Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Queda > Folga direcção

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
lennoxlewis
Queda > Folga direcção Star310
lennoxlewis



Queda > Folga direcção Empty
MensagemAssunto: Queda > Folga direcção   Queda > Folga direcção Icon_minitimeSeg Jul 26, 2010 3:16 pm

Infelizmente tive um pequeno contratempo... Estava em cima da mota, parado, com o descanso posto e estava sentado mais para a traseira. A certa altura a mota tomba para o lado esquerdo, eu desmonto muito rapidamente mas não fui a tempo de evitar a queda da mota (só amparei a queda)... Foi simplesmente... ESTÚPIDO!!!

A mota caiu direitinha para o lado, com o volante direito, ou seja, todo o peso passou para a pontinha do guiador/punho. Partiu uma pedra da calçada e não houve estragos em mais lado algum (excepto uma ligeira amolgadela na ponta do guiador/punho).

Incrédulo com a situação, inspeccionei a mota e descobri uma folga no sentido ascendente, ou seja, o lado esquerdo do volante vai para cima e para baixo meio milímetro. Fui à procura da folga e descobri neste sitio (indicado a vermelho):

Queda > Folga direcção Queda

Existe ali uma espécie de anilha, e com a folga, a anilha mexe-se. A nível de apertos, só vejo do próprio volante (fatbar) que não parece mesmo interferir com a folga (apenas prende o guiador).

Não sei se já havia esta folga, ou se a descobri agora com a queda a mota.. Mas gostava de resolver isto...

Alguém faz alguma ideia de como corrigir isto?

cumps!
Ir para o topo Ir para baixo
Henriques
Queda > Folga direcção Star310




Queda > Folga direcção Empty
MensagemAssunto: Re: Queda > Folga direcção   Queda > Folga direcção Icon_minitimeSeg Jul 26, 2010 4:36 pm

Isso que esta sublinhado sao uns cinoblocos, mas espreita por baixo da mesa de suspençao que tem la uma porcas que seguram os suportes do volante, tenta apertar para ver se a folga desaparece,
abraço boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Queda > Folga direcção Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Queda > Folga direcção Empty
MensagemAssunto: Re: Queda > Folga direcção   Queda > Folga direcção Icon_minitimeSeg Jul 26, 2010 4:40 pm

Boas

É como o Henriques disse...

Embora é muito difícil avaliar uma folga desta forma (pela net), mas essa folga parece ser normal...

Ou seja o guiador está aparafusado em dois suportes de borracha e tem duas porcas que pode ser apertadas para dar mais o menos folga... essa folga faz falta para diminuir as vibrações quando vamos a 120 km/h ou mais...

para tirar a folga ou aumenta-lá utilizas as porcas nº 19
e o que origina a folga é as peças nº 14

Queda > Folga direcção Asss312


Normalmente numa queda para o lado com uma XTE as consequências são muito raras e quase que aposto que essa folga é a folga de origem...


ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
lennoxlewis
Queda > Folga direcção Star310
lennoxlewis



Queda > Folga direcção Empty
MensagemAssunto: Re: Queda > Folga direcção   Queda > Folga direcção Icon_minitimeSeg Jul 26, 2010 5:23 pm

Já fui ver a outra XT e não tem qualquer folga. A folga é mesmo anormal. Até porque só existe do lado esquerdo. O lado direito está fixo.

Vou ver isso no mecanico, não vou mexer até saber mais sobre isto =(
Ir para o topo Ir para baixo
Speedpoint
Queda > Folga direcção Star310
Speedpoint



Queda > Folga direcção Empty
MensagemAssunto: Re: Queda > Folga direcção   Queda > Folga direcção Icon_minitimeSeg Jul 26, 2010 10:27 pm

Deves ter um sinobloco rasgado...
Na minha anulei a oscilação...apanhei um valente cagaço na A1 á pala de um camião, ia praí a 170 tive de travar a fundo ia batendo com o guiador nos manometros!Mal tive tempo tratei logo do assunto,passei 4 anilhas ao torno se não me engano a 17mm e foi só po-las a trancar os sinoblocos...remedio santo! :pirat:
Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
Queda > Folga direcção Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Queda > Folga direcção Empty
MensagemAssunto: Re: Queda > Folga direcção   Queda > Folga direcção Icon_minitimeSeg Jul 26, 2010 11:04 pm

Eu na ST tenho a mesma situaçao , existe uma folga que acho exagerada na direçao , entendo bem a razao pela qual a folga existe ; anula vibraçoes aumentando assim o conforto de utilizaçao , resultando assim tambem num melhor controlo dos comandos . Mas todo este conforto gera uma sensaçao de ''flutuaçao'' que me desagrada imenso , especialmente em travagens ou aceleraçoes fortes , axo que tenho de experimentear a soluçao do Speepoint para ver se a coisa melhora .

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
lennoxlewis
Queda > Folga direcção Star310
lennoxlewis



Queda > Folga direcção Empty
MensagemAssunto: Re: Queda > Folga direcção   Queda > Folga direcção Icon_minitimeQua Jul 28, 2010 12:26 pm

Bom... por sorte ou azar fui ao mecânico para reparar um furo, e falei-lhe nisso.

Resolveu em menos de 20 segundos. Foi buscar uma chave e ao que parece apertou a porca nº 19 desse diagrama.

Estava realmente solta (devido à queda provavelmente), porque o lado direito estava porreiro.

Ou seja, verifiquem o aperto da porca 19, na parte de baixo da suspensão!!!!! Queda > Folga direcção 294891
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Queda > Folga direcção Empty
MensagemAssunto: Re: Queda > Folga direcção   Queda > Folga direcção Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Queda > Folga direcção
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Folga na caixa de direcção
» 1a Queda com a XT12
» Queda e gasolina
» A minha 1ª queda em movimento!
» Queda feia com FJR 1300

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: