Boa noite, mundo!
Antes de mais, as minhas desculpas.
Só agora, com uma semana de atraso, consigo postar-vos o resumo do que foi e de como foi a benedita prova.
De forma muito resumida:
- Chegámos ao Europarque de Santa Maria da Feira pelas 9.30h da manhã, onde logo desde cedo, ficou claro que seriamos equipa "sensação".
No meio de tanta mota de faca nos dentes, aparecemos nós de "gordas velhinhas", sem tenda de paddock, e sem tenda de assistência rápida! Só faltou nos perguntarem "mas que raio estão vocês aqui a fazer?!" ehehe
Toda gente comentava os tolos das motas pesadas...."XR! Grande mota...velha guarda! Pesadonas!!!" bahhh!!!
- O céu ameaçava o que já se previa - chuva pesada e trovoadas.
- Às 10.30h tivemos as inspecções técnicas. Sem contar que tudo aquilo não passou de show-off, as "velhinhas" aprovaram com distinção e levaram os carimbos para a prova.
A cara dos técnicos por verem uma XR e uma DRZ, entre restante "grelha", só foi ultrapassada pela cara que fizeram, ao verem uma XR pegar à primeira "kickada", como se uma 125cc se tratasse.
- 14h arranca a prova de 2h de "quads" - IMPRESSIONANTE! O que aquela gente anda!!
- 16h começa a chover. Hora exacta em que saiu a ordem de inicio de treinos livres.
Realizamos 2, 3 voltas de reconhecimento.
A pista já se apresentava bastante degradada pelos moto4 e com a chuva, rapidamente se tornou muito escorregadia e perigosa. Ainda assim, divertida e promissora.
Não fosse o tempo que ameaçava um dilúvio, tinha tudo para ser uma grande prova!!
- 18h tiveram lugar os treinos cronometrados. Não os fizemos.
Mas chovia tanto e estava tanto frio....e nós sentados ao quentinho, de volta da bucha! Não deu!! ahah
Facilmente chegámos a um acordo silencioso - Que se lixe! Arrancamos no final da grelha.
Curiosamente, esse pensamento deve ter ocorrido a quase todo paddock, porque o Leitão (quem fez o arranque), ficou a pouco menos de meio da grelha.
- 1.00h BRIEFING
Chovia torrencialmente, sem parar, desde as 16h da tarde.
Pista estava um pantano! Já não era lama...era lodo!!
Olhando agora para trás, percebo que não havia condições de dar inicio à prova.
Organização, dentro dos seus argumentos e pressões de patrocinadores, não cedeu e não cancelou/adiou a prova. Ficou no ar, um claro sentimento de crença e de facilitismo.
- 2.00h - PARTIDA.
Leitão arracou para 1h de prova, antes de me ceder o testemunho.
Logo na primeira hora, a situação revelou-se muito mais complicada que o esperado. À terceira volta já a organização cortava e cancelava secções de pista.
- 3.00h - troca de pilotos.
Entrei eu em prova. Traçado estava impraticável (nem 2horas de prova, ainda. Faltavam mais 10!!!!)
Organização não foi brilhante. Os elementos de campo preocupavam-se mais em rir e gozar o pratinho, do que prestar auxílio aos pilotos, que se encontravam em situações de ruptura.
Foi o espirito de sacrificio, entreajuda e fairplay dos pilotos, que permitiu que a prova ainda se fosse desenrolando.
Após 2 voltas, fiquei atolado na lama até aos colectores de escape.
Elementos/voluntários da organização, riam e tiravam fotos, enquanto eu lutava para soltar a mota.
Estive naquilo, quase 40min. Foi graças à fibra e grande alma de uma piloto (Sónia Cancela), que consegui sair daquela situação. A Sónia parou e ajudou-me a desenterrar a mota.
Após isto, arranquei atrás da Sónia e pouco mais à frente, parámos novamente, para ajudar um miúdo (sei agora, que é filho do director de prova), que se encontrava numa situação tão/mais complicada, que aquela em que a Sónia me encontrou.
Enquanto isto, 2 bombeiros assistiam calmamente e de riso na cara.
Tive a "lata" de os questionar se tinham água que me pudessem dar, uma vez que me tinha esquecido do saco de água.
Eu até aceitava que me dissessem "não...não tenho!". Legítimo e embora duro, era aceitável.
Mas ouvir um sádico "Queres água?! Tens aí muita!" - SEM PALAVRAS. Mas adiante!!
Sónia Cancela: O meu muito obrigado e tem toda a minha admiração!! Grande mulher! GRANDE PILOTO!
- 5.30h 2ª TROCA DE PILOTO - continuava a chover torrencialmente.
Leitão volta à carga! (vah...só voltou à pista pelas 6.00h. Estavam febras no fogareiro, que não se podiam estragar!
Aprendi muito, naquele fim-de-semana, com este nosso amigo. Uma genica e força de vontade, fora de normal.
Um piloto, que com as oportunidades e apoios certos, tinha tudo para fazer figura em contextos mais exigentes.
Ele poderá fazer o relato dele, mas nesta altura, já grande parte do traçado tinha sido modificado para troços alternativos e mesmo essas alternativas, estavam implacáveis.
Já nem os homens da frente, conseguiam andar como deve ser.
- 7.45h
Preparava-me para voltar a entrar em pista, quando a organização anuncia nos altifalantes, que a prova seria interrompida e dada como terminada às 8h. =/
Fizemos 19ºlugar, numa prova onde a classificação é o menos representativa possível da verdade.
Foi duro....divertido, à sua maneira...e aprendemos muito!
Quanto a mim, ficou o gosto e o bichinho
Em Janeiro há mais, num formato algo diferente, mas bem mais interessante.
Obrigado a todos pelo apoio que nos foi dado!
CXTPteam não se ficará por aqui!!!