| VADIO do Tejo | |
|
+16ACordeiro ricasbeiro Paulo Neto M4rco tintas72 RuiF Jorge DiogoTé knight250 javleitao Johnny_1056 jottadcarvalho jsantosvco portista Funcruiser Jarod 20 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
RuiF
Moto : XT 660 Z Tenere ex - XT 600 E
| |
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: VADIO do Tejo Ter maio 07, 2013 4:48 pm | |
| OBR - knight250 escreveu:
- Sabes nadar bem ???
arranja um colete bom... eheheh sim claro... mas comprei um fato a pensar num azar... um fato de neopreme que vai proteger do frio e dar sustentação dentro de agua mas ainda vou fazer ou comprar um colete... também tenho uns sapatos para poder andar na lama sem cortar os pés... e dão conforto até uma temperatura mínima de 10ºc vamos preparados para o pior - DiogoTé escreveu:
O barco tem nome?
Ainda não... e muito provavelmente será (ou já foi) baptizado por "Otimista" pensei em montes de nomes e até fiz uns logos por exemplo... o eXplorer... e fiz mais outros... mas acabei por desistir... vai ser como a XT... vai ficar sem grafitis... apenas vai ter as marcas e cicatrizes do uso - Jorge. escreveu:
Prevejo alguns seguidores futuramente...
Acho que eles estão a preparar-se para me ultrapassar... dificilmente outro barco vai seguir atrás de mim por muito tempo... vamos ver se resulta com a gente... e no que vai dar... até agora foi divertido, e vai ser engraçado mesmo que tudo dei-a para o torto ...outros já o fizeram com sucesso... e agora é a nossa vez também de tentar OBR | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: VADIO do Tejo Sáb maio 11, 2013 8:27 am | |
| Os trabalhos decorrem... e não vamos poupar esforços para reforçar a coisa a fixação dos brandais do mastro... para quem não conhece o termo "brandais" ou "brandal" Brandal, em náutica, é o termo usado para designar cada um dos cabos, que servem para fixar o mastro no sentido transversal... serve para uma melhor distribuição das forças exercidas pelo mastro e vela grande. http://pt.wikipedia.org/wiki/Brandal além de fixar os cabos que vão servir de brandais... vai reforçar a estrutura que segura o mastro... irá levar quadro peças deste tipo... e irá ser uma ajuda para dias de muito vento e com um gajo gordo a bordo hoje devemos dar um bom avanço na coisa | |
|
| |
jottadcarvalho
Moto : TT 600 E
| Assunto: Re: VADIO do Tejo Sáb maio 11, 2013 10:48 pm | |
| Granda loucura!! Maquetes e tudo Já viste se quando vais a navegar à popa a vela não vai ficar traçada pelos brandais?? É que nessa situação a retranca vai completamente perpendicular ao barco. Para além da vela ficar traçada pelos brandais, vê também se a espicha (palavra linda) não vai "marrar" com isso. Na Moita deves ter 300 000 gajos a dar palpites e que sabem (muito mais) do assunto mas fica a ideia Se precisares de ajuda, diz. | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: VADIO do Tejo Dom maio 12, 2013 12:46 am | |
| Boas os brandais estão a 19 cm um do outro... ou seja num espaço de 19 cm temos o mastro no meio mas os bradais têm fusíveis mecânicos e são facilmente abertos e postos fora de serviço através duns mosquetões de plástico a espicha trabalha longe eu pretendo usar uma "Vela Estai" e também uma "vela Spinnaker" como na foto em baixo... e como tal... fica já disponível este reforço na madeira e com a possibilidade de usar os brandais... Porque a principal razão... é reforçar a união da tábua que segura o mastro... e fiz esse reforço a pensar em usa-lo se necessário para a fixação de brandais Outras coisa estão a ser pensadas e que ainda vão ver a luz do dia... uma delas será uma bóia tipo torpedo que pode ser içada para o topo do mastro, para anular a hipótese de chapéu de coco - jottadcarvalho escreveu:
- Na Moita deves ter 300 000 gajos a dar palpites e que sabem (muito mais) do assunto mas fica a ideia
infelizmente... nem por isso... ninguém me passa cartuxo... estou entregue a mim mesmo... e todos dizem para desistir e que com o mar não se brinca e tal e coiso mas na verdade eles apenas sabem aquilo que há a venda... e não inovam nada... tirando os barcos tipicos, mas até nesse campo mantêm a tradição e ponto final... Aqui ninguém passa cartuxo aos Optimist... nem a policia marítima Todas as opiniões são MUITO BEM-VINDAS | |
|
| |
jottadcarvalho
| Assunto: Re: VADIO do Tejo Dom maio 12, 2013 1:00 am | |
| Já vi que de ideias estás muito bem servido e na parte da vela pouco mais tenho a acrescentar do que aquilo que "já se compra feito"!! Mas que antes de se vender alguém teve que inventar... Por isso força nisso!! Um dos destes combinamos e vou aí dar uma espreitadela e mandar uns palpites, que enquanto se inventa e se diz uns disparates a malta sempre bebe uma mine. Se me lembrar de alguma coisa pertinente dos meus tempos de marinheiro eu digo! | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: VADIO do Tejo Seg maio 13, 2013 1:06 am | |
| OBR Hoje teve um dia espectacular... realmente cada vez gosto mais da minha Terrinha olhem só o que eu tenho que aturar à minha porta... mas hoje foi também dia de pinturas o casco do Optimist era preto... como tal tive que me render à cor anterior... Mas não deve ficar mal de todo... e vai ficar mais ou menos igual a este... | |
|
| |
Edgar
| |
| |
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| |
| |
Edgar
| Assunto: Re: VADIO do Tejo Sáb maio 18, 2013 12:40 am | |
| Pois... isso do passeio era uma bela ideia dia 22 Junho há um encontro de Motas em Sarilhos Pequenos (a 4 kms desta praia) e podíamos combinar algo mas vamos deixar passar mais alguns dias ABR PS: os nós é só fogo de vista porque eu ainda me troco todo a dar os nós | |
|
| |
jottadcarvalho
| |
| |
Edgar
| Assunto: Re: VADIO do Tejo Sáb maio 18, 2013 1:45 am | |
| @JottadCarvalho tenho investido tanto tempo nesta cena... ainda hoje tive quase 2 horas a cortar inox se o Optimist não andar com o meu peso... vou entrar em parafuso... ABR | |
|
| |
jottadcarvalho
| Assunto: Re: VADIO do Tejo Sáb maio 18, 2013 1:49 am | |
| Eu hoje andei a passear de mota. Se soubesse tinha feito uma visita pra mandar uns palpites Andar vai andar de certeza, se não for mais depressa, vai mais devagar. | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: VADIO do Tejo Sáb maio 18, 2013 2:15 am | |
| se o Optimist navegar vou ser um gajo feliz | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: VADIO do Tejo Dom Jun 02, 2013 1:43 am | |
| Encontrei os planos para um Optimist com brandais... segundo o artigo donde tirei os planos... a coisa resulta muito bem eles até dão todas as medidas e dicas para por a coisa em pratica... é porreiro... mas nós escolhemos um caminho nosso... Mas está muito porreiro | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: VADIO do Tejo | |
| |
|
| |
| VADIO do Tejo | |
|