Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Amortecedor traseiro

Ir para baixo 
+10
Moutinho
Jorge
Bob
Nuno_Dias
mariomcarvalho
Edgar
webmonstro
Jarod
Pmvpires
lendeas
14 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
lendeas
Amortecedor traseiro Star310
lendeas


Moto : YAMAHA XT 600E 3TB 1990

Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitimeQua Jul 18, 2012 10:47 pm

Boas people,

Pretendo saber como meter o meu amortecedor traseiro mais suave (menos duro) Amortecedor traseiro 546328

Quem me poderá dar umas dicas?

Obg
Ir para o topo Ir para baixo
Pmvpires
Amortecedor traseiro Star310
Pmvpires


Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitimeQua Jul 18, 2012 10:49 pm

Por acaso não dá para o por mais suave? A minha acho-a bastante suave....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
lendeas
Amortecedor traseiro Star310
lendeas


Moto : YAMAHA XT 600E 3TB 1990

Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitimeQua Jul 18, 2012 11:02 pm

Deve dar de certeza, a questão agora e saber como... Amortecedor traseiro 546328

O meu se estivesse um pouco mais suave gostava mais... Não sei mas acho que o anterior dono deve ter colocado o amortecedor mais duro por qualquer motivo...
Ir para o topo Ir para baixo
Jarod
Amortecedor traseiro Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitimeQua Jul 18, 2012 11:03 pm

Dá para ajustar a pré-carga da mola, isso ajuda de certeza. Amortecedor traseiro 353512

Agora não me perguntes como se faz, sei que está no manual mas não sei fazer. De motas percebo pouco mais que zero. Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
Pmvpires
Amortecedor traseiro Star310
Pmvpires


Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitimeQua Jul 18, 2012 11:07 pm

Acho que é através das duas porcas que estão ao fundo do amortecedor....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
webmonstro
Amortecedor traseiro Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitimeQua Jul 18, 2012 11:09 pm

Podes desapertar a porca e contra-porca que tem por baixo do amortecedor trazeiro
há uma ferramenta própria que vem no kit de ferramenta de origem
no manual explica isso

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
Amortecedor traseiro Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitimeQui Jul 19, 2012 1:20 am

Na XT600E mais recente é assim:
(e deve ser igual para a 3TB)

chave 32mm


Amortecedor traseiro Precargadamola
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
lendeas
Amortecedor traseiro Star310
lendeas


Moto : YAMAHA XT 600E 3TB 1990

Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitimeQui Jul 19, 2012 7:56 am

Obg edgar, agora tenho que arranjar é uma chave 32mm Amortecedor traseiro 449138
Abr
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
Amortecedor traseiro Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitimeQui Jul 19, 2012 8:49 am

mas a afinacao do mono traseiro não é feita com o condutor em cima da moto?
Ir para o topo Ir para baixo
lendeas
Amortecedor traseiro Star310
lendeas


Moto : YAMAHA XT 600E 3TB 1990

Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitimeQui Jul 19, 2012 10:00 am

Fonix, agora fiquei ainda mais confuso Amortecedor traseiro 680704
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_Dias
Amortecedor traseiro Star310
Nuno_Dias



Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitimeQui Jul 19, 2012 10:30 am

mariomcarvalho escreveu:
mas a afinacao do mono traseiro não é feita com o condutor em cima da moto?

Porquê?
Ir para o topo Ir para baixo
Bob
Amortecedor traseiro Star310
Bob


Moto : TÉNÉRÉ 660z 1996

Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitimeQui Jul 19, 2012 10:31 am

Boa explicação, eu também fiz o mesmolevei até ao limite a pré carga, desenrosquei a tal porca e depois ao desenroscar a maior a talpré carga"que é nada mais nada menos"do que fazer com que a mola fique mais "comprida", esta não está taõ comprimida ficando assim mais suave, mas alem disso logo por baixo tens outra porca mas esta em plástico preto e com uma numeração "de 1 a 4ou5"não interessa, o que conta é que quanto mais alto for o numero que regulamos mais suave fica.por norma ao metermos com o numero menor o comprtamento ou tempo de resposta é mais lento logo é o ideal para andar em estrada boa"sem boracos ou saltos,e ao contrário é para não sentirmos tanto as estradas mais irregulares ou "offroad" para sabermos se estamos a meter mais ou menos é só termos em atenção que se rodarmos no sentido contrário ao dos relógios estamos a meter mais alto"mais mole...espero ter ajudado,cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Amortecedor traseiro Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitimeQui Jul 19, 2012 10:54 am

Bob escreveu:
Boa explicação, eu também fiz o mesmolevei até ao limite a pré carga, desenrosquei a tal porca e depois ao desenroscar a maior a talpré carga"que é nada mais nada menos"do que fazer com que a mola fique mais "comprida", esta não está taõ comprimida ficando assim mais suave, mas alem disso logo por baixo tens outra porca mas esta em plástico preto e com uma numeração "de 1 a 4ou5"não interessa, o que conta é que quanto mais alto for o numero que regulamos mais suave fica.por norma ao metermos com o numero menor o comprtamento ou tempo de resposta é mais lento logo é o ideal para andar em estrada boa"sem boracos ou saltos,e ao contrário é para não sentirmos tanto as estradas mais irregulares ou "offroad" para sabermos se estamos a meter mais ou menos é só termos em atenção que se rodarmos no sentido contrário ao dos relógios estamos a meter mais alto"mais mole...espero ter ajudado,cumprimentos.

A xte não tem essa afinação


nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
mariomcarvalho
Amortecedor traseiro Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitimeQui Jul 19, 2012 11:19 am

Nuno_Dias escreveu:
mariomcarvalho escreveu:
mas a afinacao do mono traseiro não é feita com o condutor em cima da moto?

Porquê?

é a ideia que tenho. por habito era eu que fazia a afinacao dos amortecedores traseiros das minhas bikes de btt e o principio acaba por ser o mesmo pois a carga do amortecedor sem o teu peso e com o teu peso é diferente. dai a minha questão. não quer dizer que esteja correcta ou que tenha fundamento. é apenas por uma questão do peso que o amortecedor ira suportar, ficando assim o mono afinado para o peso do condutor. e isto sem falar no caso de teres malas laterais e/ou top case, pois é mais peso a acrescentar ao mono. a ideia é teres o peso com que a moto vai andar normalmente e a partir é que se faz a afinação do mono para mais soft ou mais hard.

eu encontrei isto num forum de enduro:
"podes começar por afinar o afundamento do amortecedor - medes quanto é que a mota arreia entre estar descarregada e contigo em cima e afinas a pré-carga da mola para um valor de referência de 10 cm mas que pode mudar consoante o teu gosto

depois vais dar uma voltinha com uma chave de fendas no bolso para ir rodando os parafusos da compressão e distensão até chegar a um bom compromisso"


e mais isto




e neste link também fala nessa situação de afinar o amortecedor sentado embora seja mais adequado á competição, explica todos os passos e contas a fazer
http://www.4strokes.com/tech/racesag.asp
Ir para o topo Ir para baixo
lendeas
Amortecedor traseiro Star310
lendeas


Moto : YAMAHA XT 600E 3TB 1990

Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitimeQui Jul 19, 2012 10:42 pm

Bem, após ter arranjado emprestada a chave 32mm eis o que fiz:

1º desapertei quase na totalidade a contraporca
2º desapertei a porca de ajuste (10x)
3º fui dar uma pequena volta e realmente já não senti os paralelos todos da estrada, ou seja, aprovou este método) de qualquer das formas agora no dia a dia é que realmente irei ver se desapertei demais ou de menos e ajustarei consoante a necessidade Amortecedor traseiro 84716

Obrigado a todos! Amortecedor traseiro 919911

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Amortecedor traseiro Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor traseiro   Amortecedor traseiro Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Amortecedor traseiro
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajustar o amortecedor traseiro da XT600E
» settings para o amortecedor traseiro TTR600
» Amortecedor traseiro tenere 660 de 97'
» Diário de uma XTZ 750
» amortecedor traseiro mais suave

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: