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| | Diário de uma XTZ 750 | |
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Autor | Mensagem |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 Qui Jul 30, 2015 11:51 pm | |
| Facil de fazer | |
| | | danfmc
Moto : XTZ 750
| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 Sex Jul 31, 2015 12:38 am | |
| Fica esquisito e cheio de fugas de ar, não? | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 Sáb Ago 01, 2015 10:00 am | |
| Sim, aquilo parece ser bem simples de copiar Também não gosto muito da "estética", mas sendo funcional é uma opção económica! | |
| | | danfmc
Moto : XTZ 750
| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 Qua Ago 05, 2015 10:23 am | |
| Boas. Ontem foi dia de andar a bricolar no mamute. A gaja anda doida, ao ralenti com as luzes acesas carrega bem a bateria, mas se acelero, em vez de carregar mais a bateria, esta perde é carga. Fiz vários testes, ao regulador de corrente e ao alternador, mas os resultados são inconclusivos a meu ver. Preciso de ajuda! Este é o meu regulador/rectificador, está debaixo do banco: Ontem tinha as ligações feitas com um bloco de ligação, que já estava todo ressequido e que inclusivé já tinha sofrido um curto-circuito num dos três fios brancos (o do meio), mas que foi reparado com uma nova ligação. Ontem eliminei o bloco, liguei os fios todos com ligadores tipo espada, bem limpos e ajustados, e isolei tudo com fita isoladora de electricista. Os fios estão ligados da seguinte maneira (como já estavam no bloco): Brancos com brancos, Vermelho com vermelho, Preto com preto, e do regulador vem um castanho, que do lado da bateria liga com um Castanho que está a xantado com o vermelho da bateria na outra ponta. Foto de como era a ligação: Fiz o teste da resistência dos fios do alternador, o resultado foi sempre o mesmo, 0,5ohm. O manual de instruções diz que deve ser 0,2 ou 0,3ohm a 20ºC, onde fiz as medições estavam uns 26 ou 27ºC. Que influência tem? Aqui segue a imagem de um dos testes: De seguida fiz o teste aos diodos do regulador, acho que tudo normal. E vai de imagens: Antes do teste, e só para mostrar como o multímetro mostra quando não há ligação, em vez de mostrar 0 como em alguns, mostra 1: Agora imagens dos testes, testei normal e reverso, ou seja, preto no negativo e testei os 3 fios, depois vermelho no negativo e testei os 3 fios, em seguida preto no positivo e testei os 3 fios e em seguida vermelho no positivo e testei novamente tudo: Nos outros dá sempre 1. Hoje vou medir a voltagem AC dos fios do alternador (esqueci-me ontem) com a mota a trabalhar. Mas parece que o regulador está fixe, se bem que aquece um bocado só por andar 10min, mas isso também é normal, penso eu! Agora a voltagem da bateria estar porreira com a mota ao ralenti com as luzes acesas, e começar a baixar quando acelero...há gato escondido! Até parece que as velas estão a papar a corrente toda! Quanto mais acelero, pior! AJUDA!!!! | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 Qua Ago 05, 2015 10:43 am | |
| Boas como o valor de resistência das bobines é extremamente baixo é muito fácil medires um valor diferente do que dizem no manual . Em 99.9% dos caso quando falham os estatores ficam em aberto e portanto resistência infinito. Se medes mais ou menos o mesmo valor entre as três fazes (fios brancos) então quase de certeza que o estator está bom
O sistema é todo controlado pelo regulador portanto se a voltagem não se mantêm será este o provável culpado.
Muitas vezes os reguladores medem bem parados e desligados mas quando sujeito a esforço começam a falhar | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 Qua Ago 05, 2015 10:51 am | |
| esse castanho chantado é que me parece um pouco estranho ?
