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| avaria xt600z | |
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Autor | Mensagem |
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Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: avaria xt600z Ter Set 25, 2012 9:55 am | |
| boas a todos... como alguns membros do forum sabem, a minha mota esta com um problemazito. o problema é que ela tem alturas que pega bem e anda dias sem problemas, e tem outras alturas que não pega, isto acontece tanto a quente como a frio. no sabado não queria pegar no passeio, quando parei para esperar pelo pessoal no ponto de encontro. depois de tirar a vela e coloca-la na mota do miguel (tintas) uma XT600, reparei que na mota dele a minha vela parece um fugareiro e na minha é uma acendalha... ou seja na mota dele a vela dá umas 5x mais corrente que na minha. na minha é quase impossivel ver a faisca, é uma coisa mesmo muito ligeira. a mota depois de estar a trabalhar fica normal, apesar de quando estava a chegar a casa o problema agravou se ao ponto de dar rateres... agora tenho de ensaiar peça a peça, tipo bobine, cdi, extrator, ou apenas com mediçoes de corrente chego a alguma conclusão?? é que tomei a decisão de não pegar mais na mota até descobrir o problema, pois alem de forçar o motor de arranque e bateria, tambem andar a encostar os cabos não lhe dá saude nenhuma. agradeço a vossa atenção | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: avaria xt600z Ter Set 25, 2012 10:18 am | |
| Boas; Antes de desmontar a moto toda, começa pelas coisas mais simples. Mede a resistência do cachimbo e cabo da vela, bobine, regulador de tensão e "CDI". Não sei a que te referes como extrator... | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: avaria xt600z Ter Set 25, 2012 10:32 am | |
| Estou quase 90% certo que é o prato... a peça de um só sentido entre o motor de arranque e a cambota quase certo... a tua a mota tem durante o arranque parece nem ter 120 rotações por minuto e isso podes contar pelas vezes que sai ar pelo escapo durante um minuto... e a faisca é igual... faz duas faiscas por cada vez que sai ar (pick up só detecta as vezes que a cambota da uma volta) Essa peça já foi reparada ?? não foi ?? e agora deu o berro novamente... é o meu palpite, baseado em demasiadas coincidências A minha quando ao starter deve ter mais de 500 rpm ou mais... por isso veres muita faisca e quase de forma continua na XT600E se não for isso será o motor de arranque sem escovas... e sem força para rodar a cambota... | |
| | | Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: avaria xt600z Ter Set 25, 2012 1:54 pm | |
| esqueci me de um pormenor, ela foi-se abaixo em andamento ao ponto de parar por completo 3 vezes, 2 vezes voltou a pegar, 1 vez foi o cabo dos trabalhos na vinda da serra ate casa. gasolina não era pois tinhamos acabado de meter. pareceu me falta de corrente, e em andamento, nao era motor de arranca, pode ser que sejam problemas destintos, mas nao acredito muito. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| | | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: avaria xt600z Ter Set 25, 2012 7:26 pm | |
| Uma ajuda... a lista pode ser grande... mas há uma serie de coisas que se pode retirar e outras que facilmente se testa | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: avaria xt600z Ter Set 25, 2012 9:18 pm | |
| Eu vi a moto depois do 1 º problema e durante o dia pegou sempre bem e a velocidade de arranque era normalissimo duvido muito que seja problema mecânico a tua moto é uma 3vj correcto ? portanto segundo esta fonte: http://www.transmic.net/en/faq.htm a tua moto tem um sistema CDI e não TCI como na XT E ora isto na prática significa que existe uma bobine separada para a ignição ou seja a moto pode ter corrente para as luzes e carregar a bateria e tudo funcionar bem e não dar corrente para a vela num sistema TCI a corrente para a vela vem do sistema geral de 12v Tens portanto no teu sistema de ignição os seguintes componentes a verificar: -Bobine HT ( e respectivo cabo e cachimbo) -.CDI -Stator ou bobine de estator gerador de corrente para a ignição -bobine(s) de pick-up ten aqui o manual : http://www.manualedereparatie.info/en/download/yamaha-xt-600-z-tenere-3aj-1vj-1988-1990-Service-manual.html aqui tens o esquema : Pessoalmente começava pelo mais simples : Limpar e verificar todas a ligações nomeadamente -bobine HT -cachimbo e cabo de vela Vê como está o cabo de vela se necessário podes cortar uns 5mm em cada ponta e enroscar novamente -fichas de ligação ao estator fichas do corta-corrente e chave de ignição Depois começava por medir a resistência da bobine HT e comparar com os valores no manual depois medir a resistência da bobine do stator comparar com os valores no manual se não for nada disso só pode ser CDI (pouco provável) deves conseguir chegar a uma conclusão da origem o meu palpite é bobine HT: Há uma questão por vezes esquecido : a bobine HT tem oleo dentro se começar a babar e notares gorduroso por fora é sinal que está a dar as ultimas e normalmente revela-se quando quente ou quando apanha humidade (chuva ou quando a moto é lavada) Nuno | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: avaria xt600z Ter Set 25, 2012 10:09 pm | |
