Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Reforçar Chassis SUper Té 750

Ir para baixo 
+7
vitorcosta
Nuno_Dias
Marco F.
kita
Edgar
Johnny_1056
Guerra
11 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Nuno_Dias
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Star310
Nuno_Dias



Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 11:00 am

Eu não percebo um Boi de mecãnica e engenharia motociclistica, mas estou com o Johnny...
Então os Engenheiros da yamaha e outras marcas não pensaram todos nesse tipo de situações?
Obviamente azar qualquer um pode ter. Eu ja vi uma Hayabusa que partiu o quadro num acidente a 30 kms/h, mas acho que isso não faz da mota nem do quadro uma porcaria.
São excepções...e não regra geral!
Se há coisa que eu nunca fiz nem farei numa mota minha é mexer no quadro! Mas nunca mesmo! Isso vai de certeza alterar o comprotamento ciclistico da mota...
Uma coisa é reparar caso tenha acontecido algo, agora como forma de prevenção?? Nunca...
Estamos "Só" a falar da parte mais importante de uma mota!

P.S. algum de vos ja reparou nas recomendações de um fabricante de capacetes, do género de Arai ou Shoei????
Nem autcolantes devem ser colados para não "mexer" ou altrerar as caracteristicas dos mesmos....Não deve ser porque lhes apetece escrever isso certo?

Just my 5 cents...
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 12:15 pm

Boas...

Se uma soldadura do quadro e partir... partiu-se e solda-se

Há muita coisa que não tem grande importância... fixação da traseira banco etc escapo etc

agora nesta zona é muito grave...
e é disto que tem acontecido...

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Thump_3052904chasisroto


porque depois é extremamente difícil soldar novamente... porque depois de soldado a soldadura arrefece e vai puxar ou empenar o trabalho... e o resultado é poder ficar com o quadro empenado...
ou seja... reforçar esta soldadura é fácil... repara-la é muito difícil...


e talvez o nome do topico seja desproporcional...
não é reforçar o quadro... mas sim algumas soldaduras (salvo erro são 4)

se falarem com este homem Trailworld um Guru da ST
e deu a volta ao mundo com uma ST durante 5 anos e 180mil kms
ele diz para o fazerem...
http://www.clubextportugal.com/t225-volta-ao-mundo-de-xtz-750-st?highlight=volta+ao+mundo+trailworld

e no Forum Trail Tenere são da opinião que se deve reforçar Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 645491

não quero estar a ser chato... mas assim que estiver alguns links para reforçar a minha opinião eu posto Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 353512


Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 12:40 pm

Boas;
Edgar, sem dúvida que o caso que mostras é bastante grave. Mas antes de tirar qualquer conclusão, deve-se analisar o uso que a moto teve e eventuais quedas ou esforços que o provocaram.
Por o chassis ter partido nesse ponto, não quer dizer que o problema seja efectivamente aí, pode dever-se a esforços exagerados que são transmitidos aí.
Tal como as suspensões, quando se tem a suspensão traseira demasiado rija, é normal que surjam problemas na frente. Muita gente se preocupa com o que fazer com a frente quando deve olhar para a traseira.

Já reparaste que o escape não tem a configuração original e está fixo num ponto que não o original? Só isso pode provocar esforço adicional, além de vibrações que não existiriam caso o escape mantivesse a sua fixação original. Só isso não deverá ser suficiente para provocar esse "estrago", mas pode ajudar.
O escape deve ter sido mudado de sítio para aumentar a capacidade de carga e talvez aí esteja a principal causa do problema.

Já tive algumas dores de cabeça com chassis, a 1ª TDM que passou por casa partiu o chassis acima da fixação do braço oscilante. A moto nunca teve quedas consideráveis. A única conclusão a que se conseguiu chegar, foi que talvez se tenha abusado da forma de usar a moto, principalmente quando se tentou fazer da TDM uma moto quase de corrida... Um amigo meu teve um problema semelhante com um utilização semelhante da moto.
Tudo isto não fez com que actualmente sejamos pela 2ª vez orgulhosos possuidores de TDM, e nem por isso lhes temos dado uma vida mansa.
Ir para o topo Ir para baixo
vitorcosta
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 4:26 pm

...tb sou da mesma opinião do Nuno e Johnny...e repito o que já disse em anteriores posts sobre trabalhos identicos... "se os nossos amigos de olhos em bico, depois de milhares de testes enviaram ca para fora uma determinada mota com x caracteristicas...quem somos nós para alterar um parafuso sequer?"

Cada mota antes de sair para produção em serie, tem anos de testes e milhares de redimensionamentos mecanicos. Só sai depois de terem a certeza de cada pormenor...que em conjunto fazem de uma mota uma maquina em equilibrio.

O mexer em que caracteristica for, vai desequilibrar o sistema...por isso muitas vezes se ouve falar em quadros partidos, motores partidos...ou sejam o resultado de desequilibrios que originaram pontos de rotura.

Esse quadro, o ter em certos locais "ferros mais finos", pode ser sinonimo de locais de dissipação elastica de forças...ou seja um local que em caso de situações limite de torção, por esse ponto ser menos rigido que outros, a mota torçe sem partir.

O ser rijo/forte não é sinonimo de "assim não parte"...muito pelo contrario, quando mais componente elastica tiver...menos risco tem de uma possivel ruptura.

Alé de o estarem a soldar algo no quadro, poderem estar a modificar as caracteristicas do metal do quadro...e provavelmente a arranjar ainda mais zonas rigidas (sem componente elastica) devido á tempera do metal.

Não te guies pelos relatos de motas que partiram quadros...pois nao sabes o historial delas...se calhar nem os donos delas sabem. Sabem lá se a mota já nao sofreu no passado algum acidente que fragilizou o quadro? ou se o proprio dono não se entreteu tb a tentar "inovar" o quadro....

É um pouco como o motivo pelo qual deviamos trocar de capacete cada vez que ele sofresse uma pancada...mesmo que nao deixe marcas.
O capacete não so protege como absorve impactos...mais uma vez com uma componente elastica e a sua capacidade de compressão (aborver energia).
Se o capacete cair ao chao..ira haver uma zona que vai absorver o impacto, se tivermos o azar de num acidente bater novamente com essa zona ...ja nao nos vai proteger a 100% pois a zona não terá a mesma capacidade inicial de absorver a energia do impacto.

No quadro pode se passar o mesmo. Por isso o receio de quem percebe de mecanica comprar motas acidentadas.

Aconselho a lerem um pouco sobre as componentes elásticas e plásticas dos metais e soldaduras controladas ...se quiserem devo ainda la ter em casa sebentas do ISEL para lerem um pouco sobre isso. Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 353512

(já parece um testamento...lol Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 353512 )

Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 5:17 pm

Boas...

para evitar isto

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Thump_3052904chasisroto


Faz-se isto: (isto é o tal reforço... faz-se dum lado e doutro)

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 4883336img4901


Não sei até que ponto é perder tempo e dinheiro ou o inverso...
mas levar uma Super Tenere para o Baja com um menino chamado Guerra a dar gatilho Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 546328

não sei o que é melhor... Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 680704

para as voltinhas de fim de semana... acho tempo e dinheiro perdido...


Quem se lembra do GRANDE GUERRA Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 656644 Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 656644

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Salto



E na perseguição do Amigo Jorge (no inicio)
mas é sempre a dar...
é para isto mas a dar com mais força Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 947804 que esta conversa nasceu




Aiiii este ano com a Super Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 2055744355
vamos ter os cavalos que faltou o ano passado Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 1978086825 Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 695684 Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 947804


Grande GUERRA Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 992657858
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
odamA
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Star310
odamA


Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 5:57 pm

Então aqui vai a minha opinião, nao mexas, se partir coloca novo, Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 296550 eu so iria reforçar a minha moto, o quadro, se tivesse intençao de colocar mais carga, Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 122298 para uma viagem no alcatrao................. ou atrelar, ou colocar bicicleta, ou skate..........para o quer que seja o uso ele aguenta, Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 353512 claro está se ainda nunca caiu, se nunca levou um encosto de um carro ou outra moto, Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 909462 ......julgo que o melhor destes quatros (com uns bons anos e muito bons engenheiros e tecnicos e ate a maneira como se construiam as motos, mais "artesanal", que hoje....) ate é a sua "elasticidade/dureza/durabilidade".........sim mais pesado dos de hoje em dia.....blá.

E se depois de reforçar-lo ele partir ?

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 546328


Anda com ela (a moto) que a ideia (reforçar chassis) passa Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 796959
Ir para o topo Ir para baixo
http://espiritotenere.blogspot.com
devilpark
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Star310



Moto : -

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 9:09 pm

E em relação ao testemunho do Brasil, que falava do parafuso de fixação do motor,
já alguém o "torquiou" ? Conheço pouco da ST e não faço ideia de que parafuso é esse!
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 21, 2012 12:31 am

devilpark escreveu:
"torquiou" ?

Torquiou ou Torquear... é apertar ou reapertar ACHO EU... Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 546328
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
devilpark
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Star310



Moto : -

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 21, 2012 1:54 am

Edgar escreveu:
devilpark escreveu:
"torquiou" ?

Torquiou ou Torquear... é apertar ou reapertar ACHO EU... Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 546328

Boas Edgar! Eu também acho que seja apertar/reapertar. A minha duvida é mesmo sobre o parafuso em questão.
Ou seja, que raio de parafuso eles se referem?
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 21, 2012 2:27 am

Estou em querer que seja o parafuso comprido para caraças que entra neste dois pequenos tubos que podemos ver na zona do quadro que está dentro do circulo vermelho...

O que me dá a entender... que esta zona do quadro suporta grande parte do peso do motor
é uma das fixações do motor... Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 546328

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 4883336img4901

mas no inicio da semana vou postar um pedido de ajuda no Forum da ST sobre isto Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 353512
pois sempre que aparece alguema postar que vai reforçar o quadro... Suspect
ninguém diz que é dinheiro jogado fora Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 546328
para o meio da semana já devo ter mais noticias sobre isto Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 546328 ou assim espero Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 546328


Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
zébuscapé
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Star310
zébuscapé



Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 22, 2012 12:09 am

Olá ou "Boas" como dizem por estes lados...

Acabei de adquirir uma XTZ 750 1997, e bem , ainda não esta quebrado o quadro, mas todos que conheço e que rodaram com a moto ou já quebrou e foi soldado, ou compraram com o quadro reforçado...

Em resumo , se não quebrou vai quebrar.. olhei bem a minha e não esta quebrado, mas tem corrosão junto a algumas soldas que vou inspecionar melhor, pois pretendo viajar uns 15 mil kms e considero melhor corrigir reforçando o quadro que ter que fazer alguma solda pelo caminho..., mas eu não vejo isto com receio de mudar não...

Pelo que observei, trabalho com manutenção industrial em plantas petroquímicas daqui do Brasil e conheço de soldagem, o que me parece são trincas na região que é chamada de ZTA Zona térmicamente afetada...
Provávelmente por um procedimento ruim de soldagem, pela qualidade da solda que vi, do tipo MIG, fica umas falhas que com o peso e o passar do tempo fizeram seu estrago...

Em resumo concordo em reforçar o quadro SIM. Vou procurar a melhor situação, talvez até refazer a soldagem , vamos ver... afinal ainda não tenho pretensões de andar no off road com ela, mas se fosse faria.

Até...
Ir para o topo Ir para baixo
vitorcosta
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 22, 2012 11:14 am

zébuscapé escreveu:
Olá ou "Boas" como dizem por estes lados...

Acabei de adquirir uma XTZ 750 1997, e bem , ainda não esta quebrado o quadro, mas todos que conheço e que rodaram com a moto ou já quebrou e foi soldado, ou compraram com o quadro reforçado...

Em resumo , se não quebrou vai quebrar.. olhei bem a minha e não esta quebrado, mas tem corrosão junto a algumas soldas que vou inspecionar melhor, pois pretendo viajar uns 15 mil kms e considero melhor corrigir reforçando o quadro que ter que fazer alguma solda pelo caminho..., mas eu não vejo isto com receio de mudar não...

Pelo que observei, trabalho com manutenção industrial em plantas petroquímicas daqui do Brasil e conheço de soldagem, o que me parece são trincas na região que é chamada de ZTA Zona térmicamente afetada...
Provávelmente por um procedimento ruim de soldagem, pela qualidade da solda que vi, do tipo MIG, fica umas falhas que com o peso e o passar do tempo fizeram seu estrago...

Em resumo concordo em reforçar o quadro SIM. Vou procurar a melhor situação, talvez até refazer a soldagem , vamos ver... afinal ainda não tenho pretensões de andar no off road com ela, mas se fosse faria.

Até...

...por este post lembrei-me de algo que ouvi em tempos. As Ténéres iguais á minha ( 3AJ ...no Brasil com outra designação) no brasil, são completamente diferentes a nível de contrução das feitas na europa. Muito mais frágeis no Brasil...será que as Super Tés tb não terão alguma diferença na construção que poderão dar nesse resultado de fracturas de quadros?? é que pelo que vejo, as quebras sem razao aparente são pricipalmente no Brasil... as outras têm sempre associadas algo que fez com que o quadro quebrasse...
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 22, 2012 12:08 pm

Boas;
Zébuscapé, poruqe é que compraste uma moto que parte chassis???

Ao longo da vida conheci diversas Super Ténéré, algumas com utilizações bastante extremas e não conheço chassis partidos...

Vitorcosta, penso que as Ténéré 600 "iguais" à tua chegaram a ser feitas no Brasil, daí as diferenças.
Ir para o topo Ir para baixo
Guerra
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Star310
Guerra



Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 22, 2012 9:39 pm

Edgar escreveu:


e talvez o nome do topico seja desproporcional...
não é reforçar o quadro... mas sim algumas soldaduras (salvo erro são 4)

se falarem com este homem Trailworld um Guru da ST
e deu a volta ao mundo com uma ST durante 5 anos e 180mil kms
ele diz para o fazerem...
http://www.clubextportugal.com/t225-volta-ao-mundo-de-xtz-750-st?highlight=volta+ao+mundo+trailworld

e no Forum Trail Tenere são da opinião que se deve reforçar Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 645491

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 919911

Edgar, as tuas fotos não estão a aparecer (só aparece aquela do chassis partido!)

Acho que vou seguir os conselhos dos experts em Super-Tés.
Eu percebo toda a questão do "Não alterar o fruto de anos de testes e pesquisa"...percebo a questão das "zonas elásticas" e tudo isso. E compreendo que em 99,999% dos casos talvez seja mesmo melhor não mexer.
Mas se os experts em Super-ténéres (reparem...não são mecânicos nem experts em motos no geral...são utilizadores deste modelo específico) aconselham a fazer o reforço, é porque vale a pena.

Claro que os mecânicos estudam muito e desenham e redesenham... mas a moto tem quase 20 anos. Não me digam que é perfeita Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 1520770646
E se calhar nos 500 testes que fizeram simplesmente não contaram com excesso de carga, ou o peso da idade, ou isto ou aquilo... Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 546328

A primeira pessoa que me falou de quadros partidos foi o meu mecânico...quando apareci com a 750 ele disse-me: "Olha...agora vais ser estradista!?"
E eu: "Han...? Com uma super-té! Peter Hansel! Tás doido?!"
Ele: "Vais fazer com isto o que fazias com a 660, vais acabar a partir o quadro..."

E assim começou o meu terror... Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 449138
Além disso não é novidade nenhuma que os "mecânicos" lançam cá para fora motos que TODA a gente sabe que tem o defeito A ou B... quer sejam peças que vão à vida com facilidade, ou discos de travão pequenos de mais para a velocidade/peso da moto, protecção aerodinâmica original horrível, tendência para desafinar, etc...
Isto são erros/descuidos/negligência dos mecânicos, suponho. Não podemos por as mãos no fogo por eles Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 449138

Edgar, tenta meter a foto do processo de reparação porque não aparece Suspect

Obrigado a todos pelas vossas opiniões!
Ainda não decidi a 100% o que vou fazer, mas acho que vou seguir o meu instinto original...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
Johnny_1056
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 22, 2012 9:57 pm

Boas;
Guerra, já agora, quando puderes, pergunta ao teu mecânico quantos problemas de chassis partidos é que ele já resolveu.

Outra coisa, se não confias no mecânico, muda de mecânico. Não concebo a ideia de entregar um veículo extremamente delicado a alguém em quem eu não confio e que pode pôr a minha integridade física em risco.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Reforçar Chassis SUper Té 750
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Super Lua & Super Tejo
» Super Tenere 2013 vs Super Tenere WorldCrosser 2013
» Cuidar da Super Té
» Super Tenerê 750
» Super Tenerê 750

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: