| Yamaha XT600 3TB - ProFit | |
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+17Moutinho marcoantonio Jorge ACordeiro Gil tiagomp91 bmbelo Helder Migpedro Paulo Neto webmonstro Fernando Brito Edgar Pmvpires Figa5 rickyFMX ricardo30portela 21 participantes |
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Autor | Mensagem |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Dom Out 21, 2012 5:31 pm | |
| - ricardo30portela escreveu:
- Boas tardes,
Preciso de ajuda:
Hoje fui dar uma volta off-road com minha XiTie e fiquei sem gasolina. Assim que começou a falhar, rodei a torneira para a reserva. Passado uns metros (500m) engasgou-se de novo e foi abaixo. Tentei mete-la a trabalhar numa descida e ligou por momentos... entretanto morreu (completamente sem gasolina).
Pedi ajuda a um amigo e lá me levou a uma bomba... atestei com 13.88lt. (é uma 3TB)
A minha pergunta é... quando ela falha não é suposto ter ainda 1 ou 2 litros de reserva no depósito?
Já é a segunda vez, mas desta fiquei mesmo sem gasolina. A primeira vez foi algo semelhante, mas desligou-se mesmo quando estava a entrar na bomba
A torneira tem dois tubinhos um grande ~(entrada normal ) outro pequeno (reserva) estes tubinhos tem uma malha que serve de filtro, os tubos são somente encaixados o que te aconteceu é que ou o tubo da entrada principal ou está roto levando a gastar todo o combustível na posição "ON", ou então está solto (já me aconteceu e tive de empurrar 300 mts até as bombas) Ou então tens a torneira entupida na posição de reserva ou o tubinho de reserva entupido Depósitos de chapa ganham ferrugem e provocam estas situações nuno | |
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Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Dom Out 21, 2012 6:59 pm | |
| Concordo com o WEB, tens os filtros soltos.... A 3tb a entrar na reserva leva +-11,70lt | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Dom Out 21, 2012 7:10 pm | |
| Boas só encontro uma resposta valida mas segue o meu raciocínio a tua mota leva 13 Litros... tem um deposito para apenas 13 Litros e tem desses 13 litros 2 de reserva... mas existe uma pequena parte que não deve ser cheia... para a gasolina poder dilatar com o calor... O que deve ter acontecido... é que tinhas a torneira virada para a reserva... e gastaste toda a gasolina sem te aperceberes que a mota tinha entrado na reserva... depois conseguiste atesta-la com 13,8L... porque estava com o deposito vazio... e ocupaste com mais 0,8L a zona de segurança do deposito... Só pode haver esta explicação... Ou como justificas que ainda tinhas gasolina e puseste mais 13,88L num deposito de 13 Litros | |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Dom Out 21, 2012 8:21 pm | |
| Fugas, não têm. Estar entupido não me parece, porque como EDGAR disse, e faz sentido, gastei toda a gasolina existente. Por isso é que levou os tais 0.8lt a mais. Atestei mesmo até cá acima. Nem podia deixa-la no descanso senão jorrava para fora. Amanhã vou ver o que se passa e dar uma vista de olhos nos tubos e ver se há alguma coisa com a torneira. Obviamente que já não me recordo se aquilo estava efectivamente em ON Esclareçam-me se faz favor ON - gasolina "aberta" OFF - gasolina "fechada" RES - reserva de 2 litros (que dá para cerca de 40km) Obrigado | |
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Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
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Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Dom Out 21, 2012 9:44 pm | |
| há uns tempos andava isto a circular no face...
adotei algumas medidas daqui:
"1.º Truque: Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível. A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm os seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria, a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, quando a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhã seja exacto. 2.º Truque: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir o mesmo ao abastecedor no caso de ser servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo transforma -se em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que ,os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o cliente acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque, pagando mais dinheiro. 3. º Truque: Encher o tanque antes que este baixe da metade. Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo. 4.º Truque: Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois. Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentes no fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer o tanque com combustível sujo."
se as bombas te roubarem 1 litro em cada 10 vai ser dificil saber...
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Migpedro
Moto : XTZ 660 Ténere
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Dom Out 21, 2012 9:51 pm | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Dom Out 21, 2012 11:14 pm | |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Dom Out 21, 2012 11:19 pm | |
| Boas dicas, Deixo aqui a minha torneira. A torneira está ligada directamente no depósito, só consigo ver um tubo que vai ligar ao carburador (2 setas verdes, do lado direito), ao contrario do que o webmonstro explicou PS: Exacto EDGAR, a foto | |
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Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Dom Out 21, 2012 11:23 pm | |
| Os tubos são dentro do deposito | |
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Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Dom Out 21, 2012 11:29 pm | |
| Repara na foto | |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Dom Out 21, 2012 11:43 pm | |
| Está percebido! Pmvpires E qual é a diferença dessas duas torneiras? Fui a garagem tirar as duvidas, e tal como o mestre EDGAR disse, eu estava sempre a usar a torneira na reserva Afinal o mestre têm mesmo a mania que percebe disto Obrigado EDGAR | |
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Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Dom Out 21, 2012 11:53 pm | |
| A da esquerda é de uma ST750 e a da direita de uma DTR 125.... O material tem sempre razão ... Um conselho, quando chegares à bomba e antes de atestares roda sempre a torneira para ON . Eu uma vez esqueci-me e ia ficando apeado por me ter esquecido | |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Seg Out 22, 2012 12:04 am | |
| Depois dos valentes metros que fiz hoje a subir consideravelmente, tive eu de empurra-la que até pinguei! Certamente já não me esqueço | |
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Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit Seg Out 22, 2012 12:18 am | |
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| Assunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit | |
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