Olaa novamente, tinha feito um post ha pouco tempo por causa de um barulho estranho no motor. vi os vários topicos no forim sobre o mm mas hoje, um amigo de um amigo falou-me em folgas de nao sei quê da biela. eu sei o que é uma biela mas nao percebo nada de mecanica. Resumindo o que ele me disse foi que é algo que ira danificar o piston e o sitio onde ele esta etc e tal e nao fazer mais de 50Km seguidos para nao aquecer em demasia. Alguem me pode explicar se tem alguma logica o que ele me disse e quais as implicações deste problema por favor ? o que fazer? tem arranjo ? compensa ? agradeço a vossa ajuda a este maçarico sff :)
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Folga na biela Dom Jan 16, 2011 6:25 pm
Boas
Isso cheira-me a conversa da malta das DTs 50 kitadas a 75cc Ou daquelas DTR que dão 170 km/h
Deves perguntar numa oficina da Yamaha qual a opinião deles... (mas deve ser da Yamaha)
De qualquer das formas podes sempre comparar o barulho ou barulhos com outras XT aqui do forum... basta a malta encontra-se um dia destes...
outra coisa que acontece com muita frequência, há pessoal a montar Leo Vince X3 e outras ponteiras, que são para Quads, hornets, isto e aquilo, e etc etc... mas não são para a XT e depois de uns bons Kms de goelas abertas a coisa lixa o motor todo... porque a biela e piston fica demasiado solto na altura de espulsar os gases... e começa a ganhar folga na biela, cavilhão do piston (acho que é este o nome) no rolete não sei das quantas e tal...
ABR
Figa5
Moto : tt600re
Assunto: Re: Folga na biela Dom Jan 16, 2011 6:49 pm
boas. tens razao edgar, mas puses-te-me curioso na questao dos escapes... entao se quiser-mos mudar de escape tem que ter a mesma litragem, medidas saida gases, etc igual aos de origem??? pensei que se mudase-mos de escape e afinassemos os carburadores chegava
BivasXT600
Assunto: Re: Folga na biela Dom Jan 16, 2011 6:49 pm
a minha esta de origem de qq maneira. mas imaginando que poderia ser realmente o tal problema de biela que implicaç~oes poderia isso ter ?
Figa5
Moto : tt600re
Assunto: Re: Folga na biela Dom Jan 16, 2011 6:52 pm
teres que abrir o motor para confirmar se é mesmo biela, ou sera casquilho/bronzes mas so depois de o abrires é que sabes mesmo o problema...
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Folga na biela Dom Jan 16, 2011 7:14 pm
BivasXT600 escreveu:
a minha esta de origem de qq maneira. mas imaginando que poderia ser realmente o tal problema de biela que implicaç~oes poderia isso ter ?
Acho que o motor é muito barulhento por natureza, tem ruídos por tudo o lado...
e para algumas pessoas quando ouvem a XT600E a trabalhar junto aos colectores ou cabeça... - dizem que deve estar a dar o berro... -e outros dizem que está pronta para dar a volta ao mundo...
Não vejo lógica nessa teoria dos 50kms... acho que deves por a tua mota ao lado da minha... ou ao lado dado Jarod por exemplo (que está impecável)
@ BivasXT600 Quantos quilómetros tem a mota ??
@ Figa5 Um escapo da Leo Vince X3 (por exemplo) para a XT600E, tem uma referencia e um preço... para outro modelo Monocilindrico 600cc tem outra referencia e outro preço...
Em alguns casos a referencia muda por causa da curva e da fixação (TT600E para XT600E 3TB) mas são casos raros...
A malta compra ponteiras sem saber para que motas são... é bora bora... e depois as coisas dão o berro e dizem que os motores não prestam...
ABR
Figa5
Moto : tt600re
Assunto: Re: Folga na biela Dom Jan 16, 2011 7:26 pm
ha.... entao eu tenho um arrow mas tipo ter o escape ou ter la so um tubo faz a mesma coisa E ESTAVA A PENSAR EM MONTAR LÁ UM PULSAR MAS EM ORDEM, JA COM MIOLO E TUDO, O K ACONSELHAS?
BivasXT600
Assunto: Re: Folga na biela Dom Jan 16, 2011 7:41 pm
a mota marca 40 mil mas este tal amigo do amigo disse que deveriam ser mais 140mil. la esta como nao entendo nada de motas nao sei. ele diz que a motor esta com uma optima compressao e tal mas que aquilo é biela de certeza. pois com os meus conhecimentos so tenho de ouvir e calar. o maximo que posso fazer e vir aqui perguntar a vossa opiniao.
BivasXT600
Assunto: Re: Folga na biela Dom Jan 16, 2011 7:43 pm
encontrei aqui na net um video cujo o som e identico. nao sei se ajuda mas ca vai
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Folga na biela Dom Jan 16, 2011 7:59 pm
@ Figa
Eu não sou a melhor pessoa para falar... porque tenho sempre como base o que é de origem, e nunca me desvio desse caminho
mas um dia que tenha que trocar ia para este aqui:
O silenciador para o TT-600 incluiu três diferentes removível dB assassino, assim que a máquina pode ser executado em três variações de volume (ABE, 94 dB e um sistema de corrida muito aberta).
Comprar a Pulsar ou Fullpower são uns 200€ ou mais (nacional) são caros e se vier as inspecções está tudo lixado...
O leo vince tem os certificados da TUV para passar numa inspecção e foi testado com maquinas e desenvolvido por quem sabe e tem meios para o fazer...
ABR
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Folga na biela Dom Jan 16, 2011 8:07 pm
BivasXT600 escreveu:
encontrei aqui na net um video cujo o som e identico. nao sei se ajuda mas ca vai
Ela tem o ar Fechado ou o relantin bué da alto
mas tem um tec tec esquisito... o 1º passo é ver a folga das válvulas e o tensor da corrente...
Já comparas-te com este ?????
BivasXT600
Assunto: Re: Folga na biela Dom Jan 16, 2011 8:19 pm
o tic tic tic e mais do genero do video que postei e nao tento como o da outra. ja me falam em abrir motores trocar peças mais de 800€ .... bem ja estou aqui em panico :(
frdsilva
Moto : XT 600E 2001 Azul!
Assunto: Re: Folga na biela Seg Jan 17, 2011 9:38 pm
Edgar escreveu:
Já comparas-te com este ?????
@Bivas acho que deves ter calma, esse teu amigo gosta de fazer filmes...
@Edgar, escapou-me alguma coisa ou o teu vídeo diz que tem o ar fechado no inicio e aberto no fim Não é ao contrário
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Folga na biela Seg Jan 17, 2011 11:03 pm
Figa5 escreveu:
boas. tens razao edgar, mas puses-te-me curioso na questao dos escapes... entao se quiser-mos mudar de escape tem que ter a mesma litragem, medidas saida gases, etc igual aos de origem??? pensei que se mudase-mos de escape e afinassemos os carburadores chegava
O problema dos escapes de rendimento é que empobrece a mistura ou seja facilita o fluxo e portanto entra mais ar pois não há tanta restrição na saida do escape e com mais ar e sem ajusto nos carburadores a mistura torna-se mais pobre o que leva a um aumento da temperatura da combustão. Como os motores modernos tÊm misturas mais pobres para cumprir metas antipolução isso agrava a situação. Quanto ao barulho é sempre relativo mas parece-me que deves ver a folga das valvulas e depois o estado do tensor e corrente Nuno
Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
Assunto: Re: Folga na biela Seg Jan 17, 2011 11:10 pm
Um escape altera a mistura?
É possivel ter uma explicação para isso webmonstro?