Assunto: ajuda para ponteiras Qua Set 03, 2014 1:37 pm
Boas minha gente!!
Tenho andado a procura de umas ponteiras para a xt aka "Natacha" xD e cheguei ao final com duas: -Arrow Paris Dakar; -LeoVince x3;
Pelo o que andei a ler com a x3 nota-se melhoria na resposta mais do que com o Arrow... mas a minha questão é a seguinte eu com uma quer com outra os consumos vao aumentar?? e se sim para quanto...
Outra coisa que pensei em fazer e cortar a pilinha da ponteira de origem será que os consumos tb aumentam??
E finalmente a mudança/alteração vai prejudicar de alguma maneira o motor a longo prazo??
e que tenciono fazer bastante km com a minha menina... e desculpem la tanta pergunta xD
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: ajuda para ponteiras Qua Set 03, 2014 3:13 pm
Duvido que qualquer ponteira faça mais consumo ou dano no motor, a não ser que seja completamente aberta e aí os danos serão maiores para os teus ouvidos.
Apenas ao mudar a panela será pouco a diferença no rendimento
Se queres um ruído mais "à home" tira a pilhinha e o snorkel e vê a diferença.
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: ajuda para ponteiras Qua Set 03, 2014 3:25 pm
webmonstro escreveu:
Duvido que qualquer ponteira faça mais consumo ou dano no motor, a não ser que seja completamente aberta e aí os danos serão maiores para os teus ouvidos.
Apenas ao mudar a panela será pouco a diferença no rendimento
Se queres um ruído mais "à home" tira a pilhinha e o snorkel e vê a diferença.
Boas
Essa ideia de que a ponteira serve só para minimizar o barulho das explosões do motor que a ponteira serve só para tornar o mundo mais silencioso e que não tem influencia nos restantes partes mecanicas
é uma ideia errada
as curvas dos colectores existem por uma razão o diâmetro desses tubos também são estudados para a sua funsão e o silenciador é outro órgão igualmente importante e dimensionado para o motor em questão
o snorkel também existe por uma boa razão
e o que sugeres pode influenciar muita gente (os ignorantes* nesta matéria) a por os pés pelas mãos
*ignorantes, mas no bom sentido ou pessoa que ignora, que não tem conhecimento de determinada coisa
PS: retirar a pilinha não vai aumentar nada, nem rendimento nem consumo e torna a condução mais segura porque ajuda a assinalar a marcha
webmonstro
Assunto: Re: ajuda para ponteiras Qua Set 03, 2014 3:44 pm
Épa eu nunca disse isso Edgar !!
Apenas disse (uo quis dizer) que essas ponteira não iriam trazer grande aumento de rendimento em relação à ponteira de origem !
Pelo menos não em relação a outros motores que "acordam" bastante com pequenas modificações de fluxo a XT 600 não responde muito a isso
O que é errado é pensar que há um aumento imediato de potencia apenas por se mudar a ponteira e mais nada
A verdade é que estes motores estão altamente restringidos pelos colectores e por isso se reitrares o snorkel e a pilinha não há problema nenhum e o aumento de fluxo será diminuta.
Se colocares um escape completamente aberto aí sím deves notar diferença mas será para pior alem da questão do ruído
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: ajuda para ponteiras Qua Set 03, 2014 3:52 pm
Percebi mal
ABR
webmonstro
Assunto: Re: ajuda para ponteiras Qua Set 03, 2014 4:37 pm
Edgar escreveu:
Percebi mal
ABR
tudo bem tb vi que não me expliquei tão bem como podia.
Apenas acho que - e isto é uma opinião pessoal- as ponteira não justificam o preço por aquilo que dão de rendimento , pelo menos sozinhas
pma_santos
Moto : XT 600 E / CBR600F4
Assunto: Re: ajuda para ponteiras Qua Set 03, 2014 4:42 pm
Epah nao quero que ninguem se chateie malta eu nao sou entendido na mecanica, sou um completo maçarico e nao faço a minima ideia o que é snorkel ahahaha
pelo que percebi remover simplesmente a pilinha vai dar um roncar diferente a mota (a ver se encontro no youtube alguma para ver o barulho que fica) a questao seria a do snorkel retirar vai prejudicar ou nao?e se o retirar vai fazer ainda mais barulho do que sem a pilinha??
webmonstro
Assunto: Re: ajuda para ponteiras Qua Set 03, 2014 5:11 pm
pma_santos escreveu:
Epah nao quero que ninguem se chateie malta eu nao sou entendido na mecanica, sou um completo maçarico e nao faço a minima ideia o que é snorkel ahahaha
pelo que percebi remover simplesmente a pilinha vai dar um roncar diferente a mota (a ver se encontro no youtube alguma para ver o barulho que fica) a questao seria a do snorkel retirar vai prejudicar ou nao?e se o retirar vai fazer ainda mais barulho do que sem a pilinha??
é um barulho diferente é facil debaixo do banco tens a entrada de ar , tens um tubo de borracha com uma espécie de caixa por cima da caixa de ar é só arrancar isso Podes retirae e voltar a colocar
Assunto: Re: ajuda para ponteiras Qua Set 03, 2014 6:14 pm
Aqui fica um video da minha ex 600 com e sem pilinha
zxr750
Moto : ex-xt 600 actual xt 1200 ze
Assunto: Re: ajuda para ponteiras Qua Set 03, 2014 6:33 pm
Boas, pma_santos se quiseres podemos combinar um café, a minha não tem a pilinha de resto está de origem.
cpts
pma_santos
Assunto: Re: ajuda para ponteiras Qua Set 03, 2014 9:27 pm
webmonstro escreveu:
pma_santos escreveu:
é um barulho diferente é facil debaixo do banco tens a entrada de ar , tens um tubo de borracha com uma espécie de caixa por cima da caixa de ar é só arrancar isso Podes retirae e voltar a colocar
a pilinha é só desapertar um parafuso e puxar
Nao fazia a minima ideia que é so desaparafusar e ta feito!!! eu a pensar que ia ter que cortar coisa mas afinal nao, amanha experimento e logo vos digo!!!
em relacao ao snorkel eu qualquer coisa na net que atua como um ''filtro'' e se retirarmos vai entrar mais poeiras.. e como eu gosto de entrar em trilhos so porque sim, isto tudo com pneus de estrada e sim nunca da boa coisa arrependo-me sempre ahaha, acho que nao é muito boa ideia tirar...
Valera mesmo a pena tirar o snorkel??queria manter os mesmos consumos
pma_santos
Assunto: Re: ajuda para ponteiras Qua Set 03, 2014 9:29 pm
zxr750 escreveu:
Boas, pma_santos se quiseres podemos combinar um café, a minha não tem a pilinha de resto está de origem.
cpts
zxr750, ainda nao me encontro em Sintra :( mas é uma boa ideia ate uma voltinha marchava!! ja ha algum tempo que queria dar uma volta com a malta mais experiente mas ha sempre qualquer coisa que impede xD
webmonstro
Assunto: Re: ajuda para ponteiras Qua Set 03, 2014 9:46 pm
O snorkel não filtra nada o que filtra, é o filtro, surpreendente não? O snorkel na xt é apenas uma ponta de tubo rectangular, dependendo do ano, tem também uma caixa de ressonância
zxr750
Moto : ex-xt 600 actual xt 1200 ze
Assunto: Re: ajuda para ponteiras Qua Set 03, 2014 9:48 pm
ok, quando quiseres apita, Eu tb não tenho grande experiência, mas tentasse aprender sempre qualquer coisa uns com os outros.