Assunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750 Sex Abr 20, 2012 11:00 am
Eu não percebo um Boi de mecãnica e engenharia motociclistica, mas estou com o Johnny... Então os Engenheiros da yamaha e outras marcas não pensaram todos nesse tipo de situações? Obviamente azar qualquer um pode ter. Eu ja vi uma Hayabusa que partiu o quadro num acidente a 30 kms/h, mas acho que isso não faz da mota nem do quadro uma porcaria. São excepções...e não regra geral! Se há coisa que eu nunca fiz nem farei numa mota minha é mexer no quadro! Mas nunca mesmo! Isso vai de certeza alterar o comprotamento ciclistico da mota... Uma coisa é reparar caso tenha acontecido algo, agora como forma de prevenção?? Nunca... Estamos "Só" a falar da parte mais importante de uma mota!
P.S. algum de vos ja reparou nas recomendações de um fabricante de capacetes, do género de Arai ou Shoei???? Nem autcolantes devem ser colados para não "mexer" ou altrerar as caracteristicas dos mesmos....Não deve ser porque lhes apetece escrever isso certo?
Just my 5 cents...
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750 Sex Abr 20, 2012 12:15 pm
Boas...
Se uma soldadura do quadro e partir... partiu-se e solda-se
Há muita coisa que não tem grande importância... fixação da traseira banco etc escapo etc
agora nesta zona é muito grave... e é disto que tem acontecido...
porque depois é extremamente difícil soldar novamente... porque depois de soldado a soldadura arrefece e vai puxar ou empenar o trabalho... e o resultado é poder ficar com o quadro empenado... ou seja... reforçar esta soldadura é fácil... repara-la é muito difícil...
e talvez o nome do topico seja desproporcional... não é reforçar o quadro... mas sim algumas soldaduras (salvo erro são 4)
se falarem com este homem Trailworld um Guru da ST e deu a volta ao mundo com uma ST durante 5 anos e 180mil kms ele diz para o fazerem... http://www.clubextportugal.com/t225-volta-ao-mundo-de-xtz-750-st?highlight=volta+ao+mundo+trailworld
e no Forum Trail Tenere são da opinião que se deve reforçar
não quero estar a ser chato... mas assim que estiver alguns links para reforçar a minha opinião eu posto
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750 Sex Abr 20, 2012 12:40 pm
Boas; Edgar, sem dúvida que o caso que mostras é bastante grave. Mas antes de tirar qualquer conclusão, deve-se analisar o uso que a moto teve e eventuais quedas ou esforços que o provocaram. Por o chassis ter partido nesse ponto, não quer dizer que o problema seja efectivamente aí, pode dever-se a esforços exagerados que são transmitidos aí. Tal como as suspensões, quando se tem a suspensão traseira demasiado rija, é normal que surjam problemas na frente. Muita gente se preocupa com o que fazer com a frente quando deve olhar para a traseira.
Já reparaste que o escape não tem a configuração original e está fixo num ponto que não o original? Só isso pode provocar esforço adicional, além de vibrações que não existiriam caso o escape mantivesse a sua fixação original. Só isso não deverá ser suficiente para provocar esse "estrago", mas pode ajudar. O escape deve ter sido mudado de sítio para aumentar a capacidade de carga e talvez aí esteja a principal causa do problema.
Já tive algumas dores de cabeça com chassis, a 1ª TDM que passou por casa partiu o chassis acima da fixação do braço oscilante. A moto nunca teve quedas consideráveis. A única conclusão a que se conseguiu chegar, foi que talvez se tenha abusado da forma de usar a moto, principalmente quando se tentou fazer da TDM uma moto quase de corrida... Um amigo meu teve um problema semelhante com um utilização semelhante da moto. Tudo isto não fez com que actualmente sejamos pela 2ª vez orgulhosos possuidores de TDM, e nem por isso lhes temos dado uma vida mansa.
vitorcosta
Moto : XT600Z Ténéré
Assunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750 Sex Abr 20, 2012 4:26 pm
...tb sou da mesma opinião do Nuno e Johnny...e repito o que já disse em anteriores posts sobre trabalhos identicos... "se os nossos amigos de olhos em bico, depois de milhares de testes enviaram ca para fora uma determinada mota com x caracteristicas...quem somos nós para alterar um parafuso sequer?"
