| Avaria XT600 ao acelarar | |
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+6Edgar krieg bmbelo Gonçalo webmonstro yoz46 10 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Seg Dez 10, 2012 9:08 pm | |
| uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.... viu a folga na cambota sem abrir o motor???? atenção a roubalheira... falo por experiencia propria... um conselho...tira a mota de lá antes de ele abrir o motor e vai a outro lado. | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Seg Dez 10, 2012 9:47 pm | |
| Será que ele se refere a folga no tensor? ou mola do tensor partida ? daí o "timmeing" errado ?
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Ter Dez 11, 2012 9:28 am | |
| Boas; Também sou dos que acha que essa avaria está mal explicada... Folga na cambota? Em que ponto da cambota? Alteração do comando do motor, devido a quê? | |
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yoz46
Moto : XT600
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Qua Dez 12, 2012 11:55 am | |
| Bom dia a todos,
tal como referi anteriormente, o mecânico não me disse que era obrigatóriamente folga na cambota, o que me indicou é que dado o barulho que a mota faz em ralentim essa poderá ser uma causa.
A mota vai manter-se na oficina, tenho extrema confiança no trabalho da pessoa em questão.
Caso fosse um burlão já teria feito 30 por uma linha na mota mas n, tem trabalhado como sempre como um profissional.
tem anulado as opções uma a uma.
Até agora o que foi feito foi:
Verificação e afinação de válvulas verificação, limpeza e afinação de carburadores Verificação de toda a parte eléctrica da mota, fios do CDI que poderiam estar partidos, todas as fichas e botões da mota foram revistos. O depósito tb foi visto e está tudo ok.
Já é mais do que certo que o problema está na corrente, o tensor está ok, agora falta meter a ponto e perceber porque raio aquilo aconteceu.
De qualquer forma, obrigado a todos pelos posts.
Entendo a vossa preocupação, se fosse eu seria igual. | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Qua Dez 12, 2012 12:27 pm | |
| Boas; Não pretendo tecer qualquer tipo de juízo sobre o mecânico a quem deixaste a moto e a informação disponibilizada também não é muita. Só pergunto como é possível o motor sair do "ponto de comando"? A corrente de distribuição está assim tão gasta? Se está gasta, certamente não será a única coisa a estar gasta. Já agora, analisa bem o tensor da corrente... | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Qua Dez 12, 2012 5:04 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Não pretendo tecer qualquer tipo de juízo sobre o mecânico a quem deixaste a moto e a informação disponibilizada também não é muita. Só pergunto como é possível o motor sair do "ponto de comando"? A corrente de distribuição está assim tão gasta? Se está gasta, certamente não será a única coisa a estar gasta. Já agora, analisa bem o tensor da corrente... +1 mas com essa lista de coisas... já deve começar a doer no valor a pagar em mão de obra... e pagar sem que nada tenha sido resolvido pensar que lá por se ter feito agora... deixamos de ter que fazer no futuro... não é bom principio para quem paga, apenas é um bom principio para quem recebe e ás vezes mexer por mexer é estragar ou fragilizar... (por exemplo: vamos mexer nos carburadores e lixamos ou fragilizamos as falanges durante a montagem dos carburadores...) - Citação :
- e afinação de carburadores
... os carburadores da XT600 não necessitam de afinações... têm alguns valores padrão - como salvo erro a abertura de 7mm do 2º carburador em repouso - ou as 2,5 voltas do parafuso do 1º carburador, - o ajuste da válvula da bóia ) - e pouco mais... ou seja não se pode considerar a isto ajustes... pois eles mantém-se ao longo de toda a vida sempre sem se alterarem... e só se mexe quando se troca algumas partes internas do carburador e às vezes nem isso... simplesmente não se deve mexer... Em motas com 2 ou mais cilindros é que necessitamos de por vezes ajustar com vacuometros os carburadores mas isto não se aplica a uma XT600 /660 /350 porque só tem um cilindro Eu controlo a minha corrente assim: http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/04/verificar-corrente-distribuicao.html ABR | |
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Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Qua Dez 12, 2012 5:42 pm | |
| Estou com a sensação que isso é uma tempestade num copo de água. E parece-me que o diagnóstico da avaria começou pelo lado mais complicado!!! O motor saiu do ponto!!! para mim a partir do momento que o mecânico disse-se isto, eu interrogava logo qual era o ponto em que se encontrava o tensor da corrente!!! Como é possível a corrente saltar dos dentes? essa mota tem 200.000 KM??? Oh pá desculpa mas a mota só mandava rateres, o motor não sai do ponto assim, e se saisse era de uma vez e escangalhava-se todo. Confias no mecânico, mas ainda não conseguis-te responder a nenhuma das questões (elementares) aqui do pessoal. Desculpa, mas ou não estás a saber transmitir os acontecimentos, ou essa história está a ser muito exagerada. | |
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bmbelo
Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Qua Dez 12, 2012 5:50 pm | |
| Se o relanti está estável e normal então o motor está no ponto. Isto não é uma EFI adaptativa. O carburador está calibrado para um determinado vácuo a uma determinada rotação. Se algo bate, há desgaste ou defeito mecânico. O tensor (seja ele como for...) pode é já não ter a "tesão" para se aguentar à bomboca a partir de certa rotação mas aguentar-se ao relanti. Isto dá-se em alguns hidráulicos e mecânicos (c/ mola). | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Qua Dez 12, 2012 6:03 pm | |
| O tensor da XT é mecânico (com mola) e não recua por nada deste mundo https://youtu.be/-NxhE7eOcxU | |
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Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Qua Dez 12, 2012 6:08 pm | |
| - bmbelo escreveu:
- Se o relanti está estável e normal então o motor está no ponto. Isto não é uma EFI adaptativa. O carburador está calibrado para um determinado vácuo a uma determinada rotação. Se algo bate, há desgaste ou defeito mecânico. O tensor (seja ele como for...) pode é já não ter a "tesão" para se aguentar à bomboca a partir de certa rotação mas aguentar-se ao relanti. Isto dá-se em alguns hidráulicos e mecânicos (c/ mola).
