Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Limpeza de Carburador

Ir para baixo 
+3
luisasp
lennoxlewis
Edgar
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Edgar
Limpeza de Carburador Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitimeQua Set 01, 2010 12:39 pm

Limpeza de carburador


Já aconteceu a muito boa gente, a mota andar constantemente a "engasgar", enrolar quando se acelera ou falhar, tudo devido aos gicleurs do carburador estarem sujos.


Pois bem, foi o que aconteceu a um amigo meu, devido ao filtro da torneira de gasolina da sua moto (Yamaha XT 350) se ter solto dentro do depósito de combustivel, permitindo assim que toda a sugidade existente no depósito entrasse dentro do carburador e entupisse os gicleurs. O resultado, foi a a moto mal começava a trabalhar, calava-se de imediato, não se aguentando ao ralenti.

Limpeza de Carburador 21npcwh


O remédio foi pôr mãos à obra. Um compressor de ar comprimido, um pouco de petróleo e alguma ferramenta, logo começámos a trabalhar.

Depois de ter retirado as tampas laterais, banco e depósito, retirámos as cabos do acelerador, desapertámos as abraçadeiras todas do carburador.

Limpeza de Carburador 15o6mgz


Retirou-se o carburador da moto

Limpeza de Carburador 5o74v6


Taparam-se os colectores de admissão do cilindro e os colectores do filtro de ar com aquele papel de cozinha, tipo guardanapo, de modo a evitar a entrada de sujidade no cilindro e no filtro de ar.

Limpeza de Carburador 2ppahk5


Desapertaram-se todos os parafusos da copa do carburador, retirando-se de seguida a copa (ou cuba, como muitos dizem).

Limpeza de Carburador K0lc76


De seguida desapertaram-se os gicleurs de máxima e de mínima, com muito cuidado para não caírem ao chão.

Limpeza de Carburador 1111nax

Limpeza de Carburador 2ns3olf


Depois de retirados ambos os gicleurs, foram limpos com petróleo com o recurso de uma "pistola" de um compressor de ar comprimdo.

Limpeza de Carburador 2dbqcdl

Limpeza de Carburador 2dc928j


Por precaução desmontámos o êmbolo/diafragma do carburador, para dar-mos uma limpeza geral ao carburador.

Limpeza de Carburador 2mhii3a


Depois de se ter desmontado as partes pricipais do carburador limparam-se todos os pequenos orifícios do carburador.

Limpeza de Carburador 6o06lw


Limpámos igualmente a copa (cuba) do carburador, para que ficasse tudo limpinho, livre de sugidades.

Limpeza de Carburador Rk1mcx


O passo seguinte, foi montar todo de novo de modo inverso, com muito cuidado, de modo a não sobrarem peças.

No fim, o resultado, foi, a moto pegar à primeira, e nunca mais parar. Problema resolvido.
É um processo fácil de se fazer, e que nos poupou alguns trocos.

Os carburadores, são básicamente iguais, podem ter mais um ou menos um gicleur, podem ter dois, três ou quatro carburadores, mas o que se faz num, também se faz nos restantes. Como podem ver é fácil.

Nesta operação de limpeza, não se mexeu nos parafusos de afinação, por isso a mistura de ar/gasolina ficou a mesma, não alterando a afinação.

Espero que este post seja util para todos vós.


Um abraço e boas curvas.

Andei a pesquisar no Google temas e dicas sobre carburadores da XT e encontrei um tópico que é excelente, com uma esplicação muito simples, mas de grande importância, para aqueles que gostam de arregaçar as mangas...
O autor desse topico é Ed_acelera (Nickname), do Forum CBR Portugal
Eu enviei uma mensagem a pedir-lhe para copiar o tópico, e o Nuno (Ed_acelera) prontamente me disse:
Por mim não vejo nenhum inconveniente, muito pelo contrário… fico até lisonjeado por o fazeres.



EDITADO

Nas XT600 e XTZ660 existe um pequeno filtro antes da valvula que alimenta a cuba
e salvo erro ou talvez exista na XT350

esse filtro impede que os gigleres se sujem e entupam
e a limpeza pode resumir-se a limpar esse filtro  Limpeza de Carburador 37087  Limpeza de Carburador 37087  Limpeza de Carburador 37087

o filtro é este das fotos em baixo:


Limpeza de Carburador CIMG4796

Limpeza de Carburador CIMG4795

Limpeza de Carburador CIMG4794


Última edição por Edgar em Qui Mar 12, 2015 1:29 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
lennoxlewis
Limpeza de Carburador Star310
lennoxlewis



Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitimeQui Jun 30, 2011 2:59 am

Estou mesmo numa de desmontar o meu pela primeira vez para lhe dar uma grande limpeza com "carb cleaner" e compressor para me certificar que esta tudo bem...