Cada mota antes de sair para produção em serie, tem anos de testes e milhares de redimensionamentos mecanicos. Só sai depois de terem a certeza de cada pormenor...que em conjunto fazem de uma mota uma maquina em equilibrio.
O mexer em que caracteristica for, vai desequilibrar o sistema...por isso muitas vezes se ouve falar em quadros partidos, motores partidos...ou sejam o resultado de desequilibrios que originaram pontos de rotura.
Esse quadro, o ter em certos locais "ferros mais finos", pode ser sinonimo de locais de dissipação elastica de forças...ou seja um local que em caso de situações limite de torção, por esse ponto ser menos rigido que outros, a mota torçe sem partir.
O ser rijo/forte não é sinonimo de "assim não parte"...muito pelo contrario, quando mais componente elastica tiver...menos risco tem de uma possivel ruptura.
Alé de o estarem a soldar algo no quadro, poderem estar a modificar as caracteristicas do metal do quadro...e provavelmente a arranjar ainda mais zonas rigidas (sem componente elastica) devido á tempera do metal.
Não te guies pelos relatos de motas que partiram quadros...pois nao sabes o historial delas...se calhar nem os donos delas sabem. Sabem lá se a mota já nao sofreu no passado algum acidente que fragilizou o quadro? ou se o proprio dono não se entreteu tb a tentar "inovar" o quadro....
É um pouco como o motivo pelo qual deviamos trocar de capacete cada vez que ele sofresse uma pancada...mesmo que nao deixe marcas. O capacete não so protege como absorve impactos...mais uma vez com uma componente elastica e a sua capacidade de compressão (aborver energia). Se o capacete cair ao chao..ira haver uma zona que vai absorver o impacto, se tivermos o azar de num acidente bater novamente com essa zona ...ja nao nos vai proteger a 100% pois a zona não terá a mesma capacidade inicial de absorver a energia do impacto.
No quadro pode se passar o mesmo. Por isso o receio de quem percebe de mecanica comprar motas acidentadas.
Aconselho a lerem um pouco sobre as componentes elásticas e plásticas dos metais e soldaduras controladas ...se quiserem devo ainda la ter em casa sebentas do ISEL para lerem um pouco sobre isso.
(já parece um testamento...lol )
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750 Sex Abr 20, 2012 5:17 pm
Boas...
para evitar isto
Faz-se isto: (isto é o tal reforço... faz-se dum lado e doutro)
Não sei até que ponto é perder tempo e dinheiro ou o inverso... mas levar uma Super Tenere para o Baja com um menino chamado Guerra a dar gatilho
não sei o que é melhor...
para as voltinhas de fim de semana... acho tempo e dinheiro perdido...
Quem se lembra do GRANDE GUERRA
E na perseguição do Amigo Jorge (no inicio) mas é sempre a dar... é para isto mas a dar com mais força que esta conversa nasceu
Aiiii este ano com a Super vamos ter os cavalos que faltou o ano passado
Grande GUERRA
odamA
Moto : XT 660 Z Ténéré 2008
Assunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750 Sex Abr 20, 2012 5:57 pm
Então aqui vai a minha opinião, nao mexas, se partir coloca novo, eu so iria reforçar a minha moto, o quadro, se tivesse intençao de colocar mais carga, para uma viagem no alcatrao................. ou atrelar, ou colocar bicicleta, ou skate..........para o quer que seja o uso ele aguenta, claro está se ainda nunca caiu, se nunca levou um encosto de um carro ou outra moto, ......julgo que o melhor destes quatros (com uns bons anos e muito bons engenheiros e tecnicos e ate a maneira como se construiam as motos, mais "artesanal", que hoje....) ate é a sua "elasticidade/dureza/durabilidade".........sim mais pesado dos de hoje em dia.....blá.
