Limpeza de carburadorJá aconteceu a muito boa gente, a mota andar constantemente a "engasgar", enrolar quando se acelera ou falhar, tudo devido aos gicleurs do carburador estarem sujos.
Pois bem, foi o que aconteceu a um amigo meu, devido ao filtro da torneira de gasolina da sua moto (Yamaha XT 350) se ter solto dentro do depósito de combustivel, permitindo assim que toda a sugidade existente no depósito entrasse dentro do carburador e entupisse os gicleurs. O resultado, foi a a moto mal começava a trabalhar, calava-se de imediato, não se aguentando ao ralenti.
O remédio foi pôr mãos à obra. Um compressor de ar comprimido, um pouco de petróleo e alguma ferramenta, logo começámos a trabalhar.
Depois de ter retirado as tampas laterais, banco e depósito, retirámos as cabos do acelerador, desapertámos as abraçadeiras todas do carburador.
Retirou-se o carburador da moto
Taparam-se os colectores de admissão do cilindro e os colectores do filtro de ar com aquele papel de cozinha, tipo guardanapo, de modo a evitar a entrada de sujidade no cilindro e no filtro de ar.
Desapertaram-se todos os parafusos da copa do carburador, retirando-se de seguida a copa (ou cuba, como muitos dizem).
De seguida desapertaram-se os gicleurs de máxima e de mínima, com muito cuidado para não caírem ao chão.
Depois de retirados ambos os gicleurs, foram limpos com petróleo com o recurso de uma "pistola" de um compressor de ar comprimdo.
Por precaução desmontámos o êmbolo/diafragma do carburador, para dar-mos uma limpeza geral ao carburador.
Depois de se ter desmontado as partes pricipais do carburador limparam-se todos os pequenos orifícios do carburador.
Limpámos igualmente a copa (cuba) do carburador, para que ficasse tudo limpinho, livre de sugidades.
O passo seguinte, foi montar todo de novo de modo inverso, com muito cuidado, de modo a não sobrarem peças.
No fim, o resultado, foi, a moto pegar à primeira, e nunca mais parar. Problema resolvido.
É um processo fácil de se fazer, e que nos poupou alguns trocos.
Os carburadores, são básicamente iguais, podem ter mais um ou menos um gicleur, podem ter dois, três ou quatro carburadores, mas o que se faz num, também se faz nos restantes. Como podem ver é fácil.
Nesta operação de limpeza, não se mexeu nos parafusos de afinação, por isso a mistura de ar/gasolina ficou a mesma, não alterando a afinação.
Espero que este post seja util para todos vós.
Um abraço e boas curvas.
Andei a pesquisar no Google temas e dicas sobre carburadores da XT e encontrei um tópico que é excelente, com uma esplicação muito simples, mas de grande importância, para aqueles que gostam de arregaçar as mangas...
O autor desse topico é Ed_acelera (Nickname), do Forum CBR Portugal
Eu enviei uma mensagem a pedir-lhe para copiar o tópico, e o Nuno (Ed_acelera) prontamente me disse:
Por mim não vejo nenhum inconveniente, muito pelo contrário… fico até lisonjeado por o fazeres.EDITADONas XT600 e XTZ660 existe um pequeno filtro antes da valvula que alimenta a cuba
e salvo erro ou talvez exista na XT350
esse filtro impede que os gigleres se sujem e entupam
e a limpeza pode resumir-se a limpar esse filtro
o filtro é este das fotos em baixo: