Assunto: Re: Alguém percebe de carros ? Ter Jan 08, 2013 9:24 am
Boas; Acho o GT 86 um digno sucessor do AE 86, sem qualquer problema. Se o facto de ter um motor desenvolvido pela Subaru é motivo de vergonha, não sei o que dizer de determinados mamarrachos que a Toyota já fez.... E a fiabilidade não é certamente um problema, se há marca com motores fiáveis é a Subaru. A fiabilidade não se pode medir apenas pela dos 2000 turbo, inspirados nos rallyes. Há milhões de boxer's utilitários a fazer tantos km's quantos os japoneses.
O Toyota 2000 GT é outra "esfera". Além de belo, é raro e actualmente caríssimo. saiu numa revista de clássicos portugueses o ensaio dum. Passem por um kioske e dêem uma vista de olhos.
bmbelo
Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma
Assunto: Re: Alguém percebe de carros ? Ter Jan 08, 2013 11:53 am
Bom....já percebi que cheguei tarde....
Não costumo prestar muita atenção ao Off Topic confesso, estou sempre à espera de ver aqui videos de gatinhos no YouTube e afins....
Como já todos disseram, é um GT86. Num bi nenhum ainda mas a malta fundamentalista não gosta muita da coisa porque consideram que a parceria desvirtuou a marca. Por um lado, acho que se queriam reavivar o modelo original deveriam ter feito o esforço de fazer algo de raíz e pedigree Toyota. Por outro lado e sendo pragmático, muito provavelmente o conjunto dinâmico só ficou a ganhar com a parceria com a Subaru. Ao contrário do que já foi dito, estes motores não são exemplo de fiabilidade. Tanto os Diesel como os Petrol. Aquecem, consumos excessivos de óleo, etc... Falo dos motores mais antigos já que não tenho conhecimento sobre os mais recentes.
Acho que foi um exercício da Toyota para tentar recuperar algum prestígio e seguidores para a marca mas a concretização não foi a melhor, não falando sequer do timing. Não é um herdeiro digno da "mística do AE86". Apesar de, para mim, os automóveis não passarem de meras ferramentas, tenho de reconhecer que o AE86 mexeu muita coisa em muito lado não passando de uma lata velha sem talento algum, para além de ser não mais que uma boa base de trabalho.
Caso tivesse dinheiro para gastar num coupé semelhante, gastá-lo-ia num S2000, RX-8, MX-5 p.e.
Aproveito a oportunidade para reintroduzir os vídeos do "BrunoAE86" (procurar por "" no Estoril, prometo que não são gatinhos....) no estoril para terem uma percepção de um Corolla AE86 de 1983 com motor trabalhado a fazer 9.5-10k rpm (apesar da rotação, os carburadores não têm os chokes principais adequados...). Informo que a Motorsport Engineering Solutions tb está à vossa disposição para auxiliar no dimensionamento/concretização de suspensões, transmissões, preparações de motor, gestão de motor, etc e tal
Um grande bem haja a todos.
Cumps, Bruno Belo.
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Alguém percebe de carros ? Ter Jan 08, 2013 2:45 pm
Boas, Os motores Subaru só não são um exemplo de fiabilidade porque apenas se olha para os boxer 2000 turbo que geralmente são populares em ambientes mais "entusiasmados". A Subaru já aposta neste conceito de motor há muitos anos e se não fosse fiável já o tinha alterado. Ficam no esquecimento todos os outros modelos e motores pouco usados entre nós, mas que são extremamente populares noutras paragens.
Quanto ao timing de apresentação, considero-o uma lufada de ar fresco nos tempos actuais em que só se olha para automóveis cheios de tecnologia mas que são enfadonhos, enquanto este acaba por ser uma proposta simples e divertida.
Tanto o S2000 como o MX5 são roadsters que quanto muito podem levar um hard-top, o RX8 é um "familiar" disfarçado de coupe, mas com um tipo de motorização que o separa de tudo o que é produzido. Não quer dizer com isso que não sejam divertidos e performantes.
O teu projecto AE86 é bem interessante (entretanto fui ver se existia algum site corporativo), mas a grande maioria dos entusiastas não pode ter um automóvel exclusivamente destinado a track-day ou eventos desportivos, tem que se sujeitar a ter um carro que sirva pata tudo, desde ir ao pão até uns passeios mais entusiasmantes.
bmbelo
Assunto: Re: Alguém percebe de carros ? Ter Jan 08, 2013 3:01 pm
Por isso é que tenho uma Ténéré
Referia-me aos motores Subaru de que tenho conhecimento e no âmbito desportivo. Não me recordo sequer de outro motor Subaru usado em pista/competição/o que for, que não seja ou tenha o 2.0 boxer na sua origem.
Esta iniciativa da Toyota é uma lufada sim mas, a meu ver, nada muito diferente do Mini da BMW ou o carocha da VW.
Site corporativo da MES não há infelizmente, só a trademark e muita vontade de fazer as coisas. Há projectos feitos para o nacional de TT, velocidade, trackdays e afins mas nunca houve chance de construir algo sustentado. Enfim...!
