Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
|
| XTZ 750 - Conversão para Injecção Electrónica | |
| | Autor | Mensagem |
---|
josepoejo
Moto : XTZ 750 ST
| Assunto: XTZ 750 - Conversão para Injecção Electrónica Seg Nov 03, 2014 3:45 pm | |
| A título de curiosidade tenho estado a investigar a possibilidade de instalar um Kit de conversão de carburador para Injecção Electrónica.
Encontrei o seguinte fabricante: http://www.ecotrons.com/products/400cc_to_800cc_engine_fuel_injection_kit/
e alguns vídeos da instalação: https://www.youtube.com/watch?v=NYsP2JYXbGs Este é interessante por também ser duplo como o da ST.
Enviei para a Ecotrons um pedido de orçamento para o meu Mamute.
Eu sei que genericamente, o pessoal não gosta destas conversões, que a manutenção dos carburadores é mais simples entre outras desvantagens.
No entanto, a moto não é nova, dorme na rua e começa a ficar preguiçosa com o frio. Somando o facto de ter um consumo elevado (9 a 10 litros aos 100kms), mesmo para os padrões das ST's apesar de o carburador ter sido limpo e de já ter instalado agulhas novas... | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: XTZ 750 - Conversão para Injecção Electrónica Seg Nov 03, 2014 4:47 pm | |
| Boas; Sinceramente, não consigo vislumbrar nenhuma vantagem na aplicação de injecção electrónica numa Super Ténéré 750... A minha TDM (que tem uns carburadores iguais) está frequentemente sujeita a temperaturas negativas e nunca tive problemas de carburação... E em condições difíceis continua a ser preferível simplicidade em vez de complexidade. O consumo referido é exagerado, conseguem-se valores bem mais simpáticos com esses carburadores. Consumos elevados não são exclusivos dos carburadores nem estes são justificação para tal. | |
| | | Vq73
Moto : XTZ 750 1991
| Assunto: Re: XTZ 750 - Conversão para Injecção Electrónica Seg Nov 03, 2014 5:02 pm | |
| A minha levou uma revisão geral e levou também o kit da Kedo e está a fazer médias de 7/7,5 lts/100Kms sem exagerar no andamento, andamento normal no transito e em AE 140Kms/h | |
| | | josepoejo
Moto : XTZ 750 ST
| Assunto: Re: XTZ 750 - Conversão para Injecção Electrónica Seg Nov 03, 2014 5:11 pm | |
| As pessoas que colocaram o kit em diferentes motos, falam de redução do consumo (10 a 20%) melhoria da resposta ao acelerador, motores ficam mais reactivos e melhor arranque a frio.
Já coloquei a moto em 3 oficinas diferentes e nenhuma conseguiu reduzir o consumo da minha ST... Colocaram-me as agulhas da Kedo... Limparam o carburador... Até já usei o GPS para ver se o tacómetro da minha moto estava correcto e está!
Se eventualmente reduzisse para os 6 ou 7 litros/100 kms pagava o investimento em 1 ou 2 anos...
No entanto, é apenas um estudo, sujeito ainda a orçamento e a validade técnica. Depois ainda seria necessário encontrar algum entusiasta para me ajudar!
A ideia de ligar a minha ST ao portátil, não deixa de ter o seu "q" de Hollywood/Regresso ao Futuro/Fast & Furious...
| |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: XTZ 750 - Conversão para Injecção Electrónica Seg Nov 03, 2014 5:20 pm | |
| - josepoejo escreveu:
- As pessoas que colocaram o kit em diferentes motos, falam de redução do consumo (10 a 20%) melhoria da resposta ao acelerador, motores ficam mais reactivos e melhor arranque a frio.
Boas, Reduções de consumo dessas consigo-as apenas mexendo nos carburadores. Não preciso de injecção para nada. Resposta de acelerador, os carburadores serão sempre melhores desde que devidamente afinados. | |
| | | josepoejo
Moto : XTZ 750 ST
| Assunto: Re: XTZ 750 - Conversão para Injecção Electrónica Seg Nov 03, 2014 5:52 pm | |
| Tenho de ir à guarda! Lisboa ---> Guarda +/- 350 Kms * 10Lt/100kms = 35 Litros a 1.55 = 54.25€ Guarda ---> Lisboa +/- 350 Kms * 7Lt/100Kms = 24,5 Litros a 1.55 = 37, 98€!
Uma conversão de sucesso numa DR650: https://www.youtube.com/watch?v=n8tvQ42DIvY | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: XTZ 750 - Conversão para Injecção Electrónica Seg Nov 03, 2014 6:08 pm | |
| Boas; JosePoejo, não se trata de vir à Guarda, nem sequer essa é a melhor solução porque é preciso não esquecer que estamos a falar duma cidade a 1000 metros de altitude, logo o melhor compromisso de afinações para essa altitude é diferente do melhor para uma zona próxima do nível do mar. De qualquer forma, para ficares com uma ideia, a minha TDM faz consumos nas calmas de 6 litros e para fazer 10 litros/100km já é preciso dar-lhe muito fogo. Outra TDM que já tive com alterações consideráveis tinha dificuldade em baixar dos 8 litros e cheguei a ter consumos de quase 14 litros/100 km, mas estamos a falar duma moto com um comportamento muito extremo. Por muito bem que tenha ouvido falar do material da KEDO e de outras marcas da concorrência, sempre utilizei material original, excepto na primeira que foi alterada e levou material Dynojet. Os carburadores da TDM actual foram montados em 2006 ou 2007 e até à presente data ainda não tive motivos de preocupação. Tenho noção de que não tem a performance da anterior, mas a falta desta é compensada em muito com a despreocupação que tenho sentido. Os da anterior chegavam a ser desmontados 2 vezes por ano e o número de velas para o lixo também foi considerável.
