| XT660 Zuka - Rolamentos da direcção | |
|
+5Jorge webmonstro Moutinho Pmvpires samurai19 9 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
samurai19
Moto : XT600E XER
| Assunto: XT660 Zuka - Rolamentos da direcção Sáb Jan 18, 2014 9:17 pm | |
| Lubrificação dos rolamentos da direcção:
1a tentativa, tirar a roda da frente, mais à frente chegamos à conclusão que não é necessário. E ainda bem, porque não tínhamos chave sextavada interior suficiente grande para a tirar:
Ainda tentamos fazer uma chave usando um parafuso, mas sem sucesso:
Como a roda não saia nem por nada e depois de uma ida ao Aki, também sem sucesso, só lá têm chaves até 12mm e a do roda deve ser pelo menos uma 13...
Desmontando o guiador, mesas, etc... Chegamos ao rolamento superior, que é bastante fácil de tirar e lubrificar:
Depois de se levantar ligeiramente a parte da frente, o garfo sai facilmente, com roda e tudo:
O olhar do mestre:
Até que nem estava em muito mau estado:
Mas o rolamento estava bastante preso e quase que não rolava, como era suposto:
Limpamos com gasolina e um pincel e sopramos com o compressor, por fim lubrificamos muito bem com massa consistente e não é que lá voltou a rolar como era suposto:
Por fim foi voltar a montar:
E ficou como novo Não sei quanto tempo irá durar, para já está impecável, da próxima vez provavelmente o melhor será substitui-los, mas parece que o de baixo para sair é tramado :( bem logo se vê...
E para comemorar um trabalho bem feito, não podia faltar:
| |
|
| |
Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| |
| |
samurai19
| Assunto: Re: XT660 Zuka - Rolamentos da direcção Sáb Jan 18, 2014 10:07 pm | |
| | |
|
| |
Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: XT660 Zuka - Rolamentos da direcção Sáb Jan 18, 2014 10:17 pm | |
| Mas isso já estava assim em mau estado!!!!!
A mota ainda é bastante recente, e o uso que lhe dás não é assim tão agressivo!!!! Por acaso esse é um serviço que já ando para fazer na minha algum tempo. | |
|
| |
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: XT660 Zuka - Rolamentos da direcção Sáb Jan 18, 2014 10:21 pm | |
| É um problema bem conhecido nestes modelos e resulta de pouca lubrificação de origem, e para quem nunca o fez deve fazê-lo pois quanto mais tempo ficar sem lubrificação pior o estado dos rolamentos !
Bom trabalho e optimo report | |
|
| |
samurai19
| Assunto: Re: XT660 Zuka - Rolamentos da direcção Sáb Jan 18, 2014 11:00 pm | |
| Pois, o facto de "dormir" na rua e de a lavar nas máquinas tipo "elefante azul" também não deve ter ajudado muito, das próximas vezes vou ter mais cuidado para onde aponto a agulheta De qualquer maneira, se tiver de fazer este trabalho 1x por ano não é grave, faz-se bem E também como diz o webmostro, a minha devia ser uma das que vinha mal lubrificada de fábrica, uma vez que o Jorge sempre me disse que a direcção era bastante dura e de facto a Navarra dele e mesmo a Red Camel do RuiF sempre foram bastante mais suaves. Agora ficou impecável. Por isso se sentirem a direcção dura ou a prender, já sabem vale a pena perder umas 2h e lubrificar isso | |
|
| |
webmonstro
| Assunto: Re: XT660 Zuka - Rolamentos da direcção Sáb Jan 18, 2014 11:25 pm | |
| Isso se calhar já dura uns anos pois deve ter bem mais massa que vinha de origem
Boas não sei se o fizeram mas podiam emcher completamente o espaço entre o veio e o tubo do quadro, com massa , isto claro que não lubrifica directamente mas à medida que o tempo passa algum acaba a descer e chaga ao rolamento continuando a lubrificar-lo , o rolamento de cima não beneficia mas pelo menos o de baixo não seca | |
|
| |
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: XT660 Zuka - Rolamentos da direcção Dom Jan 19, 2014 1:53 am | |
| - webmonstro escreveu:
- Isso se calhar já dura uns anos pois deve ter bem mais massa que vinha de origem
Boas não sei se o fizeram mas podiam emcher completamente o espaço entre o veio e o tubo do quadro, com massa , isto claro que não lubrifica directamente mas à medida que o tempo passa algum acaba a descer e chaga ao rolamento continuando a lubrificar-lo , o rolamento de cima não beneficia mas pelo menos o de baixo não seca Não Nuno, apenas foram bem besuntados, mas como o Hugo disse, não é em duas horas mas numa horinha faz aquele trabalho e quanto a mim é preferível que assim sempre se vai acompanhando o estado das coisas... | |
|
| |
samurai19
| Assunto: Re: XT660 Zuka - Rolamentos da direcção Dom Jan 19, 2014 8:02 am | |
| | |
|
| |
Jorge
| Assunto: Re: XT660 Zuka - Rolamentos da direcção Dom Jan 19, 2014 2:01 pm | |
| | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XT660 Zuka - Rolamentos da direcção Dom Jan 19, 2014 5:20 pm | |
| Boas Não quero estar a ser pessimista mas na XT660Z do Rui fizemos isso... limpamos e lubrificamos tudo muito bem... mas parece que a agua entra para a caixa por cima, mas não consegue sair por baixo... fica lá dentro originando esse problema... e digo isto porque quando desmontamos o "T" saio bué de agua Nesta foto dá para ver uma parte dessa agua diluída com a lubrificação (pois grande parte dessa tal agua, amparamos com um pano velho) Um ano e tal depois voltou a acontecer o mesmo... e tínhamos posto bastante massa... Fiquei desconfiado que o problema pode estar no retentor que está junto ao rolamento de cima... ou então falta de massa (molycote) no retentor para ajudar a vedar | |
|
| |
Jorge
| Assunto: Re: XT660 Zuka - Rolamentos da direcção Dom Jan 19, 2014 7:03 pm | |
| @Edgar É provável que isso volte acontecer... A única vedação é feita por uma anilha de borracha que fica entre estas duas porcas... ... e por acaso só havia uma condensação em cima do rolamento inferior, talvez por só ter um ano, ou se calhar ainda nem fez. | |
|
| |
samurai19
| |
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XT660 Zuka - Rolamentos da direcção Dom Jan 19, 2014 9:23 pm | |
| - Jorge escreveu:
- @Edgar
É provável que isso volte acontecer...
A única vedação é feita por uma anilha de borracha que fica entre estas duas porcas...
Pois é... então é isso... e estou a fazer confusão com outra coisa Mas a agua terá que entrar por cima... visto que ela por baixo não sai... o depois é o rolamento de baixo que leva por tabela isto foi o que aconteceu com a XT660Z do Rui Braz por duas vezes Na realidade algo de errado se passa A minha XT600E ao fim de 8 anos estava assim... nada a assinalar e nem lhe troquei a massa... | |
|
| |
webmonstro
| Assunto: Re: XT660 Zuka - Rolamentos da direcção Dom Jan 19, 2014 11:17 pm | |
| Boas, realmente é estranho já que o sistema é precisamente idêntico, as peças podem ser diferentes nas dimensões mas são as mesmas peças.
O que isso precisava mesmo era de um copo de lubrificação assim empurrava-se a água cá para fora | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: XT660 Zuka - Rolamentos da direcção | |
| |
|
| |
| XT660 Zuka - Rolamentos da direcção | |
|