Pena a malta dos arregaças serem todos fora de lisboa senao cravava ajuda dos mestres mais experientes Limpeza de Carburador 656644

Entretanto, visto que me pediram uma catrefada de dinheiro para fazer a afinaçao do meu carburador (e limpeza) vou continuar a pesquisar para ver se consigo ser auto suficiente nesta operaçao.

Este DIY fala na questao de nao terem mexido na carburaçao, pergunto: os gigleurs nao tem posiçao especifica, podemos desmontar assim á confiança que nao altera mesmo a carburaçao? Percebo so minimamente de carros e fiz a ligaçao com os injectores que tem uma posiçao especifica para estarem..

Para afinação ja vi videos na net de quem usa sonda wideband para afinar, outros falam-me que se afina sem recurso a maquina, apenas baixando a mistura ate a mota se calar e voltar a subir um pouco.. Enfim..

Obrigado!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Limpeza de Carburador Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitimeQui Jun 30, 2011 11:07 am

lennoxlewis escreveu:
... ...
Este DIY fala na questao de nao terem mexido na carburaçao, pergunto: os gigleurs nao tem posiçao especifica, podemos desmontar assim á confiança que nao altera mesmo a carburaçao? Percebo so minimamente de carros e fiz a ligaçao com os injectores que tem uma posiçao especifica para estarem..
... ...

é só desenroscar, soprar, e voltar a enroscar...

um é tirado com uma sestavada de caixa, e outro com a chave de fenda...


devemos ter atenção, para não mexer também no ajuste da válvula da bóia
que é a patilha assinalada na foto em baixo...

o ajuste é feito entortando essa patilha para mais ou menos... e convém não mexer nela...
mas também não é uma flor de estufa... não podemos é entortar a patilha  Limpeza de Carburador 353512

Limpeza de Carburador CIMG4803


Limpeza de Carburador 919911


Última edição por Edgar em Qui Mar 12, 2015 1:31 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
luisasp
Limpeza de Carburador Star310



Moto : XT 6oo E de 1999

Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitimeSeg Jul 18, 2011 9:55 pm

Boas Edgar.

A minha menina teve precisamente os mesmos sintomas que referiste no inicio do tópico.
E resolvi por mão à obra só que assim que tirei o carburador reparei Limpeza de Carburador 1130193320 que o carburador do lado
do torneira do ar ( não sei se é assim que se chama) o que fica do lado dos cabos do acelerador
apresenta vestígios de carvão. E o outro está limpo.
Será que isso são mas noticias? Limpeza de Carburador 680704


Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Limpeza de Carburador Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitimeTer Jul 19, 2011 2:08 am

luisasp escreveu:

apresenta vestígios de carvão. E o outro está limpo.
Será que isso são mas noticias? Limpeza de Carburador 680704



sem uma foto é difícil dizer algo Limpeza de Carburador 645491


mas olha que o carburador do Jarod que está nesta foto apresenta o alumínio mais escuro do lado que dizes

este carburador tem quase 20.000 kms e está assim...

Limpeza de Carburador CIMG1131


Limpeza de Carburador 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
luisasp
Limpeza de Carburador Star310



Moto : XT 6oo E de 1999

Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitimeTer Jul 19, 2011 6:52 pm

Boas Edgar.
Desde de já agradeço a tua disponibilidade em me ajudares.
O meu está idêntico ao do Jarod mas um pouco mais escuro, tanto na frente como na saída para o escape.
A minha moto está com +/- 25 000 Km, e não acredito que o antigo dono tivesse muito cuidado com ela.
Mas em questão de motor sempre me pareceu bem puxa bem e nunca dei por barulhos estranhos.
E como não sou muito entendido em mecânica, mas sim um grande curioso é se esse negro que aparece no carburador
é só sujidade ou sintomas de outra anomalia.

Grande abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Limpeza de Carburador Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitimeTer Jul 19, 2011 11:50 pm

Eh pá certezas não tenho...

mas diria que deve ser normal... e que o meu deve estar bem pior...

Eu tenho uma regra simples... equipa que ganha não se mexe... Limpeza de Carburador 796959

se está a puxar bem... pega bem... faz tudo bem... então é normal...