Carburadores bem limpos, gicleurs, agulhas e diafragmas em bom estado, bem afinados são o caminho a tomar para obter consumos baixos e carburações limpas. | |
| | | josepoejo
Moto : XTZ 750 ST
| Assunto: Re: XTZ 750 - Conversão para Injecção Electrónica Seg Nov 03, 2014 6:42 pm | |
| Estava obviamente a exagerar na ida à Guarda (Seria um excelente passeio).
Infelizmente, aqui em Lisboa, é cada vez mais difícil encontrar mecânicos, que saibam mais do que tirar velho e colocar novo. É nova geração de mecânicos à la oficina Norauto/Midas...
A minha falta de t€mpo só dificulta as coisas. Os mecânicos que se disponibilizam para desmontar a moto e o carburador, verificar o que é que o carburador necessita, são raros... O número de mecânicos que se dispõem a fazer uma lista de peças para que eu possa encomendar sem que seja para a Yamaha são... inexistentes... É sempre um enfado para os mecânicos olhar para a minha ST de 1990...
Já gastei mais ou menos 500€ para que me afinassem a moto correctamente... Já substitui agulhas, velas trombetas de admissão e, nada... Mantenho um registo suíço de 10 Litros aos 100kms!
É esta frustração que me leva a pensar num sistema de Injecção Electrónica. Para não depender dos génios escondidos!
Ando relativamente devagar e quase sempre, infelizmente, em cidade. Em Autoestrada ando a 140km/h, se tanto. No dia-a-dia raramente ultrapasso as 4000 RPM. Sou pequeno e leve, 75kg. Sei que a moto anda quase sempre fria, sem aquecer convenientemente, o que é um contra. Para piorar, o meu local de trabalho fica, agora, apenas a 5kms de casa.
De resto, a minha ST está óptima! Não gasta óleo nem líquido de refrigeração...
| |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: XTZ 750 - Conversão para Injecção Electrónica Seg Nov 03, 2014 6:54 pm | |
| Mas quando te trocaram as agulhas só te trocaram as agulhas mesmo ???? é que o problema é desgaste e ovalização dos tubo de emulsão que é onde as agulhas trabalham , não só as agulhas , trocar uma coisa sem trocar o resto ficas na mesma
Quanto à colocação de injecção , é uma ideia interessante , mas sem alguma "cobaia" para tirar os problemas ,será muito dispendioso e levar muito tempo
O interessante é que até há material para este motor (mais ou menos), já que a TDM 900 tem injecção e a utilização de material proveniente desta seria a mais "fácil" de encaixar
De outra forma mesmo esse kit ainda terias de colocar algum tipo de sensor de posição, de o2 e resolver o mapeamento , depois nunca fica barato com bombas de combustível e injectores que são peças caras, alem de que a maior parte das bombas são submersas o que obriga a ter um depósito feito à medida, algumas conversões usam as bombas da moto4 ltz 450 que são externas ao depósito. | |
| | | josepoejo
Moto : XTZ 750 ST
| Assunto: Re: XTZ 750 - Conversão para Injecção Electrónica Seg Nov 03, 2014 7:09 pm | |
| Sim, também colocaram os tubos.
O kit é all in one. Inclui todos os sensores e instruções de instalação. O mapeamento é feito pelo o software que "aprende" e "afina" automaticamente. Inclui as bombas e os injectores. As instruções de instalação sugerem diversas formas de instalar o sensor de posição e de O2. http://www.ecotrons.com/files/SE-EFI-installation-Manual.pdf
A instalação da EFI da TDM900 deve ser mais complicada por causa do software fechado da ECU e respectivos sensores.
| |
| | | josepoejo
Moto : XTZ 750 ST
| Assunto: Re: XTZ 750 - Conversão para Injecção Electrónica Ter Nov 04, 2014 3:03 pm | |
| Bem, a minha aventura pelo EFI fica por aqui... É necessário muito trabalho metalúrgico.
Faço um copy paste do menu que recebi, para quem esteja eventualmente interessado: "(...) For your engine, we can provide a 45 throttle body, and 2x 190g/min injectors, you need own make a Y shape manifold, 1 inlet and 2 outlets, and install the injector on the manifold.
ECU controls fuel only, retains the stock ignition system.
By the way, how many pulses per rev? Sorry, we can see clearly the flywheel from the manual.
The EFI cost is $799. (...)"
| |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: XTZ 750 - Conversão para Injecção Electrónica Ter Nov 04, 2014 3:31 pm | |
| Boas; 799$ dão para muita gasolina!!! E até a moto funcionar correctamente, gastarias outro tanto. Além do mais, não acredito que algum dia se obtivesse um bom resultado com um throttle body apenas. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: XTZ 750 - Conversão para Injecção Electrónica | |
| |
| | | | XTZ 750 - Conversão para Injecção Electrónica | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|