| Yamaha XT600 3TB - ProFit | |
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+17Moutinho marcoantonio Jorge ACordeiro Gil tiagomp91 bmbelo Helder Migpedro Paulo Neto webmonstro Fernando Brito Edgar Pmvpires Figa5 rickyFMX ricardo30portela 21 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Migpedro
Moto : XTZ 660 Ténere
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Seg Out 22, 2012 9:08 am | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Seg Out 22, 2012 10:09 am | |
| - Spoiler:
- Paulo Neto escreveu:
- há uns tempos andava isto a circular no face...
adotei algumas medidas daqui:
"1.º Truque: Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível. A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm os seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria, a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, quando a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhã seja exacto. 2.º Truque: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir o mesmo ao abastecedor no caso de ser servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo transforma -se em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que ,os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o cliente acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque, pagando mais dinheiro. 3. º Truque: Encher o tanque antes que este baixe da metade. Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo. 4.º Truque: Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois. Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentes no fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer o tanque com combustível sujo."
se as bombas te roubarem 1 litro em cada 10 vai ser dificil saber...
Lembro-me de ver estas dicas mas sinceramente a maioria não faz sentido 1- os depóstos das bombas são subterrâneos, logo o diferencial de temperatura entre manhã e tarde é mínimo e muito menor do que a temperatura do AR, se é que existe diferencial. 2- talvez entre mais combustível se apertar rápido ou devagar ? não sei e sem uma medição cuidadosa não há maneira de saber ao certo. e Não conheço bombas em portugal com recuperação de vapor, nos estado unido sim existem mas cá nunca vi 3- Esta não faz sentido nenhum, nos carros modernos (e motos tambem) os depósitos têm ventilação controlada por valvulas de pressão e reciculação de gases, o que não deixa respirar mais do que o necessário e quanto mais cheio pior pois vai provocar mais pressão e expedir para o exterior algum vapor quando exposto ao sol. Basta deixar a tampa do depósito aberta num espaço fechado para verem o efeito que a tampa faz. Alem disso o vapor que se expand para o ar contido DENTRO do depósito acabará por condensar e voltar para o estado liquido quando arrefecer. 4- Esta até faz algum sentido mas para evitar lixo apenas não para poupar nada nuno | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Seg Out 22, 2012 5:00 pm | |
| A temperatura influencia em muito a quantidade de gasolina se vendessem a gasolina ao quilo era sempre igual... fosse fria ou quente mas como vendem em volume (litro) e esse volume cresce e diminui com a temperatura... nos depósitos exteriores esse dilatar da gasolina é muito evidente... | |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Seg Nov 26, 2012 9:08 pm | |
| Bem... como sendo um jovem estudante e sem carta ... hoje tive um tempo e fui averiguar a situação da torneira. Tinha 220km feitos e estava a achar estranho ela ainda não ter "pedido" a reserva. Arranjei um recipiente com 1 litro, meti a mochila as costas e siga pá estrada. Com a torneira virada para baixo "ON", andei até ela parar. Entretanto fui tirar as duvidas e o deposito completamente seco. Aqui chega-se a conclusão que no "ON" ela está a beber-me a gasolina TODA! Entretanto meti o litro no deposito. Viro a torneira para a "RES"... e sigo caminho e a mota sempre na boa, sem engasgar e certinha. Passado uns 3km volto a meter para o "ON", mesmo em andamento para testar, e não se queixou até casa... mais uns 4km. Ou seja tanto no "ON" como na "RES" ela está a beber gasolina do fundo do depósito... Por acaso no OFF ainda não testei, vai na volta e trabalha Começo a ficar baralhado, acho que vou desmontar a torneira e averiguar o assunto. Alguma ideia? | |
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Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Seg Nov 26, 2012 9:14 pm | |
| Falta-te o filtro da reserva | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Ter Nov 27, 2012 9:38 am | |
| sim o tubo/filtro da da reserva(mais propriamente o da posição "ON") deve estar solto Aconteceu-me a mim (500mts a pé até às bombas ) nuno | |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Qua Nov 28, 2012 8:58 pm | |
| Vou então desmontar a torneira no fim de semana, durante a semana para mim é impossivel! Entretanto arranjei um banco para a XT, mas é roxo... mais tarde irá ser forrado de preto. A protecção da corrente em plástico também já chegou. E encomendei ontem, 4 piscas novos. Numa volTTinha parti o pisca traseiro do lado direito e vou meter os quatro novos. | |
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Helder
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Qua Nov 28, 2012 10:33 pm | |
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Fernando Brito
Moto : XT 600E - 1995
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Qua Nov 28, 2012 11:37 pm | |
| - ricardo30portela escreveu:
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A protecção da corrente em plástico também já chegou. ] Boas Ricardo, Podes por favor comentar onde compraste a proteccao corrente e o valor ? | |
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Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Qua Nov 28, 2012 11:41 pm | |
| A protecção da corrente em plástico, acho que serve a da DTR | |
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bmbelo
Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Qui Nov 29, 2012 9:47 am | |
| - Fernando Brito escreveu:
- ricardo30portela escreveu:
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A protecção da corrente em plástico também já chegou. ] Boas Ricardo, Podes por favor comentar onde compraste a proteccao corrente e o valor ? Fernando, são 30€ nova na KEDO mas podes sempre alvitrar qq coisa similar com uns restos de teflon/nylon. É amterial fácil de trabalhar e é barato vendido ao kg. Penso que o braço é igual nas nossas motas. | |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Qui Nov 29, 2012 7:57 pm | |
| Fernando Brito
a protecção é igual a esta:
Comprei uma original usada (15€), no OLX! | |
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Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Sex Nov 30, 2012 8:07 pm | |
| ups... Original em bom estado | |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Sáb Dez 01, 2012 7:45 pm | |
| Problema da torneira identificado: ela é assim: A minha está assim: Pois claro que ficava sem gasolina | |
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| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit | |
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