Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Cuidar da Super Té

Ir para baixo 
3 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
danfmc
Cuidar da Super Té Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitimeTer Dez 01, 2015 8:01 pm

Hoje foi dia de cuidar da Super. Aviso desde já que ainda não há fotos!

Depois de ter ido passear a Fronteira no Sábado para ver pela primeira vez como é o ambiente nas 24h de Fronteira (e que espetáculo que é!), hoje foi dia de dar atenção à máquina. Carradas de pó que tinha, a roda traseira estava que nem se via o alumínio com tanto pó, lubrificante de corrente e pó dos travões que tinha, moscas e mosquitos agarrados à viseira e faróis, a top case que era preta e ficou amarela... Sendo assim, levou um banho e dos grandes. Primeiro, corrente bem lavada com petróleo. De seguida, roda passada com spray para jantes de carros e após isso, corrente bem lubrificada. Essa parte ficou tratada. Depois, foi dar-lhe um banho à pressão e secar.
Fase seguinte: desmontar as Crash Bars. Como alguns já viram em fotos, tenho umas Hepco & Becker. Com elas, percebo o sentido do nome inglês, porque partem-se nas soldas por tudo e por nada, penso eu que só pela trepidação do motor. Preferia ter umas Safety Bars Cuidar da Super Té 1130193320 Seguindo, a barra do lado esquerdo já tinha sido retirada e soldada na 5ª Feira passada, e novamente montada para seguir para Fronteira, mesmo sem ser pintada. Por isso hoje foi desmontada e pintada, e aproveito para pintar a da direita também, ao menos ficam iguais. Por hoje foi tudo.

Nas próximas semanas vai estar parada, vai precisar de mais mimos, que vai ter! Os próximos passos são desmontar as carenagens da frente todas, retirar o depósito e o banco, dar uma sopradela aos filtros de ar (têm 5000km, 99% em alcatrão) e depois vem o grande trabalho que tenho para fazer: rever o sistema eléctrico. Tenho uma bateria nova, mas o regulador de corrente está na sucata. Vem um novo a caminho, do tipo mosfet, para ser instalado no sítio do velho, que não é assim tão velho (não é o de origem, sem alhetas de arrefecimento, é um shingenden SH qq coisa, já com alhetas, deve ser do género dos mais recentes das XTZ 750). Para não queimar nem a bateria, nem o regulador, vou verificar a instalação toda a ver se há algum curto-circuito a lixar tudo (aceita-se dicas e sugestões). Vou acrescentar uma 2ª ligação à massa, desta feita ao quadro. Também vou acrescentar uma caixa de fusíveis para ligar os vários acessórios que já tenho, tenho é que estudar onde (aceito sugestões). Nessa caixa de fusíveis vou ligar os punhos aquecidos, os faróis auxiliares (led), um relógio, um voltímetro e um termómetro, e os faróis da mota. Falo em ligar os faróis da mota, porque encomendei uma cablagem nova que liga directamente na bateria (neste caso liga à caixa de fusíveis), e a dois relés que ligam à cablagem de origem dos faróis. Faço isto porque tenho tido problemas com os faróis, por vezes fazem mau contacto. Tenho o regulador debaixo do banco, é melhor muda-lo de sítio ou está bem onde está? E ponho-lhe uma ventoinha por cima (de 12v, tipo as dos computadores) ou não vale a pena?
Vou fabricar um suporte para os interruptores que já adicionei. Tenho dois interruptores montados no guiador, um para ligar a ventoinha do radiador, e outro para ligar as luzes auxiliares. Vou cortar-lhes as argolas onde entra o guiador, e vou cola-los a uma chapinha que os vai suportar. A ideia é fazer o suporte acoplar ao espelho. Vou acrescentar também um interruptor para um sistema de olear a corrente, de que falarei depois.
Vou fabricar um suporte onde vou por o relógio, o voltímetro e o termómetro, junto ao painel de instrumentos. Nao os quero por na moldura do painel de instrumentos, porque são de encaixe e não quero alterar o plástico com furos e buracos.
Quanto ao sistema de olear a corrente, já tenho todos os componentes. O sistema vai ser composto por um interruptor, um depósito  para o óleo (depósito de água do radiador da DT-LC), um motor dos esguichos de um carro, mangueira e duas agulhas de seringa, que vão ficar junto à cremalheira. Já testei tudo, testei com óleo de motor (opiniões sobre se é mau ou bom a lubrificar correntes agradecem-se) e sai um pequeno esguicho de óleo pelas agulhas, ideal para lubrificar a corrente, a meu ver. Aceito opiniões sobre onde colocar o depósito do óleo (pensei em por debaixo do banco, também 0,5L de óleo dão para muito tempo). A ideia é dar um esguicho de óleo quando vou a chegar a casa, de 100 em 100km, ou algumas vezes em passeios maiores, mas é fácil ajustar os intervalos, é só ver o estado da corrente.
E por agora é só o que está programado, e já é bastante para mim!
Novamente, aceita-se opiniões quanto aos procedimentos a fazer.

E por fim...xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii tanta letra sem fotos! Mas as fotos vão aparecer!
Um bem haja,
Daniel
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Cuidar da Super Té Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitimeQui Dez 03, 2015 12:52 pm


Os primeiros modelos vinham com o retificador (tipo XT) junto ao vaso de expansão, depois mudaram para onde tens agora e acredito que seja melhor ali, por isso deixa-o ficar e coloca o ventilador.

Quanto ao botão para ligar a ventoinha do radiador, muita malta parece optar por isso mas eu acho que se o termostato estiver a funcionar bem não se justifica. O meu tinha defeito, coloquei um de uma FZR (que é igual) e liga sempre que chega aqui...

Cuidar da Super Té DSC_1110

Se precisas de mais botões esta é uma opção...

Cuidar da Super Té $_57
http://www.ebay.es/itm/391202915840?_trksid=p2060353.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT


Quanto ao sistema de lubrificação, nunca tive e não conheço ninguém com tal geringonça, mas tou curioso para ver resultados!!!  Cuidar da Super Té 122298


Mais um projecto para acompanhar!! Cuidar da Super Té 444520

Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Cuidar da Super Té Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitimeQui Dez 03, 2015 6:32 pm

Cuidar da Super Té 3752888c8552ce29010ec49c42c30386
Cuidar da Super Té 88c3c1a46094de08a065a9b95b2d4fe8
Como se pode ver, já uso esses botões. Mas acho que ficam muito longe do punho para serem manejados à vontade. Quando tenho as luzes auxiliares ligadas à noite, por vezes é um sarilho para as desligar para não encandear o trânsito de frente. A ideia é usar esses mesmos botões, mas cortar a parte da argola fora, e fazer um suporte onde possa colar os interruptores e apoiar esse dito suporte no espelho (furar o suporte que vou fazer, sacar o espelho fora e por o suporte preso ao parafuso do espelho, e claro, recolocar o espelho).
Quanto ao interruptor para a ventoinha, a lógica dele foi antes de reparar o motor da Super. Quando o ponteiro da temperatura ía a meio, já ela estava a mamar óleo. Depois da reparação, ficou o interruptor, que não vejo porque não manter. E o ponteiro da minha nunca chegou a esses valores, ficou o hábito de ligar manualmente a ventoinha pouco antes.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Cuidar da Super Té Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitimeQui Dez 03, 2015 7:45 pm


Outra opção é o interruptor que agora usas para ligar os auxiliares passar a ser dos mínimos, e o interruptor mínimos/médios da moto passar a ser médios/auxiliar, assim já fica mais acessível Cuidar da Super Té 964551

Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Cuidar da Super Té Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitimeSáb Dez 05, 2015 6:13 pm

Hoje foi dia de mais mimos na Super Té. Crash Bars e suportes dos faróis pintados de preto brilhante (provavelmente má opção), que era o que havia cá em casa. Foi lixar tudo bem lixado, e começar a dar demãos. Já dei duas, acho que vou dar mais duas. O preto brilhante não disfarça é as imperfeições. Enfim, é para ficar bonito à distância e mais resistente à ferrugem. Ao perto vai-se notar imperfeições, mas paciência.
Cuidar da Super Té 4ae85757117aa22e45d0d27163f219a3
Cuidar da Super Té D60deb8dfc6a9ef53020ab0aa4d33725
Ir para o topo Ir para baixo
Gil
Cuidar da Super Té Star310
Gil


Moto : XTZ 660 Ténéré

Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitimeSeg Dez 07, 2015 10:55 am

Pintavas melhor, com isso pendurado num arame Cuidar da Super Té 964551
Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Cuidar da Super Té Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitimeSeg Dez 07, 2015 11:46 am

Eu sei, mas faltou sitio onde pendurar. Não ficou mau, mas algum dia passo-me da marmita e pinto de preto fosco como deve ser.
Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Cuidar da Super Té Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitimeSex Dez 11, 2015 1:38 pm

Ontem foi dia de mimar mais um pouco a Super Té. Recebi uns piscas led novos pelo correio, para substituir uns baratos que tinha montados que não davam luz de jeito. Já esses piscas substituiram outros do mesmo formato mas convencionais que ainda davam menos luz.
Junto seguem fotos.
Pisca novo já montado, com o velho por baixo, para comparar tamanho:
Cuidar da Super Té 3d1ba276e372cd849e08537432512a89
Pisca novo a trabalhar, visto de longe:
Cuidar da Super Té 539da760ffacab11f1ac5cc841231f72
Pisca novo ao perto a trabalhar:
Cuidar da Super Té 869f9a038a1a0afd585fed9f8f26aae1
Pisca velho a trabalhar:
Cuidar da Super Té 421b0959a8867cff4114428d0c19206d
Ir para o topo Ir para baixo
Gil
Cuidar da Super Té Star310
Gil


Moto : XTZ 660 Ténéré

Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitimeSáb Dez 12, 2015 11:33 am

Xiiiiii....tantos led's Cuidar da Super Té 1130193320

São para os maximos Cuidar da Super Té 546328
Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Cuidar da Super Té Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitimeSáb Dez 12, 2015 11:45 am

Gil escreveu:
Xiiiiii....tantos led's Cuidar da Super Té 1130193320

São para os maximos Cuidar da Super Té 546328
São faróis auxiliares. Ligo-os normalmente só com os médios porque os máximos mal se notam. Como moro longe de cidades e quando ando de noite é em ambientes de quase nenhuma luz, optei por instalar estes leds, e além disso foram baratos. Os laterais dispersam a luz para os lado, iluminando bem cerca de 15m  para a frente e num raio de 8m. O central foca a luz e ilumina a uns 50m num feixe de luz mais estreito, com cerca de 2m, e como está fixo à direcção, quando giro o guiador, direcciono a luz. Eu gosto da iluminação obtida.
Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Cuidar da Super Té Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitimeSex Dez 18, 2015 10:30 pm

Boas pessoal.
Hoje deparei-me com um problema. Como já disse por aqui, tenho problemas eléctricos na Super. O rectificador já deu o que tinha a dar e não carrega a bateria. Já há algum tempo que o motor a trabalhar ao ralenti carrega a bateria a perto de 14v, mas quando acelero, começa a descarregar a bateria e o rectificador aquece à bruta. A bateria tem 6 meses, e tenho-a carregado regularmente com um carregador de baterias.
Agora o problema é o seguinte: Na 4ª à noite desliguei o carregador (dos do lidl) porque a bateria estava carregada e o carregador estava ligado há 3 dias. Hoje depois de almoço fui por a Super a trabalhar e ela mandou-ne ir a pé. Quando carreguei no botão, fez logo barulho de bateria fraca e depois calou-se. Mas eu que sou teimoso e não me apetecia ir para o trabalho de Suzuki DR, empurrei-a rampa acima garagem fora e desci a rua para a por a pegar de empurrão. Pegou sem grandes chatices. Trabalhei a tarde toda e quando saí do trabalho pensei que ia ter que empurrar mais um bocado a Super. Engano meu, que pegou à primeira, sem espinhas. Vim para casa, pus a bateria à mostra e liguei-lhe o multimetro, mostrou-me 12,80v. O meu espanto foi que de 15 em 15s perdeu 0,01v (chave desligada, corte de corrente accionado). Parece insignificante, mas desligada perde 0,1v de 2min30 em 2min30. Novamente parece insignificante, mas dá 1v a cada 25min. A única coisa que sei que fica ligada à bateria quando desligo a mota é um relógio koso próprio para motas, que consome para manter as horas em memória, e que só liga o ecrã com a ignição.
Resumindo, o que devo procurar? Necessita-se ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Cuidar da Super Té Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitimeSáb Dez 19, 2015 10:10 am

Pouco entendo de electricidade para te poder ajudar, mas há 2 coisas que eu confirmava: 
-Consumo de todos aqueles projectores mais as luzes (outros) da moto não serão excessivos para o regulador
-Desligava o relógio para ver se o consumo em repouso se mantém ou é diferente   Question
Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Cuidar da Super Té Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitimeSáb Dez 19, 2015 4:07 pm

Jorge escreveu:
Pouco entendo de electricidade para te poder ajudar, mas há 2 coisas que eu confirmava: 
-Consumo de todos aqueles projectores mais as luzes (outros) da moto não serão excessivos para o regulador
-Desligava o relógio para ver se o consumo em repouso se mantém ou é diferente   Question
Todos aqueles projectores não podem gastar muito porque raramente ando de noite, logo raramente os ligo.
Além disso, a bateria descarrega com a mota desligada. Tenho que ver é o consumo do relógio, mas duvido que seja algo fora do normal. Quanto ao rectificador, também já estava maluco antes de instalar os focos led.
Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Cuidar da Super Té Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitimeSáb Dez 19, 2015 7:47 pm

Hoje foi dia de testar o rectificador novo. Comprei-o novo no ebay, diz que é do tipo mosfet, próprio para a XTZ 750, mas sei que é barato do chinês. É este: http://www.ebay.es/itm/141599850088?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT
O primeiro teste foi uma agradável surpresa. 14,4v ao ralenti, acelerei para as 5000rpm e subiu para 14,7v. Com o motor ao ralenti, acendi o médio e estabilizou a 14,1v. Acendi os focos led e baixou para 13,8v. Liguei os punhos aquecidos e passou para 13,5v. Não testei os máximos. Nos 3min que durou o teste, o rectificador mal aqueceu. No entanto, acho que está mal posicionado. O depósito do óleo quando aquece não permite bem o arrefecimento do rectificador, ao que me parece. O que vos parece?
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Cuidar da Super Té Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitimeSáb Dez 19, 2015 9:45 pm


O user Thomaxjorge tem o dele montado onde antes as ST traziam o modelo mais pequeno...

Cuidar da Super Té 14l36ki

Mas não sei se será o melhor sítio para o ter !?

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cuidar da Super Té Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Cuidar da Super Té Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cuidar da Super Té
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Restyling na Super
» Super Tenere 2013 vs Super Tenere WorldCrosser 2013
» XT super té
» boa noite!
» XTZ 750 Super Ténéré a 195 km/h

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: