| Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! | |
|
+3Edgar mariomcarvalho bmbelo 7 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
bmbelo
Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma
| Assunto: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! Qua Dez 12, 2012 2:25 pm | |
| Ora boas.
Montei uma DID520VX há uns 300kms e noto-a ligeiramente mais laça que a folga do primeiro aperto. É normal ela dar um pouco de si...? A minha experiência na mecânica diz-me que sim mas neste caso concreto de correntes de transmissão e ainda para mais sem tensores não tenho calo.... Gostaria de ouvir as vozes da experiência.
Obrigado. | |
|
| |
mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! Qua Dez 12, 2012 3:52 pm | |
| épa...ando para comprar uma corrente dessas mas tenho receio de nao valerem nada. acho 300 kms muito pouco... mas os mais entendidos que se pronunciem | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! Qua Dez 12, 2012 5:35 pm | |
| Eu só uso correntes DID 520 e já troquei duas... e depois de feita a troca não necessitei de ajustar nada nos primeiros 3.000 ou 5.000 kms se deixaste a folga muito justa (abaixo dos 30 mm no caso da XT600E) ela vai ter o desgaste do caraças... algo de errado deve estar na forma como a folga está a ser vista UMA PERGUNTA: como é que vês a folga??? ABR | |
|
| |
bmbelo
| Assunto: Re: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! Qua Dez 12, 2012 5:54 pm | |
| Epah isto até pode ser psicológico, atenção...ando com um bocado de parnóia nisto... Para ver a folga foi paquímetro fixo ao braço com um dos dentes nos elos de baixo, e posicionado a meio do vão entre o pinhão e a cremalheira, onde está a folga máxima. Depois foi empurar com o dedinho pra cima com alguma força (razoável) e verificar onde batia.... Tentei seguir o manual....deixei-a um pouco justa...se calhar pelos 30mm. Vou verificar isto com mais alguma precisão hoje à noite, fiquei um bocado obcecado com esta m3rd@.... | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! Qua Dez 12, 2012 6:07 pm | |
| @Bruno Deves ter a Mota na vertical sem estar apoiada no descansonão deves ter top cases ou outras coisa que façam peso na traseira da Mota e depois medimos a folga... eu uso um iman com uma escala metálica, para ficar fixa no braço oscilante e assim não ter falhas ABR | |
|
| |
bmbelo
| Assunto: Re: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! Qui Dez 13, 2012 9:33 am | |
| Edgar costumo ver no cavalete. A mota está um pouco empinada mas o erro não é muito. Costumo até guiar-me mais pela folga quando ela está carregada - comigo em cima e mais pendura e tralha - para ver se há margem de manobra para a suspensão. Penso que folga algo em excesso, desde que a corrente esteja em condições e não bata em lado nenhum, não prejudica nada. Por outro lado, caso fique muito justo já pode reduzir a elasticidade da corrente e ofender cremalheira e pinhão portanto... Na dúvida, antes um bocadinho a mais. Vou fazendo uns kms com ela a controlar a coisa para ver se se altera. Mas posso te-la deixado um pouco justa ao início sim.... | |
|
| |
sergio_XT24
Moto : XT 600 E (2004)
| Assunto: Re: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! Sáb Dez 29, 2012 5:29 pm | |
| - bmbelo escreveu:
- Edgar costumo ver no cavalete. A mota está um pouco empinada mas o erro não é muito. Costumo até guiar-me mais pela folga quando ela está carregada - comigo em cima e mais pendura e tralha - para ver se há margem de manobra para a suspensão. Penso que folga algo em excesso, desde que a corrente esteja em condições e não bata em lado nenhum, não prejudica nada. Por outro lado, caso fique muito justo já pode reduzir a elasticidade da corrente e ofender cremalheira e pinhão portanto... Na dúvida, antes um bocadinho a mais.
Vou fazendo uns kms com ela a controlar a coisa para ver se se altera. Mas posso te-la deixado um pouco justa ao início sim.... Vou fazer uma pergunta que podem achar parva, mas trocaste só a corrente ou foi o kit completo? | |
|
| |
bmbelo
| Assunto: Re: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! Seg Dez 31, 2012 9:41 am | |
| :) Isto tá tratado companheiro, era paranóia do dono.... A folga está dentro da especificação. Nalgumas fotos, com a mota no descanso lateral, nota-se uma certa barriga na corrente. Ao medir a folga, esta situa-se à volto 30 e poucos mms, pelo que está impec. Troquei tudo. A única "borrada" que fiz foi reutilizar as anilhas de freio mas como sou pobre e cada anilha tem 2 orelhas n achei que fizesse mal :) Acrescento que se soubesse o que sei hoje tinha aumentado a relação final.... Fica para a próxima. Obrigado pelo input, de qualquer forma. Cumprimentos, Bruno Belo. | |
|
| |
sergio_XT24
Moto : XT 600 E (2004)
| Assunto: Re: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! Seg Dez 31, 2012 2:26 pm | |
| - bmbelo escreveu:
- :) Isto tá tratado companheiro, era paranóia do dono.... A folga está dentro da especificação. Nalgumas fotos, com a mota no descanso lateral, nota-se uma certa barriga na corrente. Ao medir a folga, esta situa-se à volto 30 e poucos mms, pelo que está impec. Troquei tudo. A única "borrada" que fiz foi reutilizar as anilhas de freio mas como sou pobre e cada anilha tem 2 orelhas n achei que fizesse mal :)
Acrescento que se soubesse o que sei hoje tinha aumentado a relação final.... Fica para a próxima.
Obrigado pelo input, de qualquer forma.
Cumprimentos, Bruno Belo. Ok amigo, melhor ainda. apenas perguntei porque podia haver ovalização num dos outros elementos (pinhão/cremalheira) e provocar esse "travar" que era referido, como foi tudo trocado isso não se aplica. Certamente que o que ela quer é muitos e bons Km Eu uso 15-42, mas minha tem rodas supermotard, o perfil do pneu de trás é menor. | |
|
| |
partner
Moto : Aquela máquina XT 660 2005
| Assunto: Re: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! Ter Fev 19, 2013 11:40 pm | |
| - Edgar escreveu:
- @Bruno
Deves ter a Mota na vertical sem estar apoiada no descanso
não deves ter top cases ou outras coisa que façam peso na traseira da Mota
e depois medimos a folga...
eu uso um iman com uma escala metálica, para ficar fixa no braço oscilante e assim não ter falhas
ABR boas,comprei recente uma xt 600 e reparei que não tinha lubrificação na transmissão o óleo que usei foi o que uso na motoserra,sempre é melhor que não ter nenhum digo eu,mas agora acho que ficou com muita folga,por vezes ouço um barulho tak,tak mas não consigo descobrir o que é.será que devo esticar um pouco a corrente?o barulho pode ser a proteção de plastico?ou será a corrente a bater em algum guia ?quando desligo a mota ouço uma pancada seca parece o motor arranque,será que funciona como nos carros e não está a recuar?cumps | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! Qua Fev 20, 2013 1:31 am | |
| @partner com a corrente não se brinca pelo menos não se deve descorar isso nas XT350/600 e XTZ660 antes do ano de 2000 porque quando ela salta ou parte... pode partir tudo à sua volta e sei lá mais o quê... eu no teu caso pedia ajuda a uma oficina para verificar isso... e o spray para a corrente há em todo o lado... mas vale andar uns kms sem lubrificação que por um óleo que pode atacar os orings da corrente ABR | |
|
| |
wiGGs
Moto : XT 660 X
| Assunto: Re: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! Qua Fev 20, 2013 12:16 pm | |
| Ora bem a minha andou 40 k km com o kit de transmissão de origem, e algum tempo antes de o trocar começei a ouvir exactamente esses tak tak, pensei que fosse dos sinoblocos e como já não estavam grande coisa troquei-os. o Tak tak continuou o que me levou a crer que o kit de transmissão estava no fim da sua vida, e como não gosto nada de arriscar nesses aspectos e aquele barulho não me dava nenhuma confiança a andar na Mota resolvi mesmo comprar um kit de transmissão novo, resultado positivo o Tak Tak nunca mais apareceu ate agora!
Espero ter ajudado | |
|
| |
partner
Moto : Aquela máquina XT 660 2005
| Assunto: Re: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! Qua Fev 20, 2013 9:29 pm | |
| | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! Qui Fev 21, 2013 12:46 am | |
| - partner escreveu:
não sabia disso ,obrigado pelo conselho,ja agora que tipo spray se usa para lubrificar a transmição?A crrente cramalheira e pinhão parece estar em bom estado,ta e com muita folga.ja agora quanto vou gastar para por um kit novo? Há mais marcas de sprays para correntes que marcas de motas qualquer casa que venda motas ou peças tem spray até o Continente / Nourauto / Sportzone / etc têm isso a corrente tem que ter uns 4 cm de folga... e um kit custa uns 150€ | |
|
| |
wiGGs
Moto : XT 660 X
| Assunto: Re: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! Qui Fev 21, 2013 5:41 pm | |
| O meu kit foi comprado aqui no Porto numa casa de material para Motas ficou-me o kit completo nos 80€ | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! | |
| |
|
| |
| Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?! | |
|