Normalmente o preto é massa o vermelho positivo directo à bateria, os brancos são as fases do estator e esse extra castanho (penso eu ) será um para "ligar" o regulador (alguns ligam sozinhos e não têm esse fio ) portanto apenas deveria ter corrente quando se liga a ignição
Confirma no esquema electrico da tua mota se é suposto ser assim | |
| | | danfmc
Moto : XTZ 750
| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 Qua Ago 05, 2015 11:50 am | |
| - webmonstro escreveu:
- Boas
como o valor de resistência das bobines é extremamente baixo é muito fácil medires um valor diferente do que dizem no manual . Em 99.9% dos caso quando falham os estatores ficam em aberto e portanto resistência infinito. Se medes mais ou menos o mesmo valor entre as três fazes (fios brancos) então quase de certeza que o estator está bom
O sistema é todo controlado pelo regulador portanto se a voltagem não se mantêm será este o provável culpado. Mesmo tendo valores bons das medições dos diodos do regulador? Nos testes que vi na net, havia sempre um diodo com valor 0 (ou no meu caso, seria 1), quando o regulador berrava! Aquilo parece é que há algo entre o estator ou o rectificador e as velas que consome a maior parte da corrente...não poderá ser a bobine de ignição, cdi (espero bem que não...) ou algo a ver com isso? - webmonstro escreveu:
- esse castanho chantado é que me parece um pouco estranho ?
Normalmente o preto é massa o vermelho positivo directo à bateria, os brancos são as fases do estator e esse extra castanho (penso eu ) será um para "ligar" o regulador (alguns ligam sozinhos e não têm esse fio ) portanto apenas deveria ter corrente quando se liga a ignição
Confirma no esquema electrico da tua mota se é suposto ser assim O regulador não é o de origem, aquele tem logo os 6 fios a sair. No esquema eléctrico da mota não consigo perceber se é suposto ou não ser assim. | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 Qua Ago 05, 2015 2:28 pm | |
| Boas Lá está o regulador pode estar a falhar apenas quando aumenta a voltagem de entrada , alguns só quando aquece é que dão problemas Duvido muito que seja o CDI a descarregar a bateria A energia necessária a fazer faísca é muito pequena e o CDI tambem não consome por aí além. Basta comparar estatores de motas com e sem luzes para perceber isso Se não for o regulador então eu apostava num mal contacto algures ou uma má ligação à massa Revê tudo e se puderes solda os terminais e elimina os ligadores dos principais componentes pelo menos o (+) e o (-) (bobine, CDI regulador e ligação à massa. Reforça ou duplica a ligação à massa Mas sinceramente os reguladores queimam na relação de 10:1 em relação a estatores Estive a verificar e essa mota de origem devia ter um regulador de apenas 5 fios esse deve ter sido alterado provávelmente será de uma R1 Tenta ligar esse fio castanho ao canhão de ignição a um terminal que tenha corrente apenas com a chave ligada Mesmo que não resolva talvez seja o que provoca a falha do regulador, pois assim como está , está sempre com corrente nesse terminal e não é suposto | |
| | | danfmc
Moto : XTZ 750
| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 Qua Ago 05, 2015 2:31 pm | |
| - webmonstro escreveu:
Estive a verificar e essa mota de origem devia ter um regulador de apenas 5 fios esse deve ter sido alterado provávelmente será de uma R1
Tenta ligar esse fio castanho ao canhão de ignição a um terminal que tenha corrente apenas com a chave ligada
Mesmo que não resolva talvez seja o que provoca a falha do regulador, pois assim como está , está sempre com corrente nesse terminal e não é suposto
O da R1 dizem que é do tipo MOSFET e mal aquece, este é tecnologia mais antiga. E se eu pura e simplesmente desligar o fio castanho? | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 Qua Ago 05, 2015 3:54 pm | |
| - danfmc escreveu:
- webmonstro escreveu:
Estive a verificar e essa mota de origem devia ter um regulador de apenas 5 fios esse deve ter sido alterado provávelmente será de uma R1
