| problema de carburação | |
|
+4webmonstro Moutinho Edgar Paulo Neto 8 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: problema de carburação Ter Ago 21, 2012 5:40 pm | |
| pois é pessoal, tal como indica o tópico a minha 3AJ está com problemas de carboração, já vem de algum tempo atrás, mas tem se vindo agravar até que hoje fiquei a pé, teve a que me ir levar uns cabos para a mota pegar. os primeiros sintomas foram as 5000 rmp a mota tinha tendencia a soluçar, e não passava dos 130, velocidade que raramente precise de andar, por isso fui deixando o problema arrastar-se, até que agora chegou ao ponto de depois de andar uns 5km e tenho de parar, se a mota não pegar a primeira, já não pega mais a não ser com ajuda de outra bateria, não porque a bateria não tenha força para rodar, mas porque simplesmente não pega até a bateria ficar sem força. hoje ela começou a engasgar mesmo em andamentoe começou aos rateres ao ponto de parar por completo. lá teve a que ainda tinha os cabos no carro dela ir me socorres 2ª vez... olha pra ela já tem uma porrada de ciumes da bicha e ainda ter que andar a dar-lhe encostos!! pensando eu que eram as falanges, bota falanges novas e o problema persiste. hoje experimentei ver se chegava corrente a vela e deparei-me que a intensidade da corrente na vela parece-me muito fraca, depois com os cabos ligados a bateria de encosto a faisca é muito mais intensa. (não sei se é normal ou não a intensidade da faisca alterar) o que é certo é que a mota pega logo. há alguma forma de medir essa corrente que chega a vela??? ou terei algum problema no carburador??? visto que a vela fica preta na parte exterior da mesmo, ou seja do lado contrario ao polo. | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: problema de carburação Ter Ago 21, 2012 5:51 pm | |
| Tens filtro de gasolina entre o deposito e o carburador ??? | |
|
| |
Paulo Neto
Moto : KLE 500
| |
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: problema de carburação Ter Ago 21, 2012 7:05 pm | |
| Éhh... calma... não dei-as cabeçadas na parede eu também não tenho esse filtro... mas com a idade e os pinotes, por vezes a rede das torneiras ou torneira salta do sitio... essa rede é a única coisa que evita entrar lixo para o carburador... e quando entra entope um 2º filtro da bóia da cuba... mas pode não ser o caso... (mas isso aconteceu com o @Pires... e mais uns quantos) depois podes ter um mau contacto neste fios coloridos ou ficha do CDI - Spoiler:
São do Pick up e quando a rotação sobe para os 4500 ou 5000 podem não estar a fazer contacto suficiente aconteceu comigo e mais umas quantas pessoas... em 2008 vim de Góis até à Moita aos soluços sempre que acelerava até aos 115km/h o fio da foto devido a estar muito esticado estava a partir-se e só tinha 2 ou 3 fiozinhos de cobre inteiros Pode ser mau contacto no fusível principal ... aquele de 20A pode ser a bateria na sucata... pode ser mau contacto nos bornos da bateria... simplesmente temos que começar por uma ponta... e deixar o carburador para o fim... porque é o mais chato de mexer... ABR | |
|
| |
Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: problema de carburação Ter Ago 21, 2012 7:20 pm | |
| O Edgar ja se adiantou, e eu concordo com ele, comeca com a parte electrica e deixa o carburador para segundo plano. Isso de a mota pegar bem pendurada em outra bateria, deixa.me desconfiado, ve bem o estado dos polos da bateria, do fusivel, etc, porque na corrente continua e uma tensao de 12v, qual coisa minima provoca uma grande resistencia, e acaba por isolar um circuito parcialmente. Isso parece.me que quando penduras os cabos da bateria crias realmente um bom contacto dos dois polos e todo o sistema funciona bem. Ve bem a ligacao do negativo a massa, isso parece tambem falta de contacto a massa. | |
|
| |
Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: problema de carburação Ter Ago 21, 2012 9:36 pm | |
| obrigado pelas dicas
amanha vou ver melhor o sistema eletrico, uma vez que já limpei todas as fichas, só não vi como estao os terminais e o cabo da massa.
posso estar enganado, mas tou mais virado para o carburador.
ja comprei um filtro de gasolina pois a mota foi pintada e tirei as torneiras, voltei a montar, nao me parece que a rede se tenha soltado.
| |
|
| |
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: problema de carburação Ter Ago 21, 2012 10:03 pm | |
| Boas Quando dás encosto ele pega logo ? ou tem de continuar a insistir ? É que se for electrico (fichas ou pick up ou bobine) não fará diferença e só com insistencia ele pegar Há dois tipos de ignição nas XT600
-600e 3tb em diante: Estas motas trabalham em modo TCI ou seja a centralina é alimentada pelo sistema electrico "principal" da moto e apenas recebe o "sinal" do pick-up portanto se as luzes funcionam e carrega a bateria, o problema não será daí a não ser que seja dos tais "pick-ups"
-600 z , 2KF etc... nestas motos assim como na XT350, podes ter a parte electrica queimada e não teres luz etc e mesmo assim o motor funciona ou o inverso teres luz carega a bateria etc, mas não teres ignição suficiente para pegar neste caso o problema pode ser dos pick-ups ou das bobines que "carregam" o CDI e que não fazem parte do restante sistema electrico
Mas vamos por partes Se for carburador quase de certeza que será o tal filtro na entrada da gasolina
Se for electrico pode ser o seguinte:
-1 ou 2 pick-ups do estator -inclino-me mais para isto por causa dos efeitos que referes 1º em altas e agora em baixas
-bobines de "carga do CDI"
-cdi defeituoso
-a bobine - vê se está babado ou gorduroso (indica fuga do oleo que estas têm dentro)
Nuno
| |
|
| |
Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: problema de carburação Ter Ago 21, 2012 11:39 pm | |
| [quote="webmonstro"]Boas Quando dás encosto ele pega logo ? ou tem de continuar a insistir ?
normalmente tenho de insistir...
a mota se não pegar a primeira, já nao pega sem encosto em frio... se fizer uns kms talvez uns 10 ou 15 a mota já fica a pegar normalmente, isto até hoje...porque hoje ela não queria pegar alem de se ir abaixo.
| |
|
| |
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: problema de carburação Qua Ago 22, 2012 12:14 am | |
| [quote="Paulo Neto"] - webmonstro escreveu:
- Boas
Quando dás encosto ele pega logo ? ou tem de continuar a insistir ?
normalmente tenho de insistir...
a mota se não pegar a primeira, já nao pega sem encosto em frio... se fizer uns kms talvez uns 10 ou 15 a mota já fica a pegar normalmente, isto até hoje...porque hoje ela não queria pegar alem de se ir abaixo.
Se tivesse que apostar, apostava em carburador entupido (circuito de arrranque a frio ?) Nuno | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: problema de carburação Qua Ago 22, 2012 7:21 pm | |
| Bom... existe coisas que temos de garantir antes de procurar resolver problemas... - vela apropriada e em bom estado (folga / estar dentro do tempo de vida dela) - bateria com 12,8 V (e este valor tem que ser medido depois de ela estar em repouso 30 minutos) - filtro de ar em bom estado - Bomba de gasolina (ligar isso directo com o deposito meio) isto são coisas que devemos garantir antes de procurarmos um problema... e pelo que eu li... a bateria não está OK ou a bomba esta na sucata e necessita de mais vácuo que o normal para enviar gasolina por isso pegar com os cabos... talvez lhe dei-a mais rotação no arranque e por isso faça mais vácuo | |
|
| |
Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: problema de carburação Qua Ago 22, 2012 8:04 pm | |
| boas, estive o dia todo de volta da mota. a vela é nova e indicada revi a instalação eletrica (troquei os terminais da bobine) já tirei a bomba de gasolina a uns meses porque na mudança para a reserva a mota não chega a para. sem a bomba a mota não chega a desligar completamente. por isso a bomba não é. o que eu descobri foi quando tirei o carburador e desmontei a tampa do secundário o fole de borracha estava todo fora do sitio, mais de 50% do fole estava mal colocado...agora não sei se o gajo que me reparou a mota o deixou já fora do sitio ou aquilo saiu o que não acredito. já nem desapertei mais nada no carborador...coloquei o fole no sitio e apertei a tampa. montei o carburador no sitio, apliquei um filtro de gasolina no espaço que tinha para a bomba. montei o deposito, gasolina lá pra dentro e a mota parece um relogio... ainda não andou visto que tenho a roda de tras fora... mas ao ralantim a mota está impecavel...não quero atirar foguetes antes da festa, mas amanha de manha já vou a estrada experimentar. agora, não sei se isto tinha influencia nos sintomas da mota, o que é certo é que a mota está a pegar a primeira e matem o ralantim... agradeço a atenção e as dicas a todos. | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| |
| |
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: problema de carburação Qua Ago 22, 2012 10:00 pm | |
| Isso explica quase tudo pois tem influencia nos regimes mais elevados mas uma fuga de ar vai acabar por incfluenciar o arranque a frio tambem
se não ficou marcado nem há nenhum rasgo ou buraco na borracha tas com sorte :)
| |
|
| |
Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: problema de carburação Qua Ago 22, 2012 11:50 pm | |
| - webmonstro escreveu:
- Isso explica quase tudo pois tem influencia nos regimes mais elevados mas uma fuga de ar vai acabar por incfluenciar o arranque a frio tambem
se não ficou marcado nem há nenhum rasgo ou buraco na borracha tas com sorte :)
rasgado não está... mas tem 2 marcas nas zonas que trilhou no aperto. apesar de não serem muito vincadas. amanha vou ver se vedou. | |
|
| |
Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: problema de carburação Qui Ago 23, 2012 6:02 pm | |
| Essa avaria bem que me fintou... acreditei mesmo que seria parte electrica. Mas ainda bem que apanhas-te o gato. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: problema de carburação | |
| |
|
| |
| problema de carburação | |
|