Sim Paulo, os algorges são mais que suficientes, a vantagem das malas é estarem presas à moto e um gajo poder ir a qualquer lado mais descançado sem a preocupação de ter de tirá-las... e depois se chover não há problema...
Comprei os suportes a pensar servirem tanto para os alforges como para as malas porque me pareceram robustos, mas esqueci-me completamente que eles só tê um apoio e se quero usa-los com malas vou ter de alterar isso.
PS; Aquelas malinhas levam tanto como os meus alforges que são tambem pequenos (sem espandi-los)
Apesar de tudo acho que os alforges tem uma vantagem grande, chegamos ao destino e "sacamos" dos alforges como umas malas de viagem, tiramos e metemos a roupa, comida, etc etc, e depois voltamos a fazer a mala e penduramos na mota.
As caixas levam muita coisa, "mas para mudares de cuecas tens que ir à mota busca-las, e vir com elas na mão".
A ideia que tenho é: os alforges são malas de viagem que levam as nossas coisas pessoais (roupa, cuecas, escova de dentes ), e ao final do dia vão comigo (como mala de viagem), o top case leva as tralhas mais valiosas e que estão sempre a ser precisas (maquina fotografica, algumas ferramentas maiores, óculos, gorros, luvas, etc, etc) e que mesmo assim ao fim do dia "saco" fora e levo comigo para o quarto.
Se essas malas forem fixas na mota por meio de parafusos, e para as tirares for preciso ferramenta, quando precisares de umas quecas tens que vir à mota. (estou a exagerar, e a brincar).
... Se essas malas forem fixas na mota por meio de parafusos, e para as tirares for preciso ferramenta, quando precisares de umas quecas tens que vir à mota. (estou a exagerar, e a brincar).
Já pensas-te que um gajo pode levar os alforges dentro das malas, e depois é só...
Resumindo; Vocês não querem é que eu leve as malas...
Éh pá para vadiar sozinho não é preciso meter carga nas laterais! Pelo menos eu consigo levar tudo na mota em modo autónomo com camping e cozinha. Já com pendura a coisa é outra. As malas dão muito jeito para fazer de bancos e mesa (digam lá se não deu jeito para cortar o pão e o chouriço nos Eskimós), dá para entrar num café ou numa loja sem ter de estar sempre a vigiar a mota, mas são pesadas. Por mim malas é só para quando vou com a pendura!
Coloquei mãos à obra e sai ambos os rolamentos da caixa de direção...
Tirá-los teve o seu Q de dificuldade, mas nada comparado com o pincel que foi tirar o rolamento inferior do Tê, que só saíu depois de ter destruído completamente a grade, ter aquecido bastante, e lá a custo acabou por sair...
Aproveitei para ir montando o que podia, suspensões, roda, guiador e respetivos acessorios,coletores e escape... etc.
Hoje, desmontei a torneira e limpei e lubrifiquei...
Limpei o depósito...
Desmontei e lubrifiquei o cabo do ar...
Desmontei o acelarador para lubrificar os cabos e encontri-o neste estado...
... um pó muito fino juntou-se à massa e fez uma especie de lama...
Já limpo...
... com os cabos bem oleados.
Apliquei-lhe o cabo de embreagem novo e o do conta-rotações...
Tambem aproveitei para colocar 4 piscas na menina...
Ligação direta a base do GPS...
... e amanhã vai levar uma tomada de isqueiro.
Estou a contar concluir a montagem da Navarra amanhã, mas vai ficar a faltar fazer a revisão que só tenciono lá mais perto da data de Bardenas...
Ficou altamente Agora é aproveitares e fazeres uns passeios para a curtires
Já agora, pelo que tive a ler dos teus Posts antigos, tiveste tb a Felix, uma XTZ750, né ? Quais são as diferenças entre a Felix e a Navarra ? Qual preferes ? Ainda me hás-de contar a historia da Felix, um dia destes numa cafezada
Última edição por samurai19 em Sáb Mar 02, 2013 5:42 pm, editado 2 vez(es)
Viva Quando fizer a instalação da tomada faça um DIY sff!
Cumps
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: XTZ 660 3yf Navarra Dom Mar 03, 2013 11:16 am
samurai19 escreveu:
Ficou altamente Agora é aproveitares e fazeres uns passeios para a curtires
Já agora, pelo que tive a ler dos teus Posts antigos, tiveste tb a Felix, uma XTZ750, né ? Quais são as diferenças entre a Felix e a Navarra ? Qual preferes ? Ainda me hás-de contar a historia da Felix, um dia destes numa cafezada
O percurso entre elas está algures escrito por aqui ... mas não me importo nada de te contar num próximo encontro...
Pmvpires escreveu:
portista escreveu:
Viva Quando fizer a instalação da tomada faça um DIY sff!
Cumps
Como a tomada é só para carregar um ou outro aparelho eletrónico, fui buscar o positivo ao relé de ignição, e o negativo leguei-o a um dos parafusos que seguram a aranha ao quadro. Desta forma só se tem corrente com a ignição ligada...
portista
Assunto: Re: XTZ 660 3yf Navarra Dom Mar 03, 2013 8:40 pm
E isso não vai enfraquecer a corrente de outros dispositivos e sobrecarregar o sistema eléctrico porque não foi dimensionado para ter mais isso? Isto de electrónica é um come cabeças...
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: XTZ 660 3yf Navarra Dom Mar 03, 2013 9:50 pm
portista escreveu:
E isso não vai enfraquecer a corrente de outros dispositivos e sobrecarregar o sistema eléctrico porque não foi dimensionado para ter mais isso? Isto de electrónica é um come cabeças...
Boas
para GPS ou TLM... e coisas assim não tem problema até para maquinas fotográficas e etc
agora se andarem a ligar compressores para câmaras de ar ou para colchões de campismo, podera ser um problema pois estes dispositivos devem receber a tomada de 12V directamente da bateria
portista
Assunto: Re: XTZ 660 3yf Navarra Seg Mar 04, 2013 9:07 am
Viva Então porque não se faz a ligação à baterria com um interruptor?