O Edgar chegou primeiro que eu Esquece isso... É mais fácil existir o engano na montagem do tensor, e ele ficar esticado ou máximo, do que ele recuar. A mola só está lá para esticar quando necessário, depois de esticar fica sempre "tesa" | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Qua Dez 12, 2012 6:52 pm | |
| Se saltar um dente em princípio pode ter os sintomas que são referidos sem que haja contactos das válvulas ( na 350 dá pelo menos um dente ) na 600 não tenho a certeza se a corrente está esticada pode -se ter meio dente de diferença o que tambem deve chegar para os sintomas não tenho certeza mas quase que aposto que sim
Mas claro isso significa ou má montagem ou problema com o tensor
O tensor da 350 pode falhar mas o da 600 nunca ouvi falar mas será possivel e saltar um dente mesmo com o tensor no mínimo será difícil para não dizer impossível
Mas o tensor será para mim a causa mais provável do problema ainda assim
Mas esperamos por mais informações para vermos o que dái sai
nuno | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Qua Dez 12, 2012 7:48 pm | |
| Boas Essa historia de saltar dentes ou um dente numa corrente de distribuição não fácil de acontecer isto não é um carro com correias de distribuição... Ou uma mota com tensores de oleo que por vezes falham... Estamos a falar duma corrente robusta que é super reforçada com elos triplos que trabalha num banho de óleo que tem um tensor que se ajusta com o motor parado... e em andamento é impossível de ganhar folga... (a não ser que tudo tenha ultrapassado o limite) Já vi acontecer numa Super Tenere porque o desgaste era tanto que o esticador estava no maximo e já não esticava nada... e como tal numa redução mais assanhada acabou por saltar um ou dois dentes... Mas tudo tem um método de se verificar... e aqui não foi ainda apresentado nenhum método de analise por parte de quem quer abrir o motor... talvez essa informação tenha sido perdida, ou tenha sido mal entendida... mas isto é uma conversa de estamos para aqui a opinar sem informação... e tudo não passa de um mecânico que a leva direita Na volta isto é tudo culpa dum cachimbo mal encaixado e agora vamos abrir um motor por isso MAS PARECE QUE ESTA XT600E AFINAL TEM UMA CORREIA e alguém andou lá a escarafunchar http://www.clubextportugal.com/t4665-revisao-xt600e#80793 | |
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Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Qua Dez 12, 2012 9:32 pm | |
| Por acaso ja disse isto umas mensagens atras. Acho que esta avaria foi diagnosticada pelo lado mais complicado, a mota so mandava rateres. | |
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Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Qua Dez 12, 2012 9:58 pm | |
| isto, toda gente é de confiança até faltar o pão para a boca dos nossos filhos... não quero dizer com isto que seja o caso do mecanico... a mim abriram me o motor todo por causa de um problema de motor de arranque... só por isso, e só por isso não confio em ninguem... começaram por dizer que precisava afinar valvulas e foi por ai fora...veio tudo pra casa num caixote. resultado o motor estava impecavel. tenho um primo (mecanico) que inventou um problema de uma centralina no punto do meu sobrinho e chupou 700 euros a minha irma... era de confiança, só que se esqueceu que eu trabalhei 7 anos na Fiat e foi uma bronca... ele (mecanico) até já pode ter dado com o gato, mas só te diz se ele quiser, e deixa o problema na mesma a ver até onde a coisa vai. mas vivemos todos num pais de gente séria, seria impensavel que alguem se aproveite de uma situação como esta. | |
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korr
Moto : XT600E dj02
| Assunto: Re: Avaria XT600 ao acelarar Qua Dez 12, 2012 10:14 pm | |
| - Citação :
- mas vivemos todos num pais de gente séria, seria impensavel que alguem se aproveite de uma situação como esta.
@Paulo Neto: Amigo Paulo não seja tão mau com o senhor mecânico... se bem entendo o mecânico quer dizer (por palavras caras) que isto apenas se trata de um problema de JUNTA... ou seja... junta tudo e manda pró lixo!!! Agora sem brincadeiras, não percebo um charuto de mecânica por isso não posso ajudar, mas faço votos que seja de fácil resolução esse problema pois trata-se de uma XT carago, estas motas não avariam assim né... Abraço | |
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