Eu espero daqui a uns anos estar na mesma situação que a tua, ou seja à procura de uma trail a esses valores. E se se desse o caso, eu agora iria para a teneré. Ou, se fosse fazer 90% de alcatrão, talvez ponderasse a transalp 700 (muito embora duvide porque a teneré caiu-me no goto).
E tentando dar-te uma opinião imparcial, a outra opção, a VS, é uma excelente mota, embora como já o disseram anteriormente, não seria mota que eu metesse muito no fora de estrada. Só não a escolheria por uma questão pessoal, acho a mota feia como tudo e sem personalidade, para uma marca que fez motas como as DR fazer uma coisa sem jeito nenhum... hehehe não digo mais porque lá está, é uma opinião pessoal. Só acho que há um factor mais importante do que o consumo, o selo, a ciclistica ou qualquer outra coisa, que é o facto de tu gostares da mota e te sentires bem com ela, e para isso só experimentando. A cabeça pode ser muito lógica mas quem manda é o coração
(Se eu fosse pela lógica andava de bicicleta e fazia viagens grandes de avião, em vez de ir sentado numa monocilindrica com 600 cm cúbicos e 22 anos... mas sou feliz assim)