Assunto: Re: Amortecedor traseiro Qua Jul 18, 2012 10:49 pm
Por acaso não dá para o por mais suave? A minha acho-a bastante suave....
lendeas
Moto : YAMAHA XT 600E 3TB 1990
Assunto: Re: Amortecedor traseiro Qua Jul 18, 2012 11:02 pm
Deve dar de certeza, a questão agora e saber como...
O meu se estivesse um pouco mais suave gostava mais... Não sei mas acho que o anterior dono deve ter colocado o amortecedor mais duro por qualquer motivo...
Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
Assunto: Re: Amortecedor traseiro Qua Jul 18, 2012 11:03 pm
Dá para ajustar a pré-carga da mola, isso ajuda de certeza.
Agora não me perguntes como se faz, sei que está no manual mas não sei fazer. De motas percebo pouco mais que zero.
Assunto: Re: Amortecedor traseiro Qua Jul 18, 2012 11:07 pm
Acho que é através das duas porcas que estão ao fundo do amortecedor....
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Amortecedor traseiro Qua Jul 18, 2012 11:09 pm
Podes desapertar a porca e contra-porca que tem por baixo do amortecedor trazeiro há uma ferramenta própria que vem no kit de ferramenta de origem no manual explica isso
Nuno
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Amortecedor traseiro Qui Jul 19, 2012 1:20 am
Na XT600E mais recente é assim: (e deve ser igual para a 3TB)
chave 32mm
lendeas
Moto : YAMAHA XT 600E 3TB 1990
Assunto: Re: Amortecedor traseiro Qui Jul 19, 2012 7:56 am
Obg edgar, agora tenho que arranjar é uma chave 32mm Abr
mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
Assunto: Re: Amortecedor traseiro Qui Jul 19, 2012 8:49 am
mas a afinacao do mono traseiro não é feita com o condutor em cima da moto?
lendeas
Moto : YAMAHA XT 600E 3TB 1990
Assunto: Re: Amortecedor traseiro Qui Jul 19, 2012 10:00 am
Fonix, agora fiquei ainda mais confuso
Nuno_Dias
Assunto: Re: Amortecedor traseiro Qui Jul 19, 2012 10:30 am
mariomcarvalho escreveu:
mas a afinacao do mono traseiro não é feita com o condutor em cima da moto?
Porquê?
Bob
Moto : TÉNÉRÉ 660z 1996
Assunto: Re: Amortecedor traseiro Qui Jul 19, 2012 10:31 am
Boa explicação, eu também fiz o mesmolevei até ao limite a pré carga, desenrosquei a tal porca e depois ao desenroscar a maior a talpré carga"que é nada mais nada menos"do que fazer com que a mola fique mais "comprida", esta não está taõ comprimida ficando assim mais suave, mas alem disso logo por baixo tens outra porca mas esta em plástico preto e com uma numeração "de 1 a 4ou5"não interessa, o que conta é que quanto mais alto for o numero que regulamos mais suave fica.por norma ao metermos com o numero menor o comprtamento ou tempo de resposta é mais lento logo é o ideal para andar em estrada boa"sem boracos ou saltos,e ao contrário é para não sentirmos tanto as estradas mais irregulares ou "offroad" para sabermos se estamos a meter mais ou menos é só termos em atenção que se rodarmos no sentido contrário ao dos relógios estamos a meter mais alto"mais mole...espero ter ajudado,cumprimentos.
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Amortecedor traseiro Qui Jul 19, 2012 10:54 am
Bob escreveu:
Boa explicação, eu também fiz o mesmolevei até ao limite a pré carga, desenrosquei a tal porca e depois ao desenroscar a maior a talpré carga"que é nada mais nada menos"do que fazer com que a mola fique mais "comprida", esta não está taõ comprimida ficando assim mais suave, mas alem disso logo por baixo tens outra porca mas esta em plástico preto e com uma numeração "de 1 a 4ou5"não interessa, o que conta é que quanto mais alto for o numero que regulamos mais suave fica.por norma ao metermos com o numero menor o comprtamento ou tempo de resposta é mais lento logo é o ideal para andar em estrada boa"sem boracos ou saltos,e ao contrário é para não sentirmos tanto as estradas mais irregulares ou "offroad" para sabermos se estamos a meter mais ou menos é só termos em atenção que se rodarmos no sentido contrário ao dos relógios estamos a meter mais alto"mais mole...espero ter ajudado,cumprimentos.
A xte não tem essa afinação
nuno
mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
Assunto: Re: Amortecedor traseiro Qui Jul 19, 2012 11:19 am
Nuno_Dias escreveu:
mariomcarvalho escreveu:
mas a afinacao do mono traseiro não é feita com o condutor em cima da moto?
Porquê?
é a ideia que tenho. por habito era eu que fazia a afinacao dos amortecedores traseiros das minhas bikes de btt e o principio acaba por ser o mesmo pois a carga do amortecedor sem o teu peso e com o teu peso é diferente. dai a minha questão. não quer dizer que esteja correcta ou que tenha fundamento. é apenas por uma questão do peso que o amortecedor ira suportar, ficando assim o mono afinado para o peso do condutor. e isto sem falar no caso de teres malas laterais e/ou top case, pois é mais peso a acrescentar ao mono. a ideia é teres o peso com que a moto vai andar normalmente e a partir é que se faz a afinação do mono para mais soft ou mais hard.
eu encontrei isto num forum de enduro: "podes começar por afinar o afundamento do amortecedor - medes quanto é que a mota arreia entre estar descarregada e contigo em cima e afinas a pré-carga da mola para um valor de referência de 10 cm mas que pode mudar consoante o teu gosto
depois vais dar uma voltinha com uma chave de fendas no bolso para ir rodando os parafusos da compressão e distensão até chegar a um bom compromisso"
e mais isto
e neste link também fala nessa situação de afinar o amortecedor sentado embora seja mais adequado á competição, explica todos os passos e contas a fazer http://www.4strokes.com/tech/racesag.asp
lendeas
Moto : YAMAHA XT 600E 3TB 1990
Assunto: Re: Amortecedor traseiro Qui Jul 19, 2012 10:42 pm
Bem, após ter arranjado emprestada a chave 32mm eis o que fiz:
1º desapertei quase na totalidade a contraporca 2º desapertei a porca de ajuste (10x) 3º fui dar uma pequena volta e realmente já não senti os paralelos todos da estrada, ou seja, aprovou este método) de qualquer das formas agora no dia a dia é que realmente irei ver se desapertei demais ou de menos e ajustarei consoante a necessidade