Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Proibição de circular fora de estrada?

Ir para baixo 
+3
Edgar
webmonstro
tintas72
7 participantes
AutorMensagem
tintas72
Proibição de circular fora de estrada? Star310
tintas72


Moto : Dr350Se

Proibição de circular fora de estrada? Empty
MensagemAssunto: Proibição de circular fora de estrada?   Proibição de circular fora de estrada? Icon_minitimeSeg Jul 02, 2012 10:16 pm

Boas pessoal,
Em meados de Julho vou dar uma volta pelo norte do país vou pela nacional 2 nas calmas depois venho seguindo um trajecto que tenho no gps.
Grande parte deste trajecto é em fora de estrada, não pretendo faze-lo na íntegra pois estou sozinho (o meu colega baldou-se), mas queria fazer algumas partes menos complicadas.
A minha duvida é se existe alguma proibição ou restrição á circulação devido aos incêndios ou por ser zonas protegidas, etc.
Não queria ter problemas com autoridades, se alguém souber de alguma coisa agradecia o esclarecimento.
Obrigado

Proibição de circular fora de estrada? 919911
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Proibição de circular fora de estrada? Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Proibição de circular fora de estrada? Empty
MensagemAssunto: Re: Proibição de circular fora de estrada?   Proibição de circular fora de estrada? Icon_minitimeSeg Jul 02, 2012 11:57 pm

tintas72 escreveu:
Boas pessoal,
Em meados de Julho vou dar uma volta pelo norte do país vou pela nacional 2 nas calmas depois venho seguindo um trajecto que tenho no gps.
Grande parte deste trajecto é em fora de estrada, não pretendo faze-lo na íntegra pois estou sozinho (o meu colega baldou-se), mas queria fazer algumas partes menos complicadas.
A minha duvida é se existe alguma proibição ou restrição á circulação devido aos incêndios ou por ser zonas protegidas, etc.
Não queria ter problemas com autoridades, se alguém souber de alguma coisa agradecia o esclarecimento.
Obrigado

Proibição de circular fora de estrada? 919911

Boas
Não vejo que vás fazer "fora de estrada " nota que o conceito de estrada não significa apenas alcatrão, os caminhos e estradões são regra geral caminhos públicos e ninguém te pode proibir
Se queres fazer campismo "selvagem" já é outra história,penso que não podes
Não vejo problema em relação a incendios desde que não faças fogueiras

Excepções serão terrenos particulares e parques naturais , a maioria dos caminhos particulares não têm sinalética própria e por isso podes entrar sem te aperceberes, eu de moto TT e moto4 por vezes acontece e se me apercebo evito futuramente andar lá

Quanto a parques naturais, a legislação pelo que sei diz que basicamente não podes andar lá, mas como o estado é o pior dos patrões, normalmente não tem sinalização e portanto se te aperceberes deves sair mas se fores apanhado podes dizer que não sabias pois provavelmente não sabias mesmo

Andando sozinho e em ritmo calmo duvido que tenhas grandes problemas
Penso que tambem não podes andar em rios e açudes (mesmo atravessando-os)

Nuno


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
Proibição de circular fora de estrada? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Proibição de circular fora de estrada? Empty
MensagemAssunto: Re: Proibição de circular fora de estrada?   Proibição de circular fora de estrada? Icon_minitimeTer Jul 03, 2012 1:10 am

Proibição de circular fora de estrada? 546328
acho que foi tudo dito Proibição de circular fora de estrada? 122298

não foi ?? Proibição de circular fora de estrada? 546328


mas cuidado com isso de andar fora de estrada sozinho...
ou simplesmente viajar sozinho...
tem riscos e devemos ir bem preparados para eventuais azares...

- furos
- quedas
- e mais 1000 e uma coisas...

eu levo sempre equipamento completo (botas de enduro)
kit de 1º socorros
e até um apito ao pescoço... para usar e pedir ajuda em caso de queda... pois se fracturarmos uma costela pode fazer uma diferença enorme...

mas há montes de coisas a ter em atenção quando circulamos sozinhos Proibição de circular fora de estrada? 72632
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
mariomcarvalho
Proibição de circular fora de estrada? Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Proibição de circular fora de estrada? Empty
MensagemAssunto: Re: Proibição de circular fora de estrada?   Proibição de circular fora de estrada? Icon_minitimeTer Jul 03, 2012 3:24 am

amigo de acordo com a experiencia que tenho no todo-terreno com o meu jipe, a proibição de circular em terrenos é entre 1 julho a 30 setembro. acho que o mesmo acontece em espanha. a gnr nao costuma facilitar muito isso mas como vais sozinho ninguem dá por isso

http://dre.pt/pdf1sdip/2011/04/07700/0234402344.pdf

Durante o período crítico, fica condicionado o acesso, a circulação e a permanência de pessoas e bens no interior das «zonas críticas», nas áreas submetidas a regime florestal e ainda nas áreas florestais sob gestão do Estado.

O acesso, a circulação e a permanência de pessoas e bens ficam condicionados quando se verifique o índice de risco de incêndio de níveis muito elevado e máximo. Nesse caso não é permitido aceder, circular e permanecer no interior das áreas referidas, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que as atravessam.

Quando se verifique o índice de risco de incêndio de nível elevado não é permitido, no interior das áreas referidas, circular com veículos motorizados nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que as atravessam.

Quando se verifique o índice de risco de incêndio de níveis elevado e superiores, todas as pessoas que circulem no interior das áreas referidas e nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que as atravessam ou delimitam estão obrigadas a identificar-se perante as entidades com competência em matéria de fiscalização.

Fora do período crítico, e desde que se verifique o índice de risco de incêndio de níveis muito elevado e máximo, não é permitido aceder, circular e permanecer no interior das áreas referidas, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que as atravessam.

podes ler o resto aqui




Última edição por mariomcarvalho em Qui Jul 05, 2012 4:50 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Proibição de circular fora de estrada? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Proibição de circular fora de estrada? Empty
MensagemAssunto: Re: Proibição de circular fora de estrada?   Proibição de circular fora de estrada? Icon_minitimeTer Jul 03, 2012 9:12 am

mariomcarvalho escreveu:
acho que o mesmo acontece em espanha.

Na Espanha é expressamente proibido andar fora de estrada Proibição de circular fora de estrada? 374590

todo o ano e todos os dias... Proibição de circular fora de estrada? 72632

CUIDADO com isso... são multas muito pesadas Proibição de circular fora de estrada? 374590


Proibição de circular fora de estrada? 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Nuno_Dias
Proibição de circular fora de estrada? Star310
Nuno_Dias



Proibição de circular fora de estrada? Empty
MensagemAssunto: Re: Proibição de circular fora de estrada?   Proibição de circular fora de estrada? Icon_minitimeTer Jul 03, 2012 9:29 am

Edgar escreveu:
mariomcarvalho escreveu:
acho que o mesmo acontece em espanha.

Na Espanha é expressamente proibido andar fora de estrada Proibição de circular fora de estrada? 374590

todo o ano e todos os dias... Proibição de circular fora de estrada? 72632

CUIDADO com isso... são multas muito pesadas Proibição de circular fora de estrada? 374590


Proibição de circular fora de estrada? 919911

Não é bem assim Edgar.
Não posso precisar mas estradas que tenham mais de 4 metros de largura, salvo erro pode-se circular sim!
Estão condicionados a umas determinadas medidas mas em algumas pode-se.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Proibição de circular fora de estrada? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Proibição de circular fora de estrada? Empty
MensagemAssunto: Re: Proibição de circular fora de estrada?   Proibição de circular fora de estrada? Icon_minitimeTer Jul 03, 2012 9:47 am

@Nuno_Dias

sim é isso mesmo... Proibição de circular fora de estrada? 353512



De qualquer das formas fica aqui um texto escrito por um Membro del Servicio de Protección de la Naturaleza de la Guardia Civil

foi escrito em resposta à região de Castilla e León... mas é adequada para a Espanha toda...

eu andei a ver formas de me divertir o ano passado durante a voltinha que fiz até aos picos... e só encontrei foi proibições Neutral

VER AQUI (é preciso paciência, para ler isto tudo):
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
odamA
Proibição de circular fora de estrada? Star310
odamA


Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

Proibição de circular fora de estrada? Empty
MensagemAssunto: Re: Proibição de circular fora de estrada?   Proibição de circular fora de estrada? Icon_minitimeTer Jul 03, 2012 3:22 pm

Tambem nao aconselho andares sozinho, pois andei anos só e sei, e hoje até é mais facil.....telele,gps,Spot, os "prontos de socorros" sao mais rapidos, muito mais informaçao, o tira duvidas...gogle...........e por ai. Proibição de circular fora de estrada? 353512


Proibido andar fora de estrada julgo que ficou tudo dito e esplicito.

Eu, ando, até tiro foto á placa, como Homem que sou, responsabilizo-me pelos meus actos.
Se for apanhado, sei que tudo o que diga, me pode prejudicar, pois se é proibido.
Poucos ou nenhum argumento me fale.


Mas ando devagar e paro para comer e se for Verao, nao levantar muito o pó, e parar para falar com os naturais.......para e ver se o caminho tem saida, ir a pé.

Bom com tanta escrita, eu queria era perguntar,

-...mas quando e para onde vais.?????????????

Responde em P.M se quizeres, que eu telefonote para combinar-mos, pode ser que ja tenha passado pelo teu itinerario e viramos ............. Proibição de circular fora de estrada? 353512
Ir para o topo Ir para baixo
http://espiritotenere.blogspot.com
tintas72
Proibição de circular fora de estrada? Star310
tintas72


Moto : Dr350Se

Proibição de circular fora de estrada? Empty
MensagemAssunto: Re: Proibição de circular fora de estrada?   Proibição de circular fora de estrada? Icon_minitimeQua Jul 04, 2012 12:33 am

Boas, obrigado pelas respostas a ideia é andar nas calmas sem arriscar muito, verificar a pé e se não der para passar volto para trás ou encontro alternativa.
Quanto a acampar só em parques de campismo e estou-me a preparar para furos e outras eventualidades.
Estive agora a colocar dois pneus novos, mas desconfiu que se furar fico lá, que trabalheira ,e foi aqui em casa o que será no meio do mato:parede:

Proibição de circular fora de estrada? 919911
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
Proibição de circular fora de estrada? Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Proibição de circular fora de estrada? Empty
MensagemAssunto: Re: Proibição de circular fora de estrada?   Proibição de circular fora de estrada? Icon_minitimeQui Jul 05, 2012 4:50 pm

período crítico

O periodo critico foi estabelecido pela portaria nº 196/2012 de 22 de Junho e vigora de 1 de Julho a 30 de Setembro, durante o qual “vigoram medidas e acções especiais de prevenção contra incêndios florestais” (Decreto-Lei nº 124/2006 com alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 17/2009)”.



Extrato do:
Decreto -Lei n.º 124/2006, de 28 de Junho
...

CAPÍTULO IV
Condicionamento de acesso, de circulação e de permanência
Artigo 22.º
Condicionamento
1 — Durante o período crítico, definido no artigo 3.º, fica condicionado o acesso, a circulação e a permanência
de pessoas e bens no interior das seguintes zonas:
a) Nas zonas críticas referidas no artigo 6.º;
b) Nas áreas submetidas a regime florestal e nas áreas florestais sob gestão do Estado;
c) Nas áreas onde exista sinalização correspondente a limitação de actividades.
2 — O acesso, a circulação e a permanência de pessoas e bens ficam condicionados nos seguintes termos:
a) Quando se verifique o índice de risco temporal de incêndio de níveis muito elevado e máximo, não é permitido
aceder, circular e permanecer no interior das áreas referidas no número anterior, bem como nos caminhos florestais,
caminhos rurais e outras vias que as atravessam;
b) Quando se verifique o índice de risco temporal de incêndio de nível elevado, não é permitido, no interior das
áreas referidas no número anterior, proceder à execução de trabalhos que envolvam a utilização de maquinaria sem
os dispositivos previstos no artigo 30.º, desenvolver quaisquer acções não relacionadas com as actividades florestal
e agrícola, bem como circular com veículos motorizados nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que
as atravessam;
...
Ir para o topo Ir para baixo
xtz750
Proibição de circular fora de estrada? Star310
xtz750



Proibição de circular fora de estrada? Empty
MensagemAssunto: Re: Proibição de circular fora de estrada?   Proibição de circular fora de estrada? Icon_minitimeQui Jul 05, 2012 6:10 pm

Sleep por isso mesmo vou "hibernar" até 30 de setembro Sleep
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Proibição de circular fora de estrada? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Proibição de circular fora de estrada? Empty
MensagemAssunto: Re: Proibição de circular fora de estrada?   Proibição de circular fora de estrada? Icon_minitimeQui Jul 05, 2012 6:56 pm

Boas...

Eu de 1 de Julho a 30 de Setembro, só vou andar em zonas que já arderam Proibição de circular fora de estrada? 296550
por isso não há perigo para ninguém...

alias... começa a ser difícil encontrar locais que ainda não arderam Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Proibição de circular fora de estrada? Empty
MensagemAssunto: Re: Proibição de circular fora de estrada?   Proibição de circular fora de estrada? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Proibição de circular fora de estrada?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Proibição de circular em Lx a carros antigos
» AX... Pela estrada Fora....
» XT660X fora de estrada
» escolha de nova mota para fora de estrada
» a minha mota de estrada (já não é de estrada) "PITA"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: Dicas Úteis; Navegação; Campismo,-
Ir para: