No passado Sábado a motita lá ficou pronta para andar. Queria experimentá-la antes de passar ao passo seguinte. Tirada da garagem, contava que pegasse à segunda kickada. Pegou à primeira. O kick tem vantagem sobre o motor de arranque pois podemos rodar o motor dando ao kick devagar e puxando assim gasolina lá para dentro, e depois é uma questão de técnica. A posição do pistão antes da kickada e a forma como a kickada é dada. Foi assim:
No Domingo de manhã saí para o teste. Aberta a porta da garagem lá estava ela à espera
O dono completamente apaixonado pela máquina
a kickada da ordem
prontinho
pequeno almoço para a menina
Fui até Vila do Conde. Passei pelo Cabo do Mundo onde também ajudei a construir a Primeira Pista de Karting Portuguesa. Havia um Kartódromo no Estoril, mas era provisório, em parte demarcado por fardos de palha, e foi destruído para construir o parque de estacionamento dos TIR da F1 quando a F1 regressou a Portugal. Refinaria do Cabo do Mundo:
A seguir a Praia da Memória. Era aqui que também nesta XT eu entrava para o “nosso” Dakar. Na altura não era proibido andar na praia de Moto, e chegávamos a ser 17. Fazíamos pela praia desde aqui até à Foz do Neiva. Só saíamos para atravessar o Ave, e havia zonas de rochedos que eram trialeiras para continuar pela Praia. Muito bom.
Um destes sítios trialeiro era no Castro de S. Paio que também fui visitar.
Aqui em Labruge ainda se encontram bonitas casas Senhoriais em granito
E cheguei a Vila do Conde. Vila do Conde é uma terra de que tenho fortes recordações. Em miúdo ia para lá para a praia, aos 12 anos tive lá o meu primeiro acidente de viação provocado por um padre que vinha de motorizada, se distraíu, e me veio bater na bicicleta atirando-me para dentro da esquadra da GNR (e a culpa foi minha!), assisti lá a um certo Portugal que a perder por 3-0 foi ganhar 5-3 à Coreia quando Portugal era a equipa do Benfica, e fiz lá a minha 2ª prova no Mundo das Motos. Uma cinquentinha como o motor preparado por mim. Andei em 4º até a curva de escape se ter desapertado. Ainda acabei em 10º e tive direito a taça numa motoreta que ainda nem carenagem tinha entre mais de 30 pilotos.
O Castelo que agora renomearam de Forte, e dava o nome à famosa Curva do Castelo.
A curva do Castelo hoje em dia
Eu em 197? na Curva do Castelo vendo-se ao fundo a bancada da Curva do Castelo
Domingo de Verão, eram motos por todos os lados. Deixo algumas fotos de Motos diferentes, daquelas de que eu não gosto mas das quais há por aqui quem goste.
A Pizzaria Carciofi, ponto de encontro dos Membros dos Fóruns V-Strom Portugal e Kawasaki Clube de Portugal.
E lá dei uma voltita ao circuito. A partir do ponto de partida/chegada e no sentido dos ponteiros do relógio, logo a seguir era a meta e a primeira curva a Curva do Praia Azul. Havia lá um café com esse nome. A seguir os esses. O único ano que lá corri, porque morreu um piloto e pararam com as Motos, saltou-me um cão à frente ali nos esses... A seguir vem a Curva do Rio, a Curva da Seca (seca do bacalhau - quando estava Nortada era jeitosa...) e finalmente a Curva do Castelo, uma curva que nunca mais acabava.
Vila do Conde teve, não sei se ainda tem porque era aqui e já não o vi, um estaleiro onde se constroem Caravelas como as dos Descobrimentos
No regresso, até morria se não metesse todo-o-terreno
O descanso da guerreira
Claro que levei o CXTP comigo.
Abraço,