é provável que aja gases em certas circunstancias que retomem para trás... assim como há gasolina que não é queimada e sai pelo escape quando dá aqueles pec pec pec... quando desaceleramos numa descida por exemplo...

talvez seja isso... mas isto é tudo especulação, por na realidade eu não sei Limpeza de Carburador 645491


Limpeza de Carburador 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
luisasp
Limpeza de Carburador Star310



Moto : XT 6oo E de 1999

Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitimeQua Jul 20, 2011 7:42 pm

Boas Edgar

Mais uma vez muito obrigado pela tua ajuda e disponibilidade.
Eu Também me pareceu não ser problemático, mas o meu pai que também um simples curioso
começou a torcer o nariz e eu fiquei na duvida.
Mas sendo assim vou proceder à limpeza do carburador e monta-lo e logo se vê.
Muito obrigado grande Edgar Limpeza de Carburador 656644 Limpeza de Carburador 656644 Limpeza de Carburador 656644
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
brucuro
Limpeza de Carburador Star310
brucuro


Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré '94

Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitimeSáb Jun 23, 2012 12:10 pm

é possível fazer esta proeza sem compressor ou nem por isso?
Ir para o topo Ir para baixo
gustavo.ramos
Limpeza de Carburador Star310




Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitimeSáb Ago 04, 2012 5:00 pm

brucuro escreveu:
é possível fazer esta proeza sem compressor ou nem por isso?

Podes... se tiveres um pulmão suficientemente forte e com capacidade para soprar por longos periodos nessas peças, podes....... mas não é a mesma coisa se usares um compressor, ou uma garrafa de ar comprimido tipo spray.
Ir para o topo Ir para baixo
AMB
Limpeza de Carburador Star310
AMB


Moto : XTZ 750 Super Ténéré

Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitimeSáb Dez 27, 2014 12:28 am

Pois bem pessoal, hoje fui eu a aventurar-me a limpar o carburador da minha XT600 E, desmontei todo e voltei a montar tudo sem problema, agora só me falta afinar as baixas e verificar a folga das valvulas e é sempre a rolar,
Tudo que fiz foi com o manual que arranjei na net da yamha, diz lá os passos todos, quando tinha duvidas ia lá e tirava-as Limpeza de Carburador 964551 Limpeza de Carburador 964551
Pessoal que tenha duvidas é só perguntar, como arranjei para a minha de certeza que tambem se arranja para outras motos, e não é preciso ser expert em mecanica, pois eu a unica coisa que percebo é electronica lol
Ir para o topo Ir para baixo
Caneira
Limpeza de Carburador Star310
Caneira



Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitimeQua Mar 11, 2015 8:02 pm

Boas pessoal :)

Adorava ter este post "outra vez" :) Edgar... por acaso não tens por aí as fotos que usaste na altura e fazer upload novamente já que o imageshack está meio marado aqui ?

Obrigado desde já!
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Limpeza de Carburador Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitimeQui Mar 12, 2015 12:32 am

Boas

lamento mas não tenho as fotos originais
já as apaguei do meu PC Limpeza de Carburador 645491

e como o "imageshack" apagou todas as fotos
este topico assim como muitos aqui no Forum, perderam-se


O topico foi feito pelo Ed Acelera (Nuno)
no "Forum CBR Portugal"
mas também aí elas se perderam Limpeza de Carburador 645491
http://www.cbrportugal.com/t4664-limpeza-de-carburador#92942


Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Caneira
Limpeza de Carburador Star310
Caneira



Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitimeQui Mar 12, 2015 8:05 am

Bom dia!

Obrigado Edgar pela resposta. Calculei que não tivesses isso mas não custou tentar :) Sem problema!

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Limpeza de Carburador Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitimeQui Mar 12, 2015 1:31 pm

Caneira escreveu:
Bom dia!

Obrigado Edgar pela resposta. Calculei que não tivesses isso mas não custou tentar :) Sem problema!

Cumprimentos

Consegui recuperar as fotos Limpeza de Carburador 122298
Vê em cima Limpeza de Carburador 37087


ABR Limpeza de Carburador 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Limpeza de Carburador Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de Carburador   Limpeza de Carburador Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Limpeza de Carburador
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Limpeza e manutenção de Inverno.
» Limpeza do Filtro de Ar XT1200 Z
» Limpeza de Filtro K&N
» Limpeza das Jantes
» Limpeza capacete

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: