| Yamaha XT600 3TB - ProFit | |
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+17Moutinho marcoantonio Jorge ACordeiro Gil tiagomp91 bmbelo Helder Migpedro Paulo Neto webmonstro Fernando Brito Edgar Pmvpires Figa5 rickyFMX ricardo30portela 21 participantes |
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Autor | Mensagem |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Sex Jul 19, 2013 8:49 pm | |
| Revisão com 2.8lt óleo Motul 5100 ESTER 10w50, + filtro de óleo e de ar originais... Fiz um check up a embraiagem e foi afinada. Os discos estão todos aceitáveis, mas já muito perto do limite. Dá para mais um mês ou dois. As molas estão excelentes. Não meti a junta porque mais tarde irei meter os discos de embraiagem novos e não vale a pena estar a estragar outra, meti silicone e dá para desenrascar. Descobri que tenho parafusos diferentes na tampa do filtro do óleo por ter as roscas lixadas -.- Não consigo fazer bem o aperto e quase de certeza que é dai que vem a fuga de óleo. Aperto e chega a um ponto que começa a passar-se | |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Ter Jul 30, 2013 10:53 pm | |
| Depois de um problema com a embraiagem, que foi discutido nouto tópico... já está resolvido. Dei uma voltinha da praxe para ver se está tudo bem... e a XT voltou a sua rotina, quilometros com fartura | |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Sáb Set 21, 2013 11:31 pm | |
| Ora, não tenho vindo dizer nada... pois a XT andava com uma pequena fuga de óleo... que se tornou numa grande fuga. Cheguei ao ponto de sair de casa com o óleo no máximo, e chegar e nem o óleo tocava na vareta. A lateral da mota toda salpicada de óleo, os ténis todos sujos, o travão de trás um pouco contaminado e o pneu tipo manteiga. Isto deu-se depois de eu ter feito a revisão e duas roscas que apertam o filtro de oleo já estavam "tocadas", inclusive um dos parafusos já não era o de origem e como eu sou meiguinho acabei por destruí-las Combinei com um grande amigo de familia, mestre em ourivesaria Começou por se "tentar" aproveitar o óleo... Este foi o kit utilizado: Umas das roscas completamente arrasada: Começou-se por fazer um buraco para limpar e ter o diâmetro certo para enroscar o Heli-Coil Nesta fase, fez-se uma rosca com medida especial, própria para o heli-coil... Uma feita: Aqui o heli-coil a ser colocado: Retirar o excesso do heli-coil, para que tudo fique com uma superfície perfeita Um concluido: Ficaram assim: Junta nova: Por terem saltado umas limalhas, optei por colocar óleo novo e substituir novamente o filtro, desta vez utilizei um 15w50 semi.sintectico da Putoline. Já fui dar uma volta e não gostei do funcionamento da caixa de velocidades com este óleo. Não podia deixar de mima-la Fomos ver o Por do Sol Dá gosto ter estas opurtunidades: Por hoje foi isto, resta-me dar uma revisão no carburador e afinar as valvulas. Mas preciso de tempo | |
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Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Sáb Set 21, 2013 11:48 pm | |
| Uma reparação de mestre Para muita gente isso era motivo para vender a mota e fazer o tipico discurso: "A mota está cheia de fugas, tem montes de problemas, aquilo não tem reparação, ou é uma reparação muito cara, vou vende-la, e nunca mais na vida quero este tipo de mota, que só dá chatices. Com o dinheiro da reparação e mais algum vou buscar uma mota nova". Tenho apreciado este tópico desde o inicio, e pela idade que mencionas no teu avatar não tenho duvida que és um "moço" de referência. | |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Sáb Nov 09, 2013 12:29 pm | |
| Cá estou eu de novo, a XT tem andado diariamente... Mas novamente estou com problemas Desta vez, a XT deixou de querer pegar. Os relés atracam todos e o starter está a funcionar. Chega corrente á vela portanto todo o sistema de ignição está bom! Mas estou suspeito do sistema de carga... A bateria levou nova e nem 1 ano tem... mas para tirar as duvidas meti a bateria ligada a um optimizador para ter a certeza. Entretanto reparei que, com o médio acesso a luz não tinha a mesma intensidade... então calculei que fosse o rectificador de corrente. Fui buscar um a funcionar de uma 4PT e melhorou. A mota ficou com outra resposta a luz estava boa... mas durou 1 ou 2 dias. Voltou ao mesmo! Só consigo pensar no Gerador/Estator que foi á vida Quando tento meter a mota a trabalhar oiço um barulho (metálico/eléctrico) vindo da zona do gerador, e já reparei que quando isto acontece salta uma ou outra faisca nos polos (+) e (-) na bateria. Fiz uma breve pesquisa no foruns brasileiros e os camaradas dizem que por vezes a XT com cerca de 60mil/70mil tem deste problemas no "estator". A minha vai a caminho dos 62mil km. Como posso testar o estator? Andei a ler o manual técnico mas não percebi que medições são feitas no teste!! | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Sáb Nov 09, 2013 4:59 pm | |
| Tens de arranjar um multimetro e medes os fios que indicam no manual e comparas os valores. O estator medes. Em ohm. , a bateria Mendes em volts | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Ter Nov 12, 2013 4:50 pm | |
| - ricardo30portela escreveu:
Só consigo pensar no Gerador/Estator que foi á vida Quando tento meter a mota a trabalhar oiço um barulho (metálico/eléctrico) vindo da zona do gerador, e já reparei que quando isto acontece salta uma ou outra faisca nos polos (+) e (-) na bateria. Aperta os polos... tens um mau contacto nessa zona... limpa e aperta... e dá mais alguma carga na bateria ERA o que eu fazia esse barulho metálico é normal... ou é normal quando a bateria está nas couves a rotação não tem vivacidade suficiente e a engrenagem salta... | |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Ter Nov 12, 2013 7:33 pm | |
| Ora bem, tudo o que diz respeito á parte eléctrica de carga da mota foi testado! O rectificador antigo estava de facto estragado... e pode ter sido a causa destes segundos sintomas, que foi "descarregar-me" a bateria (ou até mesmo estragá-la). O rectificador ao ter ido "á vida" deixou passar toda uma tensão exagerada para a bateria. Fiz os testes á bateria, ele tem a tensão normal em repouso e em carga, e está a receber boa carga. A única coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha foi: o teste ao Estator/Bobines, que é feito numa ficha com 3 terminais, na qual deveria dar um valor entre 0.52Ω a 0.78Ω (ohms) e está a dar-me valores de 1Ω - 1.1Ω (ohms), será algum aviso que as bobines estão "cansadas"? Tal como o Edgar disse, as faiscas vinham de não ter os bornes bem apertados! O barulho metálico pode muito bem ser o que refere. De momento ainda estou a tirar as duvidas, de ontem para hoje a bateria já tem capacidade para rodar o motor sem problemas, andei uns 50km. Vamos lá ver se a bateria se aguenta, depois de uma semana a levar aquela tensão toda "sem" rectificador. | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Ter Nov 12, 2013 8:49 pm | |
| Se precisares de um retificador eu tenho dois para venda por 35€ (cada)... | |
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miguels
Moto : Honda CB600F1 Hornet
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Ter Nov 12, 2013 8:53 pm | |
| Por curiosidade quanto ficam uns discos de embraiagem novos? | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Ter Nov 12, 2013 10:49 pm | |
| - ricardo30portela escreveu:
- Ora bem, tudo o que diz respeito á parte eléctrica de carga da mota foi testado!
O rectificador antigo estava de facto estragado... e pode ter sido a causa destes segundos sintomas, que foi "descarregar-me" a bateria (ou até mesmo estragá-la). O rectificador ao ter ido "á vida" deixou passar toda uma tensão exagerada para a bateria. Fiz os testes á bateria, ele tem a tensão normal em repouso e em carga, e está a receber boa carga.
A única coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha foi: o teste ao Estator/Bobines, que é feito numa ficha com 3 terminais, na qual deveria dar um valor entre 0.52Ω a 0.78Ω (ohms) e está a dar-me valores de 1Ω - 1.1Ω (ohms), será algum aviso que as bobines estão "cansadas"?
Tal como o Edgar disse, as faiscas vinham de não ter os bornes bem apertados! O barulho metálico pode muito bem ser o que refere.
De momento ainda estou a tirar as duvidas, de ontem para hoje a bateria já tem capacidade para rodar o motor sem problemas, andei uns 50km. Vamos lá ver se a bateria se aguenta, depois de uma semana a levar aquela tensão toda "sem" rectificador.
Boas isso dos valores por vezes variam pois esses valores são muito baixos e qq mal contacto por vezes faz aumentar ou baixar muito o valor medido, tipicamente se a bobine partiu a resistência será infinito. Testa assim ligas com a posição multímetro em volts DC com a mota desligada nos bornes de bateria, põe a mota a trabalhar e deves ver ao fim de uns segundos cerca de 2 voltes a mais do que tinhas com a mota desligada. se sim está tudo bom Eu fiz este teste na mota de um amigo que tinha o regulador queimado e deu 11.5 desligado a trabalhar começou nos 13 e rapidamente foi para os 17 , 18 19 , ele teve de por bateria nova tambem pois queimou-o os valores idiais estão no manual , mas deve estar nos 13,4-14.2 | |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Qua Nov 13, 2013 11:23 am | |
| Jorge.Consegui um usado de uma 4PT aqui perto e baratinho... 30€ obrigado miguelsNo ebay, só os discos da marca EBC, com envio ficam em cerca de 65€. Mas como convém meter discos + molas e a junta da tampa da embraiagem. Com cerca de 90€ fazes a festa. webmonstroEu fiz também esse teste e deu muito perto dos 14V. Hoje de manhã ela pegou sem problemas, chego à conclusão que o rectificador estragou-se, e a bateria ficou sem carga. Como andei pouco nos dias seguintes a ter trocado o rectificador, não deu tempo para carregar a bateria. Agora parece-me que tudo está encaminhado... Mas mesmo assim ando com os cabos de bateria atrás | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Qua Nov 13, 2013 1:29 pm | |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Seg Nov 18, 2013 10:57 pm | |
| Viva, confirma-se que o rectificador deixou a bateria descarregar e andava com ela descarregada. Por vezes queria dar ao START e não havia corrente suficiente! Foto do "novo" rectificador da 4PT com os seus 2 parafusos XPTO que não enferrujam! Entretanto tenho andado de volta do brinquedo cá de casa... Trata-se de um Corsa GT com outro motor e alterado, retirei a cabeça para meter a junta nova (apodreceu). Irá levar uns toques de um mestre no assunto, uns veios excêntricos com mais ângulo, mais lift e maior cruzamento de válvulas. Meti a minha XT á venda (1500€), quero uma 4PT ou se conseguir gostava de adquirir uma Honda Hornet 600, sempre fiquei com o bicho de ter uma Honda e saber se realmente são tão boas como dizem. A XT tem dado alguns sorrisos mas alguns desgostos também. A ver vamos! | |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Ter Ago 05, 2014 1:07 pm | |
| Depois de um tempo afastado aqui do forum... Venho informar que a minha XT foi vendida em Junho. De momento estou a ponderar a compra de outra mota... como é obvio o bichinho não vai embora. Se alguem quiser uma bicicleta Mérida 96 HFS 1000D... estou a vender a minha... baratita. | |
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| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit | |
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