Assunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Dom Out 11, 2015 10:37 am
Epa, isto vai interessante. Muito do que aqui foi dito faz-me sentido, outras parecem exageradas. Então porque que é que as marcas recomendam diferentes viscosidades em w e tu dizes que pode gripar? Para isso ia tudo corrido a 5w ou 10w que é o melhor a frio independentemente da temperatura ambiente. Seria um crime recomendar acima disso.
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Dom Out 11, 2015 12:57 pm
Quanto mais alargado o óleo mais caro fica , por isso um 0w 40 é mais caro que um 20 w40 Além disso os aditivos que permitem essas amplitudes tem quebram sobre grande pressão por isso não são aconselháveis para uso na caixa de velocidades
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Seg Out 12, 2015 11:01 pm
Edgar escreveu:
... ...
Acontece que o óleo fino demora mais tempo a chegar a todas as partes do motor que o oleo ligeiramente mais grosso como é o caso que estavam a falar
simplesmente a bomba de óleo, se tiver óleo muito fino não consegue ganhar pressão e se trocares o óleo por agua (simplesmente como exemplo) na tua lógica funcionaria melhor a espalhar o liquido mas aconteceria que nem pressão iria ter para chegar a todo o motor
além disso A mota foi desenvolvida para usar 15w40 ou 20w40 e recebeu uma bomba de oleo para tal e existe uma tabela que o diz e recomenda a viscosidade do oleo
escrever o que escreves-te é dizer que a tabela não está correcta
Quando escrevi o que escrevi escrevi em consciência com aquilo que constatei
Em 2012 andei a fazer uns testes à pressão do oleo da minha XT600E e da XT do Jarod
e o resulta foi o seguinte e igual nas duas
com a mota completamente fria o óleo para chegar a uma determinada pressão demorava 17segundos e com o óleo a 60ºc centígrados necessitava de quase o dobro do tempo para atingir a mesma pressão
como a pressão que temos é ridiculamente baixa numa XT a relantim usei um tubo de aquário ligado à purga do filtro e cronometrei até o óleo atingir a marca dos 2 metros
Quanto mais quente ou mais fino for o oleo mais dificuldade tem a bomba de oleo em ganhar pressão mas isto é fisica... não é porque eu quero ou gostaria
fernandof
Moto : Transalp 600
Assunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Seg Out 12, 2015 11:15 pm
Boa demonstração Edgar. Acho que podemos concluir que temos melhor pressão com 15w vs 10w. Por outro lado se a marca e a tabela recomendam que o 15w está indicado (tem viscosidade suficiente para ser eficaz a frio) -5' continuo a achar para o nosso clima melhor o 15w vs 10w.
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Ter Out 13, 2015 1:19 am
Pois...
Segundo as minhas contas dias com 0ºc conta-se pelos dedos duma mão eles existem, e é por um pequenos período do dia (normalmente de madrugada)... mas quem anda de mota nesses dias? de madrugada, quem?
e depois de o motor trabalhar 1 ou 2 minutos onde esta esses 0ºc? onde?
Mas voltando a pressão do oleo encontrei um video que mostra a bomba de oleo e atendendo que ela tem folga e quanto mais trabalhar mais folga tem o que acontece é que o óleo fino passa-se pelas folgas diminuindo a pressão enquanto o mais grosso ou ainda frio, vai melhor ao encontro da pressão que é necessária (grosso = estamos a falar da viscosidade recomendada pelo fabricante)
mas uma coisa é certa e direitinha, existe tabelas feitas pela marca, e existe quem queira alterar a mesma tabela porque se julga mais experiência que o fabricante
dmsaraiva
Moto : XTZ 660
Assunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Ter Out 13, 2015 8:26 am
como se costuma dizer, o material tem sempre razão
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Assunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor