Assunto: Limpeza das Jantes Ter Mar 27, 2012 5:53 pm
Pois é... consegui ganhar a coragem suficiente, para arregaçar as mangas e dar uma limpeza nas rodas da mota... Em 7 anos de uso, onde fiz quase 60 mil kms nunca me lembro de ter limpado a jante traseira... e como tal, a coisa estava mesmo toda c@gadinha...
Acho que quando se trata da higiene da mota... fazer ou não fazer?? nem deve ser questionado!! ou apenas se questiona qual a melhor forma, ou as formas de a fazer...
Por acaso nunca necessitei de ajustar ou reapertar os raios traseiros... e como tal, nunca tive a real necessidade de limpar a jante e os raios!! A jante traseira estava uma lastima
Até fazia estalagmites e estalactites nos raios...
Isto era sujidade a mais... e iria precisar dum solvente que me ajuda-se nesta tarefa... O solvente escolhido foi 1 spray Break Clean (Spray para limpar discos e calços de travão) Comprei numa promoção um spray desses por 5€, duma marca bastante conhecida...
Provavelmente existe outros produtos para esta tarefa... mas eu desconheço!! e nem me preocupei em procurar... e como sabia que o spray de limpar travões resultava... nem pensei 2 vezes !!
O método que usei para limpar a jante foi simples... Tirei a roda traseira para facilitar o acesso... e passa-se um pano na jante e fica limpo!! agora os raios, é que dá mais trabalho, e ainda por cima são bué da raios... Mas fiz um pequeno video que explica melhor que 1000 palavras...
30 minutos depois lá consegui terminar a chata tarefa de limpar isto tudo... nem parece a mesma jante...
Como é habito... no final duma tarefa, aproveito para rever ou procurar outras coisas para limpar...
e assim foi... mas o resto da limpeza já não tem a ver com a jante e os raios... mas pode ser visto AQUI :nod: que foi a fonte ou origem desta espécie de DIY
ABR
rui braz
Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb
Assunto: Re: Limpeza das Jantes Ter Mar 27, 2012 6:01 pm
Essa é a tua jante.................
Pensei que fosse preta ....
Seu .................
Moutinho
Moto : BWS
Assunto: Re: Limpeza das Jantes Ter Mar 27, 2012 6:03 pm
rui braz escreveu:
Seu .................
E é preta.
Ele comprou foi uma jante nova cromada e quer enganar a malta toda, a dizer que a limpou.
mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
Assunto: Re: Limpeza das Jantes Ter Mar 27, 2012 6:05 pm
ena. até brilha...deixaste de molho o foi só passar com o pano? isso nao á forma de deixar a roda a ensopar e depois passar com água? e costumava usar um produto da redex nas jantes do carro que deixava actuar um pouco e depois era só passar por água...mas tá fixe
Marco F.
Moto : XTZ 850 STrx
Assunto: Re: Limpeza das Jantes Ter Mar 27, 2012 9:22 pm
Assunto: Re: Limpeza das Jantes Ter Mar 27, 2012 9:26 pm
Marco F. escreveu:
rui braz escreveu:
Seu .................
tou com o braz
Também eu
Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
Assunto: Re: Limpeza das Jantes Ter Mar 27, 2012 9:28 pm
Não sei se estou convencido com esse produto, não queres testar a ver se funciona mesmo bem nas minhas jantes? As minhas estão tão ou mais sujas que as tuas!
ACordeiro
Moto : Xt600e -2002
Assunto: Re: Limpeza das Jantes Ter Mar 27, 2012 9:28 pm
Muito bom, nem parece a mesma jante. Como foi possível alguém que cuida tão bem da sua bichinha deixar chegar a este ponto. Ai, ai, ai.
ricasbeiro
Moto : XTZ, moto só para homens
Assunto: Re: Limpeza das Jantes Ter Mar 27, 2012 9:30 pm
Boas
Este topic parece daquelas reportagens dos gajos que fazem kilometros e kilometros nas BM´s começam com uma moto e acabam com outra e ficam a ver se ninguem repara.....
ricasbeiro
Moto : XTZ, moto só para homens
Assunto: Re: Limpeza das Jantes Ter Mar 27, 2012 9:32 pm
Pode-se ver na foto que a jante nao é a mesma, a jante suja nao tem valvula e a limpa tem valvula no lado direito
Assunto: Re: Limpeza das Jantes Ter Mar 27, 2012 9:35 pm
ricasbeiro escreveu:
Pode-se ver na foto que a jante nao é a mesma, a jante suja nao tem valvula e a limpa tem valvula no lado direito
Não trates assim o nosso Vadio
nx4
Moto : Honda NX4
Assunto: Re: Limpeza das Jantes Ter Mar 27, 2012 11:27 pm
Bom trabalho,Edgar! Só falta aplicar um pouco de vaselina para proteger o aro no final do trabalho. E depois...
Abraço
rugu
Moto : XT 600 E
Assunto: Re: Limpeza das Jantes Ter Mar 27, 2012 11:40 pm
Pois é, como nunca mais chove, então lá teve que ser ,
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Limpeza das Jantes Ter Mar 27, 2012 11:50 pm
Edgar escreveu:
Quando vi esta foto, não queria acreditar que era da tua moto...
Como é possivel...
Logo tu que tás sempre em "cima" do assunto, e pôes logo mãos ao trabalho...
Será que tás a ficar...
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Limpeza das Jantes Qua Mar 28, 2012 12:12 am
Normalmente não dou grande importância à limpeza da jante traseira...
não é desleixo... é de propósito
Isto não é brincadeira ou desculpa minha... a jante está nova sem qualquer oxidação... tanto por fora como por dentro...
O mesmo não acontece com a jante da frente Na jante da frente que anda sempre limpa, os raios perderam o brilho e estão baços... e mais grave é que tenho varias porcas totalmente enferrujadas por dentro...
Ainda o ano passado estive que escovar a ferrugem na jante da frente...
A minha jante da frente:
Actualmente está assim
Mas a jante de trás estava blindada à humidade... e não tem um único piquinho de ferrugem por dentro...
Então porque limpei a jante ????
deram-me um pneu 130/80/17 Sirac (deu-me o meu Amigo R.Braz)
e como o pneu é ligeiramente mais largo... eu vou querer controlar o reaperto dos raios quero ter tudo sobre controlo e este verão vou fazer uma voltinha XXL... e isto é já os preparativos para eu poder ajustar os raios pelo caminho se for necessário