Levei numa oficina de solda especializada aqui da cidade ( www.sattisoldas.com.br) , falei com alguns mecânicos que trabalharam na oficina da autorizada da Yamaha e todos foram unânimes em dizer que praticamente todas as superteneres que eles conheciam tinham tido trincas no quadro. Somente as que não sofreram esforços maiores, as tratadas na sala de casa não tinham..., mas também me disseram que a solução que foi adotada era limpar, esmerilhhar e soldar, eles não recomendaram fazer nenhum reforço além da recuperação da solda, como dito , quanto mais solda mais riscos de gerar outras trincas, em resumo ou se faz o minímo necessário ou então o correto é trocar toda a peça do quadro por uma nova, pois a antiga pode estar com fadiga.
Levei no especialista de solda e fiquei esperando para avaliar..., ele olhou, olhou e disse, é fácil...uso solda tig com vareta um pouco mais resistente e vai ficar bom.
Ai perguntei sobre reforçar as demais soldas e colocar reforços de chapa adicionais, ele foi unânime em dizer que já havia recuperado várias e nunca colocou reforços e ou substitui as soldas, e aconselhou a não mexer se eu não fosse trocar a peça, confirmando as minhas suspeitas ,assim como as dos mecânicos que falei.
Em resumo, se não estiver trincado , não mecha, se estiver e não pretende zerar o quadro, faça somente a solda com recuperação da trinca no menor volume necessário.
Se quiser fazer o serviço para rodar o mundo, ai a solução melhor é conseguir um tubo quadrado com mais espessura que o original e remover os tubos antigos por NOVOS. mantendo as demais peças...
Enfim não é nada do outro mundo. ha o preço R$ 80 reais, equivalente a U$ 40 dolares para fazer a solda com vareta e solda tig. O contraponto é que eu terei que desmontar carenagens, banco, tanque, bateria e caixa de bateria e desligar CDI e o que tiver de eletrônico.... , isto ele não faz. Mas se for considerar que não precise retirar o motor
Na oficina especializada de solda tinha de tudo, de titâneo, inox, alumino, ferro fundido,...etc... tinha 2 motos em recuperação com quadro de aluminio, enfim os caras sabem o que vão fazer... fiquei mais tranquilo.
PS. comprei o suporte central para a Supertenere. http://www.manivela.com.br/produtos/detalhe/40 , depois que sofri para trocar os rolamentos das rodas e pastilhas dos freios, coisa que forcei lateralmente a moto e até pode ter originado a trinca, com o cavalete central é muito mais fácil, o único porem é que para trocar o filtro de óleo precisa remove-lo pelo tipo de encaixe. Estou para fazer uma viagem pelo país até o Jalapão, que é uma reserva muito bonita que fica a uns 2.800 km de onde moro, com muitas estradas de terrra, fiquei imaginando que sem o cavelete no meio da terra seria muito difícil trocar um pneu... Tive que ajustar uma das peças em L que vem para fixar o cavalete com lixadeira, pouca coisa no resto o produto é 10,
Até....