mas tem que se começar por algum lado.
Edgar como testo o start a ver se envia essa voltagem certa? Esquece os testes Abres o comando onde está montado o botão e limpas os contactos com um pouco de lixa montas tudo outra vez e limpa também a ficha que está atrás do farol Demoras mais tempo a ver a continuidade que pode ou não acontecer sempre do que a limpar os contactos e poes de parte esse assunto.
Nuno @Nuno quantos duma XT600E foram limpos por ti
é que aquilo parece ser selado... ou pelo menos o da minha parece que é... E depois desmontar isto tudo com molinhas e coisinhas, deve ser mesmo nada fácil e pratico se a coisa estiver boa...
ABR Quantas ? só uma ,da minha antiga XT 600 E -3tb que sei que o botão era diferente (era das 1ªs botão cinzento redondo) mas os vossos tambem não devem ser muito diferentes Comigo funcionou Descansa que aquilo não nasceu lá, e consegue-se com algum cuidado não perder nada Na 350 tambem fiz o mesmo no botão da buzina que tambem tem construção semelhante e ainda aproveitei para limpar a massa que deixa deslizar os interruptores de luzes e max/med passando a deslizar de forma muito melhor. Nuno | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) Sex Fev 11, 2011 4:48 pm | |
| Edgar , o problema de medir continuidade num caso de mau contacto é que como não é sempre se ele carrega uma vez e dá sinal de passagem fica convencido de que está OK , A seguir vai à procura de outro problem etc A mesma coisa se passa com medir voltagem de carga e estado de bateria pode dar um valor bom em vazio mas quando dá ao arranque a história é outra basta ver que o multimetro para multimetro pode haver difernça de elitura etc Por isso dei a sugestão de usar uma bateria de outra mota que tivesse a CERTEZA que estivesse boa Arrumava de vez esse ponto
Nuno | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) Sex Fev 11, 2011 5:08 pm | |
| 3 TB 4 PT | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) Sex Fev 11, 2011 5:53 pm | |
| - webmonstro escreveu:
- Edgar , o problema de medir continuidade num caso de mau contacto é que como não é sempre se ele carrega uma vez e dá sinal de passagem fica convencido de que está OK ,
Medir continuidade, é medido em ohms... serve para medir resistências... se o contacto estiver sujo cria um resistência... - Citação :
- Quantas ? só uma ,da minha antiga XT 600 E -3tb que sei que o botão era diferente (era das 1ªs botão cinzento redondo) mas os vossos tambem não devem ser muito diferentes
Comigo funcionou Outra coisa que nunca se deve fazer, é passar lixa num contacto desse tipo... e digo porque... porque retira um tratamento no material (normalmente é prateado), e cria um ponto fraco que vai ser atacado pelo "selfo" de desligar e pela humidade... Quando o interruptor está avariado, tentamos com um spray de limpeza de contactos... e se ficar OK não se mexe mais... Os spray de limpeza são caros (não estou a falar de "bala" ou coisas desse tipo) é destes: Limpeza de Contacto que tem um acido qualquer que come tudo... Este spray é usado também para limpar potenciómetros... Quando não temos spray, ou se o spray não resultar, e o interruptor esta avariado... então não há nada a perder, e metemos lá a lixa e limpamos o contacto... mas conscientes que lhe vamos retirar o seu tratamento... mas que vai ficar a trabalhar por mais algum tempo... e pode durar anos... Lixar um contacto com tratamento porque talvez seja dali é um erro... Lamento ter que discordar mas é um erro... Embora duvido que seja possível fazer isso no tal contacto... ele realmente não nasceu ali... mas o conta kms também não e temos que o partir para abrir... e não me venhas dizer que já abriste um ABR | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) Sex Fev 11, 2011 6:33 pm | |
| - Edgar escreveu:
Medir continuidade, é medido em ohms... serve para medir resistências... se o contacto estiver sujo cria um resistência...
Se tiver sujo e o contacto se fizer na parte suja o motor não pega e dá a "tal" resistencia elevada ou infinita mas com problemas do tipo "as vezes dá outras não..." quando vai medir vai ser daquelas vezes que dá e .... diagnóstico errado ! - Citação :
- Quantas ? só uma ,da minha antiga XT 600 E -3tb que sei que o botão era diferente (era das 1ªs botão cinzento redondo) mas os vossos tambem não devem ser muito diferentes
Comigo funcionou - Citação :
Outra coisa que nunca se deve fazer, é passar lixa num contacto desse tipo... e digo porque... porque retira um tratamento no material (normalmente é prateado), e cria um ponto fraco que vai ser atacado pelo "selfo" de desligar e pela humidade...
Se já faz mal contacto então o tal zincado de protecção já lá não mora e portanto ..... lixa-o de vez lol Quanto ao spray de contacto uma alternativa barata é gasolina diluente ou benzina mas nada como uma lixa fininha pelo menos fica descansado que o problema não é daí e isso claro se estive sujo e oxidado, se estiver bom .... deixa-lo estar . A minha opinião normalmente implica desmanchar algo .... mas acho que simplesmente medir não vai neste caso produzir um resultado conclusivo. E olhando para o bicho de frente muitas vezes o problema apresenta-se logo ali. Já agora se não estou em erro estes interruptores fazem passagem pela própria mola não ? nestes casos a mola muitas vezes enferruja Nuno - Citação :
mas o conta kms também não e temos que o partir para abrir... e não me venhas dizer que já abriste um
Por acaso já ..... mas jaá estava partido ..... | |
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Sub
| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) Sex Fev 11, 2011 6:44 pm | |
| Boas, e se experimentar com uma de um carro directamente nos bornos à alguma diferença?
O edgar diz que só passa a corrente que ela precisa, por isso se funcionar 5* com a do carro, já se sabe que pode estar o problema na bateria e fica a arrumado o caso da bateria.
O que acham? | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) Sex Fev 11, 2011 6:54 pm | |
| - Sub escreveu:
- Boas, e se experimentar com uma de um carro directamente nos bornos à alguma diferença?
O edgar diz que só passa a corrente que ela precisa, por isso se funcionar 5* com a do carro, já se sabe que pode estar o problema na bateria e fica a arrumado o caso da bateria.
O que acham? Se tiveres a certeza que consegues uma boa ligação com os cabos, podes fazer isso Se pegar bem com uma bateria encostada então é da bateria. Tenta não abusar da quantidade de vezes que fazes isso Há uns anos um amigo meu comprou uma xt 600 e a bateria já tava nas ultimas e fizemos um encosto assim e pegou bem, tambem tentamos de empurrão mas ..... bem esquece ... isso é um pincel ! Portanto a tua tambem deve dar . Pensava que já tinhas expermentado isso ? Nuno | |
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Sub
| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) Sex Fev 11, 2011 8:02 pm | |
| já mas ficou com o rele colado, sempre a dar ao motor de arranque mesmo com a chave desligada. O problema é que ela as vezes pega bem com a bateria da mota, outras nem por isso, e eu não posso andar com um bateria de carro a toda a hora a experimentar se ela pega bem ou se acontece aquilo É que não queria tar a dar 70€ por uma yuasa para depois ser outro problema, e além disso esta é nova mas é de uma marca japonesa dynavolt, não sei se vale alguma coisa. | |
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Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) Sex Fev 11, 2011 8:21 pm | |
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motopi22
Moto : xt600e xtz750
| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) Sex Fev 11, 2011 8:36 pm | |
| sub esplica-me uma coisa quando das ao motor de arranque ele roda mas o motor não ??? isso de o motor de arranque continuar ba rodar com a chave desligada é do rele isso é certo ja me aconteceu emuneras vezes em varios modelos se o motor de arranque rodar e o motor nao e do roalmento de sentido que esta no volante magnetico que faz a função do bendix isso costumava pifar muito nas viragos 535 e nas raptores 660 | |
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| Assunto: Re: Motor não Pega ( XT600E ) | |
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| Motor não Pega ( XT600E ) | |
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