E se depois de reforçar-lo ele partir ?
Anda com ela (a moto) que a ideia (reforçar chassis) passa
devilpark
Moto : -
Assunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750 Sex Abr 20, 2012 9:09 pm
E em relação ao testemunho do Brasil, que falava do parafuso de fixação do motor, já alguém o "torquiou" ? Conheço pouco da ST e não faço ideia de que parafuso é esse!
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750 Sáb Abr 21, 2012 12:31 am
devilpark escreveu:
"torquiou" ?
Torquiou ou Torquear... é apertar ou reapertar ACHO EU...
devilpark
Moto : -
Assunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750 Sáb Abr 21, 2012 1:54 am
Edgar escreveu:
devilpark escreveu:
"torquiou" ?
Torquiou ou Torquear... é apertar ou reapertar ACHO EU...
Boas Edgar! Eu também acho que seja apertar/reapertar. A minha duvida é mesmo sobre o parafuso em questão. Ou seja, que raio de parafuso eles se referem?
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750 Sáb Abr 21, 2012 2:27 am
Estou em querer que seja o parafuso comprido para caraças que entra neste dois pequenos tubos que podemos ver na zona do quadro que está dentro do circulo vermelho...
O que me dá a entender... que esta zona do quadro suporta grande parte do peso do motor é uma das fixações do motor...
mas no inicio da semana vou postar um pedido de ajuda no Forum da ST sobre isto pois sempre que aparece alguema postar que vai reforçar o quadro... ninguém diz que é dinheiro jogado fora para o meio da semana já devo ter mais noticias sobre isto ou assim espero
zébuscapé
Assunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750 Dom Abr 22, 2012 12:09 am
Olá ou "Boas" como dizem por estes lados...
Acabei de adquirir uma XTZ 750 1997, e bem , ainda não esta quebrado o quadro, mas todos que conheço e que rodaram com a moto ou já quebrou e foi soldado, ou compraram com o quadro reforçado...
Em resumo , se não quebrou vai quebrar.. olhei bem a minha e não esta quebrado, mas tem corrosão junto a algumas soldas que vou inspecionar melhor, pois pretendo viajar uns 15 mil kms e considero melhor corrigir reforçando o quadro que ter que fazer alguma solda pelo caminho..., mas eu não vejo isto com receio de mudar não...
Pelo que observei, trabalho com manutenção industrial em plantas petroquímicas daqui do Brasil e conheço de soldagem, o que me parece são trincas na região que é chamada de ZTA Zona térmicamente afetada... Provávelmente por um procedimento ruim de soldagem, pela qualidade da solda que vi, do tipo MIG, fica umas falhas que com o peso e o passar do tempo fizeram seu estrago...
Em resumo concordo em reforçar o quadro SIM. Vou procurar a melhor situação, talvez até refazer a soldagem , vamos ver... afinal ainda não tenho pretensões de andar no off road com ela, mas se fosse faria.
Até...
vitorcosta
Moto : XT600Z Ténéré
Assunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750 Dom Abr 22, 2012 11:14 am
zébuscapé escreveu:
Olá ou "Boas" como dizem por estes lados...
Acabei de adquirir uma XTZ 750 1997, e bem , ainda não esta quebrado o quadro, mas todos que conheço e que rodaram com a moto ou já quebrou e foi soldado, ou compraram com o quadro reforçado...
Em resumo , se não quebrou vai quebrar.. olhei bem a minha e não esta quebrado, mas tem corrosão junto a algumas soldas que vou inspecionar melhor, pois pretendo viajar uns 15 mil kms e considero melhor corrigir reforçando o quadro que ter que fazer alguma solda pelo caminho..., mas eu não vejo isto com receio de mudar não...
Pelo que observei, trabalho com manutenção industrial em plantas petroquímicas daqui do Brasil e conheço de soldagem, o que me parece são trincas na região que é chamada de ZTA Zona térmicamente afetada... Provávelmente por um procedimento ruim de soldagem, pela qualidade da solda que vi, do tipo MIG, fica umas falhas que com o peso e o passar do tempo fizeram seu estrago...
Em resumo concordo em reforçar o quadro SIM. Vou procurar a melhor situação, talvez até refazer a soldagem , vamos ver... afinal ainda não tenho pretensões de andar no off road com ela, mas se fosse faria.
Até...
...por este post lembrei-me de algo que ouvi em tempos. As Ténéres iguais á minha ( 3AJ ...no Brasil com outra designação) no brasil, são completamente diferentes a nível de contrução das feitas na europa. Muito mais frágeis no Brasil...será que as Super Tés tb não terão alguma diferença na construção que poderão dar nesse resultado de fracturas de quadros?? é que pelo que vejo, as quebras sem razao aparente são pricipalmente no Brasil... as outras têm sempre associadas algo que fez com que o quadro quebrasse...
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750 Dom Abr 22, 2012 12:08 pm
Boas; Zébuscapé, poruqe é que compraste uma moto que parte chassis???
Ao longo da vida conheci diversas Super Ténéré, algumas com utilizações bastante extremas e não conheço chassis partidos...
Vitorcosta, penso que as Ténéré 600 "iguais" à tua chegaram a ser feitas no Brasil, daí as diferenças.
Guerra
Assunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750 Dom Abr 22, 2012 9:39 pm
Edgar escreveu:
e talvez o nome do topico seja desproporcional... não é reforçar o quadro... mas sim algumas soldaduras (salvo erro são 4)
se falarem com este homem Trailworld um Guru da ST e deu a volta ao mundo com uma ST durante 5 anos e 180mil kms ele diz para o fazerem... http://www.clubextportugal.com/t225-volta-ao-mundo-de-xtz-750-st?highlight=volta+ao+mundo+trailworld
e no Forum Trail Tenere são da opinião que se deve reforçar
Edgar, as tuas fotos não estão a aparecer (só aparece aquela do chassis partido!)
Acho que vou seguir os conselhos dos experts em Super-Tés. Eu percebo toda a questão do "Não alterar o fruto de anos de testes e pesquisa"...percebo a questão das "zonas elásticas" e tudo isso. E compreendo que em 99,999% dos casos talvez seja mesmo melhor não mexer. Mas se os experts em Super-ténéres (reparem...não são mecânicos nem experts em motos no geral...são utilizadores deste modelo específico) aconselham a fazer o reforço, é porque vale a pena.
Claro que os mecânicos estudam muito e desenham e redesenham... mas a moto tem quase 20 anos. Não me digam que é perfeita E se calhar nos 500 testes que fizeram simplesmente não contaram com excesso de carga, ou o peso da idade, ou isto ou aquilo...
A primeira pessoa que me falou de quadros partidos foi o meu mecânico...quando apareci com a 750 ele disse-me: "Olha...agora vais ser estradista!?" E eu: "Han...? Com uma super-té! Peter Hansel! Tás doido?!" Ele: "Vais fazer com isto o que fazias com a 660, vais acabar a partir o quadro..."
E assim começou o meu terror... Além disso não é novidade nenhuma que os "mecânicos" lançam cá para fora motos que TODA a gente sabe que tem o defeito A ou B... quer sejam peças que vão à vida com facilidade, ou discos de travão pequenos de mais para a velocidade/peso da moto, protecção aerodinâmica original horrível, tendência para desafinar, etc... Isto são erros/descuidos/negligência dos mecânicos, suponho. Não podemos por as mãos no fogo por eles
Edgar, tenta meter a foto do processo de reparação porque não aparece
Obrigado a todos pelas vossas opiniões! Ainda não decidi a 100% o que vou fazer, mas acho que vou seguir o meu instinto original...
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750 Dom Abr 22, 2012 9:57 pm
Boas; Guerra, já agora, quando puderes, pergunta ao teu mecânico quantos problemas de chassis partidos é que ele já resolveu.
Outra coisa, se não confias no mecânico, muda de mecânico. Não concebo a ideia de entregar um veículo extremamente delicado a alguém em quem eu não confio e que pode pôr a minha integridade física em risco.