Desculpem lá, mas vai sair daqui testamento
Antes de mais, quero agradecer todas as vossas opiniões bem como o tempo dispensado, mas como eu gosto bastante de escrever sobre este tipo de coisas técnicas e sou fã de forums, cá vai a explicação das minhas razões...
A maior parte de vocês não me conhece, ou conhece mal, por isso, para terem uma ideia, eu sou o gajo que o carro de sonho é um Jeep Wrangler e não um Ferrari ou Lamborghini, eu sou o gajo que por paixão (Claro que por valor comercial, trocava) não trocava a minha XT600Z por uma R1, nem mesmo por uma ZT1200Z, eu sou o gajo que se houvesse portagens nas EN e as AE fossem de borla, eu continuava a usar as EN.
Isto tudo para dizer que não ligo a velocidades, em viagem ando pelos 80km/h e raramente passo dos 110km/h em AE.
Quanto a esta alteração, se calhar devia ter explicado um pouco melhor o que pretendo, mas não quis tar a esticar-me, para não dar seca ao pessoal, como agora
Já fiz esta alteração num Suzuki Samurai 1.9TD (alterando a relação original de 2.3 para 4.06), que comprei novo e que na altura que lhe fiz a alteracao tinha cerca de 3 anos, este foi o carro que eu usei durante 8 anos para ir para o trabalho todos os dias e que para além disso, participou em dezenas de passeios off-road e em 2 ou 3 provas de trial. Só o vendi por motivos familiares (Casei-me e tive uma filha
) kidding ! Mas comprei logo de seguida uma moto 4 (sem veiculo TT é que não podia ficar)
Esta alteração no Samurai foi feita em conjunto com um amigo e colega da faculdade que também gosta bastante de jipes, apesar de nunca ter tido nenhum. Foi feita apenas com recurso ao manual de instruções que vinha com o "kit" e sinceramente não foi nada fácil, mas quando terminamos, o Jipe ficou com um comportamento espétacular (A vel. máx baixou de 130 para 90) e nunca sequer por um segundo me arrependi de a ter feito. Alias foi a melhor coisa que eu fiz áquele jipe, isso e uns pneus BFGoodrich MT novos e jantes que comprei a muito custo $$$).
No meu Kart de 100cc motor a 2T que ainda hoje o tenho e que o comprei em 3a mão à uns 20 anos.
A alteração da relação da transmissão é
obrigatória sempre que se muda de pista, pq num Kart de competição, não há velocimetro, nem conta-rotações, basicamente temos de jogar com a combinacao do numero de dentes do pinhão de ataque e da cremalheira para não ultrapassar a rotação máx do motor no sitio da pista em que atingimos a maior velocidade.
Como qdo comprei o Kart ainda nem existia internet, tive de fazer folhas de cálculo, em que conforme o tipo de pneu (Chuva ou Slick) calculo o perimetro da Roda (P=2 x pi x R) e deste modo sei qtos metros por minuto ando às 16.000RPM conforme o numero de dentes do pinhão e da cremalheira, depois basta converter para Km/h e dá-me a velocidade máx para aquela relação e RPM.
Fiz esses cálculos para os 3 kartodromos em que já andei (Palmela, Almeirim e Odivelas) e se em Palmela chego aos 150Km/h às 16.000RPM, em Odivelas, chego a 80Km/h nas mesmas 16.000RPM, mudando apenas o numero de dentes do pinhao e da cremalheira.
Conclusão, num Kart é melhor andar a chover a potes com pneus slicks do que andares com a relaçao da transmissão errada
Isto tudo para dizer que já tenho alguma prática e já fiz uns bons milhares de km's tanto em TT com em Kart com diferentes combinações de relações de transmissão.
No que diz respeito às motos, nunca fiz nada, nem nunca alterei nada, nao tenho o minimo de pratica e nem um pouco do famoso kit de unhas, mas como sou um gajo que gosta bastante de ler manuais técnicos e antes de ter a moto já tinha lido todo o manual do utilizador, bem como o de serviço, não é propriamente uma alteração que esteja a pensar fazer sem pesquisar um pouco primeiro, daí tb ter criado o post.
Pelo que tenho lido e que até já ouvi pessoalmente de pessoal do fórum, as novas Teneres têm pouca força em baixas e mesmo com a pouca experiência que tenho, confirmo essa característica dela.
Não é nada de especial e não me arrependo de ter comprado a minha Mota preferida, por causa disso. Além de que, em teoria, é bastante fácil de resolver, alterando a relação da transmissão.
Há algures um post do Edgar que diz algo do género: Nao vale a pena alterar a relação da transmissão para ganhares mais velocidade, só para o contrario, ganhares mais força à custa de velocidade de ponta.
Em relação à alteração propriamente dita, penso que será um pouco mais complicado que num Kart, mas bem mais simples que num Jipe, afinal basta alterar o pinhão para um menor e/ou a cremalheira para uma maior e afinar/trocar a corrente de acordo com a nova distancia entre 1 e outro. Nada que seja definitivo e nao seja bastante simples de voltar ao original, daí ter ficado bastante surpreendido com a reacção da maior parte do pessoal, em especial do Johnny_1056 :O
O pessoal faz sempre uma festa qdo o ppl abre um tópico de bricolage e vai buscar as
e a mim dizes-me que nao sei aproveitar o que tenho de origem :( na minha opinião, a tua reacção era justificável se eu dissesse que ia colocar uma Té a SM, agora mudar uma peca da transmissão, nao entendo :(
Qdo/se ganhar um pouco de kit de unhas e quiser exprimentar trialadas à serio, vou buscar um WR450 ( tb uma das motas que mais gosto ) e mantenho a Té para viagens e estradoes.
Por fim, ufa... Vou explicar pq acho que esta alteração poupa o motor:
O problema é que o pessoal esta a usar a velocidade como constante e as rotações como variável, quando na realidade o que acontece é exactamente o contrario.
Nao vai andar a mais RPM para manteres a mesma velocidade, vais é manter as RPM e reduzir a velocidade, vou dar um exemplo para as 3900 RPM, que acho que é uma bom regime de funcionamento para o motor da Té.
Se com a relação original, nunca passares das 3900, com a alteração na transmissão tb nao tens de passar, apenas chegas lá mais facilmente.
Segundos os graficos que postei, em vez de ires em 2a a 46,3km/h vais a 42,5km/h e para chegares aos 46,3 apenas tens de mudar para 3a e a mesma coisa para a 4a e 5a, se fores ver nunca andas numa rotação mais alta como dizes, apenas em 5a às 3900 passas a ir a +/- 90, em vez de a 100. E como as mudanças tem mais forca, o motor vai fazer menos esforço e passar esse esforço extra para a transmissão. Por isso eu achar que vais poupar o motor, mas ter de trocar o kit de transmissão mais vezes.
Atenção, que isto é o que penso e que tentei explicar o porque, mas posso estar errado...
Finalmente, quero agradecer em especial ao webmostro que deu a excelente ideia de na 1a fase trocar apenas o pinhão por um de 14 dentes e usar a mesma corrente ( tem menos de 3000km, por isso esta praticamente nova )
Depois de decidir a relação final que irei usar peço-te mais informações sobre essa peca de corrigir o erros do velocímetro. No samurai usava um Terratrip para ter a velocidade correcta, mas o conta-kilometros andava sempre errado, essa peca era uma solução bem mais agradável