Tenta ligar esse fio castanho ao canhão de ignição a um terminal que tenha corrente apenas com a chave ligada
Mesmo que não resolva talvez seja o que provoca a falha do regulador, pois assim como está , está sempre com corrente nesse terminal e não é suposto
O da R1 dizem que é do tipo MOSFET e mal aquece, este é tecnologia mais antiga. E se eu pura e simplesmente desligar o fio castanho? O regulador vai ficar desligado e a voltagem vai subir | |
| | | danfmc
Moto : XTZ 750
| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 Qua Ago 05, 2015 4:44 pm | |
| Então ligo a um positivo da ignição para testar? | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 Qua Ago 05, 2015 9:38 pm | |
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| | | danfmc
Moto : XTZ 750
| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 Qui Ago 06, 2015 12:20 am | |
| Entretanto encontrei um site espanhol que vendia este rectificador para a Super Ténéré, e está especificado que o fio castanho se liga mesmo ao vermelho da bateria. Entretanto falei com o meu mecânico e lembrei-me de algo. A bateria que tinha no mamute tem o borne negativo derretido, e sempre pensei que pudesse ter sido por mau aperto do parafuso, mas provavelmente a única coisa errada (espero eu) será mesmo falta de massa, o que terá derretido o borne da bateria e alargado o parafuso. Como verifico uma ligação fraca à massa? | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 Qui Ago 06, 2015 9:03 am | |
| - danfmc escreveu:
- Entretanto encontrei um site espanhol que vendia este rectificador para a Super Ténéré, e está especificado que o fio castanho se liga mesmo ao vermelho da bateria.
Entretanto falei com o meu mecânico e lembrei-me de algo. A bateria que tinha no mamute tem o borne negativo derretido, e sempre pensei que pudesse ter sido por mau aperto do parafuso, mas provavelmente a única coisa errada (espero eu) será mesmo falta de massa, o que terá derretido o borne da bateria e alargado o parafuso. Como verifico uma ligação fraca à massa? Má ligação provavelmente O melhor será limpares bem os bornes da bateria e os cabos onde se liga, passas com diluente para desengordurar (se não tiveres produto próprio ) e depois passa uma lixa fina para melhorar o contacto Faz o mesmo na ligação à massa tanto no quadro como no motor (deve haver uma ligação algures - cabo preto provavelmente ) Para testar a a ligação à massa medes a restiência entre o borne da bateria (negativo) e o sítio que queres verificar (quadro , motor p.ex) Tem hipotese de testar com outra bateria ? Conheces alguém com uma igual que te empreste um regulador ? | |
| | | danfmc
Moto : XTZ 750
| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 Qui Ago 06, 2015 10:57 am | |
| - webmonstro escreveu:
Má ligação provavelmente O melhor será limpares bem os bornes da bateria e os cabos onde se liga, passas com diluente para desengordurar (se não tiveres produto próprio ) e depois passa uma lixa fina para melhorar o contacto
Faz o mesmo na ligação à massa tanto no quadro como no motor (deve haver uma ligação algures - cabo preto provavelmente )
Para testar a a ligação à massa medes a restiência entre o borne da bateria (negativo) e o sítio que queres verificar (quadro , motor p.ex)
Tem hipotese de testar com outra bateria ?
Conheces alguém com uma igual que te empreste um regulador ?
A bateria que tenho tem um mês e meio, a coisa anda na mesma, não será por aí. Não conheço quem me possa emprestar um regulador, mas como me derreteu o borne negativo da outra bateria e a luz dos médios é meio amarelada, apesar de ter umas Osram Night Breaker Unlimited, suspeito mesmo de falta de massa. Que valor de resistência devo obter? Por falar em luzes, volta e meia, mas raramente, fico sem médios, apagam de repente. Dou um toque na ficha e aquilo normalmente acende logo. | |
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| Assunto: Re: Diário de uma XTZ 750 | |
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