| Aqui tens os procedimentos para testar os componentes: PAra testares tens aqui os valores: O meu frances não é nada bom e os scans nao estão grande coisa mas pelo que entendi estes são os valores: Cachimbo : 8 a 12 omms bobine: -primario: onde liga o fio laranga e preto 0,23 a 0,38 omms -secundário entre o fio de HT e o corpo da bobine ( massa ) 3,4 a 5,2 KOmms Bobine do estator (ficha de dois fios) : fios vermelho e castanho 112 a 132 Omms pick-up do estator (ficha com 3 fios): entre os fios azul/amarelo e verde/amarelo 92 a 132 Omms entre os fios verde/branco e verde/amarelo 92 a 132 Omms Boa sorte Nuno | |
| | | Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: avaria xt600z Ter Set 25, 2012 10:48 pm | |
| desde já o meu obrigado pelas dicas e a vossa disponibilidade. a nivel de cabos e ligações está tudo revisto, inclusive terminais novos. bem, eu de frances sou um zero... nao percebo puto. como se chama o aparelho para medir isso?? a bobine HT é a que fica antes da vela?? o melhor é eu tirar umas fotos ao pormenor na mota e tentar indicar onde estao os componentes, pois os scans estao muito fracos. já deu pra perceber que não me vou safar sozinho!!! | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: avaria xt600z Ter Set 25, 2012 11:23 pm | |
| Boas Sim a bobine HT é a que está ligado directamente À vela
precisas de um multimetro digital para medir
Atenção ás medições porque os valores são muito baixos e facilmente lês valores errados
convém ler dos componentes todos antes de ler um e decidir que o problema é aí
mas o teu grande inimigo vai ser a intermitência se houver alturas em que funciona bem e medes podes ter uma valor correcto e a seguir deixa de funcionar e claro que é nessa altura que a medição deve ser feita Os problemas electricos tem destas coisas
Nuno | |
| | | Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: avaria xt600z Qua Set 26, 2012 7:51 pm | |
| - webmonstro escreveu:
- Boas
mas o teu grande inimigo vai ser a intermitência se houver alturas em que funciona bem e medes podes ter uma valor correcto e a seguir deixa de funcionar e claro que é nessa altura que a medição deve ser feita Os problemas electricos tem destas coisas
Nuno pois Nuno, o que aconteceu hoje é que a mota pegou a primeira, desde sabado que nao a metia a trabalhar...desliguei e voltei a dar ao star umas 10 vezes e ela pegou sempre. o teste do cachimbo e da bobine HT é feito a dar ao start??? outra pergunta, a minha mota tem descompressor ou é só a 2TY??? é que tem lá um cabo nessa zona mas nao tem afinação??? o que descobri hoje quando a meti a trabalhar foi que tinha um coletor de escape desapertado, com fuga... mas isso não tem interferencia no arranque...penso eu!!! | |
| | | Luis Rosado
Moto : XTZ 660 TENERE
| Assunto: Re: avaria xt600z Qua Set 26, 2012 9:10 pm | |
| Na minha moto aconteceu um problema identico, vinha de Faro e sem avisar, numa paragem no meio do Alentejo, quando fui para a meter a trabalhar ... nada ... e eu comecei a passar-me com aquilo, andava ali nuns caminhos entre Castro Verde e Beja meio perdido ...mas sem eu fazer nada de especial a mota la pegou ... a unica coisa que fiz foi puxar a mota mais para a berma do caminho, ou seja mexi na moto (o suficiente para a fazer pegar, como vão ver mais a frente). Assim que pegou, meti-me a caminho da nacional e foi andar sem a parar, a gasosa chegou ate Evora, como ando com a chave suplente, expliquei a senhora da bomba de gasolina que não podia parar a mota e se dava para atestar assim, ela la compreendeu e deixou atestar com a mota a trabalhar, depois so a parei na garagem Bem com calma analisei a coisa, andei a experimentar sempre ali a volta da garagem sem me afastar e a menina repetiu a graça ... resolvi começar de uma ponta, pois so podia ser parte eletrica, verifiquei cachimbo, cabo, e fui começando a seguir a eito, ate que cheguei a um diodo que existe na cablagem junto da bateria. Verifiquei que estava partido. O que acontecia era que por vezes o fio