| Problema grave de qualidade | |
|
+6Tiago Grilo Nuno_Dias Bruno Mourato Jacc webmonstro ET600 10 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Problema grave de qualidade Qua Out 21, 2015 9:14 pm | |
| Imaginem uma mota trail que: - os rolamentos de direcção duram poucos kms pois enferrujam por simpatia - Exemplo:
- teve "n" modelos que queimava baterias e rectificadores em poucas centenas de kms e depois a resolução disso na garantia nunca era resolvida à primeira, e as vezes nem à 3ª E depois trocava-se a cablagem (ou sei lá) e o problema resolvia-se. MAS longe estava a resolução das dores de cabeça que deu à malta em questão e as vezes que ficaram a pé a vê-las irem de reboque ou a soluçar para a oficina e a olhar para ela a ser alvo de analises e verificações, para inglês ver - sino-blocos da roda é vê-los a ir ao ar juntamente com a duração dum pneu - correntes de transmissão era vê-las a irem ao ar antes ou muito antes dos 20 mil kms - rolamento da cremalheira é consumível tal como os sino-blocos - peças montadas por engano, mas troca-las "tá quieto ohh meu" e foram trocadas aquelas sacadas a saca-rolhas Exemplo - A tal peça:
- a porca da cambota que se desaperta, ou não foi devidamente apertada - etc etc - E a cereja no topo do bolo é aquelas que comem areia e poeiras pelo filtro de ar que veda mal e depois é vê-las ir abrir o motor porque ficam sem óleo e tudo antes dos 20 mil kms se isto é assim como escrevi com a nova Ténéré 660 MAS PARA ONDE ESTAMOS A CAMINHAR ?? Os problemas são velhos e em vez de irem desaparecendo de ano para ano... NÃO mantêm-se e ainda vai ganhando um novo todos os anos ou pelo menos é o que parece | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Problema grave de qualidade Qua Out 21, 2015 9:20 pm | |
| Meus Amigos e conhecidos e tal o meu sonho (ou objectivo) de um dia ter uma Ténéré já se foi, devido aquilo que tenho visto e ouvido falar... | |
|
| |
ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: Problema grave de qualidade Qua Out 21, 2015 9:38 pm | |
| Apenas e só, a evolução da espécie Humana...
Muito sinceramente a Yamaha Portugal já era... Os problemas não são só com este modelo...
Há uns bons pares de anos que ouço alguns mecânicos Yamaha a ter esta conversa.
Última edição por ET600 em Qua Out 21, 2015 9:43 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Problema grave de qualidade Qua Out 21, 2015 9:42 pm | |
| É tudo relativo , noutro dia vi um post de alguém que comprou uma KTM 690 nova e passado 8000 km foi ver como estava o filtro de ar , descobriu que o filtro não estava lá ! Esqueceram de o montar na fábrica ! | |
|
| |
Jacc
Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré & Yamaha TTR-250
| Assunto: Re: Problema grave de qualidade Qui Out 22, 2015 7:51 am | |
| A minha ja tem 27mil em 3anos e pouco e o unico problema que tive foi os piscas originais que partiram todos pela borracha. Fora isso nao tenho nada a apontar | |
|
| |
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
| Assunto: Re: Problema grave de qualidade Qui Out 22, 2015 8:47 am | |
| A minha tem 33500km. Os rolamentos de direção foram trocados antes dos 20mil. Confirmo o problema dos sinoblocos, resolvido com recurso a um torno e troca do rolamento por um de dupla fila. Fiquei uma vez a pé por causa de um mau contacto num fio de ligação no rectificador. O filtro de ar troquei-o cedo por um de esponja para poder andar em fora de estrada mais descansado. Bebe um bocado de óleo, cerca de 1l em cada 5mil km mas também leva cada aperto na areia e afins De resto, continuo a achar que é a melhor trail para ir a todo o lado sem ir à falência que podemos comprar hoje em dia. As outras marcas também têm todas problemas...Um amigo foi a Marrocos em Setembro com outro amigo. Um levou uma KTM 640Adv (tinha acabado de levar uma reparação de 900€ só em peças), fez a viagem sem problemas de motor mas veio com um parafuso do subquadro partido, o outro levou uma F800Gs e veio com a jante da frente feita num quadrado... | |
|
| |
Nuno_Dias
| Assunto: Re: Problema grave de qualidade Qui Out 22, 2015 9:01 am | |
| Ainda não foi fabricada a mota perfeita e que não dá problemas. Agora é certo que umas dão mais que outras. Facilmente se tem conhecimento deles, e para isso basta uma pesquisa rápida pela NET. De facto a fiabilidade dos motores XT/XTZ sempre foram uma mais valia. Ainda hoje considero estes dois modelos da Yamaha uns icones no que toca a fiabilidade. Acho a XTZ uma mota muito equilibrada, embora para ficar no ponto precise de duas ou tres alteracões.
Mas sim....acho que o importador devia responsabilizar-se pelos defeitos mencionados em garantia. E mais...devia resolver em definitivo.
Assim na minha opinião e mesmo com esses "defeitos" apontados era mota que comprava! Além de que estando os "defeitos" identificados, tal como o Bruno fez...resolveu e deixou de ter problemas. | |
|
| |
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Problema grave de qualidade Qui Out 22, 2015 9:43 am | |
| As XT 600 E tambem têm os seus defeitos e falhas , reguladores (nas 3tb) o fio azul do CDI partido parece afectar uma série de unidades , falanges tambem vão embora rápido
Os motores antigos tinham probelemas em lubrificar a 5ª velocidade , resolvido depois do 3aj , o sistema de arranque electrico tambem tinha problemas na embriagem de arranque e foi revisto várias vezes ....
O importador devia ter feito "recall " das unidades com problemas na instalação eléctrica e no repiro do carter, aí sim haverá razão para queixa, de resto acho que a qualidade continua acima da média.
Pessoalmente se quero que nunca avarie vou de autocarro, o que interessa é o que a mota dá em gozo durante a viagem
De qualquer forma não há propriamente concorrentes directos (GS 650 talvez a única ) e portanto se estivesse com interesse em comprar uma mota deste género sem dúvida seria a minha escolha | |
|
| |
Nuno_Dias
| Assunto: Re: Problema grave de qualidade Qui Out 22, 2015 11:53 am | |
| - webmonstro escreveu:
O importador devia ter feito "recall " das unidades com problemas na instalação eléctrica e no repiro do carter, aí sim haverá razão para queixa, de resto acho que a qualidade continua acima da média.
Isso é que faz toda a diferença!! E se a Yamaha não faz recall...devia ter feito. | |
|
| |
Tiago Grilo
Moto : Tenere 660 2014
| Assunto: Re: Problema grave de qualidade Qui Out 22, 2015 2:38 pm | |
| Vou na 2ª XTZ660. Problemas que tive: uma ligeira fuga de oleo no subquadro, resolvido com uma nova anilha. Totalmente coberto pela garantia que ainda, por solicitação do concessionário me enviou um tubo novo. Problema do filtro de ar é de facil resolução: Quem a meter por maus caminhos deve colocar um filtro de esponja e verificar constantemente se não está a passar pó. Optei por um da OTR. É caro, mas bom e dura "quase para sempre".Além de aumentar o caudal de ar! De facto há muitos casos de motores abertos devido á má filtragem do pó. Mas, e apesar disso acontecer, pelo menos no brasil a Yamaha chega-se á frente, mesmo que já não esteja em período de garantia.
Os rectificadores deram problemas, mas julgo que nos últimos modelos já a coisa foi resolvida.
De resto é uma moto muito bem construída. Para uma Big Mono vibra muito pouco, o que revela o cuidado posto na construção. No mato aguenta tareias como poucas aguentam...
Motos perfeitas, a seguir a esta! Julgo que não há. E venha a 1ª que nunca tenha dado problemas... | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Problema grave de qualidade Qui Out 22, 2015 5:07 pm | |
| Boas se pusermos os olhos numa XT600 (vê-mos a politica de qualidade duma empresa Japonesa) encontramos uma mota que tem vindo a receber uma evolução de modelo para modelo seja ela de deposito de gasolina pequeno ou grande e o que se via como ponto fraco, era mudado no modelo seguinte e coisas mais gritantes era situações dum lote em questão Até que a 600cc 4PT tornou-se numa maquina digna da alcunha de "Maquina de Guerra" e quanto levarem uma Tenere das novas aos 90mil kms sem trocar um único rolamento, rectificador, retentor, ou ter que trocar filtros de origem por outros da concorrência Quando chegarem a esse dia, digam-me alguma coisa Em 90mil kms a minha XT600E - partiu-se um fio, que foi resolvido a custo zero e diga-se de passagem que ela nunca parou e veio de Coimbra até à Moita com o tal fio partido andou mais uma semana todos os dias e no fim de semana seguinte levei-a à garantia. pois o único problema que esse fio originava era soluçar acima dos 120km/h - e fundiu-se uma lâmpada MAS NADA Não quero estar com comparações de modelos mas sim de politica de qualidade aquela politica que os Japoneses nos habituaram parece estar a desaparecer hoje vejo as Teneres de 2008 e 2009 a rolarem sem espinhas tirando sino-blocos, rolamentos, rolamentos de direcção, e algumas com a tal cena do rectificador Mas essa cena nova do filtro de ar é gritante e juntando às outras cenas que já são vistas como feitio, deixa-me revoltado como adepto e apaixonado pelo modelo em questão Era uma coisa assim que me enchia as medidas (foto em baixo) mas... | |