Cumps, Bruno Belo
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Alguém percebe de carros ? Ter Jan 08, 2013 3:12 pm
Boas; O Toyota é muito diferente do Mini ou do Beetle, estes são automóveis revivalistas que apenas apelam ao passado e se transformaram em objectos de moda. Mesmo o Mini Cooper S, perdeu aquele encanto do verdadeiro Mini que era um carro pequeno, leve, ágil, divertido. O Mini actual é ENORME e não passa dum comum tracção dianteira "espevitado". Infelizmente, nem sempre se conseguem concretizar alguns projectos, e neste país o desporto motorizado ou algo relacionado com ele tem sempre enormes entraves. Resta muitas vezes apenas carolas que gostam de fazer umas coisas engraçadas.
bmbelo
Assunto: Re: Alguém percebe de carros ? Ter Jan 08, 2013 3:34 pm
Johnny_1056 escreveu:
Boas; O Toyota é muito diferente do Mini ou do Beetle, estes são automóveis revivalistas que apenas apelam ao passado e se transformaram em objectos de moda. Mesmo o Mini Cooper S, perdeu aquele encanto do verdadeiro Mini que era um carro pequeno, leve, ágil, divertido. O Mini actual é ENORME e não passa dum comum tracção dianteira "espevitado". Infelizmente, nem sempre se conseguem concretizar alguns projectos, e neste país o desporto motorizado ou algo relacionado com ele tem sempre enormes entraves. Resta muitas vezes apenas carolas que gostam de fazer umas coisas engraçadas.
As marcas europeias foram as primeiras nesta iniciativa de ressuscitar os velhos clássicos. À semelhança do que os nipónicos fizeram há meio século atrás aos carros europeus, principalmente os ingleses, constato que a Toyota fez o mesmo. Embarcou numa iniciativa de reavivar um velho clássico seu e copiou a iniciativa dos seus concorrentes directos europeus. Pessoalmente, não concedo valor ao projecto apesar de admirar algumas características técnicas. Por outro lado, compreendo o que dizes e assumo que é de louvar a aposta no formato FR mas é um carro tão completamente distinto do original que bastaria que lhe chamssem "GT" para não existir qualquer associação ao AE. É uma opinião pessoal apenas, vale o que vale, e cada um terá a sua naturalmente.
Subscrevo tudo o resto. Continuo a fazer pequenas coisas que me dão gozo, principalmente na área da gestão de EFIs
Cumps, Bruno Belo.
Fernando Brito
Moto : XT 600E - 1995
Assunto: Re: Alguém percebe de carros ? Ter Jan 08, 2013 10:11 pm
E eu que googlei assim naquela... Motorsport Engineering Solutions ...
http://www.mes.pt.to/
Para quem curte e tem "tempo" para tracks-day....mandem as v/ dúvidas e/ou sugestões !!!
bmbelo
Assunto: Re: Alguém percebe de carros ? Qua Jan 09, 2013 9:24 am
Fernando Brito escreveu:
E eu que googlei assim naquela... Motorsport Engineering Solutions ...
http://www.mes.pt.to/
Para quem curte e tem "tempo" para tracks-day....mandem as v/ dúvidas e/ou sugestões !!!
MauricioQuaresma
Moto : XT 350z -Mini Ténéré
Assunto: Re: Alguém percebe de carros ? Qua Jan 09, 2013 9:38 pm
Um Grand Tourer fabricado a partir de 1970 .
Iceman
Moto : XTZ Super ténéré
Assunto: Re: Alguém percebe de carros ? Qua Jan 09, 2013 10:37 pm
Se a minha memoria não me falha é um celica dos primeiros! Andava um no fundão onde eu trabalhava!!
MauricioQuaresma
Moto : XT 350z -Mini Ténéré
Assunto: Re: Alguém percebe de carros ? Qui Jan 10, 2013 1:32 pm
tá correcto !
1º geração
2º geracao
3º geracao
4º geracao
5º geracao
o carro da minha infancia
6º geracao
7º geracao
Simbolo
Flat_Out
Moto : Yamaha XT660Z
Assunto: Re: Alguém percebe de carros ? Sex Jan 11, 2013 9:01 am
Sou um grande fan dos autos antigos mais pela questão estética e sonora que pela questão da fiabilidade. Antigamente os carros avariavam muito, mas mesmo muito os motores e agora a tecnologia fez dos motores (regra geral) um dos orgãos mais fiáveis do carro, penso eu em grande parte devido ao rigor dos moldes que permitem que o bloco e as peças componentes sejam muito bem feitas. É verdade que o design hoje é uma treta e o som então perdeu-se mas ganhou-se muito em segurança e fiabilidade.
Quando era puto o meu pai entre outros carros teve um fantástico Datsun 1200 S1, e apesar de todo podre andava que se fartava, já para não falar do 1600 SSS do meu padrinho em que tive o prazer de andar inúmeras vezes. Devido a esse facto sou um grande apreciador da série Z da Nissan e adoro o 370Z que compraria como 2º carro se para isso tivesse € que não me fizesse falta.
A propósito de Datsun, a marca irá renascer em 2014 como marca low cost integrada no grupo Renault/Nissan e terá como alvo os países de leste. O modelo que servirá de base ao 1º modelo é o Lada Granta e terá peças da marca Dacia e Lada.