do diodo encostava e fazia contacto e por isso a mota passava corrente e pegava, depois de pegar ja não é preciso a passagem de corrente e por isso não se ia abaixo, era uma questão de sorte quando pegava e é uma situação que te deixa completamente á nora pois sem razão aparente a mota não pegava e depois pegava e depois não pegava e depois pegava ... epa um gajo começa a tripar eh eh eh Na Yamaha custou cerca de 6 euros, mandei vir, mas comprei um numa casa de eletronica por 30 centimos e foi porque não era cliente da casa porque se não o homem dava-mo. Pode não ser este o teu problema, mas fica mais uma hipotese em que os sintomas eram em tudo identicos aos que relatas, por vezes ha coisas simples que nos lixam ... experimenta a verificar, mas tens que ver bem, porque esta dentro de umas mangas de plastico isto se for o de origem que tens ainda. | |
| | | Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: avaria xt600z Qua Set 26, 2012 9:29 pm | |
| boas Luis, esse iodo que falas não é um fusivel em vidro, daqueles antigos?? é que tambem fui a yamaha a uns tempos para comprar um suplente, pois o suporte tem lugar para colocar um suplente, e tambem me pediram 6 euros, não comprei, fui comprar um suporte novo e 3 fusiveis, tudo por 3 euros... http://www.clubextportugal.com/t4397p15-um-fusivel-6eur
o problema da minha mota começou assim, só custava a pegar, mas no sabado foi-se abaixo em andamento 3 vezes, parecia que era falta de gasolina ou corrente, ainda ponderei ser a gasolina a mudar para a reserva, mas hoje desmontei a mota e tirei 10 litros de gasolina do deposito, por isso nunca foi falta de gasolina, muito menos a entrar na reserva, porque a reserva são 3 litros. tenho um problema de falta de corrente, agora falta saber onde é. | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: avaria xt600z Qua Set 26, 2012 9:35 pm | |
| Todas as medições são feitas com o motor desligado e tens de desligar os fios ligados ao componente a testar
O descompressor é só para o arranque a pedal (penso que a tua não tem )
No sabado a moto estava quente quando falhou o que me leva a tender para a bobine
Por norma se for o stator as falhas normalmente são permanentes
Já que agora arranca e já sabes como deve ser a faísca,(viste a do Tintas) vê como está a faísca agora ?
dá-me ideia que a faísca está fraca e quando as condições são menos ideais a moto não pega
O ideal seria trocar a peça por outra identico de outra moto mas como a tua é diferente da XTE vai ser mais difícil de encontrares alguem disponível para isso
Nuno | |
| | | Luis Rosado
Moto : XTZ 660 TENERE
| Assunto: Re: avaria xt600z Qua Set 26, 2012 10:02 pm | |
| - Paulo Neto escreveu:
- boas Luis, esse iodo que falas não é um fusivel em vidro, daqueles antigos?? é que tambem fui a yamaha a uns tempos para comprar um suplente, pois o suporte tem lugar para colocar um suplente, e tambem me pediram 6 euros, não comprei, fui comprar um suporte novo e 3 fusiveis, tudo por 3 euros...
http://www.clubextportugal.com/t4397p15-um-fusivel-6eur
o problema da minha mota começou assim, só custava a pegar, mas no sabado foi-se abaixo em andamento 3 vezes, parecia que era falta de gasolina ou corrente, ainda ponderei ser a gasolina a mudar para a reserva, mas hoje desmontei a mota e tirei 10 litros de gasolina do deposito, por isso nunca foi falta de gasolina, muito menos a entrar na reserva, porque a reserva são 3 litros. tenho um problema de falta de corrente, agora falta saber onde é. Não é um fusivel, estou a referir a um DIODO, coisa diferente, é um componente que apenas permite a passagem de corrente num sentido, mas se vai abaixo em andamento, tambem ja me aconteceu, fui e vim ate ao Montijo no dia do motociclista com a mota a falhar a partir dos 90kms hora, como sou assim pro teimoso, fui e vim sem me preocupar muito, aquilo ate rateres mandava ,,, quando cheguei a casa tirei a tampa lateral e ..... uma das fichas estava quase desligada, o que fazia quando a trepidação era mais elevada (por isso apenas fazia ao atingir uma velocidade um pouco mais alta) a ficha deixava de fazer contacto e a mota falhava. Espero que compreendas que apenas estou a sugerir possiveis causas do problema, se for por ai tens sorte pois é facil de resolver e mais importante, muito mais economico, mas se fizeres um chek-up á instalação sempre ficas mais descansado. Uma cadeira, um rolo de papel (limpeza), um spray de limpeza de contactos eletricos, um rolo fita adesiva preta, uma luz, e paciencia, sempre aproveitas para lubrificar contactos e verificar possiveis danos na cablagem | |
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