|
| |
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Problema grave de qualidade Qui Out 22, 2015 6:05 pm | |
| - Edgar escreveu:
- Boas
se pusermos os olhos numa XT600 (vê-mos a politica de qualidade duma empresa Japonesa) encontramos uma mota que tem vindo a receber uma evolução de modelo para modelo seja ela de deposito de gasolina pequeno ou grande e o que se via como ponto fraco, era mudado no modelo seguinte e coisas mais gritantes era situações dum lote em questão
Até que a 600cc 4PT tornou-se numa maquina digna da alcunha de "Maquina de Guerra"
e quanto levarem uma Tenere das novas aos 90mil kms sem trocar um único rolamento, rectificador, retentor, ou ter que trocar filtros de origem por outros da concorrência Quando chegarem a esse dia, digam-me alguma coisa
Em 90mil kms a minha XT600E - partiu-se um fio, que foi resolvido a custo zero e diga-se de passagem que ela nunca parou e veio de Coimbra até à Moita com o tal fio partido andou mais uma semana todos os dias e no fim de semana seguinte levei-a à garantia. pois o único problema que esse fio originava era soluçar acima dos 120km/h - e fundiu-se uma lâmpada MAS NADA
Não quero estar com comparações de modelos mas sim de politica de qualidade aquela politica que os Japoneses nos habituaram parece estar a desaparecer
hoje vejo as Teneres de 2008 e 2009 a rolarem sem espinhas tirando sino-blocos, rolamentos, rolamentos de direcção, e algumas com a tal cena do rectificador
Mas essa cena nova do filtro de ar é gritante e juntando às outras cenas que já são vistas como feitio, deixa-me revoltado como adepto e apaixonado pelo modelo em questão
Era uma coisa assim que me enchia as medidas (foto em baixo) mas...
Edgar se tratasses uma XTZ 660 das novas ao mesmo trato que dás à tua não duvido que chegue aos 90 mil sem trocar nada A 4PT pode ser a melhor XT 600 mas tambem andaram a evoluí-las durante 30 anos ! mal fosse se não estivesse melhor. | |
|
| |
ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: Problema grave de qualidade Qui Out 22, 2015 6:29 pm | |
| Webmonstro...
A Tenere tem mais de 30 anos... Eu penso que não passa por evolução mas sim por falta de investimento e de testes...
Ou seja responsabilidade.
Pessoalmente dar 7500€ por uma mota de sonho e ter a decepção de ter tantos problemas por resolver em 7anos de fabrico!!!
Noutros tempos a Yamaha já tinha resolvido a maior parte deles... em vez de ano após ano apenas aparecer com cores novas... | |
|
| |
Tiago Grilo
Moto : Tenere 660 2014
| Assunto: Re: Problema grave de qualidade Qui Out 22, 2015 6:42 pm | |
| Compreendo deveria haver uma maior celeridade a dar conta destes pequenos problemas, mas dai a serem problemas graves de falta de qualidade julgo ser exagero. Claro que, nos dias do hoje os componentes ja nao sao criados com a durabilidade como fim. É assim em tudo: carros pc,s telemoveis, e as motos tb. Antes de comprar a minha tenere procurei e procurei os maiores defeitos que a moto tinha,principalmente a nivel de fiabilidade. Conviverei bem com mudancas de rolamentos e com as borrachas de ma qualidade. Acima de tudo e barato e facil de resolver. O problema do filtro parece ser o mais serio. Mas a yamaha esta a resolver. E como lhe esta a sair cara a situacao acredito que sera resolvido em breve. Mas, ainda nao ouvi, ca ou noutra parte do mundo, que nao tenham reparado o motor devido a isso, mesmo sem estar na garantia. Grave e continuamos a ver amaortecedores partidos, braço oscilante partido, abs avariado em motos de 22000 mill euros, jantes amolgadas etc etc... | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Problema grave de qualidade Qui Out 22, 2015 6:46 pm | |
| Boas temos que reconhecer que a nova Ténéré está fantástica em montes mas montes de aspectos travões do melhor economia gasolina equilibrada como nenhuma outra plásticos do melhor equipada de origem como poucas etc etc etc e quando se fala no aspecto de viajar nela, (viagem de aventura) é a escolha que eu procurava... e nem lhe mexia, era malinhas de origem e o ferrito para proteger o carter e tinha a mota dos meus sonhos (como aquela da imagem em cima ) mas hoje começo a olhar para ela, como mota para uma viagem ou duas, mais umas voltinhas, e oficina com ela €€€€ e depois começo a olhar para 7 anos passados, e realmente só mudou as cores | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Problema grave de qualidade | |
| |
|
| |
| Problema grave de qualidade | |
|