Assunto: Rolamentos roda traseira Qui Abr 28, 2011 2:47 pm
Para desmontar os rolamentos, não é fácil e tem de se ter muito cuidado com o cubo, porque o material é alumínio. Mas com cuidado tudo se faz ,vendo bem os rolamentos não nasceram lá. Trocar os 3 rolamentos e retentores. Material usado foi a ferramenta da mota mais um martelinho ,massa consistente e uma toalha para proteger o disco quando se deita a roda . O rolamento do cubo dos cinoblocos é fácil, tira-se o retentor com uma chave fendas larga, metendo a chave entre o rolamento e o retentor e rodando a chave em vários pontos ele vai saindo. O rolamento saiu usando o freio da roda, com a porca enroscada lá, para não ferir a rosca batendo até ele sair. CUIDADO, o material é alumínio, uma pancada falsa e lá vai um bocado do cubo fora. Os rolamentos do cubo central (que tem os raios e pneu agarrado) foram mais difíceis, porque tem um tubo entre eles, mas ,o tubo consegue-se afastar um pouco com a chave. Com uma chave de fenda mais fina e comprida metendo pelo meio da roda consegue-se bater no rolamento até ele sair do outro lado. ATENÇÃO: Não estar sempre a bater no mesmo lado do rolamento para ele não sair encavalitado. Duas pancadinhas dum lado outras duas do lado oposto. Tirar primeiro o rolamento que não tem o retentor a proteger. Para tirar o do outro lado (o do retentor) eu usei mais uma vez o veio da roda, porque é comprido e cabe lá a porca. BATER COM CUIDADO. Inverter o processo na colocação. Pancadinhas leves no lado exterior do rolamento para encaixa-lo. NÃO BATER NO CENTRO DO ROLAMENTO, isto se for novo Se nunca o fizeram lembrem-se:
Analisem o que vai ser feito. Não tenham medo. Não tenham pressa.
Algumas imgens de como estava:
Videos de entretenimento
Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
Assunto: Re: Rolamentos roda traseira Qui Abr 28, 2011 2:57 pm
Grandes artistas, está ai um óptimo trabalho!!
paulodf1
Moto : YAMAHA XJ900S DIVERSION
Assunto: Re: Rolamentos roda traseira Qui Abr 28, 2011 5:13 pm
Onde é que se encaixa aquela peça redonda que diz "SUPER BOCK" ?????
Rikardo
Moto : Princesinha do agreste
Assunto: Re: Rolamentos roda traseira Qui Abr 28, 2011 6:07 pm
O rummi realmente falhou não referiu que tem que se usar oleo especial (Super Bock) para este simples trabalho foram utilizadas para ai umas 6 garrafinhas é facil de encontrar em qualquer loja da especialidade . Resultado- A XT passou a dar mais 8Kmh e a consumir menos 0,3 cl de gasolina , como confirma a regra uma mota afinada anda que nem uma danada.
Assunto: Re: Rolamentos roda traseira Qui Abr 28, 2011 10:46 pm
paulodf1 escreveu:
Onde é que se encaixa aquela peça redonda que diz "SUPER BOCK" ?????
paulodf1
Moto : YAMAHA XJ900S DIVERSION
Assunto: Re: Rolamentos roda traseira Qui Abr 28, 2011 11:04 pm
Rikardo escreveu:
O rummi realmente falhou não referiu que tem que se usar oleo especial (Super Bock) para este simples trabalho foram utilizadas para ai umas 6 garrafinhas é facil de encontrar em qualquer loja da especialidade . Resultado- A XT passou a dar mais 8Kmh e a consumir menos 0,3 cl de gasolina , como confirma a regra uma mota afinada anda que nem uma danada.
Estou rendido ás evidências A partir de agora vou usar garrafinhas dessas nas minhas bricolages
Assunto: Re: Rolamentos roda traseira Qui Abr 28, 2011 11:07 pm
paulodf1 escreveu:
Estou rendido ás evidências A partir de agora vou usar garrafinhas dessas nas minhas bricolages
Mas com tampa de sáque rápido
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Rolamentos roda traseira Sex Abr 29, 2011 3:06 am
Boa...
Bela obra
ABR
inception
Moto : XTractor
Assunto: Re: Rolamentos roda traseira Sex Abr 29, 2011 10:52 am
bom tutorial!!!
rummi
Moto : Mula Bis-cape
Assunto: Re: Rolamentos roda traseira Dom maio 20, 2012 7:39 pm
Bem não tenho os tamanhos,mas podes sacar o manual mecanico da mota,deve dizer o tamanho. Preço,na Yamaha (Motopeças) custou-me por volta de 60€ , TODOS da roda de trás,há...e tive de esperar uns dias,não tinham em stock. Se souberes o tamanho podes comprar em qualquer loja de rolamentos,sai mais barato garanto-te.
rui braz
Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb
Assunto: Re: Rolamentos roda traseira Dom maio 20, 2012 7:56 pm
Comprei da Koyo para as caixas de direcção( 2 ) por 80 euros ............. Na Riquexo do Montijo !
rummi
Assunto: Re: Rolamentos roda traseira Dom maio 20, 2012 8:17 pm
São rolamentos conicos não?E a marca é car....BOA.
rummi
Assunto: Re: Rolamentos roda traseira Dom maio 20, 2012 8:20 pm
Atenção á qualidade,já fiquei agarrado num passeio com uns baratos
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Rolamentos roda traseira Dom maio 20, 2012 9:19 pm
Excelente trabalho...e com umas dicas porreiras...
Obrigado pela partilha... aprendi mais uns "truques"...
rummi
Assunto: Re: Rolamentos roda traseira Seg maio 21, 2012 1:31 am
Só para lembrar aqueles que andam muito em areia...EU NÂO... que eu já mudei 3 veses os rolamentos de tras em dois anos Diz a minha cara metade que eu tenho uma condução muito bruta,talvez por isso mudo as pastilhas muitas vezes tmb... E digam o que disserem,para mim só BREMBO,já esperimentei varias e....bem resumindo gosto de